PLANADOURO 02

Page 32

.32

NÃO TENHO MAIS NADA SENÃO AS ASAS

VOAR COMO A ÁGUIA-REAL

As aves desde sempre provocaram no Homem um grande fascínio devido à sua faculdade de voar. A sustentação no ar era algo que só estaria ao alcance de alguns animais e dos Deuses. Mas a humanidade sempre ambicionou poder cruzar os céus. Quem não se viu já envolvido num estado onírico protagonizando a capacidade de voar?! Fascinado com o voo, o Homem desde sempre apreciou a audácia de certas aves, sendo a Águia aquela que melhor personaliza esse traço de carácter. Paulo Cabral dá continuidade a um "certo olhar" sobre as aves planadoras.

De facto o Homem sempre desejou voar como as aves, não sendo por isso surpreendente que as primeiras tentativas de voo se baseassem em dispositivos que imitavam o bater das asas destes animais alados. Remonta à Mitologia Grega o registo desta ambição humana. A história de Daedulus e do seu filho Icarus, que utilizaram o voo como forma de escapar da Ilha de Creta, onde se encontravam aprisionados. Para o conseguir criaram asas nos braços, colando penas de aves com cera. Icarus, sendo jovem e impetuoso, bateu as asas tão fortemente e voou tão alto que se aproximou demasiado do Sol. O calor acabaria por derreter a cera, provocando a perda das asas e a subsequente queda de Icarus no mar, naquele que viria a ser o primeiro acidente aéreo da Humanidade, pelo menos de acordo com a Mitologia Grega! A tentativa de voar, imitando o bater de asas das aves, foi perdurando ao longo do tempo na mente de todos aqueles idealizavam voar. O próprio Leonardo da Vinci, que todos conhecemos como tendo prestado contributos válidos para o conhecimento científico da sua época, esteve também obcecado com a ideia de voar, criando um modelo que transformava a força muscular humana em sustentação através do bater de asas.

A queda de Icarus.

Ornitóptero de Leonardo da Vinci.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.