Meon Essencial - Abril - Edição nº 08

Page 1

Abril de 2019 | nº 08

Publicação do Grupo Meon de Comunicação | (12) 3204-3333

Art Gallery

Pas de Deux

Norma Santaella. Arte, história e sentimento

Frida Khalo, Gaël le Cornec e Christiane Tricerri

Fragâncias de Outono Os aromas da sofisticação e alto luxo


2 | Meon Essencial


Meon Essencial | 3


4 | Meon Essencial


Meon Essencial | 5


6 | Meon Essencial


Meon Essencial | 7


Foto: Andre Santos PMSS

Prefeitura de São Sebastião

Ponte de concreto em Barra do Sahy/Baleia é inaugurada A Prefeitura de São Sebastião concluiu as obras da Ponte de Barra do Sahy, na Costa Sul do município, uma reivindicação de mais de 20 anos da população. O governo municipal está substituindo as pontes de madeira por concreto em todos os bairros da Costa Sul. A obra que liga Barra do Sahy à Baleia é uma mistura de aço e concreto, o tráfego já está total-

mente liberado no local. A ponte utilizou 50 metros³ de concreto, tem 25 metros de comprimento, 10 metros de largura, com pista de rolamento de 7 metros e dois passeios laterais com 1,50 metros cada para os pedestres. Para o vice-presidente da Sociedade Amigos da Baleia, e conselheiro do Instituto de Conservação Costeira, Silvio Schaefer, a obra

é um marco para a Costa Sul, e a cidade. “É de extrema importância. O que tínhamos aqui era uma coisa precária, não passava ônibus ou caminhão, muito prejudicial aos moradores e usuários dos ônibus, que tinham que fazer uma longa jornada, com dificuldade.”, registrou. A Ponte de Barra do Sahy/Baleia é quinta construída em dois anos da administração 2017-2020.


Foto: Luciano Vieira PMSS

Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura entrega reforma do CAE de Barra do Una A Prefeitura de São Sebastião concluiu as obras de reforma e readequação do Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una. Em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e o Governo do Estado de São Paulo foi implantada no espaço a Escola de Beleza, oferecendo inicialmente o curso de Assistente de Cabelereiro. Com o apoio do Fundo Social

de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) e, pensando naqueles que buscam qualificação profissional, o CAE vai inaugurar uma sala multidisciplinar, que deverá ser utilizada para a promoção de cursos ligados à Padaria Artesanal, Escola da Moda, entre outros, contando com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social (SE-

DES) e Centro Integrado Profissionalizante (CIP). Situado na Rua Cravinho, 111, o novo CAE tem como objetivo principal promover atividades esportivas e de lazer para as comunidades da Costa Sul, estendendo o atendimento aos moradores dos bairros Cambury, Barra do Sahy, Boiçucanga, Boracéia, Juquehy, Maresias e região.


Fragrâncias de Outono Os aromas da sofisticação e alto luxo Nº 5, Chanel Imortalizado por Marilyn Monroe ao declarar que dormia usando apenas 2 gotas da fragrância, o Chanel Nº 5 é até hoje o perfume mais vendido no mundo, e também o mais cobiçado. Combina gotas de íris, jasmin, rosa, lírio, sândalo, âmbar e baunilha.

Fabrício Correia São José Campos O luxo, em sua concepção basilar, é uma característica intrínseca ao desenvolvimento humano, está não só relacionado à ostentação de riqueza ou de qualquer espécie de poder, mas também à busca de conforto e prazer. A escolha do perfume ideal nem sempre é uma tarefa fácil. No dia a dia marcar o universo, seja profissional ou familiar por uma fragrância, diretamente associada a nossa identidade, requer não só reflexão de afinidade entre cheiro e pele, mas o que queremos que este perfume represente além do olfato. Os altos índices de consumo

