Plzen

Page 24

Entrevista

Marcelo Moss

Mestre cervejeiro e músico conta sobre o mundo das cervejas artesanais

C

om as malas arrumadas, passagem comprada e shows marcados, o integrante da Banda Bristol, banda de rock alternativo composta por quatro músicos, Marcelo Moss encara a primeira turnê com o grupo na Europa. Visionário no segmento das cervejas “caseiras” no Brasil, Moss trabalha no mercado cervejeiro desde 1995. O paulista é formado em Hotelaria com pós-graduação em Gestão Arquivo pessoal

de Negócios em Alimentação. O sommellier de cerveja foi fundador da fábrica da Baden Baden e ingressou no mercado cervejeiro devido ao interesse de uns amigos de seu pai, que moravam nos Estados Unidos, em trazer a técnica da cerveja caseira para o Brasil. Ele se especializou na área e acabou montando a cervejaria em Campos do Jordão, com o intuito de se divertir com os amigos. Hoje, atua ainda no ramo cervejeiro como jurado de alguns concursos de cerveja artesanal. O sommellier conta um pouco sobre como entrou nesse mercado, sobre a Baden Baden, economia e alguns mitos que a cerveja desperta em seus consumidores. Revista Plzen: Por que cerveja? Marcelo Moss: Nos Estados Unidos era muito comum esse tipo de produção. Em 1995, tinha bastante gente que fazia cerveja em casa e alguns caras que pensavam em oferecer o equipamento para o pessoal fazer cerveja. Na verdade, eles alugam os equipamentos para as pessoas fazerem cerveja. Um amigo do meu pai queria trazer essa técnica para o Brasil, mas era uma técnica extremamente adiantada. Acabamos montando um negócio. Quando fui para os Estados Unidos conhecer esse empreendimento vi que tinham outros tipos de cervejas e esses estilos me interessaram. Eu não tomava cervejas industrializadas, achava péssimo, um negócio sem gosto. Não gosto. Esses novos estilos me interessaram e aí comecei a trabalhar com cerveja. RP: Alguns mestres cervejeiros abominam a cerveja industrializada. O que você acha disso?

24

Marcelo Moss fazendo uma das coisas que mais gosta, degustando uma boa cerveja


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.