JORNAL AEA-MG nº122 - março/abril/maio 2018

Page 1

Jornal AEA

Apoio para defender nossos participantes

Como integrante do Coletivo de Entidades, a AEA apoia e compõe a Chapa 2 “De Olho na Forluz” nas eleições da Fundação. A votação começou no último 21 de maio e vai até 7 de junho. Os votos só podem ser registra-

Balanço patrimonial é aprovado

Assembleia Geral Ordinária aprovou, por unanimidade, prestação de contas da Associação, referente ao exercício 2017. Saldo apontou superávit e recuperação, se comparado a 2016.

Aposentados são alvo de golpistas

Associados relatam terem sido alvo de criminosos. Geralmente, a tentativa de golpe se dá por meio de contato telefônico, quando tentam obter dados pessoais. Orientaçao é não fornecer nenhuma informação.

dos pelo telefone e pelo site e vão escolher os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além da Diretoria de Relações com Participantes. A Diretoria da Associação entende que a Chapa 2 representa o grupo que de-

fende as demandas de aposentados e pensionistas nas questões referentes à previdência complementar. Já a eleição da Cemig Saúde, que ocorreria no mesmo período, foi cancelada. Novo edital será lançado em breve

FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT. PÁG 3
PÁG
PÁG 6
2
16º ENCONTRÃO. Evento recebeu cerca de 500 participantes entre associados, familiares e convidados, durante cinco dias de descanso e lazer no Casa Grande Hotel Resort e SPA, no Guarujá (SP). Para o próximo ano, a possibilidade é que Olímpia, também no interior paulista, seja a sede, como ocorreu em 2015. No destaque, momento do baile realizado pela banda Trilha Sonora.
Sede - Av. Afonso Pena, 867 - Conj. 1.701 - Edifício Acaiaca - CEP 30130-002 - Fone: (31) 3224-8323 / www.aeamg.org.br
/ comunicacao@aeamg.org.br
Publicação da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig w nº 122 w Março/Abril/Maio de 2018 RODRIGO RODRIGUES

Palavra do Presidente - Conectividade social

A palavra já se tornou bastante usual no nosso dia a dia: conectar. A todo momento, costumamos dizer que estamos “conectados” a tudo e a todos. Mas, de onde surgiu o termo, aparentemente comum e versátil, que passou a fazer parte do cotidiano?

Conectar vem do latim clássico connectere, no latim vulgar, conectare, com o significado de: ligar, unir, juntar, interligar, acoplar, fundir, vincular, agregar, entre outros. Por isso, na rapidez em que vivemos nos últimos tempos, o momento é o de estarmos conectados ao mundo, por meio de pessoas e outras ferramentas disponíveis.

Estando conectados de forma pessoal ou “online”, estaremos aptos a estabelecer uma comunicação em tempo real mais eficiente para otimizar processos, tendo capacidade redobrada para gerir, administrar e auxiliar nas tomadas de decisões.

No caso da nossa AEA, temos trabalhado muito neste aspecto. Com o engajamento de todos diretores,

conselheiros e empregados, estamos buscando transformar atividades consideradas até então amadoras, em ações prioritariamente profissionais. Entendemos que, dessa forma, estaremos colocando nossa Entidade no “ritmo” do mundo atual.

Ressaltamos que as dificuldades não são poucas, uma vez que nossos recursos são escassos. A alternativa, acreditamos, é trabalhar em busca meios para incrementar a arrecadação e, consequentemente, fortalecer as ações da AEA em prol dos nossos associados. No entanto, como somos uma entidade sem fins lucrativos precisamos encontrar a forma legal mais adequada.

Um desafio que temos encarado é a dificuldade de conexão com boa parte de nossos associados. Em função da nossa faixa etária, de certa forma avançada, não temos encontrado uma forma “ideal” para estarmos conectados o tempo todo, a todos.

Este é um dos nossos objetivos primordiais e mais valiosos, pois ne-

cessitamos saber como estão nossos aposentados e pensionistas, para sabermos quando e como atuar de forma profícua junto aos mesmos. Quer seja no acolhimento, na divulgação de informações das atividades exercidas na associação em favor de todos e na prestação de assistência, uma das missões da Associação.

Para que possamos atingir essa meta, fazemos aqui um apelo a todos, em nome de nossa Diretoria colegiada: venha participar e auxiliar a definir os rumos da nossa Associação, venha fazer parte da vida da nossa AEA.

