Issuu on Google+

GRATUITO

TODA

QUINTA

BRAVOSAMORES

-FEIRA

Terça-feira, 20 de março

TBRAVOSAMORES ODA

Quinta-feira, 29 de novembro

QUINTA

-FEIRA

www.bravosamores.com.br ANO IV • Nº 112 • Quinta-feira, 29 de novembro de 2012 • ITAJAÍ I BALNEÁRIO CAMBORIÚ I NAVEGANTES I CAMBORIÚ I ITAPEMA

Agora é para valer!

Prefeitura encaminha Plano Diretor para aprovação dos vereadores Pág. 06

Entrevista

Marlon Bendini, presidente do Marcílio Dias

Sustentabilidade

Liminar proíbe Brava Beach de construir novos prédios

“Ninguém mais vai usar o estádio de graça”

Pág. 09

Págs. 10 e 11

Amazônia teve a maior redução de desmatamento da história Pág. 14

bravahomeresort.com.br

(47) 3349-0004

Encante-se com este paraíso

47 3360 6689

3366 2900

www.hoteljoaodebarro.com.br


BRAVOSAMORES

02

Quinta-feira, 29 de novembro

NOTAS e NOTÍCULAS Unimed Litoral recebe novos Terapeutas

Pedro Washington,

jornalista e comentarista Político paranaense.

Senhores, eu vi! O título desta coluna seria, “jogada de risco”! A que faz o governo Beto Richa em relação a 2014 e ao PMDB que por linhas transversas (Diretório Nacional) vai acabar nas mãos do Requião. Mudou de rumo pelo que o colunista viu aqui na 7 de Setembro, onde mora, em Curitiba. Quando percebeu o ruído de pelo menos uma dezena de motos incrementadas, impedindo o trânsito para que mais uma dúzia de carros pretos com vidros fume passassem (só o Secretário paranaense da Copa, Mario Celso Cunha estava de vidros abaixados para cumprimentar seus eleitores do bairro Batel), o colunista imaginou tratar-se do presidente Obama visitando Curitiba, inesperadamente. Um esquema de segurança jamais visto, nem no tempo da “ditadura”. Isso sem falar da presença maciça da Guarda Municipal e como vi depois, ao ser barrado pelos brutamontes que se dizem “seguranças do Atlético”, à “reunião da Copa”, em que dezenas de jornalistas, fotógrafos e câmeras-men aguardavam fora, no saguão do hotel, tratar-se da visita do Secretário da Fifa (depois de dizer que “a CBF merecia um chute no traseiro”), recebendo tratamento privilegiado. A imprensa entrou depois de meia hora, para uma audiência que diria “seletiva e não coletiva”, já que o que interessava já tinha sido resolvido lá dentro. Dez minutos depois as “autoridades” estavam se retirando para almoçar no Barigui. Certamente, Jêrome Valcke e o ministro de Esportes, Aldo Rabelo, sentiram-se prestigiadíssimos, tal o número de pessoas que esperavam à porta do hotel, uma grande parte com os carros na enorme fila que se formou. Ledo engano: como percebi pelo número de meninas à espera, queriam ver o Ronaldo, este sim um fenômeno que ainda gordo (apesar dos esforços do Fantástico) e rico, ainda atrai multidões femininas.

Shoppings da Westfield Almeida Junior lançam aplicativo que promete interatividade Já pensou em, antes mesmo de chegar ao Shopping ou enquanto está caminhando calmamente entre as lojas, conferir a programação de Cinema direto pelo IPhone, IPod, ou Ipad? E para os esquecidinhos que tal receber a localização do seu carro no estacionamento? A partir desta quarta-feira (28) todos os cinco shoppings da Westfield Almeida Junior em Santa Catarina passam a contar uma facilidade que os coloca

Colunistas

na vanguarda tecnológica. Um aplicativo completo que pode ser baixado na APP Store para iPhone, iPad ou iPod com informações e serviços sobre os shoppings do Grupo. Tudo a um toque no celular e totalmente gratuito. A novidade, que começou pelo Continente Park Shopping, inaugurado no mês passado em São José, na Grande Florianópolis, estará agora disponível nos demais shoppings do Grupo.

COLUNISTAS

Júlio César Cardoso Política pág 03

Eles não tem formação em psicologia, cardiologia, dermatologia, nem tão pouco em qualquer outra área com a qual se está acostumado a ouvir ou ser examinado, a especialidade deles é fazer os outros felizes e são conhecidos como “Terapeutas da Alegria”, que recentemente começaram a atuar no Hospital da Unimed Litoral. O grupo, em sua primeira apresentação, fez pacientes, colaboradores, clientes e acompanhantes dos pacientes do hospital, se contagiarem com a alegria e risos dos Terapeutas e fizeram umas dezenas de cirurgias “sorrisodorianas” especialidade, que só eles têm. “O primeiro dia de visitas foi um sucesso. Tanto os colaboradores quanto os clientes foram muito receptivos.

Interagiram bastante. Foi muito bacana”, comenta Sabrina Machado, acadêmica de psicologia e uma das veteranas do grupo. Os Terapeutas da Alegria já existem há quase dez anos em Itajaí, é formado por acadêmicos das mais diversas áreas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Além de atuarem em vários hospitais da região, os terapeutas agora irão bater cartão todos os sábados no hospital Unimed Litoral. Quanto ao pagamento dos honorários, não tem cifras, mas dentes. São os sorrisos que recebem em cada lugar que visitam, a recompensa do trabalho desenvolvido. A equipe atua de forma voluntária, é o sorriso arrancado em cada quarto do hospital que paga e recompensa e o trabalho desenvolvido.

Caravana Sertaneja realiza shows em Navegantes A Caravana da União Sertaneja do Brasil chega a Navegantes na próxima semana, e vai realizar de 01 a 09 de dezembro, em frente o Ginásio de Esportes, apresentações de duplas sertanejas vindas de outros estados, entre eles Duduca e Dalvan, Cacique e Pagé, Brasão e Brasãozinho, Joaquim e Manoel, entre outros. Cantores e duplas regionais também terão um espaço para mostrarem o seu talento.

ONG Viva Bicho lança calendário 2013 Já está a venda o tradicional calendário realizado todos os anos pela Ong Viva Bicho, que tem como principal atração fotos muito bem produzidas de cachorros e gatos, todos do abrigo mantido pela Viva Bicho. O calendário de mesa custa R$ 8,00 e o de parede R$ 20,00 e a

renda ajuda na manutenção do abrigo. Para adquirir o calendário o pedido por ser feito por email, vivabicho@vivabicho.org ou nos pontos de venda ( Lojas Mundo Aninal, Papelaria Maria Cereja, Clínica Pet Center, ou nos bazares promovidos pela entidade).

Previsão do Tempo (fonte climatempo)

Santiago Martin Navia Júlio César Cardoso Pedro Washington Jr03 pág pág 03

Peripatético pág 13

Márcio Mafra Dinheiro & Planejamento

Pedro Washington Jr pág 08 pág 14

Igor Chagas pág 04

Luiz Nurich* pág 17

João Martins pág 15

EXPEDIENTE

*Luiz Nurich - Colunista quinzenal

sexta-feira, 30/11

Sábado, 01/12

29ºC - 18ºC

31ºC - 17ºC

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Domingo, 02/12

Segunda-feira, 03/12

28ºC - 18ºC

28ºC - 16ºC

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

revisão Andreia Correia almeida

impressão Gráfica Rio Sul

comercial Lierge Coradini

Jornalista Responsável Pedro Washington de Almeida

Diagramação Paulo Dornelles

Colunas e artigos assinados refletem a opinião dos autores

Contato: 47 3264 5178 Jornalismo: 47 8459 4930

dISTRIBUIÇÃO: Balneário Camboriú • Itajaí • Camboriú • Navegantes • Itapemas E-MAIL CLASSIFICADOS

Os interessados em música devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição para o processo seletivo do Conservatório de Música Popular de Itajaí termina nesta sexta-feira (30). Contrabaixo elétrico, piano, guitarra, saxofone, flauta transversa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria e canto são as opções de cursos disponíveis para o próximo ano. Podem participar do processo seletivo pessoas com idade mínima de 15 anos, e com o ensino fundamental completo. O edital está disponível no site do CMPI (www.conservatoriodeitajai.com.br)

Hospital e Maternidade Santa Luiza contrata: - Copeira: experiência em serviços de copa e cozinha, atendimento ao cliente, disponibilidade horário inclusive noturno; - Técnica de Enfermagem: curso técnico enfermagem completo, sexo feminino, disponibilidade horário, experiência em prematuros, recém nascidos, aleitamento materno; - Motorista / ofice girl / boy: ambos sexos, disponibilidade para horário comercial, habilitação carro e moto, experiência em serviços externos, compras de produtos e entregas; Contato com Fernanda Bastos, e-mail: rh@hospitalsantaluiza. com.br (47) 3263-7049

TÁXI DA BRAVA 47

3348 4930 Taxi

TÁXI

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Editor Pedro Washington de Almeida Júnior

SITE

Corre! Termina nesta sexta as incrições para o Conservatório Musical de Itajaí

E-MAIL GERAL

www.bravosamores.com.br • bravosamores@gmail.com • jornalbravosamores@gmail.com

1 ton


BRAVOSAMORES

03

Quinta-feira, 29 de novembro

Bravos Rumores

da www.bravosrumores.com.br a Santiago Martin Navia* no * Cientista Político cpolmartin@gmail.com @santmartinnavia m áVereador eleito pelo PSD, Pedro tem começado

Unificação das Eleições

O deputado Estadual Dado Cherem (PSDB) se consolidou como um dos lideres do movimento pela unificação das eleições gerais no Brasil, numa parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (UVESC). Na tarde desta terça-feira (27) Dado convidou oficialmente às duas entidades para aderirem esta importante campanha.

Lançamento será em Brasília

A intenção do deputado Dado Cherem é somar forças para que exista uma única eleição de quatro em quatro anos (ou de cinco em cinco) para todos os cargos (Presidente, Vices, Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos e Vereadores). Com esta medida o Brasil economizará recursos públicos e não terá prejuízos administrativos. Dado faz parte de uma comissão que analisará mais de 30 projetos relacionados que tramitam em Brasília onde será lançado o movimento no dia 03 de Dezembro.

OAB fará homenagens

A subseção da OAB de Balneário Camboriú realizará uma homenagem à sociedade civil pelo fechamento do Presídio Regional, onde integrantes da OAB, Conseg´s, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Conselho da Comunidade, CISP e Ministério Público serão congratulados. O evento será na sexta-feira dia 07 de dezembro, às 11hs na frente do antigo Presídio na Rua Inglaterra, às vésperas do dia da Justiça e dos Direitos Humanos que se comemora no dia 08.

Dão elogia empreendedores

O vereador Dão Koeddemann (PSD) fez uso da Tribuna da Câmara de Vereadores para elogiar pontualmente os empresários que estão potencializando o turismo em Balneário Camboriú. A construtora FG, a Casa Noturna Space Ibiza e o Parque Unipraias foram os destaques do vereador que acredita no 2º Setor como propulsor de geração de emprego e renda.

Novo Secretário

Como anunciado em primeira mão por esta coluna, Ademar Schneider (PMDB) será o novo secretário de Turismo de Balneário Camboriú, em lugar do hoteleiro Isaac Pires que permaneceu quase sete meses no cargo. Ademar teve uma votação expressiva como candidato a vereador e conta com o apoio do Trade Turístico local para dinamizar ainda mais o turismo da cidade que se prepara para receber nos próximos anos o alargamento da faixa de areia na praia Central e o Centro de Eventos.

O bom Samaritano

Mesmo quem não votou nele, se alegrou com a sua eleição. Pedro Francez é uma daquelas pessoas pacatas, que trata todos com respeito e ajuda o próximo, um bom samaritano.

um trabalho importante de visitas à prefeitura Municipal em busca de soluções para seus eleitores e tem recebido muito carinho por parte dos funcionários públicos por seu trabalho social e seu bom relacionamento com todos.

Presidente será do PMDB

Em reunião com os líderes do seu partido em Balneário Camboriú, o prefeito Edson Renato Dias garantiu que a presidência da Câmara será do PMDB, partido que teve o maior número de vereadores eleitos (quatro). A dúvida ainda é saber quem será o escolhido de Piriquito. Estão na briga Nilson Probst, Arlindo Cruz e Roberto Souza Junior. O vereador eleito Elton Garcia já declarou que não pretende disputar a presidência do Legislativo.

Brilhos de Natal

A segunda etapa do projeto Brilhos de Natal, uma parceria entre a prefeitura Municipal de Balneário e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú já é um sucesso no centro da cidade. Com a participação do Papai Noel o evento conta com um trenzinho interativo, Floricultura dos Noéis, Atelier do Papai Noel, Árvore e Urso falantes. Os atrativos funcionam todos os dias das 17h às 22hs na Praça Higino Pio.

Ciclovia só em 2013

O secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, Auri Pavoni (DEM), garante que a ciclovia da Avenida Atlântica, reivindicada por diversos setores da sociedade civil só será feita depois da Temporada de Verão 2012/2013 para não atrapalhar ainda mais o trânsito da cidade, um dos grandes nós da cidade praiana.

CMVBC aprova Conselho Municipal

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram a criação do Conselho Municipal e o Fundo de Saneamento Básico, que será uma importante ferramenta para o Meio Ambiente da cidade e pré-requisito para captação de recursos dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente. Além de sete representantes do município o conselho terá representantes da UNIBAC, CDL, SINDUSCON, AREA, IES, SECHOBAR e SINDISOL que representarão a sociedade civil organizada.

Batendo a cuca

Os grandes líderes se destacam por serem grandes visionários. Uns erram suas previsões, como é o caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que entendeu que liberalização da maconha seria um mote para reavivar o seu nome no meio político, um verdadeiro tiro na água. No caso do movimento do deputado Dado Cherem ele foi buscar um dos pilares dos defensores da Reforma Política que são as eleições unificadas e terá o apoio de muitos setores da sociedade civil e de membros dos três poderes da Nação.

