JORNAL AEA-MG nº123 - junho/julho/agosto 2018

Page 1

Jornal AEA

Coletivo de Entidades vence eleição

Grupo do qual a AEA é membro sai vitorioso em processo eleitoral para escolha da Diretoria de Relações com Participantes e representantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Cemig Saúde.

União dificult a situação de aposentados

Grupo lesa idosos em Minas Gerais

Grupo que atua em Belo Horizonte está sendo investigado por atrair idosos com falsas promessas de revisão de aposentadoria. Segundo levantamento do Procon Assembleia, fraude pode ultrapassar os R$ 26 milhões.

Associados seguem à espera de uma definição para o processo da bitributação, iniciado em 2000. Alberto Maimoni (à esquerda na foto), advogado que representa a AEA na ação, reuniu-se com aposentados e pensionistas, no último dia 9, para explicar em qual fase se encontra a demanda. O impasse no momento é a forma de cálculo que será utilizada para pagar os envolvidos. A Associação contratou perícia que

levantou dos aos tes da aç União en para utili esgotam tenção cl os idoso além de tiça fede está trab os apose utilizar u não resp princípio

FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT. PÁG. 7
PÁG 3
- Av. Afonso Pena, 867 - Conj. 1.701 - Edifício Acaiaca - CEP 30130-002 - Fone: (31) 3224-8323 / www.aeamg.org.br / comunicac
Sede
d
Publicação da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig 
nº 123 Junho/Julho/Agosto
Pela segunda vez, Ol será sede do Encontr APURAÇÃO DOS VOTOS DRP
2:
(votos)
(votos)
2: 4.867 votos
3:
votos Brancos: 72 Nulos: 18 Brancos: 83 Nulos: 18 Cons.
e Fiscal
Chapa
4.883
Chapa 3: 3.236
Chapa
Chapa
3.263
Deliberativo
RODRIGUES
RODRIGO

Palavra do Presidente - Qual o sentido da vida?

Você sabe o sentido real da vida? Ou sabe o porquê vivemos? Sabemos que essa é uma questão filosófica, é logico, mas vamos em frente.

Séculos e mais séculos se passaram e, na realidade, grandes pensadores a respeito também se foram. Entendo que cada um de nós teria sua própria definição da vida. Mas será que já paramos em algum momento para pensar nisso? Alguém já lhe perguntou qual é sua definição para vida?

Nossa vida se divide em três etapas: inicio, meio e fim. Nascemos e vamos crescendo com algumas necessidades diversas (inicio), até que nos tornamos jovens, adultos (meio) e com desejos e necessidades prementes à nossa natureza. Nesta fase nos surgem necessidades, como adquirirmos uma casa para constituição e abrigo da família que, com certeza, virá. Uma moradia simples para iniciarmos. Entretanto, com o tempo, nossas necessidades vão se alterando e aquela casa já se torna insuficiente para viver com conforto. Neste momento as prioridades mudam e aí vamos à procura de uma residência de maior porte.

Mas será que esta decisão de se comprar uma casa estará nos dando uma definição de vida? Nos parece que nossos desejos e necessidades nos levam a começar a pensar o que a vida significa para nós (fase adulto, mas que não significa o fim). Além disso, somos cercados de familiares e de pessoas que nada têm a ver com a nossa vida, mas que se sentem no direito de dar palpites.

Estamos conectados o tempo todo com familiares, vizinhos, porteiros, colegas de trabalho... para palpitarem sobre nossa programação de vida. Tudo isso vem nos questionar: mas qual é o sentido da vida?

Nós, aposentados, pensionistas principalmente, sem citar aqui os nossos jovens em crescimento e aqueles adultos em franca atividade, já paramos para pensar que a vida é o grande e único momento de todos nós?

Não nos importa a idade: se somos novos ou com idade mais avançada. Nos importa, sim, darmos sentido à nossa vida para vivermos mais e bem.

É de suma importância que saibamos definir qual é o sentido da vida para vivermos em paz e com amor. Para isso,

vivemos em comunidade.

