Andrea Brazil e Sofia Lotti. Cores Vivas

Page 1

Andrea Brazil e Sofia Lotti Cores Vivas

Andrea

Brazil e Sofia Lotti Cores Vivas

São Paulo , 2022

Pinturas

Essa exposição reúne obras de duas artistas que se debruçam sobre temas distintos: Sofia Lotti pinta paisagens, Andrea Brazil produz obras abstratas. Ambas compartilham o interesse na cor como elemento fundamental de suas pesquisas, e compartilham também a recusa em declarar um significado unívoco em seus trabalhos. Reunidas aqui, as obras se apresentam ao mesmo tempo cheias e vazias de mistério: ora como pura superfície, ora criam espaços por onde podemos adentrar.

Certos aspectos de suas trajetórias são pertinentes para a compreensão de suas obras. Sofia viveu por muito tempo em uma fazenda situada nos arredores de Poços de Caldas. Iniciou sua prática artística com trabalhos abstratos, depois passou a observar e fotografar elementos da natureza - desde folhas de eucalipto a paisagens rurais -, produzindo imagens a partir das quais realiza pinturas em têmpera ovo e desenhos em pastel seco - material que a própria artista produz – além de bordados e tapeçarias que permitem expandir suas experimentações em torno da representação da paisagem. Andrea vem de Salvador e tem grande afinidade com as paisagens marinhas, que ainda vivem em suas memórias da infância. Sua prática partiu do desenho e da ilustração para então chegar à pintura, inicialmente figurativa e agora abstrata, sempre interessada nas possibilidades de criar espaços a partir de campos de cor que são pontuados por composições geométricas.

Suas trajetórias percorreram caminhos diversos para finalmente se encontrarem aqui, onde, lado a lado, iluminam-se reciprocamente. Nos trabalhos de Sofia, o empilhamento de áreas de cor, dispostas mais ou menos horizontalmente e pontuadas por elementos que remetem a formas orgânicas, torna a imagem reconhecível enquanto paisagem. No entanto, algo se oculta na sombra. Há sempre algum elemento indefinido, uma área que poderia ser um arbusto, um pedaço de chão,

ou qualquer outra coisa que se mantém inacessível. Do mesmo modo, as obras de Andrea exigem do observador um olhar ativo, um esforço para tentar ver algo que nunca se mostra por completo. Em suas pinturas, a artista faz surgir espaços a partir da vizinhança das cores e do recurso do desenho – realizado em grafite sobre a pintura - que imprime formas possíveis à composição. Suas obras dão a ver o processo da pintura, suas metamorfoses, tudo aquilo que é possível ver por debaixo da superfície.

Sofia e Andrea vivem e trabalham em São Paulo e talvez por isso suas obras compartilham um certo sentimento de deslocamento, um desejo de pintar paisagens de lugares situados longe daqui. É no espaço do ateliê e no trabalho incansável da pintura que as duas artistas materializam suas experiências estéticas, mantendo suas obras abertas, recusando a necessidade de fazer grandes declarações, e sempre sensíveis às paisagens que percorrem em seus trajetos e memórias.

Amanda Arantes é pesquisadora e curadora, bacharel em História da arte pela Universidade Federal de São Paulo e mestre em curadoria pela Universidade de Essex, Reino Unido. Entre 2015 e 2019 fez parte do Núcleo de pesquisa e curadoria da Pinacoteca de São Paulo. Em 2020, recebeu o prêmio Thomas Puttfarken Prize por sua pesquisa de mestrado voltada ao estudo de exposições de artistas brasileiros realizadas pela ESCALA - Essex Collection of Art from Latin America. Tem interesse em temas relacionados à história da arte no Brasil e ao colecionismo de arte da América Latina, com foco em coleções públicas.