Júlio César Cardoso Bacharel em Direito e Servidor Federal aposentado

Dirceu prega "julgamento do julgamento" do mensalão O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta sexta-feira (23), em evento do PT paulista em Osasco (SP), que a militância petista deve fazer o "julgamento do julgamento" do mensalão. Em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Dirceu por corrupção ativa e formação de quadrilha e, em novembro, fixou a pena em 10 anos e 10 meses. Segundo o relator do caso, o ministro Joaquim Barbosa, Dirceu foi o "mandante" do esquema de pagamentos a deputados de partidos da base aliada em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No evento do PT nesta sexta, Dirceu disse: "Nós temos que fazer o julgamento do julgamento agora. Nós não temos medo da verdade dos autos, porque nos autos está a prova da nossa inocência. Nos autos, lá no Supremo Tribunal Federal, na ação penal 470, nos votos dos ministros que são públicos, está a teoria do domínio do fato sem prova, está que não se pode condenar por presunção, que as testemunhas de acusação estão sob suspeição, não está o contraditório, que não foi feito. Então nós não precisamos de apelar, nós podemos fazer um enfrentamento político, um enfretamento jurídico, conforme os autos. E temos que fazer na sociedade, como este ato aqui hoje, que é uma demonstração da nossa força. Temos que reproduzi-lo em todo o país, não só no estado". O discurso durou cerca de 11 minutos. Dirceu disse que o julgamento da ação foi politizado e feito sob intensa pressão da imprensa. "Escolheram a questão da ética contra a corrupção. É o tema da história do nosso país que sempre foi usado pela direita para chegar ao poder, não pela via da democracia, mas sempre pela via golpista", completou. Para o ex-ministro de Lula, a batalha contra a oposição "não pode ser em um campo onde eles têm a hegemonia e o controle". "Nós temos que retomar a batalha no campo da mobilização popular, sindical, social e política. Nós temos que ter uma agenda de reformas para o país. Evidente que temos de travar esse combate jurídico e também político, fazendo os recursos em todas as instituições, inclusive as internacionais", declarou. (...) O ex-presidente do PT José Genoino, também condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, disse estar de "cabeça erguida". "O coração da gente está machucado, está doido, mas a cabeça está tranquila e erguida. Eu tenho a consciência da minha inocência. Aprendi na vida a nunca perder a esperança", disse. Genoino pegou 6 anos e 11 meses, e deve iniciar a pena em regime semi-aberto, ao contrário de Dirceu. O ato em Osasco reuniu prefeitos, deputados e vereadores da legenda. Entre os dirigentes, estava presente o presidente estadual da sigla, Edinho Silva. Cunha, Genoino e Dirceu deixaram o evento sem conceder entrevistas. Fonte: Portal G1.

CONSIDERAÇÕES

Esses crápulas são eternos insubordinados. Acostumados a praticar política suja, pensavam que podiam conspurcar até o STF. Mas quebraram a cara, ficaram desasados, estão desorientados e não se conformam com a sombra da condenação, justa, mas que deveria ser com mais anos de cadeia. Assim como Lula, o chefão-mor da quadrilha, que nunca respeitou as leis do país , Dirceu quer fazer o mesmo, só que a sociedade brasileira está do lado da Suprema Corte.

Visite nosso site:

www.bravosamores.com.br


BRAVOSAMORES

04

Quinta-feira, 29 de novembro

Igor Chagas

Niver Felicidades para bela empresária de Balneário Camboriú, Andreza S. Hiebert (leia-se Ótica Absoluta) que esta semana comemorou mais uma data natalícia. A festa preparada pelo maridão, David Hiebert, será para poucos e bons. Parabéns!

igorchagasrp@hotmail.com 47 9929 2519

Top Regional NCD Os decoradores Maurício Christen e Cláudio Schramm no coquetel do Núcleo Catarinense de Decoração, em Pomerode, onde receberam junto à designer de interiores e engenheira civil Eliege Longen e a arquiteta Carolina Lopes, o prêmio Top Regional NCD. Mais um prêmio para a prateleira de ouro da dupla!

www.bravosamores.com.br Agora ficou muito mais fácil você fica bem informado. A partir deste mês, a edição impressa do Jornal Bravos Amores, pode ser lida online, Via Facebook ou no site www.bravosamores.com.br. As edições serão publicadas as quintas-feiras, mesmo dia de distribuição da publicação impressa. É o jornal Bravos Amores, cada vez mais perto do leitor. Carnafacul Camboriú 2012 A maior micareta universitária do Brasil vai invadir Camboriú no dia 01 de dezembro (Sábado), na Arena Maria`s, a partir das 15h. Para agitar o evento e levantar poeira ao redor do trio elétrico as atrações nacionais são: Parangolé, Turma do Pagode e mais uma atração surpresa. O evento contará com shows regionais e DJ`s pra ninguém ficar parado. Mais Informações: www.carnafaculcamboriu.com. br ou (47) 3056-7273. Shed no Rio de Janeiro A SHED está chegando ao Rio de Janeiro em grande estilo, com a festa preview, que vai apresentar aos cariocas o novo conceito em balada sertaneja premium. A festa acontecerá na sofisticada Mansão do Joá, no dia 30 de novembro, a partir das 23h, com muitas atrações misturando o sertanejo universitário com a house music. E para completar a balada e não deixar ninguém parado, os DJs Albie e Alberto Dias agitam o intervalo dos shows. Pré-Réveillon S.C.A. No próximo dia 13 de dezembro a SCA Mobiliário Contemporâneo, estará recebendo um seleto grupo, para o seu tradicional, Pré-Réveillon S.C.A., uma festa que vai reunir arquitetos, designers e convidados especiais, para juntos celebrar o início de 2013 em um ambiente repleto de sofisticação e boas energias. Agradeço o convite. Réveillon do Águas da Brava O Restaurante Águas da Brava prepara um final de ano diferente na maravilhosa Praia Brava em Itajaí. Além da gastronomia diferenciada, o Águas, contará com uma estrutura coberta, e uma decoração muito divertida. A parte musical ficará a cargo da Banda Fonte Sonora e o som dançante do Dj Edu.S. Info & Reserva 47 : 3349.4497. Grupo GV Papa prêmios Pelo quarto ano consecutivo o Green Valley, que já é o club mais premiado das Américas, é indicado ao premio de “Melhor Super Club do Brasil” no Cool Awards, importante premiação nacional do entretenimento. O club de Camboriu, que recentemente completou cinco anos, já soma oito troféus Cool Awards em várias categorias, sendo três deles como “Melhor Super Club”. O ‘2me music essence’, club que fica na orla de Balneario Camboriu e faz parte do Grupo GV, - que abrange também o Green Valley, Dream Valley Festival, além de grandes festas e shows itinerantes - é uma das grandes surpresas entre as indicações do Cool Awards 2012 e estréia concorrendo na categoria “Melhor Club”. O Grupo GV ainda concorre ao Cool Awards 2012 na categoria “Melhor Ação Promocional” com a divulgação do verão 2012 do Green VAlley com a ação “Pintando a praia de verde”.

Sonho Realizado O pequeno Gabriel Rodrigues de 7 anos, a bela Letícia Belmonte, e a enfermeira Priscila Keli em recente passagem pelo Beto Carrero World. O simpático e animado menino não demonstra, mas há um ano descobriu que possui câncer e desde então passa grande parte de seus dias em um hospital de São Paulo. Mais graças à enfermeira, Priscila Keli, e a grandes parceiros, o pequeno teve seu sonho de conhecer melhor Parque Temático do Brasil e maior da América Latina realizado. Na foto a Fada Madrinha Priscila, acompanhando Letícia e Gabriel nos Super Carros, logo após passearem de helicóptero.

Designers Destaque para o Arquiteto e Design; Túlio Marques, que recentemente encontrou seu colega de profissão, Marcelo Rosembaum, no Shopping Pak Europeu em Blumenau no Evento Mag! Fashion Tour. Na pauta além de muita tietagem (de Rosenbaum, é claro), rolou muita troca de experiência, e planos para uma futura parceria.

Festa Comemorando a Vida A bela jornalista, Dani Medeiros (que comanda o programa “Ta Ligado” da Rádio Univali FM) será a animadora de palco da 4ª Festa Comemorando a Vida, do amigo Roberto Silva (foto), no dia 01 de dezembro no Classs Lounge. Com muita musica alegria e grandes shows, a festa terá atrações como: Wiskey Bar (Cover The Doors), Kassio e Diego, (Sertanejo Universitário), Banda Ramai (Pop, Reggae), Taj Mahal (Banda Pop), Cristiano Ferreira & Trio (Blues) e DJ Diego. No evento será servida uma maravilhosa Paella, feita pelo grande Chef Benicio Setti. Inf. com Roberto: (47) 9635-6852 / (47)8467-2229.


BRAVOSAMORES

05

Quinta-feira, 29 de novembro

GERAL

Projeto da nova lei de zoneamento é encaminhado para Câmara de Vereadores A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Itajaí encaminhou nesta quinta-feira para a Câmara de Vereadores o projeto da Lei de Zoneamento e Uso do Solo que deve modificar de forma substancial o modelo de crescimento nas principais regiões do município. Segundo informações dos técnicos da Secretaria Municupal de Urbanzação (SMU) a Lei de Zoneamento Urbano estabelece quais as atividades comerciais, industriais e habitacionais podem ser desenvolvidas numa região específica. Também define a área de uso do solo, a altura e densidade na área de construção, procurando estabelecer parâmetros de construção e uso do solo nos bairros de Itajaí. Este tem sido o ponto polêmico em todas as audiências realizadas, pois alguns bairros sofrerão alta limitação de edificações. Durante o ano de 2011, foram realizadas dez audiências Públicas para que os técnicos

do SMU coletassem a opinião da comunidade a fim de elaborar um projeto inicial para a Lei de Zoneamento. Neste ano de 2012, já foram realizadas oitos audiências, onde as propostas foram compiladas e apresentadas à comunidade para uma nova bateria de discussão. Com os resultados obtidos nestes debates, a Secretaria de Urbanismo realizou mais dois encontros com a comunidade para apresentar as conclusões que geraram o projeto que será, a partir de agora, apreciado pela Câmara de Vereadores. As audiências públicas tiveram caráter opinativo ficando a "batata quente" nas mãos do Conselho formado por representantes da cidade. O Conselho tem a prerrogativa deliberativa, apontando o que considera interessante ou não para a cidade, dentro do que foi discutido nas audiências. Os casos que sussitaram maior discussão e falta de en-

tendimento nas audiências públicas, foram o zoneamento da Praia Brava, Praia de Cabeçudas, Bairro Fazendinha e Ressacada. Muita gente presente nas audiências finais critcou o mo-

delo adotado pelo município, ou pelo Conselho, que limitará investimentos nestas localidades. Até mesmo o bairro de Ressacada terá limitação de construção abaixo do que era permitido.

Agora, a decisão está nas mãos dos vereadores. Mesmo assim, qualquer alteração na proposta apresentada pela prefeitura (Conselho) trará muita discussão sobre sua legalidade.


BRAVOSAMORES

06

Quinta-feira, 29 de novembro

CIDADE Camboriú promove VII Baile da Saudade O clima é de expectativa para as 17 candidatas a Rainha da Terceira Idade de Camboriú. Durante a semana elas participaram de uma sessão de fotos no Interior de Camboriú e agora escolhem o traje de festa que irão vestir para o desfile no VII Baile da Saudade, que será realizado nesta sexta-feira, dia 30, no Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro. Um corpo de jurados irá escolher quem será a rainha, a 1ª princesa, a 2ª princesa e a miss simpatia da terceira idade, levando em conta a beleza, a desenvoltura e a elegância das candidatas. O evento, que terá início às 20h, é aberto ao público e o ingresso é 2kg de alimentos não perecíveis.

Casa da Cultura Dide Brandão reabre dia 04 com programação gratuita O mais importante ponto de cultura do município, gerenciado pela Fundação Cultural de Itajaí e fechado para obras de restauro, reabrirá na próxima terça-feira (04), às 20h, com 14 dias de programação artístico-cultural. A Casa da Cultura Dide Brandão será reaberta na data em que o prédio histórico completa 99 anos, com espetáculo musical de Alegre Corrêa Quarteto, duas exposições, peça teatral e lançamento de livro. A programação de reabertura segue até o dia 21 de dezembro, com dança, música, teatro, documentários, monitorias e muito mais. As atividades são inteiramente gratuitas e contemplam artistas locais. O restauro da Casa da Cultura Dide Brandão recebeu investimentos públicos de aproximadamente de R$ 1,7 milhão, que foram utilizados para a reconstituição da alvenaria com traços originais da época de construção, restauração da estrutura do telhado, assoalho,

ladrilhos do avarandado, esquadrias (porta e janelas) e poltronas do auditório. Além disso, foram executados novos projetos elétrico e hidráulico, realizadas obras no entorno do prédio, e por fim, obras de acessibilidade. Enquanto o prédio esteve fechado, os cursos da Casa da Cultural aconteceram normalmente em outra instalação, no Bairro Fazenda. “É muito gratificante para a nossa equipe estar entregando aos artistas e comunidade em geral a Casa da Cultura completamente restaurada. Sabemos que a espera foi angustiante. Mas agora só temos que comemorar.

A Casa será reaberta, com uma programação intensa e gratuita”, ressalta José Amadio Russi, Superintende da Fundação Cultural de Itajaí (FCI). O prédio da Casa da Cultura Dide Brandão, tombado pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina e de Itajaí, completará cem anos de inauguração em 2013, tendo servido como sede do Grupo Escolar Victor Meirelles até 1981. Após esta data, o prédio foi batizado em homenagem ao artista plástico José Bonifácio Brandão, o Dide Brandão, como era conhecido em Itajaí, que em 1976 morreu em um acidente automobilístico

Trecho inicial da Estrada da Rainha será duplicado por empresas

As obras que estão movimentando o trecho inicial da Estrada da Rainha, no Pontal Norte, realizadas em um terreno contíguo a avenida, são para duplicação daquele trecho, como resultado de um Termo de

Ajustamento de Conduta entre a prefeitura e as Construtoras Thá, Silvia Packer, e Pavoni e Pavoni. Inicialmente, a duplicação seria realizada apenas pela Construtora Thá, para permitir o acesso ao edificio da empresa,

evitando transtornos no trânsito. Agora, o TAC abrange as outras duas construtoras, que tem empreendimento futuros em terrenos próximos à Estrada da Rainha. A Silva Packer Construtora, é o ex-secretário de Turismo Carlos Humberto Silva e a Pavoni e Pavoni, do próprio secretário de Planejamento do município. Em abril de 2011, o Secretario de Planejamento Auri Pavoni, foi condenado pela justiça a pagar o valor correspondente a dez vezes o seu salário como secretário, por ter agilizado a aprovação da duplicação deste trecho da estrada da Rainha, tendo ele mesmo propriedade e empreendimento futuro no local.

Trânsito: Rua Júlio Coutinho, na Fazenda, passou a ser mão única Desde quarta-feira (28), a Rua Júlio Coutinho, na Fazenda, passou a ter sentido único de circulação, indo da Avenida Ministro Victor Konder para a Rua Jorge Tzachel. Os veículos que vierem pela Rua Jorge Tzachel e quiserem ir para a Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio), deverão seguir até o semáforo no cruzamento com a Rua Onze de Junho e retornar para a avenida à direita.