Assim, poderemos estreitar e manter nossa “conectividade social”, pois, juntos, seremos cada vez mais fortes e conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos!

COMUNICADO IMPORTANTE

Diante das falsas notícias que estão sendo divulgadas sobre ação que tramita na justiça, desde o início de 2016, na qual a Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig questiona a alteração unilateral promovida pela patrocinadora na apólice do Seguro de Vida em Grupo, a AEA informa que até o presente o momento, NÃO HÁ, SEQUER, SENTENÇA PROFERIDA NO PROCESSO. TAL INFORMAÇÃO é FALSA e a AEA NÃO “PERDEU” A AÇÃO.

Pelo que apuramos, o BOATO está sendo disseminado por pessoas que têm como objetivo causar apreensão nos associados, motivadas única e exclusivamente por interesses escusos. Informamos que as medidas legais contra essa onda de informações falsas já estão sendo tomadas e os responsáveis por tais mentiras serão intimados a respondê-las no âmbito da justiça. Para finalizar, esclarecemos que a ação segue sendo discutida na justiça e os advogados que representam a AEA na demanda estão em permanente vigilância quanto aos desdobramentos e movimentações. Reiteramos, contudo, que, até o momento, NÃO HÁ SENTENÇA DE PRIMEIRO GRAU, FAVORÁVEL OU DESFAVORÁVEL À AEA. No site do TJMG pode ser consultado o andamento do Recurso Especial para o STJ, questionando a decisão do juiz da 4ª Vara da Fazenda que declinou a sua competência para a Justiça do Trabalho. Seguem, abaixo, os links e numerações para consulta. www.tjmg.jus.br - 2ª Instância - processo 0648406-73.2017.8.13.0000 www.trt3.jus.br - consulta processo PJe 0011360-15.2017.5.03.0005 - Processo na 5ª Vara do Trabalho 0011813-25.2017.05.03.0000 - Mandado de Segurança no TRT

Qualquer dúvida sobre o processo pode e deve ser esclarecida diretamente com o advogado Enderson Couto Miranda, pelo telefone: (31) 3291 6752.

Esta é uma publicação editada pela Associação dos

Eletricitários Aposentados e Pensionistas da CEMIG e Subsidiárias

(AEA-MG), para distribuição gratuita. Edifício Acaiaca - Av. Afonso Pena, 867 Conj. 1.610 e 1.701- CEP 30130-002

Belo Horizonte MG - Telefax (31) 3224.8323

E-mail: comunicacao@aeamg.org.br Site: www.aeamg.org.br

· Diretoria Executiva 2018/2020

Diretor Presidente João Isidro Vinhal

Vice-Presidente Madalene Salomão Ramos

Diretor Administrativo Edi Ângelo

Diretora Financeira Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira

Diretor de Intercâmbio Milton Pinto de Andrade

Diretor Social Afonso Barros Machado

Diretor de Interior Wilcks Campos Filho

Diretor de Promoções Marcílio de Morais

· Conselho Deliberativo 2017/2019

Efetivos:

Elmanio Carvalho Vilela - Presidente Geraldo Adão Santos

Ari Valter Boscatte

Edmilson Clark

Dilson Medeiros de Oliveira

Alvarino Cândido Lima Jorge Martins Mucci

Suplentes:

Francisco de Almeida Campos Mozart Luiz dos Santos Iramar de Avelar

Cirilo Martins Pontes

· Conselho Fiscal 2018/2020

Efetivos: Adalto Ferreira dos Santos - Presidente Eustáquio Vieira Luiz Carlos Octaviano

Suplentes:

Vitorino Marcos Arcanjo Marcelo Marques Nascimento Filho Ubiratan Lopes da Silva

REPRESENTAÇÃO DA AEA

· Conselho Deliberativo da FAP Efetivo: Francisco Elói Secretária Geral FAP

Vilma da Conceição Dário

ESCRITÓRIOS NO INTERIOR DIVINÓPOLIS

Atendente: Amanda Resende Fone: (37) 3213-4895 / E-mail: divinopolis@ aeamg.org.br

Rua Itapecerica, 151, Centro (no escritório da CEMIG).