10 | Meon Essencial

desse mercado no País, já apresentam números expressivos há mais de uma década, colocando o Brasil como o segundo maior consumidor de fragrâncias do mundo, segundo a Euromonitor International, que estuda o consumo mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de fragrâncias fechou o ano com vendas superiores a US$ 6,8 bilhões, registrando um crescimento 7,1% sobre 2016, quando a categoria de perfumaria liderou em participação o faturamento da indústria de beleza, com US$ 6,4 bilhões, de acordo com a consultoria. 61% dos brasileiros utilizam algum tipo de perfume. Contudo, esse hábito tem algumas características regionais. No Nordeste, por exemplo, 90% da po-

pulação utiliza, enquanto no Sul a porcentagem é de apenas 40%. As marcas internacionais como Armani, Versace, Dior, Gucci, Lancôme, Hermès, YSL e Calvin Klein são sonhos de consumo para a população. No entanto, por conta da alta tributação e dos poucos pontos de vendas de importados fora do eixo Rio-São Paulo, 93% do mercado brasileiro de perfumes concentram-se nas mãos de fabricantes locais, sendo quase 60% do O Boticário e Natura, os grandes líderes da categoria. Meon Essencial, traz nesta edição um mix de fragrâncias específicas para o outono e as clássicas de luxo que fazem – e sempre farão – você deixar um rastro de elegância e estilo por onde passar.


Fotos: Divulgação

Acqua di Gió, Giorgio Armani O perfume do italiano Giorgio Armani é fresco e aromático. Sua fragrância já se tornou facilmente reconhecível pelos homens devido a combinação sofisticada de várias notas cítricas, florais e amadeiradas: laranja, bergamota, néroli, coentro, jasmim, âmbar, patchuli e cedro.

Essence, Dolce&Gabbana A Dolce&Gabbana é uma marca que conseguiu adaptar-se e acompanhar as mudanças da sociedade, alcançando segmentos mais jovens, sendo uma das marcas mais presente nas ‘wishlists’. O Essence continua a servir essas mulheres, reunindo, num packaging luxuoso, aroma forte, com bergamota e tangerina como notas de topo, perfeito para o outono.

J’Adore, Dior Best seller da grife francesa Dior, o J’Adore é a representação máxima do glamour, com predominância de notas florais como ylang ylang, rosa e jasmim. Soprado diretamente para ilustrar a beleza da mulher, tem um frasco sofisticado que nos remete a fios de ouro enfeitando o corpo feminino.

Meon Essencial | 11


La vie est belle L’ Éclat, Lancôme Outro queridinho dos perfumes de outono é o La Vie est Belle, da Lancôme. A sua combinação de flor de laranjeira, flor da luz e baunilha resulta num aroma floral frutado doce e quente, perfeito para quem não resiste a este tipo de fragrâncias.

Eternity, Calvin Klein Ícone da marca, o Eternity é um floral marcante e exclusivo. Gotas de framboesa, mandarina, lírio branco, lírio-do-vale, jasmim e sândalo, e desde seu lançamento nos anos 90 é um dos mais vendidos no mundo.

Polo Green, Ralph Lauren O estilista americano lançou nos 1970 sua marca de roupas inspiradas no polo e, logo em seguida, seu primeiro perfume. Sua fragrância inconfundível de madeiras e especiarias, tem várias atualizações e diferentes versões (Blue, Red, Black e Explorer), mais frescas ou mais encorpadas.

212 VIP Men, Carolina Herrera Perfume feito para curtir à noite e a balada. Tem um toque de couro e amadeirado oriental, de pimenta do reino e gengibre. A fragrância possui uma das melhores fixações.

12 | Meon Essencial


Cultura A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, desenvolve um papel fundamental ao levar a cultura para todos os cantos. Neste ano já foram entregues à comunidade mais dois Centros Culturais, Olaria e Alto do Jetuba, que juntos vão atender mais de 500 pessoas, levando a mais de 5 mil o total de beneficiados por todo o município, com aulas de dança, música, artes e artesanato, teatro, folclore e tradições populares, além de literatura e cine, foto e vídeo. A cultura em Caraguatatuba ainda conta com espaços como Teatro Mario Covas, Museu de Arte e Cultura (MACC), Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”, Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” e Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, todos eles abertos para a população Meon Essencial | 13


Art Gallery

Arte, história e sentimento em três dimensões Norma Santaella “Agradeço aos sumérios que nos deixaram desde a Mesopotâmia, 3500 a.C, o ensino de trabalhar os metais e a fundição dos mesmos, para que pudéssemos fazer esculturas que duram mais três mil anos para compartilhar com amigos”.