Última etapa do Circuito Catarinense de Surf Profissional será em Balneário Camboriu

A Praia Central de Balneário Camboriú sediará, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a quarta e última etapa do Circuito Catarinense de Surf Profissional, Oakley Pro 2012, e o Circuito Brasileiro de Surf Profissional. A confirmação do evento na cidade foi debatida, nesta terça-feira (27), entre o prefeito Edson Piriquito, o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Fred Leite, e o diretor da Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC), Sidnei Orsi. O maior evento deste segmento do Estado reunirá 144 atletas vindos de 16 estados, que vão disputar a final do circuito catarinense e somar pontos para o ranking brasileiro. Serão R$ 30 mil em premiação, sendo que o primeiro colocado ganhará R$ 8 mil.

"Quando tomei conhecimento que Florianópolis não iria mais fazer este circuito lá, imediatamente entrei em contato com o Sidnei Orsi, o qual automaticamente falou com o Klaus Kaiser e, hoje, estamos aqui garantindo a realização deste importante evento de surf na nossa Praia Central", esclareceu o prefeito. Segundo Fred Leite, presidente da Fecasurf, esta parceria com a prefeitura é muito importante, pois a cidade possui ótima estrutura, além de ser naturalmente um incentivador do esporte. Sidnei Orsi, diretor da ASBC, lembrou que durante os dias do evento serão montados nas areias da Praia Central estandes e brinquedos direcionados às crianças.

Velocross: Piloto de Camboriú conquista Copa Contestado

O piloto Diego Heinig, de Camboriú, conquistou no último final de semana o título antecipado da Copa Contestado de Velocross na categoria 85cc. A confirmação do título veio com a vitória na 10ª etapa da competição, disputada em Canoinhas no domingo, dia 25. Mesmo com uma etapa ainda por disputar, Diego já não pode ser alcançado pelo segundo colocado na classificação geral. Após a vitória na Copa Contestado, Diego, que corre com o

número 77, ainda briga em 2012 pela vice-liderança da Copa Serra Litoral, na categoria Júnior, e pelo título do Campeonato Catarinense, na categoria 85cc. A última etapa do Catarinense será realizada em Massaranduba, nos dias 7 e 8 de dezembro. “O Diego é um orgulho para nossa família e para Camboriú. Que venha 2013 e que ele possa trazer mais títulos para essa cidade que amamos tanto”, comentou a mãe do piloto, Jeane Elisa Heinig.


BRAVOSAMORES

07

Quinta-feira, 29 de novembro

CIDADE Espetáculo abre temporada de Natal em Itajaí

Cidade Encantada do Natal é inaugurada em Balneário Camboriú

Um espetáculo comovente e marcante vai assinalar a abertura da temporada de Natal em Itajaí. O evento acontece na próxima segunda-feira, 03 de dezembro, às 21 horas, no Centreventos Itajaí (Marejada), com entrada gratuita. A data coincide com o início do horário especial de natal adotado pelo comércio de Itajaí. Após o espetáculo, acontecerá a chegada do Papai Noel e show pirotécnico. Após a abertura, uma ampla programação será desenvolvida nas principais ruas comerciais da cidade, todos os dias, até a véspera do Natal. A decoração de Natal será mantida até o dia 15 de janeiro, a fim de atrair a visitação dos turistas que frequentam a região nas férias de verão.

Foi inaugurado um dos espaços mais encantadores do projeto Brilhos de Natal: A Cidade Encantada do Natal. Montada na Praça Higino Pio, a abertura oficial contou com a participação do coral Vivaz, cantando músicas natalinas. No próximo sábado (1°), às 20h, o Papai Noel vai chegar de trenó. Nesta segunda etapa do Brilhos de Natal 2012, o bom velhinho terá à disposição Trenzinho Interativo, Floricultura dos Noéis, Atelier do Papai Noel, Árvore e Urso Falantes, a Garagem do Trenó e a tão esperada Casa do Papai Noel. Todos os dias, entre 17h e 22h, a Cidade Encantada estará aberta ao público.

Construção de travessias elevadas na Atlântica iniciou esta semana Nesta segunda-feira (26) a Secretaria de Obras retomou a construção das travessias elevadas na Avenida Atlântica, no trecho que vai da Barra Sul até a Praça Almirante Tamandaré, no centro de Balneário Camboriú. Já no primeiro dia de obras o trânsito ficou complicado para quem precisava usar a Avenida Atlântica. Segundo o Prefeito Edson Renato Dias, as travessias elevadas, fazem parte do projeto de reestruturação da Atlântica. Inicialmente o plano era construir 33 travessias, mas com a temporada batendo à porta, o cronograma teve que ser reajustado. A Secretaria de Obras irá demarcar as áreas onde ocorre-

rão as obras, limitando o estacionamento em até dez metros do local. Nestes pontos, o trânsito fluirá em meia pista. Conforme o secretário de Obras, Valmir Pereiras, as travessias elevadas estão sendo instaladas para diminuir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança aos pedestres.

Travessas reformadas

O secretário de Planejamento Auri Pavoni informou em seu perfil no Facebook, que ainda esta semana a travessia elevada na Avenida Brasil, bem em frente ao Shopping Atlântico, sofrerá uma nova reforma e as despesas serão custeadas pela empresa que realizou o serviço.

No fi nal de 2011 a passarela também teve que ser reformada. "Eles concordam que houve problemas e farão a recuperação na Avenida Brasil. Após a temporada, recupera-

Cidade Revelada discute o futuro das cidades

A abertura da 14ª edição do Cidade Revelada atraiu cerca de 100 pessoas no Teatro Municipal de Itajaí, na manhã desta terça-feira (27). Os participantes puderem assistir à Conferência e Mesa Redonda, com a presença do prefeito Jandir Bellini e do renomado arquiteto catarinense Dalmo Vieira Filho. O evento encerra nesta sexta-feira, 30, e promove mesas redondas e oficinas com temas específicos, e apresenta nomes de pesos como a arqwuiteta Lin Christina Skaufel (Dinamarca), o antropólogo Roberto DaMatta, o grafiteiro Zezão e Martha Lucía Bustos Gomez (Colômbia). Toda a programação é gratuita e oferecida pela Fundação Genésio Miranda Lins (FGML).

Confira a programação final: Dia 29 – (quinta-feira) - 09h às 12h – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ - 14h às 16h – Mesa: Instrumental – Patrimônio Histórico - George da Guia/RJ: Conceitos e Tecnologias dos Inventários Nacionais do IPHAN e Silvio Mendes Zancheti/PE: Patrimônio e Cidades no Brasil. - 16h30 às 18h – Conferência: A Qualificação das Cidades Brasileiras Leodegar da Cunha Tiscoski/DF 19h30 Conferência: Cultura e Desenvolvimento Urbano em Bogotá - Martha Lucía Bustos Gomez /Colômbia Dia 30 – (sexta-feira) - 09h às 12h – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ. - 14h00 às 17h – Apresentação dos Resultados das Oficinas

mos as demais travessias desgastadas. Todos os custos, com material e mão de obra serão pagos pela empresa responsável", escreveu Auri em seu perfil no Facebook.

IPTU vai aumentar 7,5% em 2013 em Balneário Camboriú A Prefeitura de Balneário Camboriú publicou decreto que informa o rejuste de 7,5% do IPTU para 2013. O índice é calculado com base na variação do Índice Geral de Preços de Mercado – FGV. A forma de pagamento será a mesma de 2012. Aqueles que saldarem a divida a vista e em janeiro tem desconto de 10%. Aqueles que o fizerem em fevereiro ou parcelarem contam com desconto de 5%. Outro decreto reajustou também em 7,5% a Unidade Fiscal do Município que agora passa a valer R$ R$ 198,00.

Tradição italiana chega à cidade de Navegantes A região do litoral Centro-Norte de Santa Catarina foi colonizada – em sua maioria por imigrantes açorianos, mas marcas da tradição italiana continuam vivas no cotidiano de quem mora em Navegantes. A cidade mantém o costume e realiza nesta quinta-feira (29) o chamado Nhoque da Sorte, que pode trazer muita prosperidade a quem o come. O prato será preparado e servido pelo Instituto Caracol, uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha na difusão dos bens simbólicos de uma comunidade. A janta começa a ser servida a partir das 20 horas, na sede da ONG, na Avenida João Sacavem, número 160, no centro de Navegantes. A refeição custa R$ 13,00 por pessoa. A compra pode ser feita no local. Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha poucos mantimentos, mas mesmo assim não hesitou em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. O santo comeu, agradeceu a acolhida e foi embora. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do Nhoque da Sorte.

O terceiro transatlântico da temporada chega em Itajaí nesta quinta (29) O navio Imperatriz atraca nesta quinta-feira (29), ás 09 horas, no Terminal de Passageiros Guilherme Asseburg, considerado o único terminal exclusivo para passageiros fora da área portuária do Brasil. O navio parte de Itajaí ás 22 horas, e carrega um total de 1.800 passageiros. Os visitantes que chegam a Itajaí estão sendo recepcionados com boa músi-

ca, feira de artesanato e com a equipe da Secretaria de Turismo, responsável por fornecer todas as informações turísticas aos viajantes que chegam em terras itajaienses. De acordo com a Secretaria de Turismo, responsável pela organização, a temporada segue até o dia 11 de março de 2013 e terá no total 34 escalas, que juntas irão trazer para Itajaí 57.400 passageiros.


08

BRAVOSAMORES

Quinta-feira, 29 de novembro

POLÍTICA FECAM promove ato pela sanção da nova distribuição dos royalties

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM promoveu na tarde desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa, na capital, ato pela sanção presidencial do projeto que altera os critérios de distribuição dos royalties do petróleo. Atualmente, o Rio de Janeiro e Espírito Santo concentram os recursos chegando a R$ 201 bilhões, enquanto o resto do país divide apenas R$ 17 bilhões. Em entrevista coletiva de imprensa, o presidente da entidade, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis, apresentou as razões dos municípios catarinenses em favor do projeto. Um deles é que com a sanção, as prefeituras do

estado receberão R$ 237 milhões em royalties no ano que vem, o que significa quase R$ 153 milhões a mais do que foi repassado em 2011. “A riqueza do petróleo é de todos nós. Portanto, os recursos devem ser distribuídos com mais justiça”, defendeu Warmling. Se o projeto tivesse valendo desde janeiro deste ano, os municípios catarinenses já teriam recebido R$ 112 milhões a mais se comparado com 2011. Outro avanço da matéria aprovada pelo Congresso Nacional é que a proposta permite a aplicação dos royalties nas áreas de educação, saúde e segurança, ao contrário das regras atuais.

“Também não há quebra de contrato, pois os percentuais contratados não mudam. O que altera é a forma de distribuição desses recursos entre a União, Estados e Municípios”, destacou o presidente da Federação. As três entidades que representam o Movimento Municipalista na Região Sul do país, FECAM, FAMURS (RS) e AMP (PR) preparam ato em conjunto na próxima quinta-feira (29) com o tema “Sanciona Dilma, royalties para todos”. A ideia é que as prefeituras dos três estados façam uma paralisação neste dia. Distribuição dos Royalties do Petróleo:

Fontes de recursos

Dinheiro não falta, afirma Morastoni. De acordo com ele, ao

Deve ser votado na próxima semana o Marco Civil da Internet, uma espécie de “Constituição da Web”. Após 17 anos de uso no Brasil, o mundo virtual ainda é regido por normas muito vagas, que deixam margem para dúbias interpretações e causam insegurança jurídica. A proposta, vista por muitos como uma das mais polêmicas do ano, é motivo de debates intensos no Congresso Nacional. Para o de-

putado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), “está mais do que na hora de o Brasil definir regras para a Internet”. O parlamentar, no entanto, é contrário a qualquer tipo de censura. “Normas são importantes para disciplinar o que acontece na rede, não para calar opiniões contrárias”, ressaltou. Peninha foi o único catarinense membro da Comissão Especial criada para analisar o projeto.

Novo Critério • Recursos para educação, saúde e segurança • R$ 105 bilhões para 2 estados e 30 municípios • R$ 140 bilhões para todo o Brasil

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve nesta terça-feira a condenação do ex-deputado Nelson Goetten, preso há um ano e cinco meses. A pena de detenção foi reduzida de 35 para 28 anos e quatro meses. Goetten foi condenado por estupro, exploração de vulnerável e favorecimento à prostituição. A defesa havia recorrido do primeiro julgamento, ocorrido em março deste ano. O julgamento do recurso havia iniciado em setembro, mas foi suspenso por um pedido de vista feito pelo desembargador Ricardo Roesler. Além da redução da pena do ex-deputado, os desembargadores também decidiram absolver a mãe de uma das vítimas, que havia sido condenada por favorecimento à prostituição. Nelson Goetten cumpre pena na Unidade Prisional Avançada de Itapema.

Na justificativa da sua indicação, o parlamentar explica que a medida é necessária para que a estrutura física do local esteja em condições, inclusive de segurança, para abrigar o público que visita o referido equipamento turístico.

citou como exemplo o Hospital Regional do Extremo Oeste, em São Miguel do Oeste, que teria condições de oferecer serviços de alta complexidade em diversas especialidades, como oncologia e neurocirurgia. “O hospital precisa de mais profissionais, lógico, mas já temos lá neurocirurgião, ortopedista especializado em ombro, quadril e joelho e especialista em cirurgia cardiovascular”, acrescentou. Com o atendimento descentralizado, o parlamentar afirma que seria possível acabar com a 'procissão' de ambulâncias que trazem pacientes para a capital diariamente.

Marco regulatório da web

Nelson Guette teve redução de pena mas continua preso

Morastoni critica ineficiencia e falta de vontade política na saúde em SC O subfinanciamento não é a única nem a principal causa da situação caótica da saúde em Santa Catarina. A avaliação é do deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. “Após a visita ao Hospital Infantil Joana de Gusmão e ao Hospital Celso Ramos, ficou claro que grande parte dos problemas é de gestão, de incompetência, de incapacidade. Senão, é negligência ou simplesmente falta de vontade política”, disse o parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27). Para o deputado, a população é prejudicada pela falta de descentralização dos serviços e de respostas às demandas pontuais dos hospitais. Morastoni

O Ministério Público Eleitoral (MP) ingressou com uma ação de investigação contra o candidato a prefeitura de Palhoça, Camilo Martins (PSD), por abuso de poder econômico. Além disso, o MP pede a cassação do diploma e do pedido de registro de candidatura. Se a denúncia for aceita, Camilo Martins, poderá ficar inelegível por até oito anos. Além disso, a cidade deverá passar por uma nova eleição, já que mais de 50% dos votos serão anulados.

Atualmente • Lei proíbe aplicação em Educação • R$ 201 bilhões para 2 estados e 30 municípios • R$ 17 bilhões para todo o Brasil

Vereador pede recuperação do Pier turístico de Itapema Na sessão da Câmara de Vereadores de Itapema, da terça-feira, 27, o vice-presidente da Câmara, Vanio Cesar (PT), solicitou a reforma e revitalização do Pier Turístico que existe no bairro Canto da Praia, próximo ao costão.

