ANIVERSÁRIO DE ESCOLAS
Colégio Mauá comemora 150 anos: uma história de muito trabalho e conquistas Com uma forte identidade comunitária, o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, nasceu no dia 27 de julho de 1870, como a Sociedade Escolar – Schulgemeinde (hoje, Sociedade Escolar de Santa Cruz), que tinha como objetivo oferecer educação de qualidade aos filhos dos imigrantes alemães que colonizaram Santa Cruz do Sul (Foto 1). Um grupo de imigrantes foi responsável pela fundação da instituição, que ser-
viu de auxílio ao pastor Hermann Jacob Bergfried, que criou, dois anos antes, sua escola particular com aulas nas salas paroquiais. Com isso, surgiu a Deutsche Schule (Escola Alemã), primeiro nome do educandário santa-cruzense que, quatro anos depois, passou a ocupar prédio próprio, com pequena torre, na rua da Colônia com Dom Pedro I, atualmente esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. (Foto 2)
Evangélicas (OASE) e instalado junto à casa paroquial. Em 1935, o nome da escola é modificado para Colégio Synodal, sendo alterado novamente em 1942 para Instituto Visconde do Mauá, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Em 1949, com a presença do embaixador e secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Osvaldo Aranha, aconteceu a inauguração do auditório do educandário. Esse mesmo ano marca a atual denominação da instituição: Colégio Mauá. O ano de 1970 é destacado pela inauguração das novas salas de aula na rua Sete de Setembro. (Foto 3)
Quatro anos antes, no dia 20 de setembro de 1966, o Museu do Colégio Mauá foi aberto ao público. Ao longo desses quase 54 anos de atividades, o local tornou-se uma importante referência da preservação da história. Como é o único museu de Santa Cruz do Sul, o espaço salienta a importância histórica para todo o Vale do Rio Pardo. Mudança para o prédio atual O Lar do Estudante, sede do internato masculino, foi inaugurado em 1971. O novo ambiente, cercado de muito verde, era localizado na rua Cristóvão Colombo. O local recebeu, oito anos depois, o ginásio de esportes. Por sua vez, em 1981, o Lar do Estudante passou a ser a nova sede do Colégio Mauá, com a desativação dos internatos. (Foto 4)
Anos depois, em 1892, aconteceu a instalação do internato. Em 1900, a escola começa a ser administrada pelo Sínodo Riograndense e assim segue por 14 anos. Após o período, a Sociedade Escolar Santa Cruz passa a operar novamente o educandário, que recebeu novo nome: Deutsche Evangelische Schule. Os prédios do internato masculino foram inaugurados em 1922 e, no ano seguinte, ocorreu o lançamento do internato feminino, mantido pela Ordem Auxiliadora de Senhoras
76
REVISTA LIÇÕES | janeiro / dezembro 2020
Revista LIÇOES - N° 33.indd 76
13/11/2020 08:46:19