






18 E 19 DE ABRIL DE 2025 | JOÃO PESSOA - PB
LIVRO







18 E 19 DE ABRIL DE 2025 | JOÃO PESSOA - PB
NOME DO EVENTO: Diamba na Paraíba
TEMA: Nordeste semente: território cultivador de maconha
EIXOS: Cultivo; Juventude; Direitos; Trabalho; Ancestralidade e Artes
PERÍODO: 18 e 19 de abril de 2025
LOCAL PREVISTO: Centro Cultural Piollin - João Pessoa/PB
PÚBLICO PREVISTO: 800 pessoas
PÚBLICO-ALVO: Trabalhadores do cultivo e produção de remédios à base de cannabis; gestores de associações; profissionais prescritores; usuários dos produtos medicinaisr; esponsáveis pelos usuários; jovens entre 20 e 30 anos interessados em temas relacionados a maconha; advogados, promotores de justiça, magistrados, estudantes e estagiários de Direito; artistas locais e público interessado nas atrações artísticas.
REALIZAÇÃO: Associação Cannábica Florescer - ACAFLOR
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Associação Cannábica Florescer - ACAFLOR, Alumiô Parahyba e Mariana Rosa
O FESTIVAL DIAMBA NA PARAÍBA é um evento de cunho acadêmico, profissional e cultural no formato de festival com a temática da Cannabis medicinal. É o primeiro festival da o estado da Paraíba a abordar esta temática, propondo minicursos, rodas de conversa, apresentações artísticas e oficinas. O eixo central desta primeira edição é “Nordeste Semente”, por abordar assuntos relacionados ao cultivo da planta nas condições climáticas da região e valorizar o pioneirismo do nordeste no cultivo da planta.
O evento pretende envolver trabalhadores, usuários, profissionais prescritores e juristas, além do público interessado em educação canábica.
O evento surgiu da vontade de reanimar a articulação em torno da cannabis medi-
cinal no estado. Após a realização de diversos eventos acadêmicos e culturais (Rodas de conversa, mesas redondas, palestras, lives e a Festa Diamba), a ACAFLOR aposta
num evento capaz de envolver todas estas modalidades num festival educativo e cultural, atraindo pessoas e marcas de todas as regiões do Brasil que estejam atentas ao potencial medicinal da maconha.
O conceito norteador desta edição do evento é “NORDESTE SEMENTE” pelo qual trataremos sobre o nosso território propício para o cultivo da planta, além de debater as relações entre a cultura indígena e ancestral, o clima e o pioneirismo da Paraíba no cultivo e produção de medicamentos à base de maconha.
Outros Eixos Temáticos do Evento serão: Saúde em perspectiva multiprofissional, Direitos dos cultivadores e usuários, Juventude e Trabalho com Cannabis, Associativismo e Artes.
A comissão organizadora do FESTIVAL DIAMBA NA PARAÍBA é composta por profissionais da produção cultural, da saúde, do design e da comunicação social atuantes na cidade de João Pessoa e dos Diretores Geral e de Gestão da Associação Canábica Florescer - ACAFLOR.
TAYNÁ ARAÚJO é terapeuta ocupacional Especialista em Saúde Mental (UFPB), Produtora cultural com expertise em eventos de saúde, Diretora Geral da Associação dos Terapeutas Ocupacionais da Paraíba. É Diretora de Gestão e Cultura da Associação Cannábica Florescer (ACAFLOR) responsável pela idealização e execução dos eventos de cunho educativo cultural da associação de 2022 até os dias atuais, entre 2018 e 2021 produziu o Ato Político Cultural da semana da luta antimanicomial de João Pessoa, produziu o Encontro de Moradores de Residências Terapêuticas (2022) e foi responsável pela idealização e execução da feira de economia solidária e intervenções culturais da Etapa Municipal da Conferência de Saúde Mental (2022).
MARIANA ROSA é produtora cultural, artista cênica e pesquisadora, com foco em arte-educação e cultura popular. Atualmente, cursa Licenciatura em Dança (UFPB) e é pesquisadora de Educação Popular do Doutorado em Educação (UFPB). É servidora do IFPB, onde coordenou o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI e produziu eventos e projetos culturais em parceria com o Quilombo do Ipiranga e a Aldeia Vitória (Conde-PB) entre 2019 e 2023. Como produtora cultural, atuou ainda em projetos e espetáculos cênicos Desmontagem (2023), Corpa Futurista (2024), Reizinho Negro (2024), Cavalgarse (2020) e Versos de Vir a Ser (2024). É atriz com formação em três cursos livres de teatro: Teatro Funesc (2018) Teatro de Rua Funesc (2023) Laboratório de Teatro do Absurdo do CEARTE- PB (2024). Escreveu a dramaturgia dos espetáculos cênicos Agora (2023) e Menina Brincante (2024).
