PEMAER

Page 36

RACIONALIZAR A ESTRUTURA E A GESTÃO ORGANIZACIONAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA No intuito de adequar-se às realidades de recursos orçamentários disponibilizados e às necessidades do País, deve-se projetar uma Força Aérea poderosa o suficiente para as aspirações do Brasil, mas aderente às possibilidades de custeio do Estado. Dado que a arma aérea é tecnológica por excelência, racionalizar a sua estrutura e os seus efetivos não significa perder capacidade. A Força Aérea, por suas características, não necessita estar previamente posicionada no terreno, podendo, ainda assim, estar em qualquer lugar, a qualquer tempo. O atual desdobramento da FAB ainda reflete conceitos do século passado, o que demanda uma análise profunda deste posicionamento e a promoção dos ajustes necessários. Tudo isso com o intuito de buscar uma maior eficácia do emprego dos meios aéreos no cumprimento da missão institucional da Aeronáutica. Deve-se ter em mente que as estruturas administrativas não podem ser mais significantes que as operacionais. Sendo assim, os ODSA devem racionalizar as estruturas de seus Quartéis Generais (QG) e de suas OM subordinadas de acordo com os processos de suas responsabilidades. Para tanto, as atividades-meio que não sejam diretamente ligadas ao emprego da Força devem ser avaliadas com profundidade e, caso

36

sejam mantidas, será necessário verificar a possibilidade de serem transferidas para execução indireta, dentro das limitações de recursos existentes. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO: - processos administrativos e operacionais eficazes, eficientes e efetivos; - sistema de planejamento e gestão moderno e atualizado; - comprometimento do efetivo, em todos os níveis, com o processo de reestruturação estabelecido no Planejamento Institucional; - definição clara e objetiva das ações a serem executadas para a implementação da reestruturação organizacional; e - pessoal treinado capaz de atender as competências necessárias à execução das atribuições dos quadros operacionais, técnicos e administrativos. MEDIDAS ESTRATÉGICAS: - aprimorar a gestão organizacional da FAB, com vistas à maximizar sua efetividade; - reorganizar e racionalizar a estrutura organizacional da FAB, com vistas à maximizar sua efetividade; - adequar a distribuição das organizações da FAB, no território nacional, conforme as necessidades de reorganização institucional; - incrementar as ações voltadas para assegurar a regularidade dos recursos orçamentários e financeiros para as atividades da FAB; e - fortalecer a gestão de Tecnologia da Informação (TI) na FAB.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
PEMAER by Força Aérea Brasileira - Issuu