3 minute read

Editorial

Grupo de Transporte Especial - 80 anos “Legado de Excelência”

O ano de 2021 reveste-se de características especiais para o Comando da Aeronáutica por marcar os 80 anos de sua criação e também das suas mais tradicionais Unidades, que, em razão de sua importância, tiveram a sua implementação priorizada pelos novos responsáveis pela condução da aeronáutica brasileira.

Sob o Comando do então Capitão Aviador Nero Moura, foi criada, em 04 de junho de 1941, a Seção de Aviões de Comando, que deu origem ao que hoje conhecemos como Grupo de Transporte Especial (GTE). Ao longo desses 80 anos, os militares que por aqui passaram deixaram um legado de qualidade e excelência, o qual até hoje inspira gerações de integrantes do GTE que, acima de tudo, carregam o orgulho e a honra de integrar esta distinta Unidade da Força Aérea Brasileira.

Nós, atuais integrantes do GTE, em profundo respeito às gerações de militares que legaram a nós a responsabilidade de voos cada vez mais seguros e efi cientes, rendemos, com esta “Revista GTE 80 anos”, uma homenagem com base no reconhecimento e respeito aos abnegados militares que contribuíram para esses especiais 80 anos de sucesso.

Com a natural vocação de relevância do GTE, a Revista GTE 80 anos traz em suas primeiras páginas as palavras do Presidente da República, do Comandante da Aeronáutica e do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, reafi rmando o que de Especial este Grupo traz em seu nome.

Em seguida, nossos fundamentos institucionais são apresentados, também de forma destacada, já que nos são alicerces que nunca devemos perder de vista no cumprimento da nossa Missão.

A equipe de editorial trabalhou com afi nco para retratar, de forma harmônica e fl uida, um pouco do GTE ao longo dos anos, um verdadeiro desafi o para uma Unidade cercada de grandes momentos históricos, entre os quais destacamos a operação das aeronaves do GTE pelo mundo.

Como é bom falar de aeronaves! Em fotos e textos curtos procuramos trazer um pouco mais das nossas aeronaves de ontem e de hoje, o que para nós, da família aeronáutica, é sempre uma grande alegria.

Na seção “Você sabia?”, procuramos despertar o interesse de nossos ilustres leitores para o processo de formação dos tripulantes do GTE (sim, há muito conhecimento e estudo por trás da operação de aeronaves!), bem como para missões relevantes, como as UTI Aéreas e o transporte de Chefes de Estado.

Missões distintas, em ambos os sentidos da palavra, que nos levaram a um detalhamento dos três Esquadrões que compõem o Grupo (isso mesmo, há no GTE três Esquadrões de voo, cada um responsável por missões específi cas). Ainda que este Comandante tenha trabalhado por mais de cinco anos no GTE, o profi ssionalismo e a excelência peculiar de cada Esquadrão continuam a me impressionar. Confi ra.

Nas páginas seguintes da Revista GTE 80 anos, abordamos o pioneirismo da participação de militares do sexo feminino na Unidade, bem como a marcante história da Operação Regresso à Pátria Amada, que sintetiza os conceitos de operacionalidade, pronta resposta, dedicação, amor ao Brasil e aos brasileiros, típicos de nós militares da Força Aérea Brasileira.

Ao fi nal, o ilustre leitor poderá conhecer um pouco do GTE do Futuro, matéria em que foram apresentadas perspectivas de modernização das aeronaves e aperfeiçoamento das tripulações, de forma a manter o GTE em sua posição de vanguarda na aviação.

De forma especial, saúdo a todas as gerações de militares pelo que nos foi legado ao longo desses 80 anos de história, uma Organização Militar de referência em profi ssionalismo e dedicação, competência técnica e segurança operacional. Ao GTE o meu profundo respeito e admiração. Tem sido um enorme desafi o, e sobretudo uma grande honra, a condução das ações do GTE no presente. Uma boa leitura a todos!