Quando vivemos no amor e com sabedoria revelamos para nós mesmos qual é o sentido da vida.

Vivemos uns para os outros e, por isso, a vida nos dá o sentido de amor ao próximo. Dessa forma, vamos percebendo que aquilo que oferecemos aos outros são lições que aprendemos com pessoas ao nosso redor.

Concluindo, deixamos registrado nesta coluna que somos produto do meio em que vivemos e necessitamos a cada dia. E assim, nos aproximarmos mais de nossos colegas, aposentados e pensionistas tendo a oportunidade de convidá-los a estarem aqui na nossa associação para participarmos da “vida”, pois esta participação nos torna mais fortes, alegres e mais humanos (fase fim que não significa a morte, mas o crescimento).

Esta é uma publ Eletricitários Apo

(AEA-MG Edifício Ac Conj. 1.6 Belo Horizon E-mail: c Sit

· Diretoria Exec Diretor Preside Vice-Presidente Diretor Adminis Diretora Finance Diretor de Inter Diretor Social A Diretor de Inter Diretor de Prom

· Conselho Deli Efetivos: Elmanio Carvalh Geraldo Adão S Ari Valter Bosca Edmilson Clark Dilson Medeiros Alvarino Cândid Jorge Martins M

Suplentes: Francisco de Alm Mozart Luiz dos Iramar de Avelar Cirilo Martins Po

· Conselho Fisc Efetivos: Adalto Ferreira d Eustáquio Vieira Luiz Carlos Octa

Suplentes: Vitorino Marcos Marcelo Marque Ubiratan Lopes

REPRESENTAÇ

· Conselho Deli Efetivo: Francisco Elói Secretária Gera Vilma da Conceiç

ESCRITÓRIOS DIVINÓPOLIS

Atendente: Ama Fone: (37) 3213 aeamg.org.br Rua Itapecerica CEMIG). Horário: 7h30 às

GOVERNADOR

INTEGRA AEA ‘leva’ um pouco da Associação a Governador Valadares

A equipe da Associação passou pelo Leste de Minas, para realizar ações do INTEGRA AEA. No 31 de julho, reuniu-se com aposentados e pensionistas de Governador Valadares.

Na cidade, o momento foi propício para que os associados pudessem ouvir um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela AEA em todas as áreas, e reencontrar os amigos. Em Valadares, também houve a presença das farmacêuticas da Drogaria Pacheco, que participaram da ação e distribuíram brindes aos participantes.

PRÓXIMO ENCONTRO

Em setembro, com data a ser confirmada, será a vez de Montes Claros receber o projeto INTEGRA AEA, que tem como objetivo sanar dúvidas gerais sobre saúde integral, promover atividades e reforçar a integração com os associados do interior. Além disso, durante os encontros são abordados temas relacionados à prevenção e à qualidade de vida.

ERRATA - Diferentemente do que foi publicado em nota da última edição do JORNAL AEA (nº 122, página 8), intitulada “ENCONTRO NO TRIÂNGULO”, o evento realizado na Churrascaria do Délcio foi organizado e produzido pelo grupo de aposentados do município de Ituiutaba.

Atendente: Ana Fone: (33) 3272 aeamg.org.br Rua Sete de Se Horário: 7h30 às

JUIZ DE FORA Atendente: Rosa Fone: (32) 3223 aeamg.org.br Avenida Rio Bra Horário: 8h às 1

MONTES CLAR

Atendente: Marg Fone: (38) 3221 org.br Praça Pio XII, 19 Horário: 7h30 às

SÃO JOÃO DEL Atendente: Aline Fone: (32) 3372 aeamg.org.br Rua Comendado Horário: 8h às 1

UBERABA Atendente: Thal Fone: (34) 3313org.br Avenida Doutor Horário: 8h às 1

UBERLÂNDIA Atendente: Vand Fone: (34) 3236 aeamg.org.br Rua Vieira Gonç Horário: 7h30 às

Impressão/Tira Gráfica e Editora 2 JORNAL AEA nº 123 - Junho/Julho/Agosto 2018
Houve boa participação dos associados de Governador Valadares AEA GOVERNADOR VALADARES

Coletivo vence eleiçã para DRP e Conselh

Numa disputa acirrada, marcada muitas vezes por ataques pessoais, levianos e caluniosos, a Chapa 2 “De Olho na Cemig Saúde” venceu a eleição para a Diretoria de Relações com Participantes e Conselhos Fiscal e Deliberativo. Depois de dois meses de campanha e votação, o resultado divulgado no último 17 de agosto consolidou o melhor projeto e, consequentemente, a democracia.

