JORNAL AEA-MG nº 111 - mar/abr 2016

Page 1

Jornal da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig w nº 111 wMarço/Abril de 2016

Chapa apoiada pela AEA na eleição da Cemig Saúde

AEA reedita parceria com o Coletivo de Entidades, para concorrer aos cargos nos Conselhos Deliberativo e Fis -

Depois de seis meses de negociações, a Associação assinou o termo que autoriza o reajuste técnico do Prosaúde Integrado. O percentual de 15,4 (mais 10,33% do reajuste anual) foi aprovado em assembleia, e deveria ter entrado em vigor em janeiro, mas só passou a valer em abril. Com isso, os valores retroativos serão pagos em seis parcelas, de abril a outubro. A AEA só assinou o Acordo Coletivo Específico depois que a Cemig se comprometeu a repassar R$ 6,3 milhões ao FCAS.

Além disso, uma nova Assembleia foi realizada entre a AEA e o Sindieletro, para autorizar que o termo fosse assinado sem a cláusula que prevê a utilização do PGE, para quitar a inadimplência de alguns beneficiários do plano de saúde.

PÁGINA 3

cal da entidade. A votação ocorrerá de 16 a 31 de maio, e será feita por telefone e internet. A Diretoria Executiva

conta com o apoio irrestrito de aposentados e pensionistas para vencer a disputa e continuar presente em órgãos

estratégicos, para que a vigilância ao nosso patrimônio seja feita da melhor forma possível. A CHAPA 2 - DE

Formalizado acordo para reajuste do PSI

OLHO NA CEMIG SAÚDE é formada por seis membros aposentados e três ativos.

PÁGINA 5

Justiça estipula prazo para a Cemig responder sobre Seguro

Ação da AEA tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública, e tem como objetivo reverter as alterações feitas no Seguro de Vida. O prazo para que a empresa apresente sua defesa é até 4 de maio.

PÁGINA 4

AEA estuda implantação de Escritório no Sul de Minas

Atualmente, Instituição conta com sete sedes no interior do Estado e avalia a possibilidade de implementar o oitavo, desta vez na região Sul.

PÁGINA 6

AEA lança nova página na internet, com layout mais moderno e de fácil navegação para todos os usuários. A ferramenta é acessível em celulares e tablets que propicia ainda mais a interatividade.

PÁGINA 8

AEA-MG: Edifício Acaiaca
Av. Afonso Pena, 867 - Conj. 1.701 - CEP 30130-002 - Fone: (31) 3224-8323 / Site: www.aeamg.org.br Fechamento autorizado. Pode ser aberto P ela ect
-
Jornal AEA
Novo site chega para melhorar comunicação com associados
As negociações foram finalizadas no último dia 19 de abril, quando João Victor Marçal, Presidente da AEA, assinou o ACE AEA COMUNICAÇÃO

EDITORIAL - A Forluz e o golpe do seguro

Não bastasse o grande golpe aplicado pela Cemig, que promoveu alterações no Seguro de Vida em Grupo, de forma unilateral, retirando um benefício de mais de 40 anos e prejudicando principalmente aposentados, tivemos a colaboração expressa da Forluz com a patrocinadora sem a mínima refl exão sobre os desdobramentos de tal atitude.

Não há como evitar essa constatação, pois a publicação na página da Forluz na internet, bem como o envio por e-mail da carta da Cemig, pressionando os aposentados para assinar a opção pela apólice complementar até o dia 29 de fevereiro de 2016 – enquanto as negociações sobre as condições do seguro, constantes no ACT 2015/2016, garantiam a data de 31 de março – nos induzem a tal.

Também difícil crer que a direção da Forluz ignorasse o embate entre a empresa e os órgãos representativos dos empregados, além das ações ajuizadas para impedir a maldade perpetrada pela patrocinadora.

Pode-se inferir que nem mesmo a mínima análise sobre a conveniência de tal apoio à patrocinadora foi feita. Constata-se tal fato pela corrida, às associações e sindicatos, de

CURSO DE INGLÊS EM UBERLÂNDIA

Teve início no último dia 15 de abril, o Curso de Inglês Básico, no Escritório de Uberlândia. As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 15h às 17h. Podem participar associados e dependentes, bem como pessoas que sejam indicadas e tenham algum vínculo com a AEA. As

pensionistas à busca de informações. Ora, se são pensionistas já haviam recebido o seguro e deveriam ter sido excluídos da lista de e-mails enviados.

