águas de Fulô - Forró pé de serra

Page 1

O grupo ÁguasdeFulô tem suas nascentes em Piapitangui banda Poesias de Umbá e congo de Roda D’Água.


Viana- ES, 2007-2013 “Nossas poesias vêm de Umbá, um batuque que nasce na mata de bananeiras” P.Lube


Proposta conceitual Um manifesto regional aos braços da percussão com poesias declamadas que pretendem remontar diálogos, ampliando linguagens sonoras e plástica. Umbá é um som experimental, rústico, regional com mapeamento de origens mais orgânicas de manifestos culturais. Patrimônio Imaterial flexionado e mapeando com afinco cientifico as manifestações sonoras africana e aborígenes do Espírito Santo. A idéia é unir forças institucionais para fortalecer as frentes abertas na poética de Umbá. com Caravana de intervenção musical nos centros urbanos,resgate de musicas regionais,acesso a documentos e relatos populares.



Formação POESDIAS DE UMBÁ: Piatan Lube – Voz e Violão Don Barone –Voz, Percussão, performance Tiago folador - Voz, percussão, apitos e efeitos Johnson Sudré- Sample, percussão tambores Deci Munguba –Tambor Iury Guijansqui –Voz e Flauta transversal Nego Wilson -Guitarra







Manifestos percussivos é o pilar mestre das ações da banda e dá origem a poética de Umbá. Uma gama de possibilidades destes ritmos ritualísticos de invocação, investidas em trazer sons da natureza em forma de musica de um determinado lugar na natureza apresentando uma força uma - batida do coração em toques afros. O cenário conta com instrumentos artesanais e objetos da cultura de Roda D’água, estando os participantes vestidos com os merecidos figurinos de acordo com a música fazendo a performance, poesias , levando o público a uma viagem sensorial de sons, imagem e sentidos da cultura local.






Ensaios da banda aconteciam nas proximidades de Roda D´água, nos Vales de Piapitangui, onde integrantes se reuniam para experimentações artísticas.












Em meados de 2016, novas experiências...




Proposta conceitual Estilo ​Regional Rural, Águas de Fulo tem suas nascentes em congados e folias do ES, entre o xaxado, Congo, marujada, pandeiradas ao Baião com Triangulo, xiquexique, jembês. Pandeiros, alfaies e Violão reforçam a força da expressão - Forró pé da serra - onde origens e criatividade musical, ancestralidade e contemporaneidade de expressão são posta em ação pelo coletivo musical.



Formação ÁguasdeFulô Piatan Lube- Voz e Violão Lissa Tinôco – Voz e Triângulo Wander Sá (Sagrilo) – Zabumba Johnson Sudré – Sample, pandeiro, percussão, tambores








Importância do Sitio Terra Mae como ajuntamento experiência. Primeiro espaço de ensaio, encontros, apresentações.



Participações especiais: Yuri Guijanski e Júlia Papel





Festa do Padroeiro São Sebastião, Piapitangui,2017.


Participação Banda de congo Mestre Tagibe


Laminha de Camburi, 2017

Participação especial David Sobrinho, violino


Arraiá vila de artesãos - Casa das pedras Jacaraípe, 2017.


Arraiá do Silvas, carapebus, 2017.






Importância do CONGO: A banda tem como escola musical as vivencias com o congo de Roda D’água




Grupo de Carimbó da terceira idade, Jacaraípe, 2017.



Encontro de Parapente, Rampa do Urubu, 2017









Produção artesanal dos Instrumentos Musicais

Feitos sob memórias ancestrais em perspectiva experimental de construção de novas sonoridades, o artista social Piatan Lube, segue municiando os projetos Àguas de Fulô com os instrumentos construídos no seu ateliê.







Importância de construir instrumentos: Modo pelo qual a banda faz experimentações sonoras com produções de Piatan Lube e Wander Silva (Sagrilo)



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.