Com 4.883 votos, ativos assistidos do PSI confirmaram a reeleição de Marcos Barroso, como DRP titular, e a eleição de Madalene Salomão Ramos, vice-presidente da AEA, como DRP suplente (veja a composição da chapa). Já a chapa 3 obteve 3.236 votos. Foram registrados, ainda, 83 brancos e 18 nulos. Os eleitos tomarão posse no próximo 29 de agosto para um mandato de quatro anos.

“Agradeço a todos pelo empenho e dedicação. A vitória é de todos nós. Vamos continuar lutando pela nossa Cemig Saúde, com muito cuidado e carinho. E, lembre-se: unidos venceremos sempre”, alerta Madalene Salomão.

Na votação para escolha dos Conselhos, outro triunfo da Chapa 2, por 4.867 votos contra 3.263. Houve 72 brancos e 18 nulos. Três associados da AEA compõem o Conselho Deliberativo (assistidos): Silmar José Miranda (titular); Rosenildo Ramos Vasconcelos (suplente); e Vilma da Con-

ceição Dario (sucessora)

O COLETIVO

A Chapa 2 é formada pelo Coletivo de Entidades, do qual faz parte a AEA. A vitória no pleito deste ano é a terceira consecutiva do grupo que é formado também pelas seguintes entidades: Senge, Urbanos, Saemg, Sindsul, Sindicato dos Eletricitários de Juiz de Fora, Sindicato dos Eletricitários de Santos Dumont, Sintest e Sindicato dos Contabilistas.

“Os candidatos da Chapa 2 e o Coletivo de Entidades agradecem a confiança nas eleição da Cemig Saúde e se colocam à disposição dos beneficiários. Deste momento em diante, espera-se a união de todos e muito trabalho em benefício da Cemig Saúde e de todos nós”, comentou o Coletivo de Entidades, por meio de nota.

JORNAL AEA nº 12
CEMIG
Beneficiários
SAÚDE -
dão novo voto de confiança a grupo de Entidades, do qual faz
beneficiários votaram na eleição, o que corresponde a 39,74% dos eleitores aptos 8.220 MEMBROS ELEITOS PARA OS CONSELHOS DRP tom Em lizada n agosto, possou do co m Enders o randa, s sião, t a posse o consel h e fisca até jun h
Madalene Salomão Ramos, vice-presidente da A DRP Marcos Barroso, para um mandato de qua

Mais do que aquecer o frio

Açã coib

viol

a ação

Os sete Escritórios da AEA no Interior se uniram, entre os meses de maio e julho, para amenizar o frio de quem se encontra em situação de vulnerabilidade vivendo em asilos, albergues e demais instituições que recebem pessoas carentes. Por meio da Campanha do Agasalho, realizada anualmente pela Associação, foram arrecadados roupas, cobertores, meias, luvas, gorros e outras peças para atenuar os efeitos das baixas temperaturas.

“Com o empenho das funcionárias dos escritórios do interior e a boa vontade dos associados, conseguimos arrecadar muitos donativos e doá-los a instituições que

atendem pessoas carentes. Dessa forma, mantivemos firmes um dos pilares da AEA, que é o cuidado com a questão social”, observa Wilcks Campos Filho, Diretor de Interior.

