Page 1


///CONCEITO A Casa Fora do Eixo Amazônia é um laboratório de vivências sócio-culturais que funciona como articulador da região Amazônica, escritório e residência cultural, responsável por receber constantemente agentes culturais de todo o país e da América Latina, interessados em trocar experiências e conhecimento. Espaços de vivências que compreendem campus da Universidade Livre Fora do Eixo (frente de formação livre), 'agência' do Banco Fora do Eixo (frente de sustentabilidade), diretório do Partido Fora do Eixo (frente de articulações em rede), estúdios de música, multiplex do precariado, galerias e palcos livres. Ambiente de gestão, vivência, formação, trocas, trabalho e articulações latino-americanas. A Casa Fora do Eixo/Amazônia existe desde de agosto de 2012 LOCAI: Belém - PA PÚBLICO-ALVO: jovens e adultos


///ESPAÇO DE CULTURA EDITAIS DE OCUPAÇÃO VIVÊNCIAS A Casa Fora do Eixo Amazônia possui a proposta de democratizar seu espaço para ocupação de atividades artísticas. Nesse sentido a Casa abrirá editais para os grupos e artistas. Os editais de ocupação serão destinados a atividades ligadas a música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e formação livre.

MÚSICA FORA DO EIXO TURNÊ Mapeamento de rotas e articulação de tour pela região Amazônica. AGÊNCIA Agenciamento de shows e assessoria geral DOMINGO NA CASA Evento com público qualificado, que promove o encontro de agentes ligados à cadeia produtiva da cultura, com espaço para realização de shows, intervenções artísticas, debates e reuniões livres.


ENSAIO NA CASA Espaço para ensaios de grupos e artistas ligados a música e artes cênicas CAMELÔ 2.0 - BANQUINHA FORA DO EIXO Banquinha de distribuição, comercialização e regulamentação de produtos culturais da cena independente do país. Distribuir CDs, DVDs, revistas, acessórios, dentre outros, trabalhando com um dos gargalos da cultura brasileira de escoamento e distribuição dos mais diversos produtos culturais. NOITE FORA DO EIXO Projeto destinado a circulação de bandas do cenário independente brasileiro pela região Amazônica com o intuito de promover um intercâmbio entre artistas/bandas, agentes, produtores, visando a formação de público e o fomento da cadeia produtiva da música.

POÉTICAS VISUAIS FORA DO EIXO COMPACTO.ARTE Um dos principais projetos do núcleo de artes visuais do Circuito Fora do Eixo, o Poéticas Visuais, vê nas sedes e espaços fixos que a Rede Fora do Eixo possui por todo país, ricos pontos para a instalação de obras e ações artísticas, que contemplam diferentes gêneros de artes visuais, como grafitti, colagem, stencil, pintura, esculturas, performance, instalação, dentre outros, sendo o projeto responsável pela qualificação estética desses espaços, deixando-os climatizados ao trabalho com Cultura Independente e ao público jovem, sendo zonas fixas de contaminação e disseminação das obras artísticas que integram a vivência nesses espaços.


PALCO FORA DO EIXO CABARÉ O Cabaré Fora do Eixo é um projeto que busca promover a circulação e o intercâmbio entre artistas, cenas, grupo, coletivos e produtores. Diante dessa perspectiva, o Cabaré Fora do Eixo funciona como um espetáculo colaborativo que conecta artistas e grupos cênicos com agentes e grupos ligados à musica, artes visuais e artes cênicas.

