Controle Certeiro - Capítulo 6

Page 1

Parte integrante da Revista DBO edição de Abril – 462

Destaque e guarde para colecionar

Fascículo

Controle certeiro 6 Criação e texto: Renato Villela. Projeto gráfico e ilustrações: Edson Alves. Supervisão técnica: Rovaina Doyle/IPVDF.

Novas armas no front de batalha O projeto “Controle Certeiro”, parceria entre a DBO e a Bayer, chega ao fim. Neste último fascículo, fique por dentro das novidades da pesquisa e avanços da genética no combate ao carrapato. Para ajudar os produtores nessa batalha diária, a Bayer preparou uma ficha (publicada no verso desta página) para uso na fazenda. Converse com seu médico veterinário e preencha, nos locais indicados, a data de aplicação dos produtos e os intervalos entre tratamentos. Bom trabalho!

Avanços na genética, novidades na pesquisa DEP carrapato

Graças a ferramentas modernas, como a seleção genética, já é possível identificar touros resistentes ao carrapato. Reprodutores das raças Hereford e Braford, por exemplo, são selecionados por meio de DEPs (Diferença Esperada na Progênie), indicador que prediz, com maior precisão, a habilidade do touro para produzir filhos com características de resistência ao parasito.

Controle biológico

O uso de fungos para o controle de pragas começa a ganhar espaço na pecuária. Pesquisas têm mostrado resultados promissores com Metarhizium anisopliae na redução das infestações, especialmente quando associados a produtos carrapaticidas. Vale ressaltar que a eficiência desse fungo independe da resistência do Rhipicephalus (Boophilus) microplus a acaricidas químicos.

Vacina

O controle do carrapato por meio de vacinas tem demonstrado bons resultados em pesquisas, mas ainda não é uma realidade no campo. Diferentemente das vacinas convencionais, essa forma de prevenção pode ser utilizada de forma complementar, em associação com o controle químico, reduzindo assim o número de aplicações de acaricidas e aumentando sua eficácia no combate ao carrapato.

Óleos essenciais

Formulações de produtos a base de óleos essenciais estão sendo testadas para controlar carrapatos. Alguns princípios ativos já foram identificados e comprovados com função carrapaticida em laboratório. Vários fatores devem ser considerados, como a forma de extração e conservação dos extratos, eficácia em baixas concentrações e a ausência de toxicidade para os animais.

Para saber mais! O livro “Carrapato: problemas e soluções”, editado pelo pesquisador John Furlong, foi uma importante fonte de consulta para este trabalho. Está disponível para download gratuito na Internet. Autores: João Ricardo de Souza Martins (IPVDF), John Furlong e Márcia Cristina de Azevedo Prata (Embrapa Gado de Leite).

Direitos de reprodução resevados à DBO Editores


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Controle Certeiro - Capítulo 6 by portaldbo - Issuu