RT009

Page 116

Antigo Testamento

pelo menos a teoria explicaria: 1) a possessão deste livro pelos hebreus, 2) a sua posição no Cânon, 3) seu tom e pano de fundo patriarcal, 4) o estilo aramaico de uma parte da sua terminologia e modo de expressão conforme se vê no texto.”3 Martinho Lutero, como muitos outros eruditos bíblicos conservadores, sugeriu que Salomão foi o autor do livro de Jó, Existem certas semelhanças entre o livro de Jó e dois dos livros bíblicos que cremos foram escritos por Salomão: Provérbios e Eclesiastes. Os três: Jó, Provérbios e Eclesiastes são catalogados como “literatura de sabedoria”. Especialmente Jó 28 tem uma notável semelhança com os capítulos 1, 8 e 9 de Provérbios, tanto no vocabulário como no conteúdo. Esta teoria é a que parece ser mais razoável. É a opinião mais antiga. Alguns teólogos a defendem, como Gregório Nazianzeno (falecido cerca de 390.A.D, junto com alguns doutores Judeus. Já no século XIX foi seguida por Haevernick, Keil e Delitzsch. Delitzsch diz que: É um cunho daquele próprio criador e incipiente da Chokma (sabedoria), daquela época Salamônica da ciência e da 3 Id., Ibid. p.409 116 | RT | Fevereiro a Junho, 2012

arte, do mais profundo pensamento em matéria de religião revelada e de cultura inteligente e progressiva das formas tradicionais da arte, duma época sem precedentes, em que a literatura corresponde ao Zênite da magnificência gloriosa para que o reino da promissão tendia.4 O estilo do livro nos mostra que seu autor é um mestre da palavra raramente superado, um mestre dotado de poder de criatividade barroca e possuidor de elevada cultura, que são indicadas nas numerosas e multiformes imagens que exprimem os sentimentos mais variados em um só e mesmo discurso, como também as expressões raras, ou que já nem mesmo eram usadas. Também se diz que era uma época de paz em que atividades literárias se desenvolveram e que esse fator propiciava a composição de um livro como o de Jó. Although most of the book consists of the words of Job and his counselors, Job himself was not the author. We may be sure that the author was an Israelite, since he (not Job or his friends) frequently uses the Is4 EDWARD, J. Young. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1964. p.335.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.