Entendemos que a Forluz falhou ao acatar determinação da patrocinadora, sem sequer analisar quem era o público alvo da carta, e as consequências que poderiam advir de tal atitude. Será que pesou em sua decisão ter, no Conselho Deliberativo, dois membros indicados pela Cemig, intimamente ligados ao assunto?

Fundo de pensão não pode ter outro propósito senão buscar a proteção de seus beneficiários garantindo a perenidade dos planos de benefício.

DOIS PESOS...

Para se ter ideia da gravidade do assunto, houve advogados que sugeriram incluir a Forluz no polo passivo das diversas ações movidas por sindicatos e associações. Mesmo que isso não tivesse procedência, no mínimo, traria custos para a

Fundação com a defesa nos tribunais. Despesas essas custeadas por todos os participantes e assistidos.

É de se perguntar por que a direção da Forluz não fez uma análise mais acurada para publicar e enviar a indigitada carta aos seus participantes. E, além disso, manter em seu site a comunicação e todos os “esclarecimentos” solicitados pela patrocinadora.

Será que a direção da Fundação atenderia com a mesma presteza a um pedido de qualquer associação ou sindicato que reivindicasse algo semelhante? A resposta todos sabemos: É claro que não, até porque o cadastro de beneficiários, instrumento fundamental para sobrevivência de associações que defendem os interesses daqueles, tem sido sistematicamente negado a elas, mesmo que essas assinem uma cláusula de confidencialidade.

Ora! Não se pode ter dois pesos e duas medidas: à patrocinadora tudo; às associações, que defendem os inte-

FIQUE POR DENTRO

aulas serão ministradas pelo professor Jhonathan Serafim. Mais informações pelo telefone (34) 3236 5293.

PPA RECOMEÇA NO

1º SEMESTRE

Ainda neste primeiro semestre, ocorrerá o reinício do Programa Preparação para Aposentadoria da Cemig (PPA). Em

resses dos beneficiários, uma negativa seca e peremptória.

CADÊ A AUTONOMIA?

O manual de governança corporativa é claro: “No relacionamento com as patrocinadoras, a Diretoria Executiva, deve orientar sua gestão para a prevalência dos compromissos estabelecidos neste manual, de modo autônomo e independente, de forma que os interesses das patrocinadoras não se sobreponham aos objetivos estatutários da Fundação.”

Não podemos nos conformar com a atitude da direção da Forluz em atender ao pedido da patrocinadora. E temos de fi car sempre atentos à possibilidade do surgimento de ações que possam prejudicar os beneficiários.

A partir dessa atitude em relação ao Seguro de Vida em Grupo, o que se esperar da direção da Forluz? Afi nal, onde está o compromisso de sua direção em relação aos participantes ativos e assistidos citados no Estatuto, e nos diversos manuais internos da Fundação?

É preciso ter responsabilidade e compromisso. Obediência cega à patrocinadora, certamente, não contribui para a consecução dos objetivos de nosso fundo de pensão.

Esta é uma publicação, editada pela Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da CEMIG e Subsidiárias (AEA-MG), para distribuição gratuita. Edifício Acaiaca - Av. Afonso Pena, 867 Conj. 1.610 e 1.701- CEP 30130-002 Belo Horizonte MG - Telefax (31) 3224.8323

E-mail: comunicacao@aeamg.org.br

Site: www.aeamg.org.br

· diretoria executiva 2015/2017

Presidente João Victor Marçal

Vice-Presidente Guilherme Andrade Ferreira diretor administrativo Eustáquio Vieira diretora Financeira Zita Remígio de Oliveira diretor de intercâmbio Afonso Barros Machado diretor social Edi Ângelo diretor de interior Adalto Ferreira dos Santos diretora de Promoções Vilma da Conceição Dário · conselho deliberativo 2014/2016 efetivos:

Edmar Pereira - Presidente

Helenice da Cruz Costa - Secretária

Milton Pinto de Andrade

Vera Lúcia F. Lima

José Wilson de Oliveira Mozart Luiz dos Santos Dilson Medeiros de Oliveira

suplentes:

Raimundo Ferreira do Amaral Carlos Roberto da Costa Dilson Manoel Guimarães Getúlio Ribeiro

· conselho Fiscal 2015/2017

efetivos:

Misael de Jesus dos Santos Sá - Presidente Jurandir de Carvalho Soares - Secretário José Valentim Lino

suplentes:

Adilon Moreira Braga

Luiz Carlos Octaviano Carlos Gentil da Costa

rePresentaçÃo da aea · conselho deliberativo da FaP efetivo:

Francisco Elói secretária geral FaP Vilma da Conceição Dário escritÓrios no interior diVinÓPolis

Atendente: Amanda Resende

Fone: (37) 3213-4895 / E-mail: divinopolis@ aeamg.org.br

Rua Itapecerica, 151, Centro (no escritório da CEMIG).