Andrea Brazil

Díptico Sem título, 2022 Óleo e lápis grafite sobre tela 30 x 20 cm (cada)

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 40 x 30 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 40 x 30 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 40 x 30 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Díptico Sem título, 2022 Óleo sobre linho 30 x 20 cm (cada)

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 40 x 30 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 40 x 30 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 30 x 20 cm

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil Sem título, 2022 Óleo sobre linho 30 x 20 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Campo rosa, 2022 Têmpera ovo sobre tela 90 x 60 x 3,5 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Campo rosa, 2022 Têmpera ovo sobre tela 90 x 60 x 3,5 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Azul, 2021

Têmpera ovo sobre tela 65 x 55 x 2 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Laranja, 2021 Têmpera ovo sobre tela 30 x 40 x 2 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Vermelho, 2021

Têmpera ovo sobre tela 30 x 40 x 2 cm

Foto: Ana Pigosso

Sofia Lotti Díptico Azul, 2021 Têmpera ovo sobre tela 30 x 20 x 2 cm (cada)

Foto: Ana Pigosso

Andrea Brazil

1972, São Paulo

Formação

2009 Mestrado em Artes Visuais - ECA - USP

1999 Graduação em Desenho Industrial com habilitação para Programação Visual pela Universidade Federal da Bahia

Exposições, salões, feiras

2022 Exposicão coletiva. Cores vivas. Curadoria Amanda Arantes. Gruta. São Paulo - SP

2022 Exposição coletiva. Forma é Afeto. Curadoria Shannon Botelho. Galeria Andrea Rehder. São Paulo - SP

2021 Exposicão coletiva. Plantão. Ateliê 397. São Paulo - SP

2021 Exposição coletiva. Experiências do Tempo. Curadoria Shannon Botelho. O Atelie 100. São Paulo - SP

2021 Exposição........Seu Poema:, Andrea Brazil e Fabiana Preti. Curadoria Vivi Villanova. Massapê Projetos. São Paulo - SP

2019 Exposição coletiva. Casa /Parte, Estúdios Galeria Califórnia. São Paulo - SP

2019 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Santo André - SP

2019 Ateliês abertos Estúdios Galeria Califórnia. São Paulo - SP

2019 Exposição coletiva. 2º Festival de Pintura UNESP. São Paulo - SP

2019 Exposição coletiva. “Tardes de terças”. Centro Histórico e Cultural Mackenzie, São Paulo - SP

2018 A Outra Feira de Arte nº5. Curadoria Lilian Bado, São Paulo - SP

2018 Exposição coletiva e leilão de arte. Arco - Escola Cooperativa. Org. Cláudio Cretti. São Paulo - SP

2017 Exposição coletiva. Espaço do Olhar - Instituto Tomie Ohtake, São Paulo - SP

2011 Exposição coletiva. San Francisco Art Institute. Diego Rivera Gallery, São Francisco - CA

Coleções públicas Coleção Centro Cultural Mackenzie, São Paulo - SP

Coleções privadas

Alayde Alves

André Trindade

Cecilia Santana

Edgar Racy

Germana Monte-mór

Teodoro Dias

Sofia Lotti

1991, Poços de Caldas

Sofia é graduada em Artes Visuais (Unicamp) e tem mestrado pelo Institut Supérieur de Beaux-Arts de Besançon, França. Tem prática artística ligada à paisagem, pesquisando a representação da natureza a partir de técnicas como a têmpera de ovo, a tapeçaria e o pastel seco – este último, em especial, além de conduzir uma pesquisa autoral do material e suas propriedades, trabalha oferecendo oficinas em espaços culturais, como o Sesc.

Sua busca pela natureza acontece no Brasil, principalmente na zona rural do sul de Minas, onde cresceu, e fora do país. É participando de residências e pesquisas no Brasil e em diversos países que refinou seu olhar sobre a paisagem e sua própria relação com o entorno.

Sofia participou de exposições coletivas no Gate (2021-22), em NY, na Galeria Bianca Boeckel (2021), no SAV de Vinhedo (2020), no 48º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André (2020 - ganhadora do prêmio aquisitivo) e no IMS de Poços de Caldas (2012). Participa desde 2017 do Leilão do Pivô, e fez individual no Massapê Projetos (2022), com a curadoria de Raquel de Sá. Foi convidada para a residência artística Kunstkvarteret Lofoten, Noruega (2022) e foi selecionada para a bolsa de residência artística na Oak Spring Garden Foundation, EUA, onde participará junto de outros artistas, escritores, e cientistas, em outubro desde ano. Vive e trabalha em São Paulo.

Rua Vitorino Carmilo, 449. Santa Cecília, São Paulo - SP
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.