Advento/Natal: Celebração
01
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
CELEBRAÇÃO ADVENTO/NATAL Estamos vivendo um ano bem diferente do que esperávamos, no entanto queremos ter um momento de preparação e chegada do Natal celebrando a fé no ambiente familiar em virtude de que ainda precisamos evitar aglomerações e manter o cuidado mútuo. O tempo de Advento é muito significativo para os cristãos e a Ceia é um momento muito especial. Temos que considerar que ainda estamos em tempos de pandemia, temos restrições de público, questões sanitárias a observar e seguir orientações estabelecidas pelos órgãos competentes, e por isso, tomar algumas precauções. A celebração da Ceia está liberada para ser realizada, mas existem restrições e alguns cuidados que devem ser tomados e a forma online não está liberada. A pedido da Pastora Sinodal, estamos propondo uma liturgia para cada semana do período de Advento que culmina numa celebração familiar e doméstica da Ceia. Este material prevê duas possibilidades para celebrar a Ceia em Família. Uma delas é celebrar a Ceia durante a celebração do 4º domingo de Advento e a outra possibilidade é celebrar independente destas Liturgias de Advento, num momento exclusivo para Ceia, conforme a Liturgia que consta na parte final deste caderno. Desta forma colocamos à disposição das comunidades e famílias da IECLB celebrações com passos litúrgicos bem simples. Essas
celebrações têm o objetivo de ajudar as famílias na vivência da comunhão. Nosso desejo como Sínodo Uruguai é convidar a todas as famílias para este tempo de preparação e meditação para o Natal. O presbitério, Ministros e Ministras de cada Paróquia precisam avaliar a possibilidade de celebrar a Ceia no ambiente doméstico. O objetivo de propormos esta celebração é justamente pensando no público que hoje está privado de participar das celebrações. Entendemos que a Ceia deve ser celebrada em Comunidade, exceto situações especiais. Queremos realizar a Ceia nesta modalidade devido à situação especial da pandemia do COVID-19 que estamos vivendo. Por enquanto a Ceia não está liberada para que se faça de forma regular no ambiente familiar e doméstico. Esta proposta se aplica apenas para este período de Advento, carecendo de maior reflexão sobre esta prática de forma regular e sistemática. A celebração da Ceia é um momento muito especial para o fortalecimento da fé e relembrar o grandioso amor de Deus. Preparação do ambiente Para preparar o ambiente faça, previamente, uma Coroa de Advento, com ramos verdes e quatro velas. Coloque-a no centro da mesa onde também deverá ter uma cruz e a Bíblia para acompanhar os textos bíblicos. Providencie com antecedência a letra das canções que serão enunciadas abaixo.
A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal da esperança na promessa de Deus que nos enviará um rei que agirá com sabedoria e justiça (Jeremias 23.5). A forma em círculo nos leva a refletir sobre o grande amor de Deus pela humanidade. É sinal do amor eterno de Deus que não tem princípio e nem fim. Enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de Deus que vai nascer. Na coroa encontramos quatro velas, uma para cada domingo de Advento. A cada domingo acendemos uma delas, até chegar ao quarto domingo, quando todas estão acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé e nossa alegria pelo nascimento de Jesus. No início, sem luz, a coroa lembra as trevas em que o mundo vivia antes de Deus se revelar na criança de Belém. “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Isaías 9.2). No primeiro domingo de Advento acende-se a primeira vela, à medida que o Natal se aproxima a cada domingo acende-se mais uma vela, até a quarta vela. Então chega em nosso meio Jesus Cristo, a luz do mundo. É necessário que alguém da família coordene estes momentos celebrativos. Recomendamos escolher com antecedência quem será o leitor ou a leitora (L).