CASAS

As instituições atendidas foram: Centro Educacional Rede Jesuíta de Educação (Baependi), Albergue Santo Antônio (São João Del Rei), Lar das Velhinhas, Pastoral da Rua e Casa Bom Samaritano (Montes Claros), Casa de São Francisco (Juiz de Fora), casas espíritas Paulo de Tarso, Joana Darc e Doutor Manuelito (Uberlândia) e Asilo São Vicente (Uberaba).

Barbacena e Juiz de Fora celebram o Dia dos Pais

O Dia dos Pais, comemorado no último 12 de agosto, foi marcado por momentos de reencontro e alegria, em eventos promovidos por funcionários e colaboradores da AEA pelo interior.

Em Juiz de Fora, a comemoração contou com cerca de 80 p essoas entre

associados, familiares e convidados, em festa realizada no Sport Clube Juiz de Fora.

Em Barbacena, o encontro foi organizado pelos colaboradores da AEA na cidade, quando familiares e associados se reuniram no Trem Gourmet.

Na imagem acima, encontro em Barbacena. Na outra foto, familiares, associados e amigos reunidos em Juiz de Fora

Diante de furto ridos na Escritóri Uberlând -tarefa es em parce militar, p as ações últimos gistrados culos, tr mesmo, sede da A dade, sit Gonçalve Martins. O asso Carneiro ve o proj lidária, o entre me colabora para aval feito par criminos tro preli último 1 próximo reunião dessa ve de associ de local.

CASO Segund ram furt dois veíc ciado e o ria), arro de assalt do dia.

4 JORNAL AEA nº 123 - Junho/Julho/Agosto 2018
CAMPANHA DO AGASALHO - Escritórios do Interior se mobilizam e arrecadam roupas, cobertores e outros donativos; dez instituições foram beneficiadas com O Escritório de Juiz de Fora arrecadou dezenas de cobertores PMs se re radores e critório d e AEA JUIZ DE FORA FOTOS ARQUIVO PESSOAL

JORNAL AEA nº

Cálculo é motivo de impasse

AÇÃO DA BITRIBUTAÇÃO - Dados apresentados pela perita da AEA são questionados pela União, que defende “método de esgotamento” para cumprir sentença de pagamento

Uma disputa judicial que se arrasta há 18 anos, ainda sem data para uma solução definitiva. Assim pode ser resumido o drama de 1.176 associados da AEA, participantes da ação da bitributação movida contra a União. A justiça reconheceu o direito dos associados e, agora, está em discussão qual referência de cálculo será utilizada para pagar o que é devido. Estima-se, contudo, que o processo tramite por mais uns três anos. “Muitas das pessoas que entraram na ação já não estão mais aqui conosco, faleceram”, lamenta o associado Adolpho Moreira Cotta.

No último dia 9 de agosto, o advogado Alberto Maimoni, representante da AEA na ação, esteve na Sede BH para falar sobre o andamento do processo. “No Brasil, temos duas fases da ação. A primeira é a do conhecimento, quando o juiz vai definir o direito. Nela, o judiciário reconheceu que o imposto pago de 1989 a 1995 caracterizou a bitributação e precisa ser devolvido. Passada essa etapa, estamos na fase da execução”, explica.

A Associação contratou uma perita para levantar os valores que a União tem de devolver. Com base nesses

dados, foi feita uma petição de cumprimento de sentença. A União, por sua vez, apresentou uma impugnação, na qual apresenta outro argumento para cumprir a execução. “No nosso entendimento, o cálculo deveria ser feito pegando o imposto de renda pago de 1989 a 1995, separar o que incidiu sobre a contribuição, atualizar e devolver aos associados. A União, contudo, defende que seja utilizado o ‘método de esgotamento’, que só beneficia a ela”, argumenta o advogado.

Na tese defendida pela União, do “saldo” levantado entre 1989 e 1995, que precisa ser devolvido, o valor é “esgotado” a partir das restituições de 1996. “O judiciário vai aceitar um cálculo ou outro. Se não aceitar o nosso,

vai ter gente que não vai receber nada. Outros, poderão receber menos do que pensavam inicialmente. Trata-se de um método antijurídico porque, no nosso entendimento, não respeita uma série de princípios constitucionais e estamos indo contra”, ressalta Maimoni.