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h às 17h

goVernador Valadares

Atendente: Ana Luíza Araújo Ferraz

Fone: (33) 3272-1044 / E-mail: valadares@ aeamg.org.br

Rua Sete de Setembro, nº 3018, Centro.

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

Juiz de Fora

Atendente: Rosa Mizael

Fone: (32) 3223-1697 / E-mail: juizdefora@ aeamg.org.br

Avenida Rio Branco, nº 2555 – Sala 505, Centro.

Horário: 8h às 11h - 13h30 às 18h

montes claros

Atendente: Margarida dos Reis Fonseca

Fone: (38) 3221-6690 / E-mail: moc@aeamg. org.br

Praça Pio XII, 192, sala 08, Centro.

Horário: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

sÃo JoÃo del rei

Atendente: Aline Cesari

Fone: (32) 3372-1672 / E-mail: saojoaodelrei@ aeamg.org.br

Rua Comendador Costa, 160, Centro.

Horário: 8h às 11h30 - 13h às 17h

uberaba

Atendente: Maria Helena Borges

2016 ocorrerão quatro treinamentos, e a programação será enviada neste mês. A AEA participa, por intermédio das Diretorias de Interior e Promoções, apresentando a Entidade aos futuros associados.

SÓCIA REPRESENTA

AEA EM SÃO PAULO

A associada Wany de Lima

Nogueira representou os quase 14 mil aposentados, em evento promovido em São Paulo, pela Abrapp, em comemoração ao Dia do Aposentado (24/1).

“Senti uma alegria indescritível, por ter sido indicada pela AEA, como representante dos colegas aposentados e assistidos. Foi uma experiência singular e fiquei muito feliz”, diz.

Fone: (34) 3313-0245 / E-mail: uberaba@aeamg. org.br

Avenida Doutor Fidélis, 481, sl 17, Bairro Centro.

Horário: 9h às 12h - 13h às 18h

uberlÂndia

Atendente: Vanda Maria Santos

Fone: (34) 3236-5293 / E-mail: uberlandia@ aeamg.org.br

Rua Vieira Gonçalves, nº 558, Bairro Martins.

Horário: 7h30 às 17h

Jornalista responsável: Rodrigo Rodrigues - MG 10.575/JP

redação, diagramação e edição: Rodrigo Rodrigues

impressão/tiragem: Gráfica Fumarc / 5.500 exemplares

2 oPiniÃo

Cemig cede, e AEA assina acordo do PSI

Associação formalizou o termo que autoriza o reajuste técnico que

ao FCAS

Seis meses depois de conversas e negociações, a AEA assinou o Acordo Coletivo Específico - Cemig Saúde, que autoriza o reajuste técnico do Prosaúde Integrado (PSI) em 15,4%. Além disso, haverá o aumento anual regulamentar, de 10,33%.

O novo valor entrou em vigor nas contribuições de abril e pôs fim ao imbróglio provocado pela Cemig, que, na última hora, tentou alterou o que havia acertado anteriormente com a AEA e os sindicatos envolvidos na negociação.

“Realizamos assembleias para decidir qual proposta seria mais interessante para os usuários do plano. Além dos 15,4% de reajuste, ficou definido que a Cemig se comprometeria a repassar ao Fundo Complementar de Assistência à Saúde

assinar o Acordo Coletivo sem a cláusula do PGE

(FCAS) o valor remanescente do convênio entre a Forluz e o Banco Santander, bem como utilizar o Programa de Garantias Especiais (PGE) para quitar a inadim-

plência de alguns usuários do plano. No momento de assinar o acordo, a Cemig não incluiu as cláusulas”, recorda João Victor Marçal, Presidente da AEA.

balanço Financeiro

Conselhos aprovam a prestação de contas

As contas da AEA, referentes ao exercício de 2015, foram aprovadas por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 25 de fevereiro. A sessão ocorreu na sede da entidade em Belo Horizonte, e contou com a participação de diretores, conselheiros e associados.

