5 minute read

EDITORIAL - A Forluz e o golpe do seguro

Não bastasse o grande golpe aplicado pela Cemig, que promoveu alterações no Seguro de Vida em Grupo, de forma unilateral, retirando um benefício de mais de 40 anos e prejudicando principalmente aposentados, tivemos a colaboração expressa da Forluz com a patrocinadora sem a mínima refl exão sobre os desdobramentos de tal atitude.

Não há como evitar essa constatação, pois a publicação na página da Forluz na internet, bem como o envio por e-mail da carta da Cemig, pressionando os aposentados para assinar a opção pela apólice complementar até o dia 29 de fevereiro de 2016 – enquanto as negociações sobre as condições do seguro, constantes no ACT 2015/2016, garantiam a data de 31 de março – nos induzem a tal.

Também difícil crer que a direção da Forluz ignorasse o embate entre a empresa e os órgãos representativos dos empregados, além das ações ajuizadas para impedir a maldade perpetrada pela patrocinadora.

Pode-se inferir que nem mesmo a mínima análise sobre a conveniência de tal apoio à patrocinadora foi feita. Constata-se tal fato pela corrida, às associações e sindicatos, de

Curso De Ingl S Em Uberl Ndia

Teve início no último dia 15 de abril, o Curso de Inglês Básico, no Escritório de Uberlândia. As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 15h às 17h. Podem participar associados e dependentes, bem como pessoas que sejam indicadas e tenham algum vínculo com a AEA. As pensionistas à busca de informações. Ora, se são pensionistas já haviam recebido o seguro e deveriam ter sido excluídos da lista de e-mails enviados.

Entendemos que a Forluz falhou ao acatar determinação da patrocinadora, sem sequer analisar quem era o público alvo da carta, e as consequências que poderiam advir de tal atitude. Será que pesou em sua decisão ter, no Conselho Deliberativo, dois membros indicados pela Cemig, intimamente ligados ao assunto?

Fundo de pensão não pode ter outro propósito senão buscar a proteção de seus beneficiários garantindo a perenidade dos planos de benefício.

DOIS PESOS...

Para se ter ideia da gravidade do assunto, houve advogados que sugeriram incluir a Forluz no polo passivo das diversas ações movidas por sindicatos e associações. Mesmo que isso não tivesse procedência, no mínimo, traria custos para a

Fundação com a defesa nos tribunais. Despesas essas custeadas por todos os participantes e assistidos.

É de se perguntar por que a direção da Forluz não fez uma análise mais acurada para publicar e enviar a indigitada carta aos seus participantes. E, além disso, manter em seu site a comunicação e todos os “esclarecimentos” solicitados pela patrocinadora.

Será que a direção da Fundação atenderia com a mesma presteza a um pedido de qualquer associação ou sindicato que reivindicasse algo semelhante? A resposta todos sabemos: É claro que não, até porque o cadastro de beneficiários, instrumento fundamental para sobrevivência de associações que defendem os interesses daqueles, tem sido sistematicamente negado a elas, mesmo que essas assinem uma cláusula de confidencialidade.

Ora! Não se pode ter dois pesos e duas medidas: à patrocinadora tudo; às associações, que defendem os inte-

Fique Por Dentro

aulas serão ministradas pelo professor Jhonathan Serafim. Mais informações pelo telefone (34) 3236 5293.

PPA RECOMEÇA NO

1º SEMESTRE

Ainda neste primeiro semestre, ocorrerá o reinício do Programa Preparação para Aposentadoria da Cemig (PPA). Em resses dos beneficiários, uma negativa seca e peremptória.

CADÊ A AUTONOMIA?

O manual de governança corporativa é claro: “No relacionamento com as patrocinadoras, a Diretoria Executiva, deve orientar sua gestão para a prevalência dos compromissos estabelecidos neste manual, de modo autônomo e independente, de forma que os interesses das patrocinadoras não se sobreponham aos objetivos estatutários da Fundação.”

Não podemos nos conformar com a atitude da direção da Forluz em atender ao pedido da patrocinadora. E temos de fi car sempre atentos à possibilidade do surgimento de ações que possam prejudicar os beneficiários.

A partir dessa atitude em relação ao Seguro de Vida em Grupo, o que se esperar da direção da Forluz? Afi nal, onde está o compromisso de sua direção em relação aos participantes ativos e assistidos citados no Estatuto, e nos diversos manuais internos da Fundação?