PRÓXIMOS PASSOS

Desde março, o processo está com o juiz, à espera de uma sentença, para determinar se o valor a ser pago será o baseado no cálculo da AEA ou no da União. “Após essa sentença, uma das partes vai recorrer para o TRF. A mesma situação ocorrerá nesta fase, recorrendo ao STJ. Se não houver discordância das partes, pode-se encerrar aí. Ou seja, deve desenrolar por mais uns três anos”, projeta.

Judiciário lent o vontade da Un

Durante a conversa entre Alberto Maimoni, Diretores da AEA e associados ficou evidente a insatisfação daqueles que esperam há anos receber pelo seu direito, mas esbarram na morosidade da justiça. Afinal, de acordo com a projeção do advogado, o processo ultrapassará as duas décadas de tramitação.

“Antes de vir aqui eu estava preocupado. Agora, vou voltar ainda mais preocupado porque, diante do que a União tem feito, nossa situação pode piorar”, desabafou o associado Delvo José Vargas Araújo.

e conta c humano p volume d está traba cês, porqu benevolen Sobre costuma r rio em B à demora processo, com natur ouvirmos gado e a zendo nad mados e n nenhum q também e isso (rece pelo dinh sabemos sendo víti tiça. Todo poníveis n tão sendo advogado os aposen ber”,

Para o advogado, além de contar com um judiciário deficitário em vários aspectos, a União tem usado todas as estratégias para dificultar a execução da sentença. “A justiça federal é lenta, ruim. O Tribunal Regional Federal da 1º Região, por exemplo, abrange vários estados asse
O advogado Alberto Maimoni, representante da BH para falar sobre o andamento do processo que
Os associados que entraram com ação, em 2000, vivem a ansiedade para uma solução definitiva do imbróglio, para que possam, enfim, receber

A saúde sob vários aspectos

JORNADA - Quarta edição do evento reúne profissionais de áreas distintas para falar sobre o homem como ser integral

De Olho na Saúde

Ser feliz ajuda a c bem à terceira id

A Associação promoveu, de 6 a 8 de agosto, a IV Jornada da Saúde - O Homem Como Ser Integral. O objetivo foi abordar o tema saúde de forma mais ampla e abrangente, por meio de palestras com profissionais das áreas de saúde financeira, saúde física e saúde espiritual. O encontro foi organizado pela Área Social da AEA.

“Um dos objetivos da nossa gestão e falar sobre saúde cada vez mais, de forma sempre ampla”, aponta João Isidro Vinhal, Diretor Presidente da AEA.

Responsável por falar sobre as finanças, o administrador de empresas, Alexandro dos Santos, foi taxativo. “Deve-se ter controle com a saúde, e cuidar do bolso não é menos importante. Meu objetivo é despertar em cada um a coragem de enfrentar a realidade financeira, controlando o que entra e o que

sai. Além disso, ter coragem para dizer ‘não’ em relação aos endividamentos provocado por terceiros”, alerta.

A médica generalista, Bárbara Victoria dos Santos Nascimento, abordou o bem estar físico e como se comportar para manter a saúde na fase idosa.

“Estou muito satisfeita de participar deste evento, porque defendo a medicina multidisciplinar, tratando a saúde

de forma abrangente, com profissionais de várias áreas e individualizado. Afinal, o que pode ser útil para uma pessoa não terá a mesma eficácia em outra”, avalia a médica.

Já a aposentada da Cemig, Mércia Salomé Silva, dividiu seus conhecimentos com a plateia sobre o bem estar espiritual. “Isso influenciará em todas as demais áreas da vida de cada um”, diz

Farmácia Solidária será inaugurada em outubro

A partir do próximo 1º de outubro, aposentados e pensionistas terão a possibilidade de adquirir medicamentos, de forma gratuita, na Farmácia Solidária da AEA. A ação será implementada em parceria com a Associação dos Amigos e Usuários de Medicamentos Excepcionais (Assaumex), com o objetivo de fornecer re-

médios aos associados de BH e dos sete Escritórios no interior.