“As contas não apresentaram quaisquer irregularidades e estão em consonância com as normas estatutárias vigentes”, avalia Misael de Jesus dos Santos Sá, presidente do Conselho Fiscal. O parecer foi referendado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Edmar Pereira.

Embora o ano passado tenha sido considerado turbulento, política e economicamente, a AEA conseguiu manter suas contas em ordem. E mais: o superávit apurado no exercício 2015, que totalizou R$ 72.968,62, foi superior ao de 2014, que fechou em R$ 28.242,86.

Diante do impasse, a AEA e o Sindieletro se recusaram a assinar o acordo. Depois de muitas negociações, a Cemig incluiu o repasse dos R$ 6.308.903,19 milhões, do convênio entre a Forluz e o Banco Santander, à Cemig Saúde. O montante será quitado em quatro parcelas de R$ 1.577.225,80, nos seguintes prazos: março/2016, dezembro/2016, dezembro/2017 e dezembro/2018.

Em relação ao PGE, a cláusula não foi incluída, o que provocou a realização de outra Assembleia Geral Extraordinária conjunta para deliberar sobre o tema. A sessão autorizou a assinatura do Acordo, mesmo sem a inclusão do PGE, que foi selado no último dia 19 de abril.

REAJUSTE PARCELADO

A adequação nos valores

de contribuição está prevista desde 2010, e deve ocorrer a cada cinco anos, com base em estudo atuarial. O objetivo é manter o equilíbrio do PSI.

Como o reajuste passou a valer somente em abril, os valores retroativos, referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março, serão cobrados em seis parcelas, de abril a outubro, sendo discriminados no contracheque como Cobrança de Mês Anterior (MA).

“A Direção da AEA durante o ano de 2015, enfrentou grandes desafios em sua gestão, mas o saldo pode ser considerado positivo. O trabalho prossegue em 2016 e contamos com o apoio de todos, para que possamos dar sequência ao trabalho”, destaca João Victor Marçal, Presidente da Associação.

PLANO DE TRABALHO

Durante a Assembleia, a Diretoria Executiva apresentou o Relatório Anual

e o Orçamento de 2016 da Diretoria Executiva da AEA-MG, ambos disponíveis no site da Associação (www.aeamg.org.br).

Além destes dois documentos, os interessados podem acessar também a Proposta de Trabalho da Diretoria Executiva para este ano.

“O material contempla ações e projetos relevantes que serão executados ao longo deste ano. ”, explica João Victor Marçal.

Plano de saÚde 3
é feito a cada cinco anos; empresa incluiu o repasse de R$ 6,3 milhões
Nova Assembleia foi realizada para que o Presidente da AEA, João Victor Marçal, pudesse
AEA COMUNICAÇÃO
15,4% foi oreajuste técnicoaprovado paraoplano de saúde

Por mais força na Cemig Saúde

AEA compõe a CHAPA 2, em parceria com Coletivo de Entidades, na eleição aos cargos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

A AEA dá mais um passo em busca da manutenção da representatividade de aposentados e pensionistas, em relação à preservação do patrimônio da categoria. Desta vez, a Associação disputará as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Cemig, que ocorrerão de 16 a 31 de maio.

Em parceria com o Coletivo de Entidades, a AEA compõe a CHAPA 2 – DE OLHO NA CEMIG SAÚDE, formada por seis aposentados e três ativos. O objetivo é expandir e consolidar a força da categoria, aumentando o poder de decisão em ações relacionadas ao patrimônio de aposentados e pensionistas, blindando sempre entidades como Cemig Saúde e Forluz.

“A AEA precisa ter representatividade sempre. Temos de acompanhar tudo que envolva a defesa e preservação dos nossos direitos. Por isso, reforçamos a necessidade da participação dos aposentados nesta eleição da Cemig Saúde”, argumenta João Victor Marçal, Presidente da AEA.

A chapa formada a partir do Coletivo de Entidades, que é coordenado por João Victor Marçal, tem perfil considerado técnico, com escolhas feitas basedas na potencialidade de cada um dos nove candidatos que formam a CHAPA 2 .