Fotos: Divulgação

Estilo: Eclético Produção: Esculturas

Escultura: Mulher Helicoidal

Escultura: Nu Feminino

Escultura: Libro

14 | Meon Essencial

Escultura: Figura feminina


Escultura: A menina triste

Escultura: GĂŞnesis

Escultura: Mulher reclinada

www.artmajeur.com/normasantaella www.facebook.com/norma.santaella (11) 4667-7369

Meon Essencial | 15


Passarella

Anos 90 ‘revival’ Não é nenhuma novidade que o povo pira com as trends de moda e beleza das novelas. É assim desde que Lolita Rodrigues apareceu na telinha da Tupi declamando o hino da televisão no tempo da minha bisa. Não é preciso ser nenhuma ‘Zoraide’ para saber que a fila anda, mas telenovela brasileira continua ditando tendência. Com a volta dos anos 90 na telinha da Vênus Platinada, com a novela “Verão 90”, que tem no elenco as ‘chiquetésimas’ Camila Queiroz, Claudia Raia, Débora Nascimento e Isabelle Drummond o retrô não muito distante está ‘bombando’ no cenário fashion. Meon Essencial traz algumas das tendências direto da década das Spice Girls para você usar e abusar de novo, ‘tchutchuca’!

T-shirt + top

Queridinha de todos, inclusive dos ‘boys’, T-shirt, camiseta, tee ou como você quiser chamar, tem aqui uma combinação ‘fatal’, retornando diretamente do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” para nosso ‘street style’. Para abusar ainda mais, um vestidinho de alcinha sobre a camiseta. Arrasa!

16 | Meon Essencial


Flatform

Olha as Spice ai gente! Quem não se lembra daqueles sapatos com a plataforma reta altíssimas que as primeiras ‘garotas superpoderosas’ usavam? O modelo flatform além de ’LINDO’ e estiloso oferece conforto e alguns centímetros a mais para quem quer ficar mais alta sem sofrer com saltos cansativos. Para os homens, obviamente com menos ‘glitter’, também há opções, como o modelo de couro preto da Osklen.

Choker

Fotos: Divulgação

Como vivem? De que se alimentam? Nada disso! Choker, gargantilha que fez sucesso nos anos 90 foi repaginada e ganhou status de acessório fashion. Controversa, cheia de charme e para mulheres de atitude, não confundir com a ‘coleirinha’ usada em um carnaval bem distante, a choker tem duas missões a cumprir: combinar com o look e deixar a região do pescoço da gata ainda mais bonita. Dica ‘matadora’: use sua gargantilha choker com blusas decotadas, o colo ficará ainda mais reluzente, ouviu Samara.

E para os ‘magias’? Short curto, tá okay!

Saindo dos acessórios e entrando nas peças que marcaram a última década do século XX, há o short curto — geralmente feito de poliéster ou tactel. De cores chapadas e listras nas laterais, modelos incríveis na Zara. Saudade, de David Beckman, mon amour.

Meon Essencial | 17


Fotos: Divulgação

Surpreenda-se

Luxo sobre rodas Aluguel de limousines para eventos e passeios pelas cidades da RMVale pode ser mais acessível do que você imagina. Andar de limousine, com direito a champanhe, chocolate belga e chofer de uniforme completo, deixou de ser cena dos filmes românticos para habitar o cotidiano das cidades. Símbolo máximo do glamour automotivo, é para muitos um sonho de luxo. Na região, uma empresa de Taubaté tem se destacado neste segmento. Dentro dos pacotes oferecidos, a empresa atende casamentos, aniversários, formaturas, despedidas de solteiro e até mesmo um esquenta para a balada com os amigos. Há cinco anos a Primordial criou um novo conceito em locação de limousines e veículos luxuosos para nossa região. A partir de R$ 700,00 (setecentos reais) você pode se sentir Richard Gere e Julia Roberts desfilando pelas ruas da RMVale. Entre os veículos oferecidos estão a `Limousine Rosa`, preferida para casamentos, festas de de-