CLUBE DE CINEMA FORA DO EIXO DF5 - DISTRIBUIDORA FORA DO EIXO DF5 é a atualização de uma distribuidora de cinema, que entende o mercado audiovisual se movimentando enquanto pessoas cossumindo filmes, não necessariamente pessoas pagando ingressos. A DF5 se lastreia criando relações com realizadores e exibidores de audiovisual, construindo um arranjo que passa da produção a promoção de filmes, fechando seu ciclo com a sistematização das sessões realizadas. www.df5.art.br SEDA - SEMANA DO AUDIOVISUAL Festival de cinema livre que prevê a realização de circuito integrando 50 cidades do Brasil, com mostras, laboratórios teóricos e práticos, desconferências, shows e outras atividades com metas de promover conexões do audiovisual com outras linguagens. www.seda.foradoeixo.org.br


///INTEGRAÇÃO DE REDES AGÊNCIA COLABORATIVA Agência que tem como metas facilitar e mediar as relações entre artistas e compradores de shows, sejam eles festivais, casas de shows e/ou outras organizações para o desenvolvimento da cadeia produtiva da música independente no Brasil. CIRCUITO AMAZÔNICO DE FESTIVAIS Possui finalidade de fortalecimento do cenário cultural independente da região amazônica através da plataforma dos Festivais de Música e de Artes Integradas. Um circuito para intercâmbio artistico e de tecnologias socias. GRITO ROCK Maior festival colaborativo do continente. É realizado em 205 cidades brasileiras e sul-americanas no período do Carnaval. Chegou em 2012 a sua sexta edição, circulando mais de 20 mil artistas, 1350 shows, 34 turnês, 5 mil shows, 700 produtores envolvidos, um público de 200 mil pessoas entre jovens e adultosdas classes B, C e D. CONGRESSO FORA DO EIXO - AMAZÔNIA Etapa regional dos Congressos Fora do Eixo, que busca a conexão entre coletivos, agentes culturais e grupos artísticos da região amazônica. Além desta, ocorrem ainda as edições do encontro nas regionais do Fora do Eixo em Minas Gerais, São Paulo, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e RJ-ES. Elas culminam num grande Congresso FdE Nacional. MIVA - MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA NA AMAZÔNIA A Mostra Internacional de Videodança na Amazônia, MIVA, é um projeto que une tecnologia e arte para o estudo, debate e pesquisa da videodança e seu processo de desenvolvimento em todo o mundo.


///PARTIDO FORA DO EIXO Responsável pela concepção e elaboração de estratégias junto às frentes gestoras da rede Fora do Eixo, ampliando a conexão entre as próprias frentes de atuação e os parceiros externos à rede. O Partido Fora do Eixo deve trabalhar a manutenção do equilíbrio da dinâmica de grupo a partir das necessidades que cada frente demanda em relação aos seus parceiros estratégicos. MICRORROTAS AMAZÔNICAS Proposta de desenvolvimento das ações de intercambio cultural entre as Microrotas dos Estados da região amazônica. ARCO NORTE Prospota de integração cultural entre os estados da região amazônica com os países de fronteira: Amapá (Guiana Francesa), Amazonas (Venezuela, Colômbia e Peru), Acre (Peru e Bolívia), Pará (Suriname e Guiana), Rondônia (Bolívia) e Roraima (Guiana e Venezuela)


///UNIVERSIDADE FORA DO EIXO A Universidade Fora do Eixo - UniFdE é o projeto de formação do Circuito Fora do Eixo que tem como foco o fortalecimento, capacitação e organicidade da rede. A Casa Fora do Eixo funciona como principal campus da UniFdE, composta por diversos ambientes de formação livre que promovem o estreitamento das relações, o trabalho colaborativo, o caixa coletivo, a consciência política, o desenvolvimento criativo, a disciplina e a organização do arranjo criativo culturalnacional. Dessa forma, ela torna-se uma experiência de cultura viva livre que reflete a tecnologia social Fora do Eixo, contaminando os mais diversos agentes em contato com a rede. COLUNA Missões de até 30 dias, em sua maioria realizada em grupos de gestores que circulam rotas de cidades que compreendem Pontos Fora do Eixo e parceiros em potencial. A proposta é mapear, sistematizar e conhecer realidades locais e metodologias; aproximar os coletivos e estreitar relações de cooperação. OBSERVATÓRIO Desconferências transmitidas ao vivo pela internet. O projeto serve como plataforma de ampliação repertórios. É provocadora de debates relacionados à comportamento, sustentabilidade, formação, políticas culturais, mídia, arte e outros. PERCURSO Os Percursos são circuitos temáticos de formação livre, formados por um conjunto de eventos e projetos de diferentes regiões do país. São festivais, mostras, semanas e outros que fazem parte desses trajetos. O público-alvo circula os percursos realizando vivências de reflexão, produção e fruição, experimentando diferentes visões de um mesmo processo que, somadas, proporcionarão uma compreensão macro do fazer e viver cultural.