Ficha Limpa em Palhoça

contrário do que o Governo tem dito, a arrecadação do Estado não diminuiu em 2012. “Se compararmos a arrecadação de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período de 2011, veremos que a receita aumentou R$ 600 milhões”, informou. Além disso, de 2005 até agora a saúde deixou de receber mais de R$ 400 milhões que deveriam ter sido aplicados nos fundos da saúde, mas foram destinados a outras finalidades. “Tem ainda R$ 3 bilhões Governo Federal repassados a Santa Catarina como compensação por perdas em função das mudanças na área das importações. O Governo Federal anunciou o Pacto pela Saúde, com mais R$ 580 milhões, mas para quê se não for para valorizar os servidores, um pilar fundamental?”, contestou.

Tribunal de Justiça multa Piriquito e Dalvesco O Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina modificou a sentença da comarca de Balneário Camboriú que inocentava o prefeito Edson Renato Dias e seu vice Cláudio Dalvesco da acusação de abuso de poder político. O fato relatado é uma limpeza de terreno na entrada da cidade com máquinas da prefeitura para a realização do comício de lançamento de suas candidaturas. N o TJ, o relator do caso, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, condenando o

prefeito e o vice-prefeito reeleitos ao pagamento de multa individual no valor de R$ 7.094,00, prevista no artigo 73 da Lei das Eleições. O magistrado absolveu a coligação representada. Quanto ao argumento dos representados de que o local para o evento teria sido alterado devido à previsão de chuva, o desembargador explicou que a justificativa parece improvável e que, de fato, a alteração deve ter decorrido do flagrante realizado pela imprensa local.


BRAVOSAMORES

09 09

Quinta-feira, 29 de novembro

ACONTECEU

no porto

Irregularidade

Liminar proíbe Brava Beach de construtir novos prédios Uma medida liminar concedida pela Vara da Fazenda Pública de Itajaí, em ação civil pública movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), proíbiu a construção de novos edifícios no empreendimento Brava Beach Internacional, na Praia Brava. A liminar permitiu a finalização da obra dos sete edifícios que estão em andamento o que deve permitir que o Brava Beach conclua esta fase do projeto. Segundo a promotora da Moralidade Administrativa, Darci Blatt, o empreendimento foi aprovado pela prefeitura mesmo tendo ilegalidades. A decisão está em fase de recurso, pois apenas parte do pedido do MP foi atendido. Segundo Darci Blatt, o projeto considerou duas ruas que dividem o empreendimento como área comum, e não como vias públicas. Assim, toda a área onde seriam erguidos os prédios foi considerada como uma unidade, quando, na verdade, tratam-se de três quadras. Assim, a aprovação de área construída foi maior que o permitido pela legislação em duas das quadras. Ainda, segundo a promotoria, o projeto tem outras irregularidades como lage e pé-direito do piso térreo com altura superior ao permitido por lei; recuos com distância inferior

teria sido percebida pelo daste que movimentava a

do, a iluminação do porto é garantir a segurança: azer uma operação padrão ra exigir melhorias. Os m coletes refletivos. Se ficiente, o operador do visto o conferente e o ter sido evitado”. , que outro acidente de ante a operação de de navios já tinha sido meses. Freitas afirma que une os contêineres se u sobre um trabalhador.

popular ao permitido; e número de pavimentos superior ao que a lei autoriza. Além disto, a promotora afirma que o projeto não passou pela avaliação do Comitê Gestor do PLANDETURES, conforme determina lei municipal, mas somente pelo então Secretário Municipal de Planejamento, Flávio Macedo Mussi, com base em parecer técnico dele mesmo. A ação civil pública busca, no julgamento do mérito, a

Bloqueadores de celulares nos presídios de SC sob suspeição

responsabilização dos agentes públicos e empresários que contribuíram para a aprovação do projeto, entre eles o ex-Prefeito Volnei Morastoni, os ex-Secretários de Planejamento e de Finanças, Flávio Macedo Mussi e Gérson Hélio da Cruz, o ex-Oficial do 1º Registro de Imóveis de Itajaí, Winston Franklin de Almeida. Também pede a adequação do projeto e o ressarcimento dos cofres públicos pelos prejuízos causados.

A indigação das filas por vagas nas creches. Itajaí lidera a região

, por exemplo, no Brasil júri popular os casos de tentativa de homicídio m intenção de matar O que diz o Brava Beach do aborto, infanticídio e suicídio De acordo com a assessoria de imprensa do Brava Beach,quando por hora, são somente o não estava prevista a construção de novos prédios além dos sete,Promotor sendo de mover a acusação de quem seis de condomínio e um hotel. O advogado do empreendimento, Paulo me. Cruz, diz que a empresa seguirá as determinações judiciais. to apopular a sociedade “Vamos aproveitar essas ações para esclarecer situação,ésolicitar uma perícia judicial. Há um exagero sobre o impacto empreendimenéudo é culpado, com base nas to”, afirma Paulo Cruz. das. O que precisamos é de segurança jurídica para este tipo de destes o realizar a qualificação investimento e ter a certeza que este é o modelo deodesenvolvimento é tomada pelo que próprio Praia Brava pretende, com os investimentos que estão sendo realizados, r) que recebeu o inquérito conclui Paulo Cruz, referindo-se à construção do calçadão da Av. José Medeiros Vieira, possível através de investimento das construtoras. tariar a participar de um

r maior de 18 anos, não ícia ou no judiciário e não ntes criminais. gamento, sete pessoas da os (25) são sorteadas para Conforme o nome é a e acusação têm o direito recusar aquela pessoa. ogado podem recusar até . caso for julgado, o júri o fórum, não tem acesso a rnas - não podem acessar nal ou revista - e só pode caso de urgência, um oficial de justiça. entes do júri podem si, mas são proibidos de s referentes ao caso que o. s d e p o i m e n to s , d a s provas e dos debates, os em uma sala secreta, se éus culpados ou inocentes. rem julgados culpados, é o la a pena com base em um pondido pelos jurados.

A Secretaria da Justiça licitações públicas. Uma reportagem publica O advogado Joel de Me- no Jornal "O Sol Diário" desta e Cidadania anunciou que pretende manter o aluguel nezes disse que as compara- semana, aponta que mais de de bloqueadores de celulares ções de valores de aluguel e quatro mil famílias esperam por nos presídios mesmo com a compra dos equipamentos vagas nas creches dos municísuspeita levantada pelo Mi- feitas pela promotoria são im- pios do Litoral Norte. Segundo a nistério Público de superfatu- procedentes, pois analisaram reportagem assinada pela jornaramento. Uma decisão judicial tecnologias para unidades lista Dagmara Spautz, entre os determinou a substituição da com outros números de presos nove municípios do Litoral, oito locação pela compra dos apa- e dimensões físicas. têm lista de espera para crianças Confiante que o TJSC de zero a cinco anos. relhos. A secretária Ada De Luca derrube a decisão do juiz A situação mais grave negou irregularidades e afir- em no máximo 10 a 15 dias, ocorre em Itajaí, com déficit mou que vai recorrer no Tri- Ada deu a entender que se acima de três mil vagas, ou 40% bunal de Justiça de Santa Ca- a decisão não for favorável das oito mil vagas disponíveis no a secretaria fará então uma município. tarina (TJSC). Ada e mais cinco réus no nova licitação para comprar Itajaí deve ainda cumprir caso tiveram bens e contas os aparelhos. Na nota, ela um Termo de Ajuste de Conduta bloqueados pelo magistrado revela que os bloqueadores com o Ministério Público para que alcançam até agora R$ 582 instalados na Penitenciária suprimir o déficit o mais breve , mil - o MP pediu de Joinville, é possível. , a indisponi-a reIndustrial uç o a axa a co e a equetais como os e conservação e Balneário Camboriú, por volta das 5h do bilidade dedoR$ 1,164limpeza milhão.lixoterceirizada, não são Se homoos nove municípios Promotor terceirização serviço em Balneário Camboriú. limpeza de entre logradouros e bens dia 20 de dezembro, um domingo. Ada contratou para a sua delogados pela Anatel, diferenpesquisados na reportagem do de vias, privatizados desde 1996. não o fizer, entrarei pessoalmen- públicos (praças, calçadas, vias, Apesar de figurar como o acusador, no O carro do estudante atingiu um táxi e fesa o advogado Joel de Mene- temente ao dos usados pela "O Sol", apenas Itapema não Júri o Promotor busca a justiça e, por isso, Segundo Claudir Maciel, a te com ação para que o prefeito ruas, bueiros). Decorre daí que dois passageiros, Edival de Oliveira Dias, 38 zes Niebuhr, especialista em secretaria. apresenta déficit de vagas. também pode pedir a absolvição do réu varrição de ruas é de responsabi- cumpra a medida”, declarou

lidade do município e não pode ser terceirizada, pois já está

Claudir Maciel.

as taxas cobradas em razão exclusivamente dos serviços públicos de coleta, remoção e

anos, e Simone Borges Machado, 27, que caso fique demonstrado, durante o morreram no local. julgamento, que as provas são insuficientes


entrevista

Marlon Bendini, presidente do clube Marcílio Dias Na terceira vez em que assume o clube, Marlon Bendini tem novamente a missão de recolocar o Marcílio Dias na elite do futebol catarinense. Nesta entrevista ao Bravos Amores, o chefão do Marinheiro falou das finais da Copa SC, do planejamento para 2013, da construção de um Centro de Treinamento para o clube e mandou

um recado aos críticos: “De cada dez reportagens do Marcílio Dias, nove são falando mal do clube. E não tem só coisa ruim aqui. Nunca querem elogiar quem está a frente do Marcílio Dias. Para administrar o Marcílio o cara tem que ser macho, caso contrário não aguenta, pois é muita pressão”.

Bravos Amores - Mais uma vez você assumiu o Marcílio Dias na segunda divisão do futebol estadual. O que você aprendeu com as outras passagens que pode ajudar nesta situação do clube? Marlon Bendini - Por coincidência, as últimas duas vezes que assumi o Marcílio, o time estava na segunda divisão. Eu tenho certeza que o Marcílio Dias tem que subir e vai subir. Mas além desse projeto, nós temos que fazer algo mais, organizar e profissionalizar o clube. A questão da primeira divisão é ponto pacífico: o Marcílio Dias vai subir, esta é minha palavra e não tem como fugir disso.

Eu tenho certeza que o Marcílio Dias tem que subir e vai subir. Mas além desse projeto, nós temos que fazer algo mais, organizar e profissionalizar o clube.

Bravos Amores - Porque justamente no ano que o Marcílio Dias conseguiu tantos parceiros na parte financeira o clube acabou sendo rebaixado? Marlon Bendini - Foi uma situação difícil, que faz parte do futebol. Do lado de fora a gente teve pessoas com credibilidade, que arrumaram dinheiro. Mas talvez tenham pensado que o futebol é uma coisa muito fácil e que poderia ser feito de qualquer forma. Infelizmente o Marcílio não soube aproveitar o dinheiro que entrou. Eu espero juntar essas pessoas com alguém que entenda de futebol e que possa fazer o Marcílio grande. Já está mais do que na hora do Marcílio Dias alavancar. Para isso, temos a Série D. Muita gente reclama que o clube está na segundona do catarinense, mas assim vamos poder começar o futebol de maneira certa. Se logo após a Copa Santa Catarina a gente já tivesse que montar um time para começar a disputar

a primeira divisão do estadual em janeiro, nós não teríamos tempo de organizar o clube. A segunda divisão está de bom tamanho e em junho, ou julho, começamos uma vida nova, com um campeonato brasileiro, que é tudo que um time profissional precisa. Acho que vamos tratar a Série D com mais carinho do que vamos trabalhar na segunda divisão. Bravos Amores - Tem como calcular quanto custa um rebaixamento para o Marcílio Dias? Marlon Bendini - Eu prefiro não olhar por esse lado. Hoje nós estamos na reta final da Copa Santa Catarina, sem dinheiro, já extrapolamos o orçamento, estamos emprestando, tirando dinheiro dos diretores, tentando ajeitar até o final da competição. Depois disso vamos fazer um planejamento. Por isso é bom que não se dispute competição em janeiro, pois teríamos pouco tempo para conseguir dinheiro para o clube. Eu acho que tudo está certo no Marcílio Dias. É claro que ninguém quer cair, mas talvez se não tivesse caído neste ano, cairia no ano que vem, pois falta estrutura. Com todo respeito às outras equipes, subir para a primeira não é difícil. E quando a gente voltar para a primeira, vamos ter outra estrutura. Voltar apenas por voltar não adianta. Bravos Amores - Um dos projetos é a construção de um Centro de Treinamento para o Marcílio Dias? Marlon Bendini - Não é nem um projeto, é palavra minha. Assim que acabar

a Copa SC nós vamos trocar o gramado do Hercílio Luz, fazer irrigação e drenagem novas. Este já era um projeto do Nildo Cassaniga, e nós vamos executar. Bravos Amores - Dizem pela cidade que estádio Hercílio Luz deveria ser demo-


BRAVOSAMORES BRAVOSAMORES Quinta-feira, 29 de novembro

Quinta-feira, 29 de novembro

Infelizmente o Marcílio não soube aproveitar o dinheiro que entrou. Eu espero juntar essas pessoas com alguém que entenda de futebol e que possa fazer o Marcílio grande.

lido para que fosse construído um Shopping Center. O que você pensa disso? Marlon Bendini - Eu discordo completamente. Nós temos o metro quadrado mais caro de Itajaí. Infelizmente, esses 29 mil m² são usados por muita gente que sobrevive disso, mas que não pensa no Marcílio Dias. Eu acho que isso deve ser revertido em favor do clube, para que a gente não precise andar de pires na mão pedindo dinheiro. Ninguém vai usar o estádio de graça, essa vai ser a minha briga. Se quiser usar, tem que pagar. Bravos Amores - O dia das eleições foi bastante conturbado. Como é para você reassumir o Marcílio Dias e não ter respaldo da torcida Fúria Marcilista? Marlon Bendini - O Marcílio Dias não precisa do respaldo da Fúria, se eles quiserem se juntam a gente. Eu sempre

10/11

Ninguém vai usar o estádio de graça, essa vai ser a minha briga. Se quiser usar, tem que pagar. fui amigo da Fúria e ajudei eles pagando viagens, combustível, sempre tratei com carinho. Opção de eleição? Tudo bem, não são obrigados a apoiar Marlon Bendini. Se quiserem nos apoiar agora, serão bem vindos. Se não quiserem ajudar, vão ficar no lugar deles e nós vamos fazer a nossa administração sem qualquer problema. Bravos Amores - A vaga para a Série D 2013 o Marcílio Dias conquistou dentro de campo. Mas agora existe essa disputa jurídica. Quando deve haver uma definição? Marlon Bendini - Depende da CBF e da Federação Catarinense de Futebol. Não tenho dúvidas que a vaga é do Marcílio Dias, até porque foi conquistada dentro de campo. Até meados de dezembro vamos ter essa posição.

