AEROVISÃO nº238 Out/Nov/Dez - 2013

Page 12

Gestão

Secretaria de Finanças da Aeronáutica inova na gestão contábil HUMBERTO LEITE

vo”, explicou o Coronel Alexandre Guimarães, da SEFA. Ele faz parte do quadro de Oficiais de Intendência da Aeronáutica, formados pela Academia da Força Aérea para atuar em funções de gestão. Oficiais formados nas áreas de administração, economia e contabilidade também fazem parte do efetivo.

C

om mais de 77 mil servidores civis e militares e presente em 24 estados e no Distrito Federal, o Comando da Aeronáutica vive o desafio de manter a qualidade e estabelecer um padrão do trabalho das 156 Unidades Gestoras espalhadas pelo Brasil e no exterior. Até agora tem dado certo. O “Parecer prévio sobre as contas do Governo da República”, elaborado pelo Tribunal de Contas da União, mostra que, no exercício de 2012, dentre os 29 órgãos contábeis superiores do Poder Executivo Federal, apenas o Comando da Aeronáutica e a administração central do Ministério da Defesa não tiveram restrições na conformidade contábil. O relatório foi recebido com comemoração na Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica

12

Out/Nov/Dez/2013

Aerovisão

(SEFA). Um dos destaques da gestão contábil em 2012 foi a conclusão, já naquele ano, do processo de implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) nas unidades do Comando da Aeronáutica em território nacional. O sistema do Governo Federal foi criado para realizar todo o processamento, controle e execução orçamentária, financeira e patrimonial. Em 2013, as Comissões do Comando da Aeronáutica em Washington (EUA) e em Londres (Reino Unido) se tornaram as duas primeiras organizações de toda administração pública federal no exterior a já utilizarem o novo SIAFI. “Nossa preoc upação hoje é oferecer os melhores métodos e os melhores procedimentos para gerenciar o patrimônio da Aeronáutica, que é extremamente significati-

Prêmio Destaque Execução Contábil Em 2012 também foi criado o Prêmio Destaque Execução Contábil. Mensalmente, as 156 Unidades Gestoras do Comando da Aeronáutica vão poder acompanhar o grau de performance contábil, avaliados de acordo com o cumprimento do Roteiro de Acompanhamento Contábil, que seguem as diretrizes da Secretaria do Tesouro Nacional. A primeira premiação deve ocorrer em 2014, mas os dados já estão disponíveis para cada Unidade Gestora, que pode acompanhar seu desempenho mês a mês. A iniciativa foi elogiada pelo Subsecretário de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, Gilvan Dantas., durante visita à SEFA. Para ele, o Prêmio vai ajudar a obter qualidade na aplicação dos recursos públicos, com maior eficiência e sem gastos desnecessários. “A contabilidade da Aeronáutica é muito bem estruturada. Existe um acompanhamento bem de perto de toda a execução orçamentária, financeira e patrimonial” .


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
AEROVISÃO nº238 Out/Nov/Dez - 2013 by Força Aérea Brasileira - Issuu