18 | Meon Essencial

butantes e aniversários infantis. No quesito sofisticação, a `Super Saloon Luxo Preta` é a mais elegante. Seu interior é requintado, com espelho no teto trabalhado, som e tv’s deixa todos os tripulantes a vontade. Modelo clássico moderno, bem parecido com os ‘sonhados’ na tela grande. Para os amantes do antigomobilismo a empresa oferece um Aero Willys. Fabricado pela Willys Overland no país entre 1960 e 1971, o Aero Willys, foi um projeto que não deu certo no mercado dos EUA, nos anos 50 e ganhou uma segunda chance no Brasil, quando sua linha de produção foi transplantada de Toledo, Ohio, para São Bernardo do Campo, São Paulo. O carro oferecido pela empresa faz muito sucesso em eventos e confraternizações. Para terminar há a PT Cruiser Branca. Com estilo retrô, esta limou-

sine tem seu interior preparado para suportar até 9 passageiros com a mais alta tecnologia e conforto. “Buscamos adaptar tudo para que o momento dentro da limousine seja inesquecível. Desde a atenção do motorista até as músicas que são escolhidas, pois nesses momentos as pessoas estão sempre muito emocionadas e desejamos contribuir para que tudo saia como esperado”, explica o empresário Eduardo Rodrigues.

Primordial Limousines R. Exaporã, 445 - Vila Olímpia Taubaté–SP | (12) 98115-2922 www.primordiallimousines.com.br


Meon Essencial | 19


Essencial Destinos

Cunha, arte e belezas naturais extraordinárias Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e da Bocaina, Cunha, arrebata os sentidos dos turistas com uma natureza privilegiada. Cachoeiras, paisagens deslumbrantes e trilhas que cortam a Mata Atlântica são cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família. A cidade possui

20 | Meon Essencial

uma elaborada gastronomia, priorizando os produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shiitake e é repleta de pousadas charmosas e com ótima infraestrutura. Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos.


Deslumbrante é a palavra que mais se aplica ao chegar ao topo do mirante da Pedra da Macela, 1846m de altitude, e após uma caminhada morro acima de 2km, apreciando a

Gregoryarens

Onde ficar:

Pico da Macela. E o mar é logo ali! toda a natureza que se tem no entorno. A visão é de 360º, contemplando a Serra da Mantiqueira e do outro lado, toda a beleza da baía de Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande.

Pousada Quinta da Serra Paisagem exuberante no alto da Serra da Mantiqueira

Clelson Carvalho

Cerâmica. Abertura de Fornada No forno Noborigama, oriundo do Japão, a temperatura de queima da cerâmica pode atingir 1400°C. São necessários quase três meses de trabalho para que sejam produzidas cerâmicas em quantidade para preencher os fornos e depois de moldados, os objetos são queima-

dos e esfriam por alguns dias até a Abertura de Fornada. Nas aberturas feitas para o público, os ceramistas demonstram a técnica de esmaltação, pintura e explicam sobre as etapas de transformação da argila e do processo de queima. Um momento inesquecível e único!

Foto: Adhemar Dizioli Fernandes

Localizada na região rural de Cunha, a Pousada Quinta da Serra proporciona uma vista extraordinária das montanhas, onde a exuberância da Serra do Mar arrebata os olhares dos hóspedes. É uma pousada exclusiva para casais, com apenas 4 chalés, o que permite a paz e a privacidade aos hóspedes que a procuram. Tranquilidade, conforto, arquitetura integrada à natureza, o prazer de saborear alimentos plantados e produzidos no local, além de um atendimento personalizado feito pelos próprios proprietários. A Pousada Quinta da Serra é o local perfeito para aproveitar a natureza, o clima serrano e desfrutar das várias atrações turísticas da região. A 1.200m de altitude, os espaçosos chalés estão dispostos de maneira a garantir a privacidade dos casais, oferecendo uma visão deslumbrante das montanhas. Os chalés possuem varanda privativa, lareira, frigobar, tv LCD com aparelho DVD, cama queen-size com roupa de cama de algodão e acesso wi-fi.

Raku é um inusitado método de queima, que originou-se na manufatura de xícaras para a cerimônia do chá no Japão. Consiste em abrir o forno retirando as peças ainda incandescentes, cobrindo-as com serragem

e papel. Os resultados são inesperados e apaixonantes, pois cada peça de Raku é única e inimitável. Queimas de Raku e abertura de forno são realizadas todos os sábados de janeiro, junho e julho e todos os feriados.

