Page 1

Cachaça de Alambique Bebida de fino trato Sebrae apoia produtores na conquista de certificações de qualidade


Uma dose completa de agronegócios

Goles de certificação

Há seis anos, o SEBRAE vem mudando o roteiro dos produtores de Cachaça de Alambique para aprimorar o sabor e os negócios do mais tradicional patrimônio da história líquida do Brasil. É uma bebida de fino trato, criada há mais de 400 anos, que sai de pequenas destilarias espalhadas em vários pontos do País. O resultado merece um brinde. A cachaça artesanal ficou chique, distanciando-se cada vez mais da aguardente de cana produzida por grandes indústrias. E passou a ser apreciada em alto estilo graças a ingredientes de qualidade adicionados à produção e à gestão dos empreendimentos. Assim, abriu-se um novo caminho para a conquista de mercados no Brasil e até no exterior. Em geral, os produtores capricham no marketing ambiental por utilizar cana-de-açúcar cultivada sem agrotóxicos. Além disso, a colheita é realizada manualmente, sem queimadas. Tudo com a missão de preservar o aroma e o gosto destilados desde os tempos da colonização. No final, degusta-se uma dose completa de agronegócios.

Parcerias Para melhorar a produção da Cachaça de Alambique, a Unidade de Agronegócios (Uagro) do Sebrae Nacional trabalha sempre em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, as organizações dos produtores e com instituições dos setores público e privado. Os resultados comemoram o avanço do segmento rumo à certificação.

Com mais de 1,3 bilhão de litros de Cachaça de Alambique produzidos por ano, o Brasil é dono do terceiro destilado mais consumido em todo o mundo. Uma das principais atuações do SEBRAE no segmento da Cachaça de Alambique é apoiar a certificação dos produtos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A instituição assume parte dos custos dos procedimentos necessários à obtenção desse atestado de qualidade, que é reconhecido em 80 países. Atualmente, 27 marcas no País já contam com certificação concedida pelo Inmetro, de acordo com o RACC (Regulamento de Avaliação de Conformidade da Cachaça).

Com engenho e arte

Apesar de ser produzida unicamente a partir do caldo de cana, sem a adição de insumos químicos, cada cachaça artesanal carrega características de seu produtor, que se esmera por criar uma obra-prima, com teor alcoólico entre 38% e 48%. Cada um tem seu segredo, desde a escolha do tipo de cana, passando pela época certa da colheita, o tempo de moagem, os ingredientes e o tempo de fermentação, a forma de destilação e os tonéis para o envelhecimento, até o engarrafamento. Tudo com engenho e arte.


Empresas) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1972 para aplicar recursos públicos na promoção da competividade e do desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Por meio de parcerias com os setores público e privado, o SEBRAE atua como uma agência de desenvolvimento, com programas de capacitação, orientação ao crédito, estímulo à inovação, apoio ao associativismo e acesso ao mercado.

www.sebrae.com.br Central de Relacionamento 0800 570 0800 Visite o site: http://www.sebrae.com.br/setor/derivados-de-cana

Plano Mídia Comunicação (planomidia@gmail.com) / Projeto gráfico e diagramação: Daniel Ribeiro / Fotos: Lúcio Gama Freire/ Elias Eberhardt (Sebrae-RS)

O

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Cachaça de Alambique - Bebida de Fino Trato  

Sebrae apoia produtores na conquista de certificações de qualidade

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you