RAMÓN SUÁREZ é uma figura de destaque no cenário cultural paraibano, com uma trajetória que combina comunicação, produção cultural e curadoria musical. Formado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em 2004, iniciou sua carreira na região de Campinas-SP, onde atuou na produção de shows de médio e grande porte, além de contribuir para publicações como revistas e zines. Em 2011, mudou-se para João Pessoa e fundou o espaço Vila do Porto, localizado no Centro Histórico da cidade. Sob sua gestão, o local tornou-se a casa de shows mais emblemática da região, sediando mais de mil apresentações. Ramón desempenhou o papel de produtor e curador, contribuindo significativamente para o fortalecimento da cena cultural local. Reconhecido por sua dedicação à cultura, tem sido um agente cultural de re-
ferência na Paraíba, articulando iniciativas que abrangem diferentes públicos e defendendo políticas públicas voltadas para a preservação do Centro Histórico de João Pessoa. Em 2022, Ramón idealizou e produziu o Festival Alumiô, um marco na revitalização cultural pós-pandêmica. O festival não apenas fortaleceu a cadeia produtiva local, como também ampliou a visibilidade do Centro Histórico da capital paraibana. Atualmente, o evento está em fase de pré-produção para sua 4ª edição.
OFICINAS: Atividades práticas e dinâmicas que promovem troca de saberes e habilidades entre os participantes e a pessoa ministrante.
RODAS DE CONVERSA: Momentos de troca entre pessoas com saberes populares e acadêmicos sobre assuntos relacionados à cannabis medicinal
PALESTRAS: Momentos em que convidados podem expor temas relevantes e atuais capazes de proporcionar o aperfeiçoamento temático aos espectadores.
EXPOSIÇÕES: Produções dos participantes serão exibidas durante o evento, a fim de fortalecer a pesquisa e a extensão acadêmica relacionadas ao tema.
EXIBIÇÃO DE CURTAS: Serão exibidos curta-metragens relacionados à temática da maconha medicinal, seguidos de roda de conversa acerca do filme.
FEIRA: Serão selecionados expositores para promover a economia solidária e a comercialização de itens facilitadores do uso de produtos medicinais à base de Cannabis.
ATIVIDADES CULTURAIS: Shows de músicos locais e nacionais, apresentações cênicas e de grupos de cultura popular da região metropolitana de João Pessoa.
O CENTRO CULTURAL PIOLLIN é uma Organização da Sociedade Civil que atua no potencial expressivo e no desenvolvimento integral de crianças, jovens e mulheres através da arte, cultura, saúde e educação.
Localizado no Bairro do Roger, é território de resistência Afro-indígena, ressignificando uma antiga fazenda de engenho senhoriu situada em meio a uma reserva de mata atlântica.
Apesar da sua importância histórica e seu reconhecimento no cenário artístico nacional, o Centro Cultural Piollin segue sendo um espaço de resistência, principalmente para manter as oficinas artísticas e a conservação dos espaços. Neste sentido, o Centro Cultural está aberto e necessita de parcerias para o fortalecimento econômico.
O FESTIVAL DIAMBA NA PARAÍBA será realizado neste local com intuito, também, de contribuir com esse fortalecimento e com a ocupação deste espaço tão importante para a história cultural de João Pessoa, da Paraíba e do Brasil.
O local conta com espaços abertos em meio a natureza, casarão histórico, galpão para shows e atividades de grande porte. Todos os espaços têm acessibilidade e são propícios à realização de atividades simultâneas previstas na programação do evento.
JOÃO PESSOA abriga as duas primeiras associações de pacientes de Cannabis/Maconha do Brasil!
A ABRACE Esperança e a Liga Canábica foram fundadas em 2014 organizando pacientes e apoiadores da causa, fortalecendo o debate e colocando o Nordeste na vanguarda do debate à época, junto com o eixo Rio-São Paulo. A ACAFLOR , proponente do Festival Diamba na Paraíba, surge dos aprendizados desde essa época, buscando fortalecer ainda mais a chamada “Califórnia Brasileira”, que, para nós, é o “NORDESTE SEMENTE” .
Historicamente, a relação e pioneirismo com a maconha não é à toa. Diversas aldeias indígenas, quilombos e outros agrupamentos cultivam a planta e se relacionam com o clima quente, ora árido, ora úmido, construindo saberes acumulados ao longo de décadas.
No movimento mais recente dos cultivadores de associações e cultivadores adultos, trarão o debate sobre as especificidades que o Nordeste tem com essa planta. Com o trabalho, estamos redefinindo o bem-estar e a saúde, abrindo caminho para um FUTU -
RO MAIS VERDE E PROMISSOR .
