Revista Fera! 12

Page 17

artigo | arnaldo mendonça Diretor Pedagógico do Colégio DOM, Diretor Executivo do SINEPE/PE e Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.

NOVO VESTIBULAR UPE

Q

uando a Universidade de Pernambuco – UPE lançou o Sistema Seriado de Avaliação – SSA, criou-se uma grande expectativa entre alunos, professores e gestores pedagógicos das escolas particulares e públicas de Pernambuco. Entretanto, concluído o primeiro ciclo do SSA com a realização das três fases, vários problemas foram verificados, desde a fixação dos programas até a elaboração das questões e a publicação dos gabaritos oficiais. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco – SINEPE, através da sua diretoria executiva, procurou o Magnífico Reitor Carlos Calado e a Presidente da Comissão do Vestibular - CONUPE, professora Izabel Avelar, a fim de a colaborar com as possíveis mudanças no modelo adotado. A acolhida foi imediata e constituiu-se um grupo de trabalho, do qual fizemos parte, que reuniu-se periodicamente com a CONUPE de dezembro de 2010 a maio de 2011, estudando e discutindo mudanças no SSA e no vestibular (“tradicional”). Os encontros foram muito produtivos e o que se tem agora foi construído de forma coletiva e democrática entre a UPE, o SINEPE e a Secretaria Estadual de Educação. Se o resultado não é o ideal, entendemos, entretanto, que houve um grande avanço na elaboração dos programas, na distribuição de questões por prova e no modelo de quesitos que será adotado. A seguir, relacionamos as principais mudanças, com validade já para o concurso 2012 (realizado a partir de novembro/2011). 1. O SSA das 1ª e 2ª séries (1ª e 2ª fases) será realizado em dois dias, totalizando 90 questões, ver quadro abaixo:

2. Os programas de cada componente curricular foram redistribuídos de forma bem mais lógica e equitativa ao longo dos três anos, valendo a partir do próximo concurso para as três fases. 3. As questões de proposições múltiplas (dupla coluna V/F) foram abolidas, passando-se a adotar apenas questões de múltipla escolha (a, b, c, d, e). Assim, acaba o modelo de uma alternativa errada anular uma correta. 4. As 1ª e 2ª fases terão peso de 30% cada uma para o cômputo da Média Final, enquanto que a 3ª fase terá peso de 40%. 5. Apenas na 3ª fase (3ª série do Ensino Médio) será feita a opção pelo curso pretendido. 6. Será abolido o desvio padrão, adotando-se médias absolutas, variando de 0,0 a 10,00. Assim, o(a) candidato(a) poderá avaliar com exatidão o seu rendimento em cada prova. 7. As provas da 3ª fase do SSA e do Vestibular (“tradicional”) serão únicas para todos, variando apenas os pesos das disciplinas nos diversos cursos (exemplo: não existirá Matemática I e Matemática II, Física I e Física II, etc.). 8. O percentual de vagas para o SSA permanecerá em 20% em 2012, mas há uma clara tendência da UPE em aumentar gradativamente esse índice. Como se percebe, todas as mudanças definidas proporcionarão melhores condições para os(as) candidatos(as) expressarem as competências e habilidades construídas ao longo de sua formação na educação básica. Agora é só estudar com afinco e comemorar a vitória. Boa sorte!

dados 1º dia

Nº de questões

2º dia

Nº de questões

Português Matemática Física Língua Estrangeira Filosofia Total

12 10 10 06 06 44

Química Biologia História Geografia Sociologia Total

10 10 10 10 06 46

F! Revista Fera! | jun/ago | portalfera.com.br

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.