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h às 17h

GOVERNADOR VALADARES

Atendente: Ana Luíza Araújo Ferraz Fone: (33) 3272-1044 / E-mail: valadares@ aeamg.org.br

Rua Sete de Setembro, nº 3018, Centro. Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

JUIZ DE FORA

Atendente: Rosa Mizael Fone: (32) 3223-1697 / E-mail: juizdefora@ aeamg.org.br

Avenida Rio Branco, nº 2555 – Sala 505, Centro. Horário: 8h às 11h - 13h30 às 18h

MONTES CLAROS

Atendente: Margarida dos Reis Fonseca Fone: (38) 3221-6690 / E-mail: moc@aeamg. org.br

Praça Pio XII, 192, sala 08, Centro. Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

SÃO JOÃO DEL REI

Atendente: Aline Cesari

Fone: (32) 3372-1672 / E-mail: saojoaodelrei@ aeamg.org.br

Rua Comendador Costa, 160, Centro. Horário: 8h às 11h30 - 13h às 17h

UBERABA

Atendente: Thalita Rodovalho

Fone: (34) 3313-0245 / E-mail: uberaba@aeamg. org.br

Avenida Doutor Fidélis, 481, sl 17, Bairro Centro. Horário: 8h às 12h - 13h às 17h

UBERLÂNDIA

Atendente: Vanda Maria Santos

Fone: (34) 3236-5293 / E-mail: uberlandia@ aeamg.org.br

Rua Vieira Gonçalves, nº 558, Bairro Martins. Horário: 7h30 às 17h

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Rodrigo Rodrigues - MG 10.575/JP

REDAÇÃO, EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Rodrigo Rodrigues

Impressão/Tiragem: Gráfica e Editora Del del Rey / 5.500 exemplares

2 JORNAL AEA nº 122 - Março/Abril/Maio 2018

AEA apoia Chapa 2 na eleição da Forluz

DISPUTA - Associação integra Coletivo de Entidades que defende interesses de aposentados e pensionistas

Participantes da Forluz têm até as 23h59 do próximo 7 de junho para registrar os votos na eleição da entidade. A votação teve início no último 21 de maio, e tem como objetivo escolher membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e os Diretores de Relações com Participantes da Fundação.

De acordo com o regulamento do pleito, a votação só pode ser feita por telefone ou pela internet, por meio de senha enviada via Correios aos participantes. Quem tiver dificuldade em registrar o voto deve entrar em contato com a AEA, que conta com terminais de computadores aptos para a votação.

Como integrante do Coletivo de Entidades, a AEA a compõe e apoia a Chapa 2, denominada “De Olho na Forluz”, tendo indicado, inclusive, dois associados: Enderson Couto de Miranda (advogado que representa a AEA na ação do

Seguro de Vida) e Roseli Conceição Maciel (confira os membros no quadro abaixo).

“Os aposentados e pensionistas associados ou não à AEA têm a oportunidade de engrandecer, cada vez mais, nossa entidade dando seu voto para quem os representa de verdade junto à Forluz e fi scaliza os atos da patrocinadora contra nossas conquistas”, argumenta João Isidro Vinhal, Diretor Presidente da Associação.

LEGITIMIDADE

Além disso, ele reforça que a AEA é a legítima representante de aposentados e pensionistas. “Estamos sempre lutando, até mesmo na justiça, contra aqueles que querem tomar nossos direitos, como é o caso da ação do Seguro de Vida. Precisamos e necessitamos da união de forças para que possamos ser atendidos em nossas demandas”, acrescenta.

Opinião semelhante tem o Edi Ângelo, Diretor Ad-

ministrativo da Associação. “A Chapa 2 é a chapa da AEA, é a (chapa) que defende o interesse de aposentados e pensionistas nas tomadas de decisões da Cemig Saúde e da Forluz. Por isso, pedimos aos nossos associados que abracem, mais uma vez, essa causa e votem. É fundamental que tenhamos representantes defendendo, diretamente, o nosso direito, o direito de aposentados e pensionistas”, ressalta Edi Ângelo.