É preciso ter responsabilidade e compromisso. Obediência cega à patrocinadora, certamente, não contribui para a consecução dos objetivos de nosso fundo de pensão.

Esta é uma publicação, editada pela Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da CEMIG e Subsidiárias (AEA-MG), para distribuição gratuita. Edifício Acaiaca - Av. Afonso Pena, 867 Conj. 1.610 e 1.701- CEP 30130-002 Belo Horizonte MG - Telefax (31) 3224.8323

E-mail: comunicacao@aeamg.org.br

Site: www.aeamg.org.br

· diretoria executiva 2015/2017

Presidente João Victor Marçal

Vice-Presidente Guilherme Andrade Ferreira diretor administrativo Eustáquio Vieira diretora Financeira Zita Remígio de Oliveira diretor de intercâmbio Afonso Barros Machado diretor social Edi Ângelo diretor de interior Adalto Ferreira dos Santos diretora de Promoções Vilma da Conceição Dário · conselho deliberativo 2014/2016 efetivos:

Edmar Pereira - Presidente

Helenice da Cruz Costa - Secretária

Milton Pinto de Andrade

Vera Lúcia F. Lima

José Wilson de Oliveira Mozart Luiz dos Santos Dilson Medeiros de Oliveira suplentes:

Raimundo Ferreira do Amaral Carlos Roberto da Costa Dilson Manoel Guimarães Getúlio Ribeiro

· conselho Fiscal 2015/2017 efetivos:

Misael de Jesus dos Santos Sá - Presidente Jurandir de Carvalho Soares - Secretário José Valentim Lino suplentes:

Adilon Moreira Braga

Luiz Carlos Octaviano Carlos Gentil da Costa rePresentaçÃo da aea · conselho deliberativo da FaP efetivo:

Francisco Elói secretária geral FaP Vilma da Conceição Dário escritÓrios no interior diVinÓPolis

Atendente: Amanda Resende

Fone: (37) 3213-4895 / E-mail: divinopolis@ aeamg.org.br

Rua Itapecerica, 151, Centro (no escritório da CEMIG).

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h às 17h goVernador Valadares

Atendente: Ana Luíza Araújo Ferraz

Fone: (33) 3272-1044 / E-mail: valadares@ aeamg.org.br

Rua Sete de Setembro, nº 3018, Centro.

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

Juiz de Fora

Atendente: Rosa Mizael

Fone: (32) 3223-1697 / E-mail: juizdefora@ aeamg.org.br

Avenida Rio Branco, nº 2555 – Sala 505, Centro.

Horário: 8h às 11h - 13h30 às 18h montes claros

Atendente: Margarida dos Reis Fonseca

Fone: (38) 3221-6690 / E-mail: moc@aeamg. org.br

Praça Pio XII, 192, sala 08, Centro.

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30 sÃo JoÃo del rei

Atendente: Aline Cesari

Fone: (32) 3372-1672 / E-mail: saojoaodelrei@ aeamg.org.br

Rua Comendador Costa, 160, Centro.

Horário: 8h às 11h30 - 13h às 17h uberaba

Atendente: Maria Helena Borges

2016 ocorrerão quatro treinamentos, e a programação será enviada neste mês. A AEA participa, por intermédio das Diretorias de Interior e Promoções, apresentando a Entidade aos futuros associados.

SÓCIA REPRESENTA

AEA EM SÃO PAULO

A associada Wany de Lima

Nogueira representou os quase 14 mil aposentados, em evento promovido em São Paulo, pela Abrapp, em comemoração ao Dia do Aposentado (24/1).

“Senti uma alegria indescritível, por ter sido indicada pela AEA, como representante dos colegas aposentados e assistidos. Foi uma experiência singular e fiquei muito feliz”, diz.

Fone: (34) 3313-0245 / E-mail: uberaba@aeamg. org.br

Avenida Doutor Fidélis, 481, sl 17, Bairro Centro.

Horário: 9h às 12h - 13h às 18h uberlÂndia

Atendente: Vanda Maria Santos

Fone: (34) 3236-5293 / E-mail: uberlandia@ aeamg.org.br

Rua Vieira Gonçalves, nº 558, Bairro Martins.

Horário: 7h30 às 17h

Jornalista responsável: Rodrigo Rodrigues - MG 10.575/JP redação, diagramação e edição: Rodrigo Rodrigues impressão/tiragem: Gráfica Fumarc / 5.500 exemplares