Acho que tudo está certo no Marcílio Dias. É claro que ninguém quer cair, mas talvez se não tivesse caído neste ano, cairia no ano que vem, pois falta estrutura.

Bravos Amores - Você já disse que mesmo sendo campeão da Copa SC e conquistando a vaga na Copa do Brasil 2013, o Marcílio Dias não vai disputar a competição nacional. Por quê? Marlon Bendini - Hoje penso diferente. Se for campeão da Copa SC vamos disputar a Copa do Brasil 2013. A competição é rentável ao clube, se não montarmos um time, vamos entrar com a equipe de juniores e valorizar os pratas da casa. Bravos Amores - Após a Copa SC, o treinador Agenor Piccinin vai para o São José, dirigir o time no campeonato Gaúcho, e volta em maio para o Marcílio Dias? Marlon Bendini - Nós vamos fazer, mas ainda não temos um planejamento pronto. Primeiro temos que terminar a Copa SC. Estamos sem dinheiro, com dificuldades, mas vamos acabar com dignidade, pagar os jogadores e pensar em 2013. Bravos Amores - Mas Agenor Piccinin deve continuar? Marlon Bendini - Existe essa ideia. O que for melhor para o Marcílio Dias nós vamos fazer. Bravos Amores - E na final da Copa SC, contra o Joinville, time da Série B, quais são as chances do Marcílio Dias? Marlon Bendini - Todas. Eu acho que nós temos que ter vergonha na cara. Vamos conversar com os jogadores e vamos para cima do Joinville conquistar esse campeonato. Bravos Amores - O ex-presidente, Abelardo Lunardelli, continua fazendo parte da administração do clube? Marlon Bendini - Ele vai ficar como diretor de planejamento e marketing. Em vista de todos os patrocínios que ele conseguiu, da credibilidade que ele tem, não podemos abrir mão dele. Todos que quiserem ajudar, desde a Fúria até o Abelardo, serão bem vindos. Agora, que não venham para cá pessoas que querem denegrir a imagem do clube. Bravos Amores - Você acredita que

a imprensa de Itajaí pega pesado com o Marcílio Dias? Marlon Bendini - Muito. Veja o exemplo do Joinville, ou da Chapecoense. A nossa imprensa tem que mudar seu conceito. Vão me criticar, mas em qualquer cidade a imprensa ajuda o clube. Em Chapecó eles brigam pela Chapecoense. Aqui em Itajaí, qualquer fato negativo já repercute no estado todo. Quando está bem ninguém fala. Um fato isolado vira um carnaval. Enquanto a imprensa não mudar de ideia, e caminhar com o clube, criticando A ou B, para ajudar o fulano, não vamos crescer. Eu não sou o dono do clube, não preciso estar aqui, mas eu amo o clube e não vou usá-lo para ganho próprio.

Assim que acabar a Copa SC vamos trocar o gramado do Hercílio Luz, fazer irrigação e drenagem nova

Bravos Amores - Você acha então que a má vontade é com as pessoas da direção, e não com o clube? Marlon Bendini - É a vaidade. A imprensa é formadora de opinião e dificilmente ajuda o clube. De cada dez reportagens do Marcílio Dias, nove são falando mal do clube. E não tem só coisa ruim aqui. Nunca querem elogiar quem está a frente do Marcílio Dias. Para administrar o Marcílio o cara tem que ser macho, caso contrário não aguenta, pois é muita pressão. Espero que essas pessoas que têm coração apertado, que guardam mágoa, se desprendam disto e venham ajudar o clube, que está de portas abertas a qualquer ser humano que quiser ajudar.


Sustentabilidade Planeta Água

Energia

Reciclagem

Meio Ambiente Saúde Ciência Produtos

Presente para o futuro

Cidades

Empresas Sustentáveis

Muita área verde. Um lugar surpreendente.

Isso sim é viver.

Desmatamento da Amazônia Legal teve queda, a menor taxa já registrada O dia começou com uma boa notícia: em coletiva de imprensa realizada em Brasília nesta terça-feira (27), Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente do Brasil, anunciou que a taxa de desmatamento da Amazônia Legal caiu 27% entre agosto de 2011 e julho de 2012, em comparação ao ano anterior. E mais: além de diminuir, o índice de desmatamento na região configurou um recorde. Trata-se da menor taxa já registrada na história das medições da Amazônia Legal, que começaram a ser feitas há mais de 20 anos, em 1988, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com a melhora em seu desempenho, o Brasil já conseguiu atingir cerca de 95% de sua meta referente à redução do desmatamento na Amaz��nia, assumida em 2009, durante a COP15 de Mudanças Climáticas. O país prometeu diminuir a prática no bioma em 80% até 2020, com base nos índices de 2005. Oito anos antes do fim do prazo assumido, a redução já foi de 76,2%. "Arrisco a dizer que esta foi a única notícia ambiental positiva que o planeta

teve neste ano", afirmou Izabella Teixeira, durante a coletiva de imprensa. Mas, apesar das boas notícias, o índice de desmatamento na Amazônia Legal continua expressivo. Entre agosto de 2011 e julho de 2012 a região perdeu 4.656 km² de floresta - área equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade São Paulo. Para coibir ainda mais a prática ilegal, a ministra anunciou que, a partir de 2013, novas ferramentas serão usadas para fiscalizar o desmatamento na região. Entre elas, um novo satélite, que permitirá imagens mais detalhadas das florestas, e uma nova forma de autuação, que será feita pelo Ibama por meio eletrônico, a fim de evitar fraudes.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e a área de ocorrência das vegetações amazônicas. O governo brasileiro reuniu regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com a intenção de melhorar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituindo o conceito de Amazônia legal.

A atual área de abrangência da Amazônia Legal corresponde aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão, com área aproximada de 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro. Sua população, entretanto, corresponde a 12,32% do total de habitantes do Brasil.

Grito de torcida pode se transformar em energia Parece estranho, mas já imaginou se o grito das torcidas de futebol fosse revertido em energia elétrica? Estudantes mineiros estão desenvolvendo uma nova tecnologia que parece tornar isso possível para a Copa do Mundo de 2014. O projeto pretende armazenar energia para abastecer os locais onde acontecem os jogos. O som seria captado por receptores revestidos por uma manta que vibra ao entrar em contato com as ondas sonoras dos gritos de 90 a 100 decibéis, gerando eletricidade. Cerca de 15 mil trocedores enfurecidos poderia dar conta do recado.

Com um número maior, a geração de energia pode aumentar significativamente. Os estudantes estão buscando verba para financiar o projeto que pode ser posto em prática para a Copa do Mundo de 2014. Várias ideias ainda estão sendo discutidas para estimular a geração de enegia sustentável nos estádios como, por exemplo, promover uma espécie de competição entre as torcidas e ver qual é a mais animada. Painéis com placares mostrando quanto de energia cada uma conseguiu. A situação também deve funcionar com vaias, não é?


BRAVOSAMORES

Sustentabilidade

13

Quinta-feira, 29 de novembro

Planeta Água

Energia

Reciclagem

Meio Ambiente Saúde Ciência Produtos

Presente para o futuro

Cidades

Empresas Sustentáveis

Projeto de educação ambiental orienta sobre a rede de esgoto

O Semasa está implantando a primeira etapa do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Itajaí, obras que estão em sua fase final. E para orientar e capacitar os moradores que já foram contemplados com essa estrutura, está executando o Projeto Educacional – Educando para a Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os bairros que estão com as obras em andamento recebem neste mês de novembro apresentações teatrais com os personagens Rudi e Willy para ilustrar a importância de se preservar o meio ambiente. Nesta fase do projeto serão cerca de 30 apresentações até o dia 7 de dezembro, nos períodos matutino e vespertino das escolas que se inscreveram para participar. As apresentações ocorrem nas escolas públicas e particulares e em entidades sociais dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Nossa Senhora das Graças, Dom Bosco, Centro e Vila Operária. Os mais de 2500 alunos e cerca de 300 pessoas da comunidade alcançados pelo projeto terão a oportunidade de aprender sobre as questões que envolvem o saneamento básico, em especial as obras de esgoto da cidade de Itajaí. O projeto proporciona amplo material de divulgação com cartilhas (nas versões infantil e adulto), adesivos, folder, jogos lúdicos e vídeos educativos. “Nosso principal objetivo é levar esta informação em uma linguagem acessível a toda a comunidade, incluindo as crianças que serão agentes multiplicadores”, comenta

o diretor geral do Semasa, engº Flávio Faria. O Projeto Educando para a Cidadania é a contrapartida social da primeira etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário, com o principal objetivo de despertar a população para a necessidade de preservação dos recur-

sos hídricos, a partir do uso consciente da água e destino correto do esgoto. As atividades buscam, sobretudo, reafirmar a necessidade da participação individual e coletiva para a gestão do meio ambiente e para a manutenção e mudanças de comportamento necessárias para a melhoria da qualidade de vida no muni-

cípio de Itajaí. A previsão é que o conjunto das obras, incluindo a rede coletora, as elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) esteja operando em 2013. Na primeira etapa, aproximadamente 100 km de ruas e avenidas serão beneficiadas com a obra.

Artista de rua cria casas para pássaros reaproveitando lixo Se tem algo que o ser humando é capaz, é ser inventido encontrando soluções para os problemas cotidianos. Desta vez a notícia veio da distante Dinamarca, onde um artista de rua faz a diferença para o meio ambiente. Thomas “Dambo” Winther é o autor do projeto “Happy City Birds”, transformando lixo em casas para pássaros. Dambo diz que é importante que esses animais sejam valorizados, já que são eles que ajudam a limpar a cidade e a espalhar sementes para que novas plantas se desenvolvam. Ao documentar no MySpace o processo de reaproveitamento e transforma-

ção do lixo em mais de 250 casas de passarinhos na Dinamarca, o projeto ganhou fama. Desde então, o artista vem construindo mais casas em diversas outras cidades e ainda organiza oficinas e cursos sobre a construção delas para quem se interessar. Seu principal objetivo é fazer com que as pessoas vejam o lixo com outros olhos e também que questionem o espaço reservado aos pássaros nas grandes cidades, onde encontram obstáculos para garantir sua própria sobrevivência. Com informações da TreeHugger Brasil

Mata Atlântica protegida e intocada. bravahomeresort.com.br

Isso sim é viver.


BRAVOSAMORES

14

Quinta-feira, 29 de novembro

Peripatético Pedro Washington Almeida Jr

Federação dos Trabalhadores de SC homologa canalhice de José Dirceu

Quase não acreditei quando recebi o aviso: A 62ª Plenária Estadual Federação dos Trabalhadores de SC cancela a palestra do ex-ministro José Dirceu, que viria ao evento falar sobre conjuntura política e econômica. Não veio para fazer sua defesa no processo do mensalão, onde foi condenado em crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, com pena de 10 anos e 10 meses. Fiquei impressionado com o status de principal atração de José Dirceu ao evento da Federação dos Trabalhadores. Certamente mostra o aparelhamento do PT nos sindicatos e o espaço que Dirceu terá nestas entidades mesmo após sua condenação. Limbo que nada: Tenho "companheiros"!, deve pensar Dirceu. Quem sabe a Federação dos Trabalhadores proponha palestra com tema mais interessante: "Como formar uma quadrilha para lavagem de dinheiro e promover a corrupção no poder público".

Nota de Dirceu

Quer mais? Nos sites dos principais sindicatos dos trabalhadores, até mesmo de Videira aqui em SC, foi publicada nota de José Dirceu onde considera injusta sua condenação pelo STF. Tenho algo contra? Totalmente. José Dirceu não foi condenado por juíz de primeira ou segunda instância, com direito a recurso. Foi condenado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, meus caros. Os sindicatos e federações que recebem este indivíduo de braços abertos, devem desculpas a sociedade ou seus dirigentes colocam-se no mesmo patamar ao defender um bandido.

Senador Alvaro Dias vê blindagem de Rosemary e José Weber

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, criticou nesta terça-feira (27) a decisão da Casa de suspender as convocações da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, e do ex-advogado-geral-adjunto da União, José Weber Holanda. Para o parlamentar, o governo federal “blindou” a presença de dois dos personagens cen-

trais envolvidos em um suposto esquema de corrupção. Para o senador, a presidente Dilma agiu corretamente ao exonerar e afastar os envolvidos na rede de escândalo. Ele questionou, porém, por que Rosemary continuou no cargo depois das suspeitas de 2008. Ele disse acreditar que o governo está em “pânico” com o que a ex-assessora pode revelar sobre o governo e a cúpula do PT.

Rosemery deu volta ao mundo com cartão corporativo

De acordo com reportagem de “O Globo”, a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, apontada pela Polícia Federal como uma das principais envolvidas com a quadrilha acusada de traficar pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais, viajou a pelo menos 24 países no período de 2003 a 2012, e gastou em diárias por onde passou o total de R$ 58,7 mil. Segundo dados do site Contas Abertas, em algumas ordens bancárias o país de destino não é mencionado. O levantamento revela ainda que o ano de 2009 foi o mais agitado para Rosemary. Nele, ela recebeu R$ 13, 3 mil em diárias e marcou presença em diversas missões oficiais com o presidente.

Em Jaraguá do Sul, carguinho para a familia

Pode ser efeito da postura dos ministros do STF na decisão do mensalão, ou não. Mas pipocam sentenças afirmativas pelo Brasil. Aqui e m Santa Catarina, a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, foi condenada pela juíza da Vara da Fazenda, Cândida Inês Zoeller Brugnoli, a exonerar o marido Ivo Konell e a filha Fedra Konell de cargos de comissão da prefeitura. A juíza condenou a prefeita por improbidade administrativa pela prática de nepótismo, a perda dos direitos políticos e a pagar multa de três vezes a remuneração no cargo. O Marido e a filha da prefeitura também foram sofreram a perda dos direitos políticos, com a decisão. O advogado da prefeita vai recorrer da decisão dentro de 15 dias. A prefeita já havia sido condenada em março deste ano a exonerar o marido e a filha, mas conseguiu reverter a sentença no TJSC. Cecília perdeu a eleição para sua reelei-

ção em Jaraguá.

-Thru do MacDonald's na cidade.