CANDIDATOS FORLUZ

LIVRE CONSELHO DELIBERATIVO ASSISTIDO

Roseli Conceição Maciel (Titular)

Magno Augusto de Aquino (Suplente)

Francisco de Assis Perdigão (Sucessor)

CONSELHO FISCAL (ATIVO)

Espedito

Guilherme

3 JORNAL AEA nº 122 - Março/Abril/Maio 2018
DRP - Diretoria de Relação com os Participantes Marcos Tulio Silva (Titular) João José Magalhães Soares (Suplente) José Firmo do Carmo Júnior (Sucessor) Carlos Renato de Almeida (Titular) Gonçalves Junior (Suplente) Mafra Nicolau (Sucessor) Vanderlei Toledo (Titular) / Enderson Couto de Miranda (Suplente)
SENGE-MG
Em destaque, alguns dos apoiadores, candidatos e integrantes do Coletivo de Entidades De Olho na Forluz
COMUNICAÇÃO

Nos encontramos em

16º ENCONTRÃO - Evento reuniu centenas de associados, familiares e convidados no Guarujá; no próximo

Foram, em média, 10 horas de viagem para romper os 680 quilômetros de estrada que separam a capital mineira do litoral paulista. Pode-se dizer, no entanto, que o sacrifício foi recompensando pelos cinco dias de lazer e descanso em uma hospedagem de alto nível, emoldurada pela vastidão do Oceano Atlântico. Assim pode ser resumido o 16º Encontrão, evento que reuniu cerca de 500 pessoas entre associados, familiares e convidados no Casa Grande Hotel Resort e Spa, no Guarujá (SP), de 7 a 11 de maio.

Como já se tornou costume, mal termina um Encontrão e os associados passam a viver a expectativa pelo próximo. “Em 2019, temos 90% de chances de voltar a Olímpia (SP)”, adiantou Marcílio de Morais, Diretor de Promoções da AEA. A cidade paulista foi sede do evento, em 2015, e deixou ótima impressão nos participantes.

Durante cinco dias, a “família” AEA teve a oportunidade de vivenciar momentos de descontração, descanso, confraternização

e muita alegria, ao desfrutar da sofisticada estrutura oferecida e das belezas naturais do Guarujá. “Foi muito bom reunir tantas pessoas de diversas regiões do estado. Só temos a agradecer a participação de todos que abrilhantaram nosso Encontrão”, reconheceu João Isidro Vinhal, Diretor Presidente da AEA.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do Encontrão foi marcada por uma missa, celebrada por André Cunha de Figueiredo Torres, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro - Guarujá. Houve, ainda, uma apresentação teatral do grupo da AEA.

Nos demais dias, a programação incluiu, show de mágica, torneio de truco, passeios opcionais pela região, atendimento presencial e atividades físicas e de lazer, promovidas pela equipe da Cemig Saúde, sol, mar, e muita música toda noite, tendo como ponto alto o grande baile realizado pela banda Trilha Sonora que foi até a madrugada.

O Encontrão reuniu cerca de 500 pessoas que puderam desfrutar de momentos de lazer e descontração no belo litoral paulista

Parte da Diretoria e Conselho da AEA, com equipe da Cemig Saúde, no encerramento do evento

ano,

4 JORNAL AEA nº 122 - Março/Abril/Maio 2018

em 2019

Pesquisa vai avaliar o evento

A avaliação inicial da organização do Encontrão foi positiva, baseada nas conversas com associados durante os cinco dias de passeio e após o evento. Apesar disso, cada viajante recebeu um questionário para ser respondido e encaminhado à AEA.

Trata-se de uma pesquisa de satisfação, por meio da qual o participante vai avaliar aspectos como local do evento, acomodações/estrutura/atendimento, eventos temáticos e recreação, além de poder dar sugestões ou fazer críticas.

O objetivo da pesquisa é melhorar o que está dando certo e ajustar eventuais problemas que tenham sido observados pelos associados. Por isso, é muito importante que todos respondam ao questionário e entregá-lo na Sede BH ou nos Escritórios do Interior. Dessa forma, será possível fazer uma avaliação objetiva do evento para que o 17º Encontrão seja ainda melhor.

Rivalidade sadia no torneio de truco

A cada Encontrão, uma atração à parte é o Campeonato de Truco. Embora seja um momento de lazer, a disputa é levada a sério pelos associados e envolve muitos apreciadores do carteado. Como não poderia ser diferente, o vencedor sempre tira aquela “onda” com quem ficou pelo caminho. Neste ano, dez duplas participaram do torneio, realizado nas dependências do Casa Grande Hotel Resort. Ao fim dos embates, a parceria vencedora foi a formada por Tereza Dário e Antônio José Fialho. Em segundo lugar ficou a dupla composta por Ari Valter Boscatte e Vitorino Marcos Arcanjo.