Para ter direito, deve-se agendar atendimento com a assistente social, Thais Carvalho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Além de fornecer, a AEA vai arrecadar medicações diversas que estejam na embalagem original e dentro do prazo de

validade, mesmo em sobras de cartelas. Só não serão aceitas aquelas que precisam ser conservadas na geladeira. Mais informações, entrar em contato pelo (31) 3224 8323, pessoalmente na Sede BH (Avenida Afonso Pena, 867, 17º andar, Centro), ou em um dos Escritórios do interior (veja endereços e telefones na página 2).

Com o aumento da expectativa d -se importante garantir aos idosos n longevidade, mas, também, felicidade vida. Em estudos recentes, foi verific mais satisfeitas com a vida, tendem a condições físicas melhores do que aq insatisfeitas.

Ter uma terceira idade feliz, depen tores, mas principalmente da forma percebe nessa fase da vida e da sua c adaptar às mudanças e transformaç envelhecimento. Idosos que não cons tar a essas mudanças acabam se isola e diminuindo a interação com outras pode levar a perda da satisfação, do tivação, comprometendo suas capacid telectuais e emocionais.

Para os indivíduos que apresentam crônica, adaptar-se ao processo de e ser mais trabalhoso, mas não imposs tação além de ajudar a diminuir o imp na qualidade de vida, ajuda também a comprometimentos.

Outro desafio do processo de envelh mitir que essa fase possa ser vivida co ência positiva, um conceito definido p Mundial da Saúde (OMS) como “envelh

A palavra “ativo”, refere-se à partic nas questões sociais, econômicas, cultu e civis, e não somente à capacidade de te ativo ou de fazer parte da força d permite que pessoas mais velhas, que ram ou que apresentam alguma doença especial, continuem a contribuir ativa familiares, companheiros, comunidade

O objetivo do envelhecimento ativ expectativa de uma vida saudável e vida para todas as pessoas que estã inclusive as que são frágeis, fisicam tadas e que requerem cuidados. Para mental manter, respeitar e estimular quem tem mais de 60 anos, preservan de controlar, lidar e tomar decisões como se deve viver diariamente, de a próprias regras e preferências e su com alguma ou nenhuma ajuda de terc

JORNAL AEA n AEAn n 6 JORNAL AEA nº 123 Junho/Julho/Agosto 2018
A médica Bárbara Victoria dos Santos defende a medicina multidisciplinar

Fraude milionária contra os idosos

INVESTIGAÇÃO - Com o pretexto de solicitar revisão do valor da aposentadoria, grupo que age em BH teria dado prejuízo de mais de R$ 26 milhões

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitou intervenção da polícia civil para investigar denúncias de aposentados e pensionistas que teriam sido lesados pela Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ABSP), que funciona na avenida Paraná, número 485, 10º andar, no centro de Belo Horizonte. Com a falsa promessa de obter ganhos com revisões de benefícios, o prejuízo causado às vítimas pode ultrapassar os R$ 26 milhões, conforme levantamento do Procon Assembleia.

O requerimento da Comissão foi feito no último dia 18 de julho, após audiência pública com a presença de parlamentares, representantes dos

órgãos de proteção ao consumidor e da polícia, e pessoas que foram lesadas pela ABSP.

“Diante de tudo que foi relatado, precisamos da atuação da polícia, do Judiciário e do Ministério Público, para que possam encontrar algo que intimide e iniba essa atuação criminosa que se arrasta há quase seis anos”, avalia Gilberto Dias de Souza, gerente do Procon.

“Isso é crime. Temos de atuar, todos os órgãos possíveis, para que essa associação seja extinta pelas práticas criminosas contra o cidadão vulnerável que é o idoso”, completa Marcelo Barbosa, coordenador do Procon.

CARTA

A abordagem aos clientes é feita por meio de corres-

Capacitação gratuita para maiores de 60

Que tal se tornar empreendedor após os 60 anos? Se você tem interesse, o Instituto de Pesquisa e Projetos de Empreendedores pode ajudá-lo a alcançar a meta, por meio do curso Empreendedorismo na Melhor Idade/Maturidade. A ação é desenvolvida em parceria do Conselho Municipal do Idoso da Prefeitura de

Belo Horizonte, e capacita os interessados para que possam criar negócios próprios ou atuar em organizações como empregado, coaching, voluntários, entre outros. As turmas são iniciadas semanalmente e a inscrição pode ser feita pelo site: www.institutoippe.org. br. Mais informações pelo telefone (31) 3643 7265.

pondência. Nela, afirma-se que os valores recebidos de aposentadoria estariam defasados. Com isso, o ajuste do pagamento seria obtido por intermédio de ação judicial. Além dessa promessa, o grupo oferece outras vantagens, como ganhos relativos à revisão da URV (Unidade Real de Valor). No entanto, para aderir e ter direito à revisão, o aposentado precisa

pagar taxas que variam de R$ 1,2 mil a R$ 10 mil, segundo as denúncias.

“São ações repetitivas que a justiça pacificou como improcedentes, sabidamente derrotadas. Há seis anos, solicitamos que nos apresentassem uma sentença sequer favorável e, até hoje, estamos esperando. São ações 100% derrotadas”, argumenta o gerente do Procon Assembleia.

INSS paga primeira parcela do 13º

A primeira parcela 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será paga entre 27 de agosto e 10 de setembro, conforme tabela de pagamentos de 2018. Neste primeiro pagamento não haverá desconto de Imposto de Renda, que será cobrado em novembro e dezembro, quando a segunda parcela for paga.

Tem direito ao 13º salário quem recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Advo

repr e em m mil pr

Levan t con, co m núncias ao órg ã aponta q lesada p R$ 4,2 m mente c que tem associaç aposent a madame Se for m cerca d e que est ã mente n a por mei o lores ch milhões ” Aurélio Costa, a do órgã o consumi

“São ações c advoga d registro Paulo, m registro am aqui provaçã o quadrilh têm de s centa Pe

A Anap de setem 17h30, o s Político-E impactos são”. O en no auditór bertas. Ma www.anap (61) 3326(61) 8570

JORNAL AEA nº 1
No último mês, o Procon Assembleia recebeu cerca de três reclamações por dia contra a ABSP, todas indicando que se trata de mais um golpe LUIZ SANTANA/ALMG
Anap semi capita

Encontrão em Olímp

No próximo mês de setembro, começam as inscrições para o 17º Encontrão, principal evento turístico promovido pela AEA. Em 2019, o destino escolhido é Olímpia, no interior de São Paulo. O local, sede do encontro em 2015, foi bastante elogiado pela ótima estrutura oferecida pelo Royal Thermas Resort e Parque Thermas dos Laranjais (foto).

A saída será em 21 de abril de 2019, com retorno no dia 26. A viagem pode ser parcelada em até 8 vezes: 30/9, 30/10, 30/11, 30/12, 30/1, 28/2, 30/3 e 30/4.

O pacote inclui: transporte, hospedagem, pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e atrações noturnas. Mais informações e reservas com Marcela, pelo (31) 3224 8323.

JORNAL AEA nº 1 Convidado R$
Convidado R$
Convidado R$
Conv R$ 2.3 Convidado R$ 2.343,00 Conv R$ 2.3 Convidado R$ 2.420,00 Conv R$ 2.3 Conv R$ 2.4 Conv R$ 2.3 Sócio R$ 2.140,00 Sócio R$ 2.130,00 Sócio R$ 2.130,00 Só R$ 2.1 Sócio R$ 2.130,00 Só R$ 2.1 Sócio R$ 2.200,00 Só R$ 2.1 Só R$ 2.2 Só R$ 2.1 Barbacena Juiz de Fora Montes Claros São João del Rei Uberaba Sete Lagoas Uberlândia Belo Horizonte Divinópolis Governador Valadares Governador Valadares * Valores por pessoa
2.350,00
2.343,00
2.343,00
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.