///NARRATIVAS PÓS TV Um canal online de veiculação de informação em tempo real, feito de diferentes lugares. Com uma não grade de programação utiliza plataformas onlines para apresentar idéias, leituras e discussões que não encontram espaços nos veículos convencionais. CIDADÃO MULTIMÍDIA Projeto de midialivrismo em que você, eu e todos somos jornalistas, fotógrafos, videomarkers, radialistas e outros. Estimula às práticas de comunicação social e publicações de conteúdo nas mais diversas mídias. O objetivo é fomentar a autoralidade e o midialivrismo por parte de todas as pessoas envolvidas nos processos da rede. SITE - CASA FORA DO EIXO AMAZÔNIA Plataforma on line que reunirá todas as informações refentes às atividades e projetos da Casa Fora do Eixo Amazônia e dos coletivos a compõem.


///BANCO FORA DO EIXO BANCO DE TECNOLOGIAS Repositório de tecnologias sociais produzidas por coletivos do Fora do Eixo. Construída de maneira colaborativa e descentralizada, permite que o conteúdo disponibilizado esteja aberto para uso, modificações e colaborações de maneira livre. CONTA COMUM Financiamento colaborativo criado para que os pontos da rede Fora do Eixo possam circular recursos entre si em moeda corrente R$ e Card a zero de juros em reais. Divide-se em duas categorias diferentes: empréstimo colaborativo e investimento no fundo. CAIXA COLETIVO Proposta de um sistema único de gerenciamento de recursos (financeiros e econômicos) entre as Casas Fora do Eixo. O Caixa Coletivo potencializa o volume de recursos captados e distribuídos para que sejam geridos de forma compartilhada. COMPACTO.TEC O Compacto.TEC é uma ferramenta de gestão colaborativa desenvolvida pelo Circuito Fora do Eixo. Ele tem como objetivo otimizar o planejamento e execução dos projetos e frentes de trabalho da rede e seus coletivos, compilando todas as informações necessárias para a gestão, da pré-produção à prestação de contas. Além destas informações, o Compacto.TEC também quantifica todo o trabalho investido na construção das ações, o que permite a contabilização do valor real dos projetos, através da soma da moeda corrente e da moeda social. A partir dos indicadores gerados é possível extrair diagnósticos de processos de produção, que poderão ser utilizados para avaliação e qualificação do trabalho do núcleo ou coletivo.


FORA DO EIXO CARD Moeda social utilizada nos processos de autogestão da Rede Fora do Eixo. O uso dessa tecnologia, somado às articulações de outras fontes de recursos em moeda corrente, ajudam a equilibrar os custos em Real e valorizam o trabalho humano em processos econômicos, comumente marcados por interesses individuais em detrimento de valores de colaboração. BANCO DE ESTÍMULO Projeto que visa ampliar as possibilidades de recursos para os coletivos da rede, potencializando ações culturais já desenvolvidas e fomentando novas ações desenvolvedoras de arranjos criativos culturais.


///MORADIA

Na Casa Fora do Eixo Amazônia residem gestores regionais do Circuito Fora do Eixo (CFE), rede formada por mais de 113 coletivos situados em todos os estados brasileiros e 9 países da América Latina. A proposta é intensificar as trocas entre esses gestores, aumentando a cumplicidade e a velocidade dos processos e dinâmicas de trabalho, além de experimentar na prática alguns conceitos como propriedade coletiva e gestão colaborativa e compartilhada.