5
Tereza Dário e Antônio José Fialho bateram as demais duplas e foram os campeões ano, Olímpia (SP) está cotada para ser a sede A missa celebrada pelo padre André Cunha de Figueirdo abriu o evento O grande show da banda Trilha Sonora não deixou ninguém ficar parado
JORNAL AEA nº 122 Março/Abril/Maio 2018
Equipe da Cemig Saúde promoveu algumas atitivades físicas e de lazer FOTOS RODRIGO RODRIGUES

Assembleia aprova contas

NO AZUL - Por unanimidade, balanço patrimonial da AEA, referente ao exercício 2017, é referendado pelos associados

De Olho na Saúde Síndrome

do Olho Seco

O inverno chegou e com ele o frio que traz alguns transtornos para a saúde ocular da população. Quem nunca sentiu coceira, ardor, sensação de queimação e de areia nos olhos, além de irritação e olhos vermelhos? Essas são algumas das queixas mais frequentes do período. Isso se deve à Síndrome do Olho Seco, causada pela pouca quantidade ou má qualidade da lágrima para manter o olho lubrificado. Ela atinge cerca de 15% da população brasileira.

O aumento dos sintomas durante o inverno está relacionado aos baixos índices de umidade, característicos da estação, que facilitam a evaporação das lágrimas, responsáveis pela lubrificação do olho. A Síndrome do Olho Seco é uma doença crônica mais frequente neste período, mas pode ocorrer em todas as estações.

Embora seja uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo reverter o que arrecada em prol dos associados, o ano passado apurou superávit de R$ 29.612,24, comprovando a recuperação em relação a 2016, quando houve déficit de R$ 36.087,20.

Os dados foram apresentados no último 16 de abril e aprovados, por unanimi-

dade, pela Assembleia Geral Ordinária, realizada na Sede da AEA. Além do balanço patrimonial, também foi referendado o Orçamento de 2018 da Diretoria Executiva.

Elmanio Carvalho Vilela, presidente do Conselho Deliberativo da AEA, ressaltou que o resultado está diretamente ligado ao esforço feito pela Diretoria

que finalizou a gestão em dezembro de 2017.

“Aprovar contas é muito importante porque significa avaliar resultados. Costumo comparar a administração da nossa Associação a uma corrida de revezamento, quando o bastão é passado de gestão em gestão. A história da AEA é essa”, compara o Conselheiro Deliberativo.

Projeção dos gastos está sendo reavaliada

Alguns hábitos do dia a dia, como passar muito tempo na frente do computador ou da TV e ler por muitas horas, contribuem para os sintomas. Normalmente, piscamos cerca de 20 vezes por minuto e, durante estas atividades, essa frequência pode reduzir de 3 a 4 vezes. Dentre outros fatores de risco, podemos destacar medicamentos, como antidepressivos, anti-hipertensivos e antialérgicos. Mulheres na menopausa, idosos e usuários de lentes de contato também têm maior propensão. Além disso, traumas (queimaduras química e térmica), doenças reumatológicas e do sistema imunológico também estão associadas à disfunção lacrimal.

Ao sentir incômodos, é importante procurar um oftalmologista. O tratamento mais comum é o uso de colírios que simulam as lágrimas e que melhoram a lubrificação. Porém, se for identificada a necessidade de uso contínuo, é primordial a análise de um especialista. Já em casos mais graves, a Síndrome do Olho Seco pode ser tratada por meio de anti-inflamatórios e outros medicamentos ou até mesmo com intervenções cirúrgicas. É importante enfatizar que a automedicação nunca é indicada.

MIL

reais foi o superávit apurado pela Associação no balançao financeiro referente ao exercício 2017

Com as contas de 2017 devidamente aprovadas, o próximo passo já foi dado. Trata-se da revisão completa dos gastos para que o plano orçamentário para este ano seja adequado à realidade.

“Assumimos em janeiro e elaboramos a projeção com base no último exercício. Desde então, passamos

a revisar todos os gastos e estamos fazendo o acompanhamento do que já foi feito em janeiro e fevereiro para ajustar o plano de contas. É fundamental que o orçamento ‘converse’ com o plano de contas e com o planejamento anual”, observa Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira, Diretora Financeira.

