Anuário Evangélico. Ano 44. 2015

Page 44

mais poderosas que a compõem. Contudo, reforçar os mecanismos de paz negociada, que não ignorem os reclamos por justiça e direitos dos povos, é uma demanda urgente para a sobrevivência da raça humana sobre a terra. 1965 –> 50 anos Fim do Concílio Ecumênico Vaticano II O Concílio Ecumênico Vaticano II talvez tenha sido o maior acontecimento da Igreja Católica Romana no século passado. O papa João XXIII anunciou a realização do concílio no dia 25 de janeiro de 1959. A abertura se deu em 11 de outubro de 1962. O Vaticano II teve quatro períodos, dos quais somente o primeiro esteve sob a condução de João XXIII. Os três períodos seguintes foram presididos pelo Papa Paulo VI, que encerrou os trabalhos conciliares no dia 8 de dezembro de 1965, há cinquenta anos. Entre as razões que levaram à realização deste Concílio destacouse a busca de um aggiornamento (colocar-se em sintonia) da Igreja Católica Romana aos tempos modernos. Do concílio surgiram dezesseis documentos, entre os quais duas constituições sobre a Igreja. A primeira, Lumen Gentium (luz dos povos) trata dos ensinamentos sobre o ser da Igreja e sua missão. A segunda, Gaudium et Spes (alegria e esperança) trata da Igreja no mundo atual. Além disso, de grande impacto para a teologia e a ação pastoral, em es-

pecial, na América Latina, foi a concepção de Igreja como povo de Deus, que suplanta a visão apenas hierárquica. Igreja é o povo de pessoas batizadas, que é servida e que serve com seus diferentes carismas e dons. 1985 –> 25 anos Eleição de Tancredo Neves para a Presidência do Brasil O Colégio Eleitoral, formado pelo Congresso Nacional, elegeu Tancredo Neves para exercer a Presidência do Brasil, em reunião no dia 15 de janeiro de 1985. As manifestações populares que levaram milhares de pessoas às ruas em todo o país, em 1984, pediam eleições diretas. O lema da campanha ficou sintetizado no brado: “Diretas já!” Contudo, os conchavos políticos que compuseram a transição do regime militar para o regime democrático, não corresponderam aos anseios das ruas. E a eleição se fez de modo indireto, com os representantes parlamentares elegendo o Presidente e seu Vice. Tancredo Neves não chegou a assumir o cargo, pois, faleceu antes. Em seu lugar assumiu o Vice-Presidente, José Sarney, o qual veio a ser o primeiro Presidente do Brasil, após a redemocratização. Aquela foi a última eleição indireta e, hoje, além do direito ao voto, a democracia brasileira está a reclamar novas formas de participação popular nos rumos da nação.

••• 42 •••


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.