Fuleco é o Zé Carioca da Copa no Brasil e já sai com CPI dos internautas

Sandra de Oliveira Pinto lança o livro "Uma história de amor e dor"

A mascote oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil vai se chamar "Fuleco", informou a FIFA depois de ter realizado uma pesquisa online com mais de 1,7 milhão de participações que preferiram este nome em vez de "Zuzeco" ou "Amijubi". O problema é que o "tatu-bola" Fuleco já enfrentou reações quando foi indicado, e agora sofre a ira dos internautas com comentários nas redes sociais afirmando que a palavra Fuleco tem origem no verbo Fulecar, com o significado de "perder todo o dinheiro que se leva, ao jogo" ou da palavra espanhola Fullero, que significa ser trapaceiro, vigarista. Já a FIFA afirma que Fuleco é uma junção (aglutinação, no bom português) das palavras Futebol e Ecologia. Confesso que não cheguei a esta conclusão quando apresentaram o nome, e nem agora. Fuleco lembra tudo menos Futebol + Ecologia. Mas o nome soa bem. Se o significado da palavra é "perder todo dinheiro em jogo", teremos nosso Zé Carioca, personagem criado por Walt Disney, malevolente, preguiçoso, irresponsável, mas de bom coração. Me preocupo muito mais com a associação à palavra espanhola Fullero, pois se os hermanos argentinos entenderem o trocadilho, vão tirar sarro pelos próximos 4 anos. Aí é demais. Aí não pode.

Novo MacDonald´s em Balneário Camboriú

Se tem uma franquia que todo emprendedor sonha em ter é do MacDonald's. A avaliação e planejamento que a franqueadora impõe geram histórias de sucesso. O investimento é alto, mas o retorno garantido. Agora Balneário Camboriú terá mais uma loja da franquia, com inauguração prevista para esta sexta-feira (30). A unidade ficará ao lado do Casa Hall Shopping, na Avenida do Estado, 4770, e se torna o terceiro restaurante da franquia em Balneário Camboriú com uma novidade: é primeiro Drive-

A escritora e empresária Sandra de Oliveira Pinto, aqui da Praia Brava, lança o livro "Uma história de amor e dor", contando a experiência de 15 anos da autora com a terceira idade em residenciais geriátricos, suas alegrias e frustrações. Sandra é proprietária do Residencial Geriátrico da Praia Brava. No livro, a autora compartilha momentos emocionantes e tristes vividos nesse período de extrema relação com os idosos. Ela passa ao leitor a importância do amor na vida das pessoas, seja ela longa ou curta, para construir os alicerces para o verdadeiro encontro com a felicidade. No último mês de outubro, Sandra divulgou a obra na Feira Internacional do Livro em Porto Alegre (RS). O Lançamento do livro será nas Livrarias Catarinense no Balneário Camboriú Shopping nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 19h30. (104 pág., R$ 25)


BRAVOSAMORES

15

Quinta-feira, 29 de novembro

João Martins joao@joaomartins.com.br

Um Passo Para Frente

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itajaí há anos, no mês de janeiro, promove evento chamado Ação Social onde presta relevante serviço aos trabalhadores, como distribuição de material escolar, corte de cabelo, serviços médico, enfermagem e ambulatorial, exames clínicos, assistência jurídica e sindical, confecção de carteira de identidade e do trabalho, etc.

Dois Passos Para Trás

Desde o ano passado a má vontade dos servidores públicos lotados na Delegacia Regional de Polícia de Itajaí vem imperando. Alegando “falta de pessoal e de estrutura” deixam de participar do evento. Por isso que as coisas não caminham. Se fosse uma festa com certeza não faltaria pessoal nem estrutura. E olhe que o sindicato banca toda a estrutura, além das despesas de transporte, alimentação, etc. Mas quando não querem, não adianta. Nada funciona. Depois esses mesmos servidores querem solidariedade nos seus movimentos reivindicatórios.

Desobediência Civil

Uma vizinha afeita à área de gastronomia, se equipou de acordo com as exigências sanitárias para conservação de alimentos a fim de neste verão vender sanduíche natural nas praias de Itajaí. Estando apta e documentada, de orientada por um servidor da prefeitura de Itajaí, quando foi pegar o alvará de licença lhe informaram que neste ano não será permitido a venda de alimentos nas praias de Itajaí.

Desobediência Civil I

Para mim isso é determinação burra e que merece ser descumprida. Aliás, merece não, será! Os itajaienses que são respeitadores ficarão assistindo a invasão de vendedores de toda sorte de alimentos vindo de outras regiões e estados da federação faturar a temporada nas nossas praias, enquanto o nativo fica impedido de fazer o mesmo. Ou alguém acredita que em plena temporada de verão a prefeitura disporá de fiscais suficientes para reprimir esse tipo de comércio? Pago para ver!

Desperdício de Dinheiro Público

Na segunda-feira fui à Câmara de Vereadores de Itajaí. Fiquei abismado com o desperdício do dinheiro público gasto na farta decoração natalina por todos os cantos daquela repartição pública. Isso precisa ser dado um basta. É um sangradouro que não acaba mais. Falta água gelada para servir às crianças das creches e escolas municipais por falta de dinheiro, mas para esbanjar em adereços natalinos desneces-

sários que, a meu ver, até poderia existir desde que pago pelo próprio dinheiro arrecadado entre os servidores e vereadores. Assim não dá! Assim não pode!

Do Amor ao Ódio

Brasileiro é assim para ir do amor ao ódio é um piscar de olhos. Fico preocupado com todo esse encantamento que está havendo em torno da figura do Ministro Joaquim Barboza. Ele cumpre seu papel de julgado e como relator está condenando os participantes do mensalão. Mas como toda lua de mel acaba, esse encantamento durará até o instante que o mesmo ministro julgar algum processo, com a mesma tibieza de agora, mas cuja decisão desagrade a maioria da população. Com certeza o Barboza conhecerá o ardor das chamas do inferno.

Está Feia! Está “Pobre”!

A Avenida Atlântica está pedindo socorro. Está desfigurada, feia, “pobre”. Mais de quiosques, mais de 200 barracas para venda de milho e churros, várias canchas de bocha e barraca para venda de ingresso do Beto Carreiro, um Papai Noel monstruoso de feio e outras quinquilharias em sua extensão desfiguraram a beleza natural daquela praia. Não é à-toa que a qualidade dos turistas cai a cada ano que passa.Podem reparar, Balneário Camboriú está perdendo a energia, o vigor que a notabilizou como o melhor ponto turístico da América do Sul. Hoje, se ela competir com a Praia Brava é capaz de perder.

Hospital Pequeno Anjo

Há rumores de que a reitoria da Universidade do Vale de Itajaí, a Univali, mantenedora do Hospital Pequeno Anjo teria decidido pelo fechamento do hospital, sob a alegação de que as despesas hospitalares são altíssimas. De todo modo, apenas o pensamento de fechar aquele único hospital infantil na região já deveria ser considerado crime hediondo. Mas como Itajaí é curva de rio e aqui tudo acontece, não seria de se estranhar se do dia para a noite a porta do Pequeno Anjo amanhecer lacrada.

Amordaçados

Juro que não acreditei. Corre proposta para limitar em apenas dois minutos o uso da tribuna por cada vereador, por sessão na Câmara de Vereadores de Itajaí. Faturarão 10 mil reais todo santo mês e ao invés de aumentarem o tempo de duração de cada sessão, eles diminuem o tempo de uso da tribuna. Inacreditável! Será que não daria para copiar os exemplos bons de outros municípios, como o de iniciar as sessões às 14 horas da tarde, por exemplo?

Villa Serena é o mais alto residencial do Brasil O novo empreendimento da Construtora Embraed é o edifício mais alto construído em Balneário Camboriú e o maior prédio exclusivamente residencial do país, segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). São duas imponentes torres de 160 metros, divididas em 46 pavimentos que esbanjam toda a sofisticação e requinte de um autêntico Embraed. Para a construção de um arranha céu desse porte, foram utilizadas aproximadamente 20.000 toneladas de concreto entre estacas e fundações, de acordo com informações da equipe de engenheiros da construtora. No pico máximo da obra trabalharam cerca de 450 colaboradores numa área total de 55.834,88 m². A construção iniciou em novembro de 2007 e termina em dezembro de 2012. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Ernandi Fey, o edifício tem peso aproximado de 65.000 toneladas, com um número de 164 apartamentos. “Para os blocos de fundação foi utilizado concreto pré-resfriado, ideal para grandes obras. A temperatura foi controlada nos primeiros sete dias, em seis pontos diferentes”, contou Ernandi. Além disso, foram necessárias cerca de 215 estacas em cada torre do edifício, com profundidade de 32 metros cada. O Villa Serena está em fase final de acabamento, será lançado ainda este ano e já é uma das grandes atrações do mercado imobiliário catarinense.

Cuidado com as viroses de verão Todos os anos a situação se repete. Com a chegada do verão as viroses aparecerem. A mais comum é a gastrointestinal, provocada pela contaminação de alimentos e bebidas. Ela causa dores abdominais e na cabeça, vômito, diarreia e, em alguns casos, até febre. O mal-estar pode durar por seis ou sete dias e é preciso muito soro caseiro para a recuperação e hidratação. Para se ter uma ideia do problema, em Balneário Camboriú, são centenas de casos todos os dias durante o verão. No Hospital da Unimed, por exemplo, dos 500 pacientes por dia no Pronto Atendimento, em média, 250 foram diagnosticados com virose no verão de 2012. E pelo menos mais 200 atendimentos diários de casos de virose atendidos na rede pública municipal. A situação se repete em Itajaí, Navegantes e Itapema. Tem jeito de evitar? Não, mas tem jeito de diminuir a incidência de virose, principalmente com muita hidratação (consuma bastante água, sucos e isotônicos), e higiene. Lave bem frutas e verduras, mantenha os alimentos refrigerados,

Até gelo pode estar contaminado se não tiver procedência evite bebidas preparadas em locais sem higiene ou que venham com gelo poias a água pode estar contaminada. Também evite água da torneira. Beba água mineral ou fervida. Lave cuidadosamente as mãos, principalmente após usar o banheiro e antes de se alimentar. E nunca faça a automedicação. Procure um posto de saúde ou o hospital. Ah, mas eu gosto de lanche! Então escolha lugares que você pode ter certeza da procedência e higiene local.


BRAVOSAMORES

16

Quinta-feira, 29 de novembro

GERAL

Comércio de Itajai se prepara para a temporada de Natal 2012 Uma série de eventos artísticos, culturais e de entretenimento estarão sendo promovidos para recepcionar os consumidores que visitarem a rua Hercílio Luz na primeira noite de funcionamento do horário especial do Comércio para o Natal 2012. A programação é um convite para que os visitantes do comércio acompanhem o espetáculo de abertura que Natal, que acontece às 21 horas, no Centreventos Itajaí, com ingresso gratuito à população em geral. O consumidor que visitar o comércio no centro após às 18 horas de segunda-feira (dia 03), poderá curtir a apresentação da tradicional Banda Guarani, com palhacinhas distribuindo balas e guloseimas e palhaços em pernas-de-pau ao longo de toda a rua Hercílio Luz. Às 20h30min, acontece a ligação simbólica da iluminação de Natal na via e, em seguida, os presentes serão convidados a seguirem a comitiva de Natal até o Centreventos Itajaí (Parque da Marejada), para assistir ao espetáculo de abertura de Natal. O Espetáculo de Natal foi produzido pela Téspis – Cia. de Teatro, e promete supreender o público. A apresentação contará com manipulação de bonecos,

apresentações de músicos consagrados na cidade, show com os corais Villa Lobos e Vozes do Vale, além da Banda Filarmônica da Secretaria Municipal de Educação. Após o espetáculo, acontecerá a chegada do Papai Noel e show pirotécnico. O presidente da Comissão

de Natal, José Dada, explica que, após a abertura, uma ampla programação será desenvolvida nas principais ruas comerciais da cidade, todos os dias, até a véspera do Natal. Serão apresentações artísticas e culturais que embalarão os consumidores durante suas compras de final de ano,

além da presença constante do Papai Noel num contêiner estilizado, instalado na rua Hercílio Luz, defronte ao estacionamento do Bradesco. A decoração de Natal será mantida até o dia 15 de janeiro, a fim de atrair a visitação dos turistas que frequentam a região nas férias de verão.

Joaquim Barbosa considera absurda pena imposta para corrupção passiva O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, considerou nesta quarta-feira "equivocado" o critério utilizado para a dosimetria das penas para corrupção passiva. Ao criticar o cálculo, o ministro disse que a pena de dois anos e seis meses aplicada ao deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) pelo delito foi o "absurdo dos absurdos". "Lembro que Valdemar Costa Neto recebeu, nessas inúmeras vezes, o montante de mais de R$ 10 milhões e, pelos critérios que vêm sendo adotado por este plenário - e que considero equivocados, por essa razão estou fazendo esse adendo -, lhe foi aplicada a pena de dois anos e seis meses de reclusão, que, a meu sentir, é o absurdo

dos absurdos", disse o ministro, durante discussão da pena do ex-deputado Roberto Jefferson. Durante a discussão da pena do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), Barbosa defendeu que fosse considerada a data do recebimento de propina em casos de corrupção passiva, e não a data do oferecimento, o que poderia aumentar a pena de condenados. A discussão ocorre porque a lei que trata do crime de corrupção mudou em novembro de 2003, alterando a pena mínima de um ano para dois anos, e a máxima, de oito para 12. Em discussões anteriores, a maior parte dos ministros entendeu que a corrupção era um crime formal e se dava quando o réu aceitava a vantagem indevida em troca de alguma coisa.

Greve dos servidores da saúde completa 37 dias em Santa Catarina Greve dos servidores da saúde completa 37 dias nesta quinta-feira (29) em Santa Catarina e a negociação segue parada entre Governo e representantes da categoria. A greve iniciou no dia 23 de outubro e os reflexos da ausência são sentidos pela população e também pelos hospitais catarinenses - pessoas ficam sem atendimento e cirurgias foram canceladas por causa da baixa no estoque de sangue do Hemosc. No dia 16 de novembro o Governo cortou o ponto dos servidores em greve, e em seguida registrou boletim de ocorrência contra os trabalhadores, denunciando os funcionários por abandono e omissão de socorro, o que gerou protestos dos servidores em frente às delegacias da capital. O presidente do sindicato garante que a categoria está aberta a negociações. "Nós estamos fazendo de tudo. Conversamos com deputados, teve reunião das lideranças, estamos buscando de todas as formas abrir negociação", explica Pedro Paulo Chagas. O secretário da saúde explica que desde o ano passado tem aceitado as reinvidicações da categoria, mas que chegou no limite. "Em 2011 já concedemos a incorporação do abono de 16,7%, no início deste ano aumentamos o vale alimentação em 100% e o salário em 8%, e neste momento. Sobre a hora plantão, espécie de hora extra que os servidores fazem, nós concordamos em mantê-la, mas só vamos pagar esta gratificação para quem trabalha neste regime. Não dá para dar gratificação para quem não faz a hora plantão", explica Dalmo de Oliveira. De acordo com o secretário, aceitar o pedido dos servidores resultaria em aumentar a folha mensal de pagamento de R$60 para R$70 milhões, o que, segundo ele, seria inviável. Ele garante que o governo tenta busca alternativas de negociação que não aumentem os custos de folha de pagamento, desde que todos voltem ao trabalho.


