
1 minute read
A capacitação dos militares da Força Aérea
O advento de novas tecnologias, ameaças, vetores e concepções aponta para ciclos cada vez mais curtos na busca de soluções que permitam elevar o nível dos militares da Força Aérea à altura dos desafios que se apresentam.
Os novos cenários, onde grandes distâncias são encurtadas pela velocidade e eficiência de modernos vetores, pelo alcance dos armamentos ofensivos e defensivos, pelo emprego maciço de sistemas eletrônicos e cibernéticos, pelas capacidades disruptivas dos armamentos hipersônicos, pelo uso inovador da Inteligência Artificial, além da presença cada vez maior dos meios espaciais e suas capacidades, apontam para uma necessidade premente de termos atualizadas as trilhas de capacitação, com a devida prioridade para o processo de mapeamento das competências organizacionais.
Tais trilhas devem induzir uma força de trabalho motivada, apoiada e comprometida com o autodesenvolvimento, sempre em prol das competências organizacionais que indicam o cumprimento da missão institucional da Força. O mapeamento de competências deve indicar, ainda, a perfeita compreensão, por parte de cada membro do COMAER, do que lhe cabe no cumprimento de nossa missão.
O alinhamento dos nossos instrumentos e das estratégias de gestão de pessoas devem compreender: - o eficaz dimensionamento da força de trabalho; - o aprimoramento contínuo dos processos de captação e retenção dos talentos; e - o desenvolvimento e o reconhecimento das competências internas.
A preocupação em se assegurar que o COMAER deva se valer de indivíduos extremamente capazes, na medida exata de suas demandas, necessita ser traduzido como o ato de colocar as suas estruturas organizacionais na vanguarda das demandas, garantindo o “homem certo, no lugar certo e no tempo certo”.
As temáticas de gestão de pessoas, concepção de planos de carreira, ferramentas de atração e retenção de recursos humanos com elevada especialização tecnológica e operacional, sobretudo nos domínios espacial e cibernético, devem ser priorizadas. A possibilidade de adequar a captação de mão de obra altamente especializada com a possibilidade de abrir processo seletivo para oficiais superiores temporários, notadamente nas áreas de ensino e de ciência e tecnologia, deve ser estudada e considerada como uma real e provável alternativa. A gestão do conhecimento, que significa a sistemática de aproveitamento do capital intelectual e da força de trabalho desse tipo de profissional, deve ser muito bem estruturada.
Atendimento odontológico, especialidade disponível no Serviço de Saúde da Aeronáutica.