O Lamparim- Informativo PET Enfermagem- Nº 16 - Ano 7 - Junho de 2015

Page 1

Enfermagem em foco

Informativo PET - Enfermagem - N° 16 - Ano 7 - Junho de 2015

SEGURANÇA DO PACIENTE: RESPONSABILIDADE DE TODOS Por Enf." Dr.a Tânia Bosi de Souza Magnago Organizadores: Manara Bitencourt e Oclaris Lopes Munhoz

"Não causar mal ao paciente"... Este é um pressuposto descrito, 400 anos a.C, por Hipócrates e reafirmado por Florence Nightingale (1859). Muitos anos se passaram; porém, ainda se faz necessário tê-lo sempre presente nas diversas instâncias de cuidado à saúde. Os incidentes relacionados à assistência ocorrem em qualquer serviço e, na maioria das ocasiões, são passíveis de medidas preventivas. Na última década, várias estratégias envolvendo o cuidado seguro foram planejadas e implementadas mundialmente. No entanto, a cultura de segurança do paciente, em sua amplitude e complexidade, exige acompanhamento e aprendizagem cotidianos, o que, por sua vez, ultrapassa a existência de diretrizes e protocolos, pois esses, por si sós, não garantem a assistência segura (URBANETTO; MAGNAGO, 2014). A vigilância em saúde deve ser constante, por que as oportunidades e os fatores contribuintes para a ocorrência de incidentes estão sempre presentes. Porém, eles podem não estar visíveis... Então, a atenção de todos deve ser redobrada. Vejo, com muita preocupação, as situações que perduram, mesmo com as frequentes capacitações e atualizações. Por exemplo, não observância da higienização das mãos (promovem infecções); diluição inadequada de certos medicamentos (promovem flebites, problemas renais e hepáticos), entre outras. Penso que uma aprendizagem significativa acerca do que temos hoje e do que projetamos para o futuro pode ser o alicerce para grandes mudanças no cenário da atenção à saúde em relação à cultura de segurança. Nesse sentido, as instituições de ensino (técnico, graduação e pós-graduação) da área da Saúde possuem um importante papel, pois devem fomentar a cultura de segurança em todo o processo de formação profissional. Esse objetivo está previsto na Portaria n° 529/2013, que define dentre outros objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente a inclusão do tema segurança do paciente no ensino (BRASIL, 2013).

O Curso de Enfermagem, CCS/UFSM, está fazendo a sua parte, pois contemplou a temática na nova composição de disciplinas obrigatórias do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Da mesma forma, o Hospital Universitário de Santa Maria, comprometido com a qualidade da assistência e com prestação do cuidado seguro, implantou, em 2014, o Setor de Vigilância em Saúde Segurança do Paciente (SVSSP). O SVSSP é responsável por promover o desenvolvimento e aprimoramento contínuo das atividades de vigilância epidemiológica, controle das infecções hospitalares, gestão de riscos relacionados às tecnologias em saúde e aos processos assistenciais. Também, instituiu o"Programa Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente: orientações aos estudantes e residentes" juntamente com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (SOST) e Serviço de Higiene e Limpeza (SHL). Este Programa tem por objetivo fornecer informações e recomendações a estudantes de graduação, internato e residência, sobre temas relacionados ao controle de infecções hospitalares, biossegurança e segregação de resíduos, entre outros, subsidiando ações e condutas seguras na assistência à saúde, no âmbito do HUSM. Esta é uma atividade obrigatória para acessar o campo de estágio, aulas práticas, vivências, entre outras. A atividade é realizada no Auditório Gulerpe, das 1lhOOmin às 12h30min.h. Neste ano, os estudantes podem se inscrever em uma das seguintes datas: 26/06, 14/08 ou 27/11. As inscrições são feitas online, acessando a página do HUSM, link SVSSP.Segurança do paciente, todos somos responsáveis! Faça a sua parte!

Você está sendo convidado para contribuir

com a segurança do paciente - Vamos lá? HIGIENIZE SUAS MÃOS: SALVE- VIDAS M AY A R A

B I T T E N C O U R T

O C L A R Í S

L O P E S

M U N H O Z

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 529, de I° de abril de 2013. Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diária Oficial da União. Seção 1.v. 62, n. 43. 02 abr. 2013. URBANETTO, J.S; MAGNAGO, T. B. S. Segurança do paciente: algumas reflexões. RevEnferrn UFSM, v. 4, n. 3, jul/set. 2014.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.