BRAVOSAMORES

17

Quinta-feira, 29 de novembro

GERAL Milton Nascimento será tema de apresentação do Conservatório Itajaiense de Dança

‘Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe', diz Jefferson Após ter a pena estipulada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação no julgamento do mensalão nesta quarta-feira, o delator do esquema Roberto Jefferson, se manifestou em seu blog. O presidente nacional licenciado do PTB publicou uma frase do ex-primeiro-ministro inglês Benjamin Disraeli. "Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe", escreveu. A pena do ex-deputado federal ficou definida em sete

anos e 14 dias de reclusão em regime semiaberto, além de 287 dias-multa pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por ser o delator do esquema que levou à condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e outras 24 pessoas, o presidente licenciado do PTB foi considerado um "réu colaborador" e beneficiado com uma redução de pena de um terço. Sem a diminuição, Jefferson poderia ser condenado a 10 anos e seis meses, em regime fechado.

Morreu, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting

Milton Nascimento, um dos artistas mais influentes da Música Popular Brasileira, será homenageado pelo Conservatório Itajaiense de Dança através do espetáculo de ballet “Milton Nascimento”. As bailarinas sobem ao palco do Teatro Municipal de Itajaí no dia 07 de dezembro, às 20 horas, em uma apresentação gratuita que marca o final do semestre do Conservatório, instituição patrocinada pela Fundação Cultural de Itajaí. Conforme a bailarina e

coreógrafa Mery Rosa, responsável por coordenar a unidade, decidiu-se homenagear o cantor por dois motivos. “Neste ano, o cantor e compositor completou 50 anos de carreira e 70 anos de vida”. Apesar da entrada para o espetáculo ser gratuita, os ingressos só poderão ser retirados na bilheteria do Teatro no dia do espetáculo, das 13 às 19 horas. No palco, 62 meninas executam onze coreografias, em uma apresentação preparatória para o seu quinto ano. O cenário fará referencia a Milton Nasci-

mento, com trabalhos de videos voltados ao artista. Uma nova seletiva, na qual outras crianças serão escolhidas para integrar o Conservatório Itajaiense de Dança está prevista para o mês de fevereiro.

Método Cubano de dança O Conservatório Itajaiense de Dança atende 62 meninas entre 9 a 14 anos de idade, da Rede de Ensino Municipal. O método aplicado no Conservatório Itajaiense de Dança é o cubano. Atualmente existem cinco métodos de ballet clássico, o francês, italiano, russo, inglês e cubano. “Cada técnica difere as direções do corpo, posições dos braços e alguns dos passos, mas todos são ballet. Inclusive o Studio Mery Rosa só trabalha com este método”, argumenta Mery Rosa. Os bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e força.

Gravatá vai ter mais uma escola O bairro Gravatá, no Município de Navegantes, vai ganhar mais uma unidade escolar, no Loteamento Jardim das Orquídeas. O novo prédio vai atender a demanda da comunidade, ampliando atendimento no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, gerando 800 vagas para crianças e jovens daquela localidade. A escola vai possuir 12 salas de aula, além de outros espa-

ços educativos como biblioteca, laboratório de informática, sala de convivência e quadra poliesportiva coberta para a prática de esportes e atividades físicas. A obra, programada para ser construída através do Plano de Ações Articuladas (PAR) - programa do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, está orçada em R$ 3.533.964,91, e a licitação deve

iniciar nos próximos dias. De acordo com a gerente de Acompanhamento e Avalição dos Planos da Educação, Silvana Francisco, o município encaminhou o projeto em maio de 2012, e após análise dos técnicos do Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foi aprovado por atender todos os critérios estabelecidos e as diligências respondidas em tempo hábil.

Morreu Joelmir Betting, no início da madrugada desta quinta-fera, 29. Ele estava internado desde o dia 22 no Hospital Israelita Albert Einstein, em SP, e, no último domingo, sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico permanecendo em coma irreversível. Joelmir Beting nasceu em Tambaú, interior de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1936.

Formou-se em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo) em 1966. Começou a carreira na área de jornalismo esportivo, estagiando nos jornais O Esporte e Diário Popular. Mas, em 1968, virou editor de economia do jornal Folha de S.Paulo. Em 1970, lançou sua coluna diária que foi publicada durante 34 anos em mais de 50 jornais de todo o País.

Procuradoria de SC julga ações para cobrar R$ 22 milhões sonegados A procuradoria-geral do estado (PGE) de Santa Catarina vai julgar neste mês de dezembro cerca de duas mil ações referentes à sonegação de impostos em 2007 por partes de empresas catarinenses que optaram pelo plano Simples Nacional. O estado espera recuperar R$ 2 milhões. A quantia sonegada é relativa ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) declarados, mas não pagos pelas empresas. A partir de janeiro, serão julgadas outras oito mil ações, relativas aos anos de 2008 a 2011. Ao todo, as cerca

de dez mil ações visam a cobrar em torno de R$ 100 milhões sonegados. De acordo com o chefe da Procuradoria Fiscal, Osni Alves da Silva, a Secretaria da Fazenda inscreverá os débitos das empresas na Dívida Ativa do Estado e a PGE gerará as Certidões de Dívida Ativa para o ajuizamento das ações. Criado em 2006, o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos municipais, estaduais (ICMS) e federais aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte


BRAVOSAMORES

18

Quinta-feira, 29 de novembro

ECONOMIA Vendas do Black Friday Brasil 2012 movimentaram R$ 217 milhões

INSS paga segunda parcela do 13° salário de aposentados

De acordo com a ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas do Black Friday Brasil 2012 movimentaram R$ 217 milhões no comércio eletrônico brasileiro. O montante representa um valor 117 % superior ao apresentado na mesma data de 2011. A previsão inicial do Busca Descontos era de uma movimentação de R$ 135 milhões. Na última sexta-feira (23/11), durante 24h, mais de 300 lojas virtuais ofereceram ofertas nas mais variadas categorias. Foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401. As categorias mais buscadas foram Eletrônicos, Informática, Celulares, Eletrodomésticos e Games.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira os depósitos da segunda parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas, junto com o pagamento da folha de novembro. Segundo o INSS, o valor transferido pela Previdência Social para o pagamento desta parcela do 13º salário corresponde a R$ 11,737 bilhões no pagamento de 25.846.367 de benefícios. Os depósitos vêm com o desconto de Imposto de Renda (IR), para aqueles segurados atingidos pelas faixas definidas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Para maiores informações basta o segurado acessar o site da Previdência Social em Agência Eletrônica Segurado, clicar em Extrato de Pagamento de Benefícios.

Governo do Estado assume administração do Porto de Imbituba em dezembro O Governo de Santa Catarina passa a administrar seu segundo porto a partir da metade do mês de dezembro. Em Brasília, o governador Raimundo Colombo se reuniu com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na Secretaria Especial de Portos, para a assinatura do convênio de delegação do Porto de Imbituba pela União para o Estado. O convênio tem duração inicial de dois anos. Na prática, a máquina estadual passa a ter o controle de um dos portos com maior potencial de crescimento e com uma das melhores condições naturais do país. E essa gestão será realizada pela SC Participações e Parcerias - SC Par. O convênio da gestora atual, a Companhia Docas de Imbituba,

foi formalizado em 1942 e se encerra no dia 15 de novembro. A nova estrutura se soma ao Porto de São Francisco, que já é administrado pelo Governo e teve seu período prorrogado por um ano.

Em uma década, número de importadoras sobe 53% em SC Na última década, Santa Catarina registrou crescimento de 53% no número de empresas importadoras atuando no Estado. O salto foi de 1.567 em 2001 para 2.411 no ano passado. Enquanto o número de importadoras registrou forte crescimento, a quantidade de empresas expor-

tadoras se manteve praticamente constante no período, oscilando entre 1,4 mil e 1,6 mil companhias. O crescimento da demanda interna e a apreciação cambial abriram oportunidades para a importação de mercadorias no Brasil. Mas em Santa Catarina outros fatores contribuíram para

o crescimento das importações. Um deles foi a ampliação da infraestrutura portuária e o outro foi o programa de incentivos fiscais criado em 2007 pelo governo estadual, o Pró-Emprego, que concedeu redução da alíquota de ICMS para produtos importados via portos catarinenses.

IFSC oferecerá curso em Itajaí reconhecido pela Marinha do Brasil O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) assinou na última semana um termo que possibilita a oferta de cursos com certificação reconhecida pela Marinha do Brasil, necessários para a formação de trabalhadores marítimos. Os cursos serão oferecidos pelo Campus Itajaí já a partir de 2013. Em todo o Brasil, além do IFSC, apenas os Institutos

Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba também estão autorizados a disponibilizar essa formação. Em setembro deste ano, o Campus Itajaí recebeu dois barcos que serão usados para essa capacitação e certificação de trabalhadores marítimos. O custo total das embarcações, adquiridas com recursos do IFSC, foi de R$ 106 mil.

Área plantada de soja deve crescer 13% em SC Área plantada de soja em 2013 deverá crescer 13% em Santa Catarina. Essa é a estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa/Epagri) que mostra que a oleaginosa continua a tendência histórica de ocupar a área perdida pelo milho e pelo feijão na agricultura. A área plantada no estado

é de 506 mil hectares, ficando próxima da área plantada de milho que é de 515 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo do Cepa/Epagri, Julio Alberto Rodigheri, a soja terá produtividade acima de três toneladas por hectare. “O recorde de produção foi em 2010/2011, produzimos 3,2 toneladas por hectare”, afirma. Em Santa Catarina, 34% da soja está plantada. Porém, como

existem diferentes condições de clima e solo, em algumas regiões o percentual de plantio é de apenas 25%, enquanto em outras já alcança 40%. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, destaca o bom preço pago aos produtores. “Em Chapecó, os produtores estão recebendo R$ 69,00 por saco de soja, isso é mais do que o dobro do preço pago aos produtores de milho”,

IPVA 2013 será mais barato em Santa Catarina O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para 2013 deve ficar em média 10,5% mais barato para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Fazenda publicou portaria 315/2012 com os valores a serem pagos pelos contribuintes, calculados com base na tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e que passam a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Em Santa Catarina, as alíquotas do

imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo. As datas de pagamento permanecem as mesmas. O proprietário tem a opção de quitar o valor integral do imposto de uma única vez ou então parcelar em até três vezes sem juros. Em 2013, o mais caro IPVA cobrado em Santa Catarina será o do modelo Ferrari FF (ano de fabricação 2012) com um valor total de R$ 49.816,62. Já o imposto sobre a moto Agrale RXT 16.5, fabricada em 1985, será de apenas R$ 1,48.

Governo do Estado deve investir R$ 12,9 milhões para erradicar extrema pobreza O Governo do Estado lançou o programa Santa Renda para complementar a transferência de renda do Bolsa Família, do governo federal. Os recursos serão para as pessoas com renda inferior a R$ 70 mensais per capita, o que delimita a situação de extrema pobreza. Com o programa, o Estado passa a ser o 15º a aderir ao complemento da transferência de renda e o objetivo é ser o primeiro estado do país a erradicar a extrema pobreza até 2014. Os beneficiários terão os recursos repassados pelos governos Federal e Estadual em um único cartão. Se o valor recebido for menor do que R$ 70 mensais por pessoa, automaticamente o Governo do Estado pagará o valor da diferença. Em Santa Catarina há 143.717 famílias ou 574.868 pessoas beneficiadas com o programa federal. Destas, 105 mil vivem com menos de R$ 70 mensais por pessoa. Esta ação do governo catarinense ocorrerá em duas etapas. Em 2013, a intenção é beneficiar 50 mil pessoas de 150 municípios com investimentos de R$ 12,9 milhões. Para 2014, a meta é atender 55 mil pessoas de 145 municípios, atendendo a todos os catarinenses em vulnerabilidade social.

Guia reúne informações de mais de 6,5 mil indústrias de SC O Centro das Indústrias (CIESC), entidade do Sistema FIESC, lançou o Guia da Indústria 2012/2013, o mais completo cadastro do setor industrial de Santa Catarina, com informações de mais de 6,5 mil empresas. Esta é a quinta edição do trabalho, que também está disponível nas versões impressa, em CD-ROM e on-line. Por meio do Guia é possível obter informações das empresas por tipo de produto, porte, município e ramo de atividade. O do-

cumento, disponível em inglês, português e espanhol, também fornece dados como o mapa dos complexos industriais, endereço, telefone, e-mail e o número de funcionários de todas as companhias cadastradas. Ainda há uma relação com 600 fornecedores e prestadores de serviços para a indústria. A publicação é realizada em conjunto com a Editora Brasileira de Guias Especiais (EBGE) e está disponível no site www.guiadaindustriasc. com.br


Classificados

Anúncios gratuitos: 2 anúncios por cliente envie o texto do anúncio para bravosamores@gmail.com máximo 200 caracteres.

Distribuição Gratuita Balneário Camboriu - Itajaí - Camboriu - Navegantes - Itapema - Meia Praia

47 3264 5178

8459 4930 CRECI 13977

Rua 1001, 348, sl 02 Balneário Camboriu www.garbariimoveis.com.br

47 3248-4737

9948-1462 / 9944-8006

Renato Flores Corretor de Imóveis Creci 8870

BRAVOSAMORES

As melhores ofertas de imóveis da

Quinta-feira, 29 de novembro

Praia Brava e Praia dos Amores

www.bravosamores.com.br Imobiliária Abitare Cr 2823J 47 9973 1657

47 3348 7366

www.imobiliariaabitare.com.br

Av. Carlos Drumond de Andrade, 176, Sala 02 - Praia Brava - Itajaí

3360-7874 / 9967-7598 / 8806-7497 / 9959-1703

Destaque

Praia Brava - Apartamentos 3 dormitórios 2 vagas privativas Suite + 2 dormit. Cozinha, área de serv. Wc social, sala, sacada, churr. Previsão entrega junho 2013. Matricula incorporação 20.873 Unidades de fundo: Valor valido setembro e outubro 2012. 475.000,00. Condições de pagto entrada + 14 prestações reajustadas de R$ 31.666,000 Unidades frente: Valor valido setembro e outubro 2012 R$ 550.000,00. Condições de pagto entrada + 14 prestações R$ 36.666,00 Ref. 003

Apto 2 qtos Bairro Nações 2 dormitórios, suíte + 1 dormitório, sala, coz, área de serviço, banheiro social, terraço, vaga de garagem privativa. Na rua Jordania, bairro das Nações, edifício Villa Siena, a 100 mts da Av. do Estado. Linda mobília sob medida. R$ 295 mil reais.

www.garbariimoveis.com.br

Apartamento Praia Brava 2 dormit. suite + 1, sala, coz, area de serviço, sacada, 1 vaga de gar. privativa. R$ 380 mil Ref. 1102

Cobertura Duplex - B. Camboriú 1 suíte master + 3 suites; 280m² área privativa, piscina individual, Sacada c/ churrasq a carvão, Lavanderia, Home Office. Cobertura nova. R$ 1.690.000 (30%, 30% semest, 40% saldo)

Sobrado condominio Villa Verde. 2 dormitorios, sacada, 1 banheiros, sala, cozinha, area de serviço, 1 vaga privativa garagem. Local: Bairro Ariribá R$ 195 mil. Ref. 032

Praia dos Amores: Excelente Praia Brava: terreno de frente terreno para o mar com 300 m2 Com 577,50 m2, 17,50 de frente – Área nobre, com 300 m2, área 33,00 fundos. edificada pequena edícula. R$ 350 mil R$ 850 mil reais.