Fotos: Divulgação

Raku

www.pousadaquintadaserra.com.br

Meon Essencial | 21


Pas De Deux

Frida Khalo Além de uma das mais importantes figuras da arte no século XX, Frida Kahlo até os dias de hoje é umas das personagens mais significativas no âmbito político, cultural e social de nosso planeta. Ícone do feminismo Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, foi uma guerreira, superando grandes traumas em sua existência. Toda sua obra reflete esta realidade, além da pintura, também deixou um diário onde registrou suas alegrias e frustrações, como seu conturbado casamento, sua saúde frágil e a impossibilidade de gerar filhos. Meon Essencial, pergunta a duas grandes atrizes, que a interpretaram, em montagens do espetáculo “Frida – Viva La Vida” a franco-brasileira Gaël le Cornec e a paulistana Christiane Tricerri.

Que legado pessoal da artista vive em sua trajetória. O que dela habita em você? Gäel: Frida me deu tudo que sou como atriz hoje. Com ela aprendi a ser eu mesma, a ser quem sou no teatro e como ser humano. Ela pintava a verdade, sem filtro e com imensurável paixão. Arte é isso. Encontrar dentro de nós mesmos o que se esconde lá no fundo e externalizar, para que possa chegar aos outros, de forma única, verdadeira e extraordinária. Christiane: A inquietação, a necessidade de se expressar e a coragem de seguir sempre. Esse espírito livre, que também já nasceu comigo.

Fotos: Divulgação

Quem é Frida Kahlo para vocês? Gäel: Frida é uma revolução na história da arte, uma das primeiras mulheres artistas a se tornar uma referência feminina que vai além de suas obras. Um ícone também feminista, político e intercultural para várias gerações. Christiane: Uma mulher a frente de seu tempo. Que fez de uma experiência de vida cheia de percalços, dores e tragédias, uma bandeira de liberdade, amor e superação. Foi livre, libertária e se reinventou todos os dias de sua vida. A morte a rondava desde a infância e ela fez de tudo para vencê-la.

Gaël le Cornec

Christiane Tricerri Qual seria o grito libertário de Frida para o tempo que estamos vivendo? Gäel: “Pies para qué los quiero si tengo alas para volar” Christiane: Com certeza contra o femínicidio. “Uns quantos piquetitos” (1935) chama a atenção ao retratar uma situação frequente enfrentada pelas mulheres naquela época e também nos dias de hoje, a violência doméstica.

22 | Meon Essencial


Festival

Filmes com Tonico Pereira, Osmar Prado, Jáli Kiárit, e Chay Suede são premiados na 1ª edição do Festival Curta Mazzaropi.

ria direção, com Roobertchay Rocha. Já o drama goiano “Solo”, dirigido por Alailson Bernardo, e que aborda questões como bullying, foi a escolha do júri técnico. Osmar Prado foi apontado como o melhor ator pela atuação em “Um Café e Quatro Segundos”, de Cristiano Requião, enquanto o prêmio de melhor atriz ficou com Jáli Kiárit, de “Amor Artesanal”, uma coprodução São Paulo e Taubaté, rodada na cidade de Tremembé (SP) e de autoria de Lucci Antunes. Arthur Ribeiro, mantenedor do Instituto Mazzaropi, fez um balanço positivo da primeira edição do festival: “Para além das atividades

O Embrolho Melhor filme: Júri popular Melhor direção: Roobertchay Rocha

Um Café e Quatro Segundos Melhor ator: Osmar Prado

e exibições que atraíram muitos fãs de Amácio Mazzaropi, nosso objetivo de apresentar o trabalho dele para as novas gerações e reverenciar sua importância para a cultura nacional foi alcançado. Esperamos atrair ainda mais pessoas nas próximas edições”, afirma.

Serviço: Museu Mazzaropi (12) 3634.3447 www. museumazzaropi.org.br info@museumazzaropi.com.br

Fotos: Divulgação

Três dias de programação intensa com a exibição de curtas em homenagem a Amácio Mazzaropi, que completaria 107 anos neste mês, marcaram a primeira edição do Festival Curta Mazzaropi, realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP). Durante o evento, que foi um sucesso e atraiu mais de mil pessoas, 12 produções foram selecionadas para a final, sendo quatro premiadas com o desejado troféu Mazzaropi. O divertido “O Embrolho”, protagonizado por Tonico Pereira e com trilha de Chay Suede, foi eleito o melhor filme pelo júri popular, além de vencer também na catego-

Amor Artesanal Melhor atriz: Jáli Kiárit

Meon Essencial | 23


Roda Gigante

Paula Toller & Paulo Ricardo

“Rock Brasil” para mais de 1 milhão de pessoas, agora apresenta seu repertório de forma mais essencial, numa performance tête-à-tête com o público. A seleção contempla toda a sua carreira, solo e no Kid Abelha. Além das próprias músicas, a cantora, que é uma das vozes mais doces do Brasil, também apresenta o novo single, “Céu Azul”, numa interpretação delicada e emocionante. Também estão no repertório “Ando Meio Desligado”, e “Deixa a Vibte levar”(versão dela para “Don’t you worry ‘bout a thing”, de Stevie Wonder). Como não poderia ser diferente em uma apresentação de uma hitmaker, grandes sucessos compõem o setlist e o espectador poderá ouvir, entre outras, “Como eu quero”, “Nada Sei” e “Fixação”. Serviço Quando: Data: 27 de Abril - 21H Onde: Clube Luso Brasileiro Ingressos: www.queroingressos.com.br

Fotos: Divulgação

Dois dos grandes nomes do pop rock romântico dos anos 90 se apresentam em uma noite que promete um sabor especial de saudade para os “quarentões” de plantão. Paulo Ricardo e Paula Toller estarão no mesmo palco e dia no Clube de Campo Luso Brasileiro, em São José dos Campos.

Em sua turnê “On The Rock”, Paulo Ricardo traz para os palcos uma nova fase em sua carreira e em sua vida. Canções como “Anjo e Serpente”, (já nas rádios de todo o Brasil) se misturam a rocks modernos como “Novo Single”, “Raios-X” e a dançante “Juntos”, produzida pelo DJ FTampa. Os grandes sucessos de sua carreira solo também estão presentes, como “Dois”, “Tudo por Nada” e sua versão (a única autorizada por Yoko Ono) de “Imagine”. Vivendo um momento de grande harmonia com o RPM, Paulo se permite incluir alguns dos grandes sucessos de sua banda, como “Rádio Pirata” e “Olhar 43”. Logo depois sobe ao palco a musa da música pop brasileira, Paula Toller que retorna com seu novo show “Como Eu Quero”, trazendo seus grandes sucessos e releituras de canções dos Mutantes, Charlie Brown Jr, entre outros. Depois de viajar com o show “Transbordada” e de protagonizar a turnê

24 | Meon Essencial


Música | Canto da Noite na Boca do Vento, Fabiana Cozza Chega as lojas o registro em estúdio do projeto da cantora paulistana, Fabiana Cozza, que reúne canções de Dona Ivone Lara e parceiros. O trabalho conta com diversas participações especiais, como a de Maria Bethânia que surge em um dueto de “Alguém me avisou”. O cantor Péricles canta “Adeus Timidez” e o disco traz ainda a participação do arranjador e saxofonista Nailor Proveta. No sétimo álbum de sua carreira, que teve o título extraído dos versos de “Sonho Meu”, Fabiana dá voz a obras compostas por Dona Ivone em parceria com Delcio Carvalho, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Mano Décio da Viola, Fuleiro, Tio Hélio, Silas de Oliveira e Bacalhau. Única canção inédita, “A dama dourada” foi composta a pedido de Fabiana pelo jovem compositor Vidal Assis, em parceria com com Hermínio Bello de Carvalho

Mart’nália canta Vinicius de Moraes Com refinada produção do compositor Celso Fonseca e do baixista Arthur Maia, a voz rasgada e contagiante de Mart´nália ecoa as canções de um de seus ídolos, o Poetinha; Vinícius de Moraes. “Mart’nália canta Vinicius de Moraes”, álbum lançado pela Biscoito Fino, traz este doce encontro que já vem de longe. A cantora há mais de 15 anos vem flertando para a realização do trabalho. Antes de escolher o repertório do álbum, selecionou cerca de 40 canções. O trabalho traduz o amor pelas mulheres, a compaixão pelos desfavorecidos, a impaciência com os medíocres, tudo o que é motivação para os versos sempre tão bem construídos de Vinicius, numa linguagem íntima porém desacorrentada. A obra também é carregada de emoção, foi o último trabalho de Arthur Maia, falecido vítima de um infarto em dezembro de 2018.