O evento é interessante para patrocinadores que tenham interesse em expor seus serviços e/ou produtos para um público jovem, entusiasmado e que vivencia a cultura cannábica e se atrai por NOVAS EXPERIÊNCIAS .
É válido ressaltar a importância da VISIBILIDADE que as marcas terão na região
nordeste, por se tratar de um evento que não atinge apenas o estado da Paraíba.
Apoiando o FESTIVAL DIAMBA NA PARAÍBA você também estará apoiando a troca de conhecimentos entre as pessoas da região, além de apresentar sua marca a um NOVO PÚBLICO.
Patrocinar o FESTIVAL DIAMBA NA PARAÍBA é uma oportunidade única para empresas se posicionarem como líderes em um mercado crescente e inovador. Com o aumento do interesse e da aceitação da maconha para fins terapêuticos, o evento oferece visibilidade em um público altamente engajado, que valoriza a saúde e o bem-estar.
Você pode nos apoiar através de cinco modalidades: OURO, PRATA, BRONZE, APOIO CULTURAL e APOIO SABERES . Todas as cotas tem período de 90 dias, sendo de janeiro a abril de 2025.
INVESTIMENTO: R$25.000,00 | QTDE DE COTAS: 3
• Transmissão ao vivo (quadro de tela e VT break);
• Chamada Teaser TV (45”, sendo 40 de conteúdo + 5” de vinheta do patrocinador);
• G1 Nacional Geolocalizado para PB (Home e Internas): Retângulo 1 e Ret. Superior (desktop/mobile);
• Editoria G1PB: Maxiboard 1 (desktop), Billboard 2 (desktop), Retângulo 1 e 2; (desktop/mobile), Billboard matéria (desktop), Retângulo superior (desktop/mobile), Retângulo mobile matéria (desktop/mobile), Pré-Roll 30’’
• Área premium para montagem de ativações
• 1 telão 6x4 m nas laterais dos palcos do evento disponíveis para filmes promocionais e institucionais;
• 04 posts com mídia proprietária;
• Spots de rádio.
• Painel backdropping
• Logo na camiseta, boné, material gráfico
• Inserção pelo apresentador entre as atividades
• Logo na testeira de palco
• Apresentação de vídeo institucional no telão entre as apresentações
• Inserção em rádio
• Inserção em TV
• 5 linhas Backbus por 30 dias
• 8 posts orgânicos;
• 2 dark posts;
• 2 posts colabs.
*A entrega 100% como está descrita será condicionada a venda de no mínimo 3 cotas OURO e 1 cota PRATA. Caso contrário, poderá ser revista em tempo e quantidade de material
INVESTIMENTO: R$15.000,00 | QTDE DE COTAS: 2
• Área premium para montagem de ativações
• 1 telão 4x4 m atrás dos palcos do evento disponíveis para filmes promocionais e institucional
• 1 telão 4x4 em aréa de circulação do evento
• Editoria G1PB: Maxiboard 1 (desktop), Billboard 2 (desktop), Retângulo 1 e 2 (desktop/mobile), Billboard matéria (desktop), Retângulo superior (desktop/mobile), Retângulo mobile matéria (desktop/mobile), Pré-Roll 30’’
• 04 posts orgânicos;
• 01 dark post;
• 02 posts colabs;
• 04 posts com mídia proprietária;
• Spots de rádio;
• Painel backdropping.
*A entrega 100% como está descrita será condicionada a venda de no mínimo 1 cota OURO e 1 cota PRATA. Caso contrário, poderá ser revista em tempo e quantidade de material
INVESTIMENTO: R$8.000,00 | QTDE DE COTAS: 3
• Editoria G1PB: Maxiboard 1 (desktop), Billboard 2 (desktop), Retângulo 1 e 2 (desktop/mobile), Billboard matéria (desktop), Retângulo superior (desktop/mobile), Retângulo mobile matéria (desktop/mobile), Pré-Roll 30’’ com Skip;
• 2 posts orgânicos;
• 2 posts colabs;
• 2 posts com mídia proprietária;
INVESTIMENTO: R$2.000,00 | QTDE DE COTAS: 10
• Painel backdropping das atividades: apresentações artísticas, oficinas e vivências culturais
• 1 post orgânico;
• 1 inserção por dia na fala de apresentação das atividades: apresentações artísticas, oficinas e vivências culturais
• Inserção em cartaz de divulgação
Painel backdropping nos espaços das atividades: mesas redondas, palestras e rodas de conversa;
1 inserção por dia na fala de apresentação das atividades: mesas redondas, palestras e rodas de conversa;