Guia plantas 2013 Arkocápsulas

Page 23

Cynara scolymus Parte utilizada: folhas Malpighia glabra Parte utilizada: fruto

Alcachofra

Acerola

Enfartamento, Dispepsia, Excessos Alimentares, DEPURATIVO

antioxidante, estimulante do sistema imunitário, tónico instantâneo

Descrição

A Acerola é o fruto de um pequeno arbusto com esse nome que cresce nas florestas secas da América do Sul, da América Central e da Jamaica. Este pequeno fruto cor de tijolo é muito parecido com a cereja é igualmente conhecido como «cereja de Barbados».

Vitamina C natural A Acerola contém oligoelementos como cálcio, ferro, magnésio e fósforo, vitaminas A, B6 e, mais importante ainda, a vitamina C. A Acerola tem 100 vezes mais vitamina C do que uma laranja (uma Acerola com 4,5g contém tanta vitamina C como meio quilo de laranjas!). Comparada com o ácido ascórbico cristalino de produção industrial, a vitamina C da Acerola está sempre associada a outros cofatores, nomeadamente bioflavonóides, ou vitamina P, cujas propriedades, idênticas, auxiliam as da vitamina C, potenciando-lhe os efeitos. Tendo as mesmas qualidades que a vitamina C, a Acerola é um tónico excelente. Estimula as funções do sistema imunitário e as defesas do organismo. É indicada na fadiga transitória ou persistente, bem como para ajudar a prevenir infeções invernais, como a gripe ou problemas otorrinolaringológicos (rinite, otite, faringite, laringite, traqueíte, bronquite, etc.). Uma vez que também facilita a absorção intestinal do ferro, a vitamina C tem um efeito anti-anémico. Por último, recomenda-se a Acerola como suplemento alimentar também para pessoas que consumam poucos legumes e fruta, ou para fumadores, uma vez que estes apresentam maiores necessidades de vitamina C.

Descrição

Na realidade, esta planta que já ocupa um lugar importante nos mundos culinário e terapêutico é uma variedade não espinhosa do cardo selvagem natural da região do Mediterrâneo. Apreciada pelo seu corpo carnudo, deve a sua fama medicinal às propriedades digestivas das folhas largas e profundamente lobuladas que tem no caule.

Planta protetora do fígado Na primeira metade do século XX, vários médicos franceses demonstraram interesse pela utilização das folhas da Alcachofra no tratamento das doenças hepáticas. A ação colerética da Alcachofra (que aumenta a secreção da bílis) deve-se a uma substância amarga e aromática, chamada cinarina. É particularmente útil para o tratamento da congestão ou insuficiência hepática (fígado preguiçoso), da icterícia e da má digestão dos lípidos. Ao estimular a secreção da bílis, a Alcachofra também trata da obstipação. A bílis estimula os movimentos intestinais (movimentos peristálticos), facilitando a descarga da matéria fecal. As folhas de Alcachofra contêm ainda outros esteróis, magnésio, potássio, etc. que atuam em sinergia com a cinarina. Para beneficiar plenamente dos efeitos da planta, recomenda-se a utilização do pó integral. A Alcachofra parece estimular a regeneração das células hepáticas quando estas estão expostas a várias toxinas. A confirmar-se essa qualidade, através de testes clínicos controlados, a planta poderá ser utilizada como hepatoprotetor nos pacientes com cirrose. Também já se demonstrou que as folhas de Alcachofra possuem propriedades hipolipemiantes e hipocolesterolemiantes. Advertência: Tal como acontece com todas as plantas que estimulam a função da vesícula biliar, a Alcachofra não é aconselhável em pacientes com obstrução do ducto biliar.

Combinações

Combinações

anemia, astenia: Acerola + Luzerna fadiga persistente: Acerola + Geleia Real (ou Ginseng) tónico instantâneo: Acerola + Guaraná IMUNOESTIMULANTE: Acerola + Equinácea estados gripais: Acerola + Própolis

perturbações do estômago, hepatite, icterícia: Alcachofra + Cardo Mariano bílis insuficiente (estimulação da vesícula biliar): Alcachofra ENFARTAMENTO, DISPEPSIA: Alcachofra EXCESSOS ALIMENTARES: Alcachofra + Chá Verde

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.