Liturgia, Arte e Urbanidade. Memórias de um seminário

Page 11

LENDO O TEXTO DO SEMINÁRIO Vítor Westhelle Com: Lusmarina Garcia Claudio Kupka Holney Mendes Simei Monteiro Rolf Schünemann Hermann Wille

INTRODUÇÃO O Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade foi um evento que agora nos é dado como leitura. Aconteceu em outubro de 1999 no Rio de Janeiro, Brasil. De um texto que foi, virou ato, e agora vira texto que convida a novos eventos. É este processo de atualização e textualização que aqui pretendemos examinar. A inusitada interação dos diferentes elementos deste seminário, representados no seu próprio título — Liturgia, Arte e Urbanidade —, foi ao mesmo tempo um arriscado desafio e uma possibilidade altamente criativa. E foi a criatividade que deixou sua marca alinhavada na textura do evento. Passamos aqui a uma breve excursão sobre as falas que fizeram parte deste seminário. Mas não se confunda esta excursão como um passeio turístico. Visamos aqui não apresentar grandes e magníficos panoramas — ainda que os tivemos. O objetivo é outro. Visamos sugerir possibilidades de leitura que se apresentaram no próprio seminário. Nosso objetivo é oferecer uma reflexão introdutória sobre as diferentes possibilidades de ler a relação entre arte, urbanidade e liturgia que o seminário produziu na teoria e na prática. Elaboramos esta excursão por meio de dois eixos estruturais que nos pareceram básicos na tessitura do evento. O primeiro tem uma urdidura diacrônica perpassando longitudinalmente o todo do evento. O segundo forma a trama perpendicular ou transversal dos fios deste tear, ou seja, a estrutura de cada dia e, nele, de cada ato. Ou, para mudar de metáfora, sugerimos que o seminário pode ser lido ou como um itinerário, ou como um mapa. Como um itinerário, o evento mostrou uma maneira de se ir de onde se está para o ponto onde queremos chegar.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.