Asviasabertas daAméricaLatina

A Venezuela viveu, na década de 70, um dos melhores momentos de sua economia por conta do petróleo. Em um momento de exportação farta o país se desenvolveu. No entanto, a década seguinte não confirmou o crescimento exponencial do país latino-americano. Durante os anos 80 até quase o fim da década de 90 a Venezuela amargou uma severa crise política e econômica.
Em 1998 Hugo Chávez tornou-se presidente da Venezuela e a história do país mudou para sempre. Durante seus 14 anos como chefe de estado venezuelano ele priorizou investimentos sociais e foi, para seu povo, a imagem de dias de mais esperança.
A decadência do valor do petróleo seguido da morte de Chávez, em 2013, foram a fagulha para que estourasse na Venezuela uma nova crise - que segue até os dias de hoje. O país, que não conseguiu manter sua política econômica, viu seu povo em situação muito difícil.
Nicolás Maduro foi eleito presidente da Venezuela após a Morte de Chávez. A recessão econômica do país somada à repressão do governo aplicada àqueles que discordam do regime de Maduro são a tônica de uma crise que parece não ter fim.
Uma inflação de cerca de 700% e 81,5% da população em situação de pobreza, características de uma grave crise humanitária, são alguns dos motivos que levaram os venezuelanos a querer deixar o país em busca de melhores condições de vida. O Brasil é um dos destinos mais comuns para aqueles que pedem refúgio.
Alejandro Cegarra/State of DecayEquipe itinerante IMC/Arquidiocese Juiz de Fora
Os venezuelanos se distribuíram por todo o Brasil e outros países da América do Sul procurando por melhores condições de vida, emprego e estabilidade. No Brasil enfrentam a discrminação e, por muitas vezes, não atingem seus objetivos. Muitos se encontram em situação de rua ou de pobreza. Quando são inseridos no mercado de trabalho as ofertas são, em sua maioria, de subempregos, que não condizem com o grau de estudo e especialização de muitos que chegam no país.
Pacaraima, município de Roraima, é um dos prinicpais destinos dos venezuelanos. O fotógrafo Antonello Veneri registrou em sua amostra - o projeto acolhidos - uma iniciativa do município, que inseriu diversos refugiados venezuelanos no mercado de trabalho e deu abrigo temporário para aqueles que ainda não conseguiram suas próprias casas.
Antonello Veneri/Acolhidos
acesso: 27/05/2023
disponível em: https://www.alecegarra.com/state-of-decay
acesso: 03/06/2023
foto tirada por leitor do portal disponível em: a voz da serra foto tirada por equipe itinerante imc disponível em: arquidiocese juíz de fora
foto tirada por presidência da venezuela/afp disponível em: istoédinheiro
Curso: Jornalismo - introdução ao fotojornalismo
Reportagem Visual - turma 2023.1
Prof. Michele Pucarelli
Monitora: Laís Reis
Alunos: Patrick Chaia e Kayky Resende
Para saber mais sobre o tema...
Texto sobre a crise na Venezuela e os refugiados no Brasil - QR
Code nº1
Vida de imigrante: reportagem de O Globo sobre venezuelanos
em São Paulo - QR Code nº2
Antonello Veneri/Acolhidos