
1 minute read
VOCAÇÃO PARA A RESPOSTA À SOCIEDADE
A Força Aérea, por suas qualidades intrínsecas e vocação, sempre atendeu às demandas da sociedade. Fruto das características do Poder Aéreo, relacionadas ao alcance, velocidade, mobilidade, flexibilidade e pronta-resposta, fazemo-nos presentes nas mais diversas ocasiões em que somos chamados a levar nosso contributo à sociedade brasileira.
Por meio de ações de apoio à nação, a FAB interage com diversas agências governamentais em suporte às operações de combate a incêndios, ajudas humanitárias e mitigação de desastres naturais, tanto no país, como somando-se em consórcio com outros países em esforço internacional. Ressaltam-se, ainda, as Operações de Recuperação de Nacionais, onde os meios da Força Aérea foram prontamente empregados para a repatriação e reintegração de cidadãos brasileiros isolados ou em perigo.
Destaco a necessidade de mantermos nossa atenção diuturna às missões de combate a ilícitos transnacionais e de busca e salvamento, além das operações de garantia da lei e da ordem, decorrentes de crises nas instituições de segurança pública.
Assim, revisitando novamente a introdução, onde George Orwell citava a intransponibilidade das fronteiras, depois do surgimento da arma aérea, devemos honrar essa constatação visionária, ao buscarmos uma atuação coordenada e colaborativa com as demais Forças Singulares e agências governamentais responsáveis pelo combate aos ilícitos transnacionais.
A Força Aérea deve manter-se pronta para o emprego em áreas estratégicas previstas nas atribuições subsidiárias.
Ainda dentro desse escopo, cabe ressaltar a manutenção do crucial apoio prestado à sociedade no curso da pandemia da COVID-19, onde nossas asas devem atuar de modo intenso para combater as mazelas geradas por essa doença.


Aeronave U-100 Phenom da FAB realiza transporte de órgãos.





Operação Poseidon 2020: ação conjunta da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.