-OPORTUNIDADE ÚNICA- próximo ao Brava Home, a 300 metros da praia, edificada em meio lote, com área construída aprox. 150 metros quadrados, com 3 dormitórios, sendo uma Suíte máster com hidro, mais 2 dormitórios, Bwc social, sótão, garagem coberta para 2 carros, “piscina com deck”, ampla sala com lareira. Rua asfaltada, Barbada. R$ 295.000,00 aceito veículo ou parcelamento direito com proprietário. Contatos 9911 3422 ou 8888 -9959 (igorsasse@ig.com.br)

Casa no Bairro Ariribá, próximo a Praia dos AmoresBalneário Camboriú- Casa Localizada bem ao lado do Condomínio e do Clube Ariribá, com 06 dormitórios, 02 banheiros, demais dependências, terreno com 375 metros quadrados e 150 metros quadrados de área construída, com nascente de água. Lindo lugar e um preço Incrível. R$ 350.000,00 apenas. Aceita-se pequeno parcelamento. Contatos 9911 3422 ou 8888 -9959 (igorsasse@ig.com.br) Apto 3 qtos (1 suíte) - Balneário Camboriú Ref 3d248 (próx a Igreja Sta. Inês) 3 qtos sendo 1 suíte, 3 banheiros, 2 vgs gar, área serv, sala estar, sala jantar, sala TV, sacada c/ churrasq, apto nunca habitado. Guarita, Hall, Interfone, Piscina, Portão Eletr. R$ 535.000,00

Apto 4 qtos - B. Camboriú 4 dormit (2 suítes), 2 vgs gar, 240,76 m² a.t, sacada c/ churrasq, Living c/ 2 ambientes, Lavabo, Area Lazer c/ pisc adulto e infantil, Hidrospa, churrasq e forno de pizza, espaço fitness, espaço zen, salão festas, espaço gourmet,sala jogos, brinquedoteca, playground, garage band, office, quadra poliesportiva. A partir de 752.000 20% de entrada, saldo em 120 www.garbariimoveis.com.br vezes. Apto 3 qts (1 suíte) - Balneário Camboriú - Ref:3d92 3 qtos (1 suíte), 2 Banheiros, 2 vagas gar, área de serv, coz, depósito, sala de estar, sala de jantar, sacada c/ churrasq. Novo, sem uso, 10º and, alto padrão acabamento, azulejos Portinari, cond. R$ 250,00, medidores individuais agua, luz, gás. R$ 500.000,00

Empreendimentos com a garantia e tradição da Strehl.

47 9967 0854

Sobrados geminados triplex na Praia dos Amores Sobrado triplex, 3 dormitórios, garagem para 2 carros, espaço gourmet com terraço, possibilidade de instalação de piscina ou spá, porcelanato, tubulação para split, 100% rebaixado em gesso. R$ 490 mil (aceita propostas de parcelamento / financiamento). Praia dos Amores: Sobrado com garagem para 2 automóveis, com portão eletrônico, sala grande para 2 ambientes, lavabo, cozinha, 3 suites, sendo uma com sacada e vista lateral para o mar; área de lazer com churrasqueira, piscina e vista para o mar. Area total: 167 m2. R$ 570 mil

Vendo Casa/Sobrado na Praia Brava-Itajaí,

Apto 2 suítes – Bal. Camboriú Ref: 2d004 2 suíes, 3 banheiros, 2 vagas garag, area serv, churrasq, cozinha (mobiliado, equipado e decorado), piscina aquecida privativa, sala c/ 2 ambientes, terraço. Condomínio R$ 350,00. R$ 530.000

Consulte-nos sobre os imóveis disponíveis do Minha Casa, Minha Vida.

Consulte os novos empreendimentos

Apartamento Itapema 4 suítes, sendo 1 máster com closet e hidromassagem, Home Office, 2 vagas de garagem. Área total de 260 m² PRONTO PARA MORAR - Itapema Ref 326 VENDO DOIS LOTES Dois lotes no Centro em Itajaí, medida total 24X21, próximo da Univali, entre a contorno Sul e a Uruguai. Terreno Plano e Limpo. Coeficiente de aproveitamento x3 Casa no São Judas, com ótima localização em uma rua tranquila e amplo quintal, contendo 3 Dormitórios, sala de jantar, sala de estar, lavanderia, banheiro.Área com churrasqueira e Edícula nos fundos com 1 Dormitório , Cozinha e Banheiro. R$ 280 mil - casa não averbada, mas proprietário aceita proposta.


20

GERAL

BRAVOSAMORES

Quinta-feira, 29 de novembro


BRAVOSAMORES

21

Quinta-feira, 29 de novembro

TRUFA RECHEADA

Ingredientes 1 xícara (chá) de creme de leite 2 1/2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo ralado 1 colher (sopa) de essência de baunilha ou amêndoas 2 colheres (sopa) de conhaque Margarina para untar Recheio 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso 15 cerejas escorridas e cortadas ao meio Cobertura 2 xícaras (chá) de chocolate em pó Modo de preparo Aqueça o creme de leite em fogo médio, retire do fogo, adicione o chocolate ralado e misture bem até derreter. Acrescente a essência e o conhaque. Misture bem, espere esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Com as mãos levemente untadas, modele bolinhas com a massa de chocolate. Com o cabo de uma colher de chá, faça um buraco na massa e recheie com o doce de leite e metade de uma cereja. Feche, modelando bolinhas e coloque em uma assadeira. Leve ao congelador por 20 minutos. Passe no chocolate em pó e embrulhe em papel alumínio.

Acredite se quiser, mas no Brasil se come farofa até de formiga! Apesar de ser um inseto indefeso, a picada de formiga dói, e bastante. Mas parece que os humanos encontraram um jeito de se vingar e a incluíram no cardápio para o almoço. A formiga, por incrível que pareça, aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo. Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos. Você se arrisca a misturar uma dose de formiguinhas com seu arroz e feijão?

Essa cachaça vale ouro! Além do mel puro e da casca de limão, a Lord 79 traz entre os seus componentes ouro 23 quilates (puro) comestível. Isso mesmo, literalmente essa é uma cachaça que vale ouro. O teor alcoólico é um pouco mais baixo do que o convencional (23% contra 50%), o que torna a bebida mais suave. Com isso, os fabricantes esperam atrair também o público feminino. A novidade chega ao mercado com vendas pelo site (www. lord79.com.br) e distribuição pela Barão de Ouro. A garrafa de 750 ml custa R$ 90. No site, o consumidor também encontra todos os pontos de venda pelo Brasil. A projeção inicial de produção é de aproximadamente 3 mil litros por mês. Já a capacidade de produção é de 100 mil litros por ano.

Frase de efeito pra você citar no boteco

“Amor: 4 Letras, 2 Vogais, 2 Consoantes e 2 Idiotas” Bob Marley


BRAVOSAMORES

22

Quinta-feira, 29 de novembro

ESPORTE Itajaí conquista 14 medalhas e o 4º lugar na 8ª Copa Joinville de Karate

Felipão e Parreira confirmados no comando da Seleção

Alunos que são destaque nas escolinhas de karate da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) conquistaram um total de 14 medalhas e o 4º lugar na classificação geral da 8ª Copa Joinville de Karate. O evento de nível estadual aconteceu neste domingo (25), no Ginásio de Esportes do SESC. Na categoria kata individual feminino, 09 a 11 anos, a cidade conseguiu o seu melhor desempenho, sendo que os atletas conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares.

O técnico Luiz Felipe Scolari foi confirmado como novo treinador da seleção brasileira de futebol depois da demissão de Mano Menezes. A CBF também confirmou a chegada de Carlos Alberto Parreira, campeão mundial com o Brasil em 1994, para ser coordenador de seleções.

Bellucci sofre virada e perde na estreia pelo Challenger Finals Na estreia do Challenger Finals, disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o tenista número um do Brasil decepcionou, sendo derrotado pelo argentino Guido Pella, 117º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 e 7/5, em 2h53m de jogo. Thomaz Bellucci até começou bem, mas acabou surpreendido por Pella, claramente superior no primeiro serviço. No set inicial, Bellucci desperdiçou quatro chances de converter pontos de quebra, anotando apenas um. Em compensação, o dono da casa foi superior nos pontos ganhos na devolução de segundo serviço e fechou a parcial. No set seguinte, Pella melhorou o saque, converteu um break-point e, mais confiante, superou o paulista no tie-break. A reação parecia vir no set decisivo, quando Bellucci chegou a abrir 3 a 0. mas o que

se viu foi o crescimento de Pella, que se aproveitou da instabilidade do rival e fechou em 7/5, selando o triunfo. Para avançar na competição, Bellucci precisa ficar entre os dois melhores de seu grupo e garantir uma vaga nas semifinais. Caso se torne campeão, o brasileiro subirá uma posição no ranking da ATP, o que lhe daria chances de se tornar cabeça de chave no Australian Open.

Torcida cria site contra, mas presidente do Flu aprova contratação de Ronaldinho A possível contratação de Ronaldinho Gaúcho vem dividindo a opinião da torcida do Fluminense e até mesmo a diretoria tricolor. Mesmo sem acreditar que o negócio possa ser concretizado, o presidente do

Corintiano que tirou sarro de palmeirense ficou sem parte da orelha Um torcedor do Corinthians, de 31 anos, teve parte da orelha direita arrancada e vários ferimentos na cabeça após brincar com outro homem sobre o rebaixamento do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro. O caso aconteceu na madrugada em Sarandi, no norte do Paraná. De acordo com a Polícia Militar (PM), irritado com as chacotas, o palmeirense pegou uma serra de mármore e acertou a cabeça do outro homem. Depois ele ainda agarrou o corintiano, mordeu e tirou pedaços da orelha da vítima. Após ser levado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, o agressor foi ouvido e liberado. Ele vai responder por lesões corporais. A vítima foi encaminhada para o Hospital Metropolitano de Sarandi. De acordo com o hospital, o homem fez vários exames e aguarda o resultado. Ele deve ficar mais três dias internado.

Flu, Peter Siemsen, garantiu que não se opõe à chegada do atual camisa 49 do Atlético-MG para defender o elenco do campeão brasileiro. Por outro lado, os torcedores chegaram inclusive a criar um site para que o clube

não contrate o ex-flamenguista. Quem vem tocando as conversas com Ronaldinho Gaúcho é Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do clube. Ele, inclusive, já almoçou com Assis, irmão e empresário de R49.

Itajaí comemora vice-campeonato no Parajasc O ano de 2012 está sendo um período histórico para o esporte de Itajaí. Depois de conquistar o inédito título de Vice-campeão nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), o município comemora agora o vice-campeonato dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), também inédito para a cidade. A competição terminou no domingo (25), em Brusque. Na classificação geral da competição, Itajaí ficou em 2º lugar, com 29 pontos, atrás apenas de Joinville, com 39, e à frente de Chapecó, que somou 18 pontos. A cidade conquistou 14 troféus. Na categoria Deficientes

Físicos (D.F.), foram três troféus de 1º lugar (bocha cadeirante masculino, bocha paraolímpica masculino e tênis de mesa feminino), dois de 2º lugar (atletismo feminino e bocha andante feminino), e um de 3º lugar (atletismo masculino). No segmento de Deficientes Visuais (D.V.), a cidade itajaiense ergueu três troféus de 1º lugar (ciclismo masculino, ciclismo feminino e xadrez feminino), e um 3º lugar (natação feminino). Na categoria de deficiência intelectual (D.I.), o município ficou com dois troféus de 1º lugar (natação e tênis de mesa feminino), e um de 3º lugar no basquete masculino.

Troféus do JASC e PARAJASC estão expostos na prefeitura de Itajaí

Árbitro da Fifa pode acertar com Federação Catarinense de Futebol

Os troféus conquistados pelos atletas da Fundação Municipal de Esporte e Lazer estão expostos no átrio da prefeitura. No total são 34 troféus, mais os dois troféus de Vice Campeão nas duas competições. No JASC, Itajaí conquistou 20 troféus, sendo oito de 1º lugar. No PARAJASC, Itajaí conquistou um total de 14 troféus.

O último que sair apaga a luz: Avaí dispensa onze jogadores O renomado árbitro nacional Héber Roberto Lopes, que também faz parte do quadro da Fifa, está perto de fechar acordo com a Federação Catarinense de Futebol. A entidade ainda não confirma oficialmente a negociação, mas o árbitro já comunicou o desfecho do acordo à

imprensa paranaense. Héber foi seduzido por alto valor proposto pela FCF. Aos 40 anos, Héber pertencia ao quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol e era desejado pelo presidente da federação, Delfim de Pádua Peixoto, há um longo período.

O Avaí comunicou oficialmente a dispensa de 11 jogadores que integraram o elenco do Leão na Série B. Os goleiros Moretto e Diego, os zagueiros Rafael e Cássio, o lateral Pirão, os meias Camilo e Nenê Bonilha e os atacantes Ronaldo Capixaba, Nunes, Ricardo Jesus e Diogo Acosta,

compõem a primeira barca de saídas do Avaí. Porém, mais jogadores devem ser inclusos na lista de dispensas nos próximos dias. Em nota, o clube informou que as saídas fazem parte da política orçamentária. Para a próxima temporada, o Leão deverá apostar em revelações da base.


A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

BRAVOSAMORES

Quinta-feira, 29 de novembro

VARIEDADEeCULTURA Liga da Justiça pode ter Batman realista O filme da Liga da Justiça ainda não tem muitas informações concretas, mas rumores não param de surgir que, a exemplo do lucrativo Os Vingadores, reunirá alguns dos maiores super-heróis dos quadrinhos nas telonas. Joseph Gordon-Levitt - o John Blake de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - deve interpretar o Batman no filme, uma tentativa da Warner Bros de manter seu universo relacionado de alguma maneira à trilogia criada por Christopher Nolan. Novidades concretas ainda devