8
Março - 2014
ESPECIALISTAS
Mais de 30% dos militares da FAB são Especialistas A Força Aérea Brasileira (FAB) possui um efetivo de 77.454 militares. Desses 31% são Sargentos e Suboficiais, que iniciaram sua carreira na FAB depois de formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Em 73 anos de existência, a EEAR já formou cerca de 70 mil profissionais nas mais diversas especialidades como Controle de Tráfego Aéreo, Equipamento de Voo e Mecânica de Aeronaves. Depois de formados, os especialistas passam a servir às diversas organizações da FAB de norte a sul do país nas mais diversas especialidades (veja arte ao lado). Sua atividade fim é voar e fazer voar. Durante a carreira, os graduados podem se tornar Oficiais Especialistas. Para isso, eles fazem o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) ou o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) e, dependendo da especialidade, podem chegar até o posto de Coronel. “Operando sistemas complexos e realizando sua manutenção, conhecendo e participando dos avanços tecnológicos atuais, controlando nossas aeronaves com segurança, atualizando-se nas dinâmicas das áreas humanas, auxiliando nos hospitais, cuidando da segurança de nossas instalações, o especialista tornou-se peça fundamental para o funcionamento e, também, para a manutenção da soberania do nosso espaço aéreo”, ressalta o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado.
O Primeiro Tenente Especialista em Aviões Rosinaldo Silva Alves Bonfim já faz parte da FAB desde 1992. Ele se formou Especialista em Mecânica de Aeronaves pela EEAR e, depois, tornou-se Oficial pelo CFOE. Atualmente ele tem a missão de fazer voar o A-29 Super Tucano do 2°/3° Grupo de Aviação. FOTO: BAPV-RO
A Terceiro Sargento Júlia Carmo Toledo se especializou em Serviço de Informação Aeronáutica há menos de um ano. Ela atua no DTCEA de Tabatinga (AM), na prestação de informações anterior e posterior ao voo, como o recebimento, análise e encaminhamento de mensagens do serviço de tráfego aéreo.
Tabatinga - AM
FOTO: DTCEA-TT
Porto Velho - RO
O Primeiro Sargento Welton Luiz Brandão é especialista em Comunicações. Ele trabalha na FAB há 26 anos e, atualmente, é Operador de Estação Aeronáutica do DTCEA na Serra do Cachimbo (PA) e da Seção de Planejamento e Controle do DTCEA em Anápolis (GO).
Camp
FOTO: DTCEA-AN
O Segundo Sargento Iodir Alves da Silva é Especialista em Enfermagem há 13 anos. Ele trabalha na seção AeroMédica do Esquadrão Pelicano (2°/10°). Entre as atividades, participa do processo de inspeção de saúde do efetivo e presta os primeiros socorros em caso de acidentes. FOTO: BACG