NOTAER - Junho de 2014

Page 12

12

Junho - 2014

SEU DINHEIRO

Quase 50% dos militares têm empréstimo consignado Sistema de Consignação da FAB Para realizar um empréstimo consignado, o militar ou o pensionista deve se dirigir à sua organização militar e solicitar, por meio de um requerimento padronizado, uma senha para acessar o AERCONSIG pela internet. O programa habilita o interessado a realizar os empréstimos, calcula automaticamente sua margem consignável e também qual o valor da prestação. Depois disso, ele deve se dirigir a uma entidade credenciada e solicitar o empréstimo, que será autorizado mediante a digitação de sua senha.

A

popularidade do empréstimo consignado não existe por acaso. O processo facilitado pelo desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento do militar ou pensionista vem acompanhado, geralmente, por juros mais baixos, liberação rápida e poucas exigências. Apesar disso, de acordo com o Coronel Alcir Moreira de Moraes, Chefe de Divisão

da Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP), de 2007 até hoje, foram 1.981 reclamações, o que representa cerca de 3% do número de pessoas que realizam consignações. “A operação envolve diversos riscos, entre eles, o desconhecimento do sistema que é utilizado para amortizar o saldo devedor dos empréstimos, as leis relacionadas ao

processo, as regras definidas pelo COMAER e da utilização do AERCONSIG, o sistema digital de consignações da FAB que deve ser mensalmente consultado por quem faz empréstimo consignado”, afirma. O Coronel ressalta que não existem convênios entre a FAB e qualquer entidade consignatária, o que existe é um credenciamento das instituições.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
NOTAER - Junho de 2014 by Força Aérea Brasileira - Issuu