Outras atitudes podem ser tomadas para ajudar no desconforto: o uso de umidificadores de ambiente e o aumento da ingestão de água, por exemplo. Fazer pausas esporádicas durante atividades prolongadas em frente ao computador também ajudam. Como oftalmologista, minha dica para o inverno é hidratar tanto o corpo quanto os olhos. Também procure um oftalmologista para avaliar sua saúde ocular. A Síndrome do Olho Seco não tem cura e sim controle, portanto precisa ser diagnosticada e corretamente tratada. Caso contrário, pode gerar distúrbios graves à superfície ocular e prejudicar a qualidade visual.

Por Bárbara Vargas Oftalmologista do Hospital de Olhos Rui Marinho

JORNAL AEA nº 121- Janeiro/Fevereiro 2018 6 JORNAL AEA nº 122 Março/Abril/Maio 2018
29
Os associados referendaram a prestação de contas do ano passado e o Orçamento 2018 da Diretoria Executiva

Aposentados na mira de golpistas

CUIDADO - AEA alerta associados sobre ação de criminosos que entram em contato para solicitar informações pessoais, cometer estelionato e lesar cidadãos

Aposentados e pensionistas estão sendo alvo de golpistas, mais uma vez. A estratégia dos criminosos não é novidade, mas há sempre o risco de alguma pessoa ser fisgada pela promessa de receber algum dinheiro “atrasado”. Nos últimos dias, associados encaminharam à AEA relatos sobre ligações telefônicas recebidas, com a promessa de patrocinar ação na justiça para ter acesso a algum valor que estaria retido, por exemplo, no INSS ou direito a créditos do FGTS.

Caso receba ligação com pedido de informações sobre dados pessoais ou a realização de depósitos bancários para a liberação de algum pagamento, não siga as orientações. Desconfie porque pode estar prestes a levar um golpe.

Foi o cuidado que teve a aposentada Genildes Hubner Leite para se livrar de uma armadilha. “Recebi uma ligação e a pessoa se identifi-

cou como sendo da Forluz. Como estava viajando e a ligação ruim, disse para retornar depois. Mas desconfiei. Depois, ligaram e se identificaram como representante do sindicato. Durante a conversa, pediram que passasse meus dados porque eles tinham entrado com ação para correção do FGTS e iriam me inscrever com o grupo que estava na justiça. Pediram número de identidade, PIS/Pasep, carteira de trabalho. Cheguei a pegar a pasta com os documentos, mas desconfiei e disse que entraria em contato posteriormente”, conta a associada.

CASOS NO INTERIOR Além do relato de Genildes, outros casos foram reportados à AEA em Belo Horizonte e em pelo menos três Escritórios da Associação no interior (Divinópolis, Montes Claros, São João del Rei). “Um aposentado de Brasília de Minas entrou

Audiência é remarcada

Em audiência para tratar da ação do Seguro de Vida, realizada no último dia 21 de maio, a juíza Célia das Graças Camposa, da 5ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, remarcou a sessão para o próximo 30 de agosto.

“Explicamos para a juíza que a subida do nosso Recurso Especial para o STJ de-

pende do julgamento de um Agravo de Instrumento, no qual questionamos decisão da 4ª Vara da Fazenda que declinou a sua competência para a Justiça do Trabalho. Diante disso, a juíza remarcou a data da audiência”, informa Enderson Couto de Miranda, advogado que representa a AEA na ação.

em contato para falar sobre uma ligação que havia recebido de ‘uma pessoa do sindicato’. Na conversa, solicitaram-lhe dados pessoais para entrar com uma ação, mas ele não passou. A orientação que temos dado é para não passar, em hipótese alguma, as informações. E, em caso de dúvida, entrar em contato conosco”, ressalta Margarida dos Reis Fonseca, atendente do Escritório de Montes Claros.

1.222

Previdência e Forluz não solicitam dados por telefone

A Previdência já divulgou vários comunicados alertando que não solicita dados pessoais de seus segurados por email ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar atendimento ou realizar seus serviços. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a central, pelo número 135.

A mesma precaução já foi tomada pela Forluz, depois que alguns casos chegaram à entidade. Matéria publicada em seu site alertou os participantes. “Em um dos casos, um suposto advogado pediu o pagamento de R$ 900, afirmando agir em nome da Fundação. Ele alegou que, caso efetuasse o depósito da quantia, o participante receberia valores referentes à Instrução Normativa 1.343 (a instrução diz respeito à compensação no Imposto de Renda das contribuições feitas para planos de previdência complementar).

A Forluz não entra em contato, em hipóteses alguma, para exigir depósitos bancários em troca de qualquer benefício. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a central de atendimento, pelo 0800 090 9090 ou 3214-6600 (para ligações de celular).

Os pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade só poderão ser feitos pelo telefone ou internet. A análise será feita automaticamente, com base nos dados disponíveis no INSS e do governo, e o segurado só será chamado em uma agência caso precise apresentar algum documento complementar.

7 JORNAL AEA nº 122 Março/Abril/Maio 2018
denúncias foram encaminhadas à ouvidoria do INSS de fraudes contra beneficiários, em 2017. O número foi 29,04 % maior do que os casos registrados em 2016, quando foram feitas 947 reclamações.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - Wilcks Campos Filho (dir.), Diretor de Interior, e Misael de Jesus dos Santos Sá, ex-Conselheiro Fiscal, representaram a AEA no 19º Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, promovido pela Anapar, no Rio. ARQUIVO PESSOAL
Aposentadoria ‘por telefone’

Roteiros para todos os gostos

Café com Prosa debate prevenção ao câncer

Depois do Encontrão, principal evento de lazer e turismo do calendário da AEA, a programação para as próximas viagens está definida. A partir de agosto, serão pelo menos seis opções (confira também os anúncios abaixo) para quem deseja renovar as energias, com alternativas que atendem aos mais variados gostos e estilos.

O primeiro destino será Caldas Novas, de 22 a 26 de agosto. A hospedagem no Hotel Golden Dolphin inclui pensão completa e um dia no Hot Park. O pacote custa R$ 1.060 (por pessoa) e pode ser parcelado em até quatro parcelas de R$ 265. Para quem é o interior, há a possibilidade de solicitar orçamento.

Em setembro, em comemoração ao mês da “Melhor Idade”, será a vez do Tauá Grande Hotel de Araxá, entre os dias 21 e 23. O pacote inclui pensão completa, com

bebida não alcoólica nas refeições e o charmoso chá da tarde. O valor por pessoa é R$ 900, e pode ser parcelado em até quatro vezes de R$ 225.

O mês de novembro está reservado para a “Viagem Surpresa”, de 8 a 11. Esta excursão é cercada de expectativa, porque o destino só é conhecido durante o trajeto. O valor ainda será definido.

O Sul de Minas foi o local escolhido para o mês de dezembro, quan-

a dezembro

TURISMO - Guia de viagem da AEA inclui pelo menos seis passeios na programação, de agosto

do os turistas terão a oportunidade de participar da Festa da Alegria em Labari. Entres os dias 2 e 6, haverá uma extensa programação que inclui Noite Italiana com queijos e vinhos, Festa dos Anos Dourados, Baile da Alegria com chope, Festa Cigana e muito mais. O pacote por pessoa sai a R$ 924 ou em seis parcelas de R$ 154. Mais informações, falar com Marcela pelo (31) 3224 8323.

No último 16 de maio, o Café com Prosa contou com a participação especial do oncologista Roberto Fonseca. A atividade atraiu bom público ao Auditório da AEA e os associados tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre prevenção, tratamento e ou-

tras situações relacionadas ao câncer. Quem participou, saiu satisfeito com o alto nível do esclarecedor bate-papo.

O Café com Prosa é uma atividade que integra o Programa Viva a Viva. Fique atento à programação e participe.

8 JORNAL AEA nº 121- Março/Abril/Maio 2018
O médico Roberto Fonseca falou sobre prevenção e tratamento da doença ENCONTRO NO TRIÂNGULO - O Escritório de Uberlândia organizou encontro com aposentados de Ituiutaba e região, no último 12 de abril. O evento ocorreu na churrascaria do Délcio e houve sorteio de brindes.
RODRIGUES
ARQUIVO
PESSOAL RODRIGO
O Grande Hotel de Araxá oferece ótima estrutra para lazer e descanso
Natal LuzBlumenau/Gramado Treze Tílias/Foz do Iguaçu VALOR SÓCIO AEA: R$ 4.320 (entrada) + 6 x R$ 540 MAP TURISMO - (31) 9 8772 11 11 15 a 27 novembro INCLUÍDO: 10 diárias com café da manhã; 10 refeições; 2 ingressos para Natal Luz (show de Dança Típica, Austríaca em Treze Tilias e Latino Americano em Foz do Iguaçu)
DIVULGAÇÃO/TAUÁ GRANDE HOTEL ARAXÁ
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.