+Ciência 2018

Page 15

AUTOMEDICAÇÃO: UM RISCO À SAÚDE DA TERCEIRA IDADE Letícia Ângelo dos Santos Camilla Hettenhausen Colégio Ana Tereza 9º ano 29/10/2018

RESUMO A automedicação equivale a uma prática comum de tomar medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde adequado, onde muitas pessoas na sociedade, por conta, principalmente, de uma rotina apressada e as ferramentas da internet, vêem como algo simples, mas ela pode sim trazer efeitos piores. O artigo tem como objetivo uma análise crítica do agrupamento de fatores que levam a automedicação para a população da terceira idade. O artigo foi totalmente embasado em pesquisas bibliográficas, por meio de livro, sites, e principalmente, artigos científicos para ter total compreensão do porque é feito o ato de se automedicar em idosos e suas consequências. Contudo, os resultados encontrados evidenciam a diminuição da vulnerabilidade das pessoas à medida que melhore a sua conscientização a respeito do problema, demonstrando a necessidade de melhorias na fiscalização, mais rigor na aplicação das leis e de melhor controle das propagandas de remédios nos meios de comunicação. Com isso, as divulgações e uma maior conscientização do próprio idoso é extremamente necessário para uma diminuição da automedicação.

Palavras-chave:

Automedicação. Idosos. Medicamentos

REVISTA CAT | 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.