///ESCRITÓRIO

Responsável por promover, gerir, apoiar e articular ações relacionadas ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor da cultura e economia solidária entre a região amazônica, o Brasil e América Latina. A sede funciona como engrenagem e base de produção de todos os projetos, coletivos e parceiros da rede.


///NÓS AMBIENTE Nós Ambiente é a frente ambientalista do Fora do Eixo, que sugere aos seus coletivos uma série de iniciativas que podem contribuir nas ações dos membros do coletivo, em suas sedes, de seus eventos e nos locais onde estão inseridos. Algumas das ações que já são realizadas, na região Amazônica são o Consumo Consciente, Coleta Seletiva, Horta Urbana, Vá de Bike, e o Relação com o Entorno, que desenvolve trabalhos com comunidades ribeirinhas e comunidades nas periferias.


///RESIDÊNCIA CULTURAL VIVÊNCIA E HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA A Casa Fora do Eixo Amazônia recebe constantemente artistas de todo o país e da América Latina, que ficam hospedados na casa, participam dos projetos diários e compartilham da dinâmica dos grupos de trabalho. O objetivo é que a Casa Froa do Eixo Amazônia além de moradia temporária, sirva também como ambiente cognitivo contaminador de princípios coletivos, solidários, colaborativos e livres.


///TAGs #PatrimônioCultural

#ComunicaçãoColaborativa #sociedadeecultura

#MídiasSociais

#BandaLargaNoNorte

#FormaçãoLivre

#Desescolarização #JornalismoCultural #EconomiaCriativa #RelaçõesPúblicas #OcupacaoUrbana #Patrimonio#DesenvolvimentoTerritorial

#PlataformaColaborativa #Autogestão#RedesSociais #arte-educação #ações de integração regional #ValorAmazônico #Indicadores #MovimentoCultural

#Imersão #Arteativismo

#militanciacultural

#Amapá #PosTV #Hacker

#Redes #CreativeCommons

#CulturaPopular

#Bacult #CulturaDigital #Juridico #Roraima #Colunas #ComunicaçãoComunitária #Mídia #MídiaLivre #Acre #DesenvolvimentoSustentável #MoedasComplementares

#Captação #DireitodaJuventude #PoliticaPublica #Jornalismo

#FábricaDoFuturo

#MeioAmbiente

#ContraCultura

#CapitalismoCognitivo

#EsteticaEpolitica

#MovimentoNegro

#CulturaViva #Observatorio#DireitosHumanos #MovimentosSociais #novasmidias

#Redes#Amazonas#latinoamerica #Percursos #Pará #Pesquisa

#EconomiaSolidaria

#Democratização #ComunicacaoEducativa #Vivência#militanciacultural #SoftwareLivre #Radio #RedesSociais #RedesSociais #ArranjoProdutivoLocal #CaixaColetivo #Rondônia #LGBT #Sustentabilidade #CaosOrganizado

#PontodeCultura #ResidenciaArtistica #PoliticaCultural #PosRancor #PNC #Ativismo #gestãocultural #ComunicacaoPublica


Venezuela

Guiana Inglesa

Suriname

Guiana Francesa

Roraima

Amapá

Colombia

Amazonas

Acre Rondônia

Bolívia

Pará


///CONTATOS CASA FORA DO EIXO AMAZテ年IA Rua Aristides Lobo, 292. Campina. Belテゥm/PA (91) 8303 4699 / 9117 7560 contatoamazonia@foradoeixo.org.br

fcasafdeamazonia t@casafdeamz casas.foradoeixo.org.br


Casa Fora do Eixo Amazônia  

A Casa Fora do Eixo Amazônia é um laboratório de vivências sócio-culturais que funciona como articulador da região Amazônica, escritório e r...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you