Projeto Ouro Verde

Page 34

O corte certo, no tempo certo V

aldomiro Ângelo Souza de Jesus é um dos técnicos da Michelin que ensina aos produtores rurais o modo correto de fazer o corte da seringueira, a chamada sangria da árvore para a obtenção do látex. "A sangria, quando feita de modo correto, além de preservar

a árvore, garante maior produtividade e qualidade do látex a ser extraído", ensina. Segundo ele, uma árvore de seringueira manejada corretamente pode garantir 35 anos de exploração comercial, mas para isso ele destaca que o agricultor precisa tomar cinco cuidados básicos. Confira:

Valdomiro ajuda a formar seringueiros

O CONSUMO DA CASCA - a sangria deve consumir uma quantidade de casca suficiente, a fim de retirar a casca ressecada e promover a boa coagulação do látex. "Qual é o corte ideal para se promover uma boa sangria", pergunta Valdomiro de Jesus, logo respondendo: "o corte ideal é de 1,5 mm. por corte." Segundo ele, a casca da árvore é o maior patrimônio da seringueira, uma vez que sem casca não tem como fazer a sangria do látex.

A PROFUNDIDADE DO CORTE -o segundo cuidado básico que se deve ter no trato com a seringueira é com a profundidade do corte a ser realizado. "A profundidade do corte sobre o caule da árvore influencia diretamente a quantidade de produção. E qual é a profundidade ideal? 1,6 mm." Com essa profundidade, garante Valdomiro de Jesus, a seiva da planta vai circular e no futuro se criará sobre esse corte uma nova casca. A própria árvore se regenera e com isso temos a perenidade da seringueira e do negócio em si", diz. Caso o agricultor faça uma sangria rasa, isso não vai afetar a planta, mas a produção será menor, alerta.

A D ECLIVIDADE DO C ORTE - Segundo Valdomiro de Jesus a declividade do corte feito no caule da seringueira tem influência direta no melhor ou no pior escorrimento do látex até o copo que o armazena (o látex que escorre do caule) e também na melhor exploração do painel. "Hoje a gente trabalha com um ângulo de 35 graus e uma sangria descendente", diz.

34

ESPECIAL - PROJETO OURO VERDE – MICHELIN BRASIL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.