Pleito para o Conselho Deliberativo

Conforme previsto no Estatuto, a AEA promoverá eleição neste ano para a escolha dos novos membros do Conselho Deliberativo. O pleito ocorrerá em novembro, e os escolhidos vão atuar no triênio 2017/2019.

“A participação dos associados contribui de maneira significativa com o crescimento da AEA, pois desperta em outros o interesse pela Associação, amplia os conhecimentos sobre ela e mostra o valor de estarmos integrados aos diversos fatos que ocorrem na Entidade”, avalia Edmar Pereira, Presidente do Conselho Deliberativo.

“Estamos entrando para ganhar, e nossa expectativa é a de ser bem-sucedido. Lembramos, porém, que a participação dos associados será fundamental para que tenhamos êxito”,

ressalta Eustáquio Vieira, Diretor Administrativo.

COMO É A VOTAÇÃO

A votação começa às 8h do dia 16 de maio e termina

dia 31, às 23h59. Os votos serão feitos pela internet e telefone. Os vencedores serão conhecidos em 1º de junho, e tomarão posse no dia 24 do mesmo mês.

Chapa 2: De Olho na Cemig Saúde

CONSELHO DELIBERATIVO - Categoria ativo

Titular: João Carlos Gonçalves - matrícula 44.469

Suplente: Vera Lúcia Borges - matrícula 51.559

Sucessor: Sandrei Araújo Guimarães - matrícula 48.483

CONSELHO DELIBERATIVO - Categoria assistido

Titular: Helbert Maia de Sá - matrícula 22.762

Suplente: João Carlos Chagas Felipe - matrícula 43.278

Sucessor: Wilcks Campos Filho - matrícula 39.390

CONSELHO FISCAL: Categoria assistido

Titular: Vicente de Paula Castro - matrícula 39.694

Suplente: Jefferson de Lima e Souza Filho - matrícula 19.791

Sucessor: Jairo Moura Costa - matrícula 27.059

OBS: os mandatos são de 4 anos

João Victor Marçal, Presidente da AEA, tem opinião semelhante. “É importante participar, fazer parte da vida e acompanhar as mudanças que ocorrem na AEA”, argumenta.

PERFIL

Uma exigência para concorrer aos cargos no Conselho Deliberativo é ser filiado à AEA há pelo menos três anos. Além desse preceito legal, o interessado deve estar ciente da seriedade do compromisso.

“O perfil adequado para assumir um cargo no Conselho Deliberativo é estar disposto a cumprir as obrigações, conhecer as responsabilidades e, acima de tudo, ter consciência de estar trabalhando voluntariamente. Aqui, trabalhamos em prol de uma Associação que tem por princípios promover o bem estar de seus associados, aposentados e pensionistas”, ressalta Edmar Pereira.

4 institucional
Da esq. para dir.: Helbert Maia, Wilcks Campos, Vicente de Paula, Vera Lúcia, Sandrei Araújo e João Carlos Chagas
AEA COMUNICAÇÃO

‘Batalha’ do Seguro de Vida segue na justiça

“Acredito sinceramente na nossa tese, porque estamos muito bem fundamentados. Conforme a legislação e a jurisprudência pacífica dos tribunais, a Cemig não poderia ter agido da forma como fez, sem a anuência prévia e expressa de três quartos (3/4) dos segurados”.

A análise é de Enderson Couto Miranda, advogado que representa a AEA na ação que a Associação ingressou na justiça, para reverter as mudanças promovidas no Seguro de Vida em Grupo. A apólice foi alterada no início deste ano, de forma unilateral, contrariando a lei e prejudicando milhares de aposentados.

No último dia 8 de março, a AEA ingressou com uma ação (nº 503328358.2016.13.0024), distribuída para a 6ª Vara da Fazenda Pública. A intenção era obter uma antecipação de tutela. O juiz entendeu que a questão é de “alta indagação”, e não deferiu a antecipação antes de ouvir os argumentos da Cemig. A citação à empresa foi feita no último dia 11 de abril, e o prazo para apresentar a defesa termina em 4 de maio.

Com a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil (NCPC), em 18 de março deste ano, todos os processos em curso e no estágio em que se encontram passaram a seguir daí o rito processual do Novo Código.

“Como a citação da Cemig ainda não havia sido realizada e no NCPC não existe mais a Antecipação da Tutela, requeremos a Tutela

de Evidência” informa.

“É muito importante observar que no Art. 311, inciso IV do NCPC, diz que a tutela de evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano se houver provas documentais suficientes à comprovação do direito do autor, às quais o réu não consiga opor outras provas capazes de gerar dúvidas razoáveis”, acrescenta Miranda.

APOSENTADO LESADO

Com a mudança imposta pela Cemig, os aposentados foram os mais prejudicados. Depois de contribuir por várias décadas para garantir certa estabilidade às famílias, eles

se viram em uma situação muito complicada, com a redução drástica do capital segurado. Por isso, a Associação requereu na justiça que sejam mantidas as condições antigas, para que a injustiça seja desfeita.

“Na ação, a AEA pretende que o seguro volte a ser exatamente como era antes da renovação. Inclusive, no que diz respeito ao teto do capital que, em vez de ter sido reajustado pelo IPCA, foi reduzido para R$ 500 mil. Queremos também que seja honrada para os aposentados a cláusula de indenização pelo dobro do capital segurado em caso de morte por acidente”, enfatiza o advogado.

Bitributação em execução

Além da ação do Seguro de Vida, a AEA mantém a ação de Bitributação que tramita na Justiça Federal, em Brasília. Atualmente, encontra-se na fase de execução de sentença, e está com a União desde o dia 6 de fevereiro deste ano. O prazo de devolução ao Tribunal é de 90 dias.

A Receita Federal está fazendo a análise dos cálculos e tem prazo até o próximo dia 26 de maio para manifestar sobre os mesmos, ou propor um acordo.

5 cemig
Em fevereiro, a AEA liderou a segunda manifestação na sede da Cemig, que reuniu centenas de aposentados revoltados com a medida imposta pela empresa
ROBSON MARIZ
Ação movida pela Associação tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública, e aposentados aguardam parecer para que seus direitos sejam preservados
“Na ação, a AEA pretende que o seguro volte a ser exatamente como era antes da renovação”
Enderson Miranda advogado

Expansão pelo Estado

AEA avalia possibilidade de implantar mais um Escritório Regional, no Sul de Minas

Escritório de Uberaba em novo endereço

Depois de mais de 10 anos, o Escritório da AEA em Uberaba passa a funcionar em novo endereço, a partir de maio. A antiga sede era um espaço cedido pela Cemig e, conforme acordado anteriormente, quando a empresa necessitasse da área, a Associação teria de devolvê-la.

“Sabíamos que a qualquer momento teríamos de nos mudar, porque isso ficou acertado quando a Cemig nos cedeu o imóvel do antigo Escritório. É necessário ressaltar, no entanto, que durante mais de 10 anos a parceria com a Cemig possibilitou que

economizássemos com os custos de aluguel”, reconhece Cristina Oliveira, gerente da AEA.

O novo espaço fica em uma galeria, na região central, e tem fácil acesso. A funcionária Maria Helena Borges de Melo também continuará em suas funções.

“O Escritório está em uma área bem localizada, sem escadas e com a estrutura necessária para mantermos nosso atendimento aos associados da região. Agora, vamos providenciar uma outra instalação para realizar as atividades de lazer”, informa Cristina.

Com mais de cinco mil associados, a AEA projeta a expansão pelas demais regiões do Estado. Tal ação tem como objetivo aumentar o poder e a representatividade da Associação, na defesa dos direitos de aposentados e pensionistas.

Além da Sede em Belo Horizonte, a Entidade conta com mais sete Escritórios Regionais ( veja imagem acima ), e planeja a abertura de mais um, no Sul de Minas. A iniciativa ainda não tem data marcada para se tornar efetiva, mas os trabalhos para avaliar a viabilidade do projeto já estão em andamento.

“Existe a expectativa de se criar um Escritório da AEA

no Sul de Minas, única região do Estado em que a Associação ainda não tem. As Diretorias do Interior e Social têm realizado eventos naquela área, com o intuito de fazer crescer o interesse dos aposentados pela AEA”, conta Adalto Ferreira dos Santos, Diretor de Interior.

Em 2015, foram realizadas reuniões em Alfenas, Pouso Alegre e Varginha. A partir de maio deste ano, mais cinco municípios estão na rota para que a AEA possa apresentar seu trabalho ao maior número de aposentados e pensionistas possível.

“O Carlos Nascimento, nosso colaborador, colocou-se à disposição para

nos ajudar e vai realizar essa incursão pelas cidades. Além dele, outros colaboradores na região também se ofereceram para ajudar”, informa.

FORTALECIMENTO

Para que a expansão tenha êxito, ressalta o Diretor, é necessário que mais aposentados e pensionistas se juntem à causa da AEA.

“Precisamos criar condições para que o Escritório do Sul saia do papel. A principal delas é aumentar o numero de associados, tendo um percentual minimamente suficiente para que possamos manter a estrutura em funcionamento”, argumenta Adalto Ferreira Santos.

Integra Social no Triângulo Mineiro

No dia 8 de junho, a AEA realiza mais uma edição do Integra Social, nas cidades de Uberlândia e Uberaba. O programa tem como objetivo levar as atividades desenvolvidas pela Associação às cidades do interior.

Durante a ação, os profissionais da AEA prestam atendimentos individualizados pela assistente

social, além de palestras sobre saúde, oficinas variadas, dança sênior, entre outras atividades.

SÃO JOÃO DEL REI

No último dia 6 de abril, o Integra Social esteve em São João del Rei, e contou com a participação de mais de 20 associados, que tiveram a oportunidade de passar uma tarde muito proveitosa.

interior 6
A AEA está em quase todas as regiões de MG, com estrutura adequada para prestar o melhor atendimento
REPRODUÇÃO
O Escritório de Uberaba fica na Avenida Dr Fidélis Reis, nº 481, sala 17, no Centro Comercial Elias João, na região central da cidade DIVULGAÇÃO

Viver bem em qualquer idade

Associação prepara Seminário para tratar de vários aspectos relacionados à melhoria de vida das pessoas idosas

A AEA planeja para o próximo mês de junho a realização do Seminário “Viva bem com a idade que tem”. O evento pretende abordar os seguintes temas: Cidadania e Participação; Direitos e Deveres da Pessoa Idosa; Regime Geral de Previdência Complementar; Finanças, Planejamento e Cuidados; e Saúde –prevenir e envelhecer.

As datas do Seminário serão fechadas brevemente, mas a organização já definiu que serão dois dias de debates, com profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

“Queremos abordar todos os assuntos relacionados à pessoa idosa, como realidade socioeconômica, cultural e política, empoderamento do idoso, alterações

Congresso da Anapar em BH

A Anapar realiza o XVII Congresso Nacional de Participantes em Belo Horizonte, nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do Dayrell Hotel. No evento, que tem o apoio da AEA, os participantes vão debater a conjuntura econômica e seus reflexos nos fundos de pensão. Os debatedores serão professores universitários, especialistas em previdência, dirigentes de fundos de pensão, atuários, consultores e advogados.

As inscrições devem ser feitas no site da Anapar (www. anapar.com.br). Até o dia 30 de abril as taxas são R$ 450 (sócio) e R$ 500 (não-sócio). Depois desta data, os valores serão R$ 500 (sócio) e R$ 550 (não-sócio).

na previdência, controle financeiro e aspectos de saúde”, adianta Vilma da Conceição Dário, Diretora de Promoções da AEA.

A Diretora lembra que ações

como essa são essenciais para que a Associação possa cumprir seu papel social diante de aposentados e pensionistas.

“Com iniciativas dessa natureza, demonstramos aos

nossos associados a preocupação que temos com vários fatores que envolvem a vida deles. É um forma de transmitir segurança e confiança”, justifica a Diretora da Associação.

AEA orienta portadores de doenças graves para garantir isenção do IR

Os contribuintes portadores de doenças graves podem ter isenção de Imposto de Renda. Contudo, tal condição não dispensa o cidadão de apresentar a declaração, caso ele se enquadre em uma das condições de obrigatoriedade de entrega da declaração.

Para ter direito à isenção, a pessoa deve se enquadrar,

cumulativamente, em duas situações: que os rendimentos sejam relativos à aposentadoria, pensão ou reforma, e que ele seja portador de uma das doenças listadas pela Receita Federal.

De acordo com a lei, podem pleitear os benefícios os portadores das seguintes 16 enfermidades graves: AIDS, Alienação mental,

Cardiopatia grave, Cegueira, Contaminação por radiação, Doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante), Doença de Parkinson, Esclerose múltipla, Espondiloartrose anquilosante, Fibrose cística (Mucoviscidose), Hanseníase, Nefropatia grave, Hepatopatia grave, Neoplasia maligna, Paralisia irreversível e incapacitante, Tuberculose ativa.

