12
Fevereiro - 2013
INFORMÁTICA
A
nova versão do SIGADAER (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica) já está em testes pelos próprios usuários do sistema. Entre as novidades está uma nova interface, mais amigável, e a manipulação de documentos em lote, permitindo aos usuários realizar ações em um conjunto de documentos ao mesmo tempo. Agora também é possível a criação de modelos de documentos específicos de cada unidade, editados no OpenOffice ou BROffice. Segundo o Major Marcos Antonio Alves de Oliveira, do CCA-SJ, onde foi desenvolvida a nova versão, a principal inovação da ferramenta é a Assinatura e Expedição Digital de Documentos. “A necessidade de imprimir e remeter os documentos via correio ou fax será menor. A remessa de documentos gerados no sistema poderá ser feita de forma eletrônica, pela INTRAER, conferindo mais agilidade ao trâmite de documentos e reduzindo custos”, destacou o Major Marcos.
Para viabilizar o projeto, foi necessário implementar a Assinatura Digital, em conformidade com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Assim, a assinatura digital provida pelo SIGADAER 4.1 garante a autenticidade dos documentos assinados digitalmente. O assinante terá que solicitar seu token com Certificado Digital junto a Autoridade Registradora (AR), unidade recentemente criada pelo Comando Geral do Pessoal (COMGEP), em Brasília. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e os Centros de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) e do Rio de Janeiro (CCA-RJ) já estão utilizando o sistema. O CCA-BR e CENDOC serão as próximas Organizações Militares a receber a nova versão, ainda em fase de testes. Além dos testes com a nova versão do SIGADAER, o CCA-SJ e o
TM VICTOR / CCA-SJ
Nova versão do SIGADAER apresenta assinatura digital e modelos específicos para cada unidade
CENDOC estão preparando a reedição do PCA 7-12 – Plano de Implantação e Uso do SIGADAER, que será submetido à aprovação do COMGEP. No plano constará o cronograma de implantação da nova ferramenta na FAB, bem como a indicação para que os assinantes de documentos solicitem seu Certificado Digital.
A versão 4.1 do SIGADAER está em testes pelos usuários do sistema em algumas unidades da FAB