Literatura | Do Outro Lado tem Segredos, Ana Maria Machado Uma história inspiradora da premiada autora, membro da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado sobre memória, infância e identidade. Bino espera o momento em que os cardumes se aproximarão e será a hora de jogar a rede. O menino vive em uma aldeia de pescadores e desde pequeno aguarda o dia em que poderá ir com eles explorar a imensidão do oceano. De frente para o mar, quer saber o que há do outro lado da linha do horizonte. Bino está crescendo e aos poucos vai descobrindo a África de seus antepassados e as tradições, a beleza e a cultura de seu povo. Uma leitura que fala de sonhos, do encontro de gerações e da busca pela identidade. Com ilustrações de Renato Alarcão. Companhia das Letras.

Cinema | Duas Rainhas, de Josie Rourke Mary (Saoirse Ronan), ainda criança, foi prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis, e então foi levada para França. Mas logo Francis morre e Mary volta para a Escócia, na tentativa de derrubar sua prima Elizabeth I (Margot Robbie), a Rainha da Inglaterra. Drama histórico dirigido com pulso forte pela diretora teatral britânica Josie Rourke em sua estreia no cinema. O universo de incertezas, devaneios e fúria vai aumentando a medida que a rivalidade se acirra com as disputas entre católicos e protestantes. O trabalho técnico do filme é primoroso. Figurinos impecáveis, direção de arte precisa, a película nos leva com detalhes para a Inglaterra do século XVI. Rourke, usa as cores para separar Escócia e Inglaterra, literalmente azul e dourado. Saoirse Ronan e Margot Robbie em grandes performances. O filme foi indicado a dois Oscars, cabelo e maquiagem e figurino.

Meon Essencial | 25


Secos & Molhados

Leilah Moreno, Netflix & HBO. Dona de uma bagagem artística indiscutível, precursora do ‘live vocal’ no Brasil, com duas indicações ao Grammy Latino e uma ao Emmy Internacional, Leilah Moreno é um dos maiores orgulhos de São José dos Campos. Considerada uma das artistas mais completas e respeitadas do país, com diversas participações na televisão aberta, como cantora e atriz. Leilah cantou por sete anos no programa “Altas Horas” e participou de séries como “Antonia”, duas temporadas, e novelas, na Vênus Platinada. Em 2019, dará uma pequena pausa nos shows pelo país para se dedicar a dois convites exclusivíssimos, a diva foi convidada para participar de duas séries para o streaming, uma na Netflix e outra na HBO. “Sintonia” série em pré-produção pela Netflix, abordará a vida de três jovens de uma favela paulistana e seus excessos e caminhos. Já a série da HBO, ainda é segredo.

Kalindra Faria, força e determinação. Quem acompanha o MMA fora do UFC provavelmente sabe que Kalindra Faria é um dos grandes nomes femininos da atualidade. A taubateana foi chamada de última hora em 2017 para fazer a sua estreia na organização. Lutou contra a italiana Maria Romero Borella, no peso mosca feminino. Na luta, Borella saiu vencedora, mas seu caminho para o octágono foi aberto definitivamente. Com uma década de carreira, aos 32 anos, mãe de Kaylane, a atleta, que busca sua história no Ultimate Fighting Championship, após sua terceira luta, sem vencer escreveu em sua rede social; “Não estou na luta para provar algo a alguém. Estou na luta para provar a mim mesma que eu consigo. Eu não vou parar vou viver tentando até as minhas últimas forças”. Com a chegada da Sportflix ao Brasil, que promete revolucionar a maneira de assistir esporte, Kalindra fez sua inscrição para o #RealityShowBoxe. Vem aí um novo nocaute.

Carlos Carrasco, cabelo, maquiagem e estilo. Perfeita fusão de talento e simpatia, Carlos Carrasco brilha muito além dos cabelos e maquiagens que realiza. Com extrema atenção ao ofício e verdadeira devoção aos seus clientes, há quase três décadas no segmento da beleza é o queridinho de dezenas de ‘superstars’, entre elas Gisele Bundchen, Gabriela Duarte, Débora Bloch e Cléo Pires. Filho de um metalúrgico e de uma costureira, nasceu em Santo André (SP), mas cresceu em São José dos Campos. Autodidata, aprimorou-se como profissional nas academias: Alexandre, em Paris, na França, e Llongueras, na Espanha. Ficou ainda mais conhecido em 2015, após participar do reality show A Fazenda, da Record - sendo o oitavo eliminado do jogo. Incansável, sempre atento às novidades do mercado, embora com agenda internacional, está aberto ao atendimento para os joseenses e cidadãos da RMVale.

26 | Meon Essencial

Rodrigo Fuziger, direito e cidadania. Doutor em Direito penal pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e se formou em direito e filosofia, Rodrigo Fuziger é um dos grandes talentos do direito na atualidade. Professor universitário, autor de obras jurídicas como “Direito Penal Simbólico”, coordenou a criação da biblioteca do Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca. Em 2018 foi eleito para a Academia Joseense de Letras, ocupando a cadeira número 2 que tem como patrono Paulo Setúbal. Poeta nas horas vagas, está se preparando para a segunda turma do curso Mentoria em Habeas Corpus, a ser ministrado em São Paulo ao lado de juristas renomados.


Crônica das cidades

Ô Taiada, vai uma taiada aí? Seu Toninho, tio de José Vicente, morador das bandas do Paiol e quem faz as taiadas até hoje que são vendidas no Mercado Municipal, nas bancas de dona Rosária e dona Elvira. Essas duas senhoras sempre representaram muito bem o folclore caçapavense, trazendo para o mercado, além da taiada, a farinha de mandioca, a rapadura, a paçoca, o colorau, o polvilho, a farinha de milho e o fubá. No livro “Miçangas Folclóricas” do grande folclorista Francisco Pereira Silva, o Chico Triste, há uma receita ditada por Benedito Martins que vale a pena ser transcrita: 1) mói no escor-

çador da cana, de preferência cristal: 2) Pega o caldo leva ao forno de cobre ou ferro; 3) Ferve o caldo durante 90 minutos, até ficar no ponto; 4) Desce do fogo e junta farinha de mandioca e gengibre. Forno de 20 litros, 50% de farinha e 100 gramas de gengibre moída; 5) Leva a mistura à forma de madeira, especial para isso; 6) Deixa na forma durante 1 hora. Depois só comer. J.B Santos, pai da Malu e da Valênia, saudoso confrade da Academia Caçapavense de Letras, grande caçapavense, músico e compositor, em seu calango “Taiada” nos emociona:

Melado, farinha, gengibre e mistura danada Melado, farinha e gengibre é nossa taiada Os seus lábios tem sabor de doce De doce melado, melado que trouxe Melado para fazer taiada Darcy Breves de Almeida é professora, historiadora e folclorista. Autora do celebrado “De Já Hoje”, lançado pela série Cadernos do Folclore pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, foi vereadora, vice-prefeita e prefeita em exercício de Caçapava. ‘Taiada’ de nascimento é membro da Academia Caçapavense de Letras. Claudio Tavares/ISA

Não se estranhe, mas se você nasceu ou mora em Caçapava, a qualquer hora vai ser chamado de taiada e vai se sentir orgulhoso. Mas você sabe o que é taiada e por que somos todos taiadas? Contam que os soldados de fora da cidade, que serviam no Regimento Ipiranga, ao serem dispensados na sexta-feira, corriam a um barzinho em frente ao quartel, onde compravam taiada para levar as suas casas. Alegres pela folga, ainda tinham tempo para gritar aos colegas de Caçapava: Ô taiada! – antes de embarcar para seus destinos. Desta forma nasceu o apelido. Taiada é um doce feito com melado de cana, mais farinha de mandioca e gengibre. É fervido, engrossado e depois de seco nas formas é vendido em quadrados de 10 ou 12 centímetros. Taiada é corruptela da forma acaipirada de talhada, doce que se deixa talhar, assim como coalhar. O grande taiadeiro caçapavense, já falecido, é o senhor José Geraldo Ramos, que aprendeu a fazer taiada com seu avô, mas que passou os ensinamentos para sua esposa Auta e seu filho José Vicente, todos do bairro da Piedade.

Meon Essencial | 27



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.