Para auxiliar os associados nesta questão, o Serviço Social da AEA está à disposição para analisar cada caso e fazer os devidos encaminhamentos.

Os interessados devem entrar em contato pessoalmente, na Sede em BH, ou pelo telefone (31) 3224 8323, falar com Thaís Cristina, assistente social da Associação.

Além de participar do evento, o investimento dá direito a almoço nos dois dias do congresso. Despesas de hospedagem e transporte correrão por conta dos participantes.

Valores do PIS e Pasep

As pessoas com 70 anos ou mais que contribuíram para o PIS (iniciativa privada) ou Pasep (funcionários públicos) até 4 de outubro de 1988 podem ter valores disponíveis para saque nos bancos públicos. Para saber se tem ou não direito, a pessoa deve procurar a Caixa Econômica Federal (PIS) ou o Banco do Brasil (Pasep).

saÚde 7
No último dia 5 de abril, a Diretoria realizaou reunião ordinária e tratou de temas como o Seminário
geral
AEA COMUNICAÇÃO

Cara nova na Internet

A AEA estará de cara nova na Internet. Neste mês de maio, a Associação lançará seu novo site, concebido com os conceitos mais modernos que existem no mercado atualmente. O objetivo, além de dar uma identidade mais atraente e vistosa à ferramenta, é melhorar a comunicação com os associados. O endereço é www.aeamg.org.br

“O site da AEA vem com um layout mais moderno e de fácil navegação para todos os usuários. Dispondo de um banner mais atrativo que é ótimo para destacar as principais notícias ou eventos da Associação”, explica Douglas Oliveira, responsável pela criação da nova página.

Além de manter os recursos e serviços presentes no antigo site, que entrou em funcionamento no fim de 2012, a página segue as tendências atuais de interatividade.

“O site é integrado com redes sociais onde se pode, por exemplo, ler uma notícia e compartilhar em seu perfil social na Internet. Além disso, é acessível em celulares e tablets que facilita ainda mais a navegação dos usuários”, destaca Oliveira.

Uma novidade que promete facilitar a vida de quem ainda não faz parte da “Família AEA”, é a opção de se tornar associado on-line, preenchendo e enviado o cadastro pelo próprio site.

Também estará à disposição notícias segmentados, para facilitar a localização dos temas e a leitura. “Temos áreas para assuntos de tu-

Páscoa solidária social

rismo, do interior de Minas Gerais e notícias em geral. Outra novidade, é a galeria de fotos, onde estarão registrados os principais eventos

da Associação”, informa.

Outro serviço muito utilizado, que continuará ativo, é a conta de email institucional.

Conheça Portugal com a Associação

O Programa Viva a Vida promoveu ação para fazer mais feliz a Páscoa das 68 pessoas que moram no Asilo Pompeia, em BH. Os associados compraram os chocolates e confeccionaram os kits, que foram entregues à instituição, na sexta-feira da Paixão.

O Grupo Boa Viagem da AEA vai alçar voos mais altos em 2016. Além das excursões programadas durante todo o ano, agora o destino será a Europa. Com saída prevista para 14 de outubro, o grupo parte rumo a Portugal, onde passará por Lisboa, Fátima Porto e Vila Nova de Cerveira. As reservas já estão disponíveis, e os pacotes podem ser adquiridos na Sede da AEA ( veja anúncio ao lado ).

ESCARPAS DO LAGO

Antes do embarque para a

Europa, o destino da AEA será Escarpas do Lago/ Capitólio-MG. A saída será no dia 18 de agosto, com retorno dia 21.

O pacote custa R$ 800 (parcelado em até 4 vezes), com hospedagem no Hotel Escarpas do Lago,

e inclui: transporte, refeição completa, passeio de chalana, música ao vivo e utilização do balneário.

As vagas são limitadas e as reservas devem ser feitas pessoalmente na AEA, ou por telefone: (31) 3224 8323, falar com Beth.

comunicaçÃo 8
Associação lança site, em busca de mais agilidade e modernidade na comunicação direta com aposentados, pensionistas e o público em geral
AEA COMUNICAÇÃO
REPRODUÇÃO
No destaque, a página inicial com novas funções, mais “leve” e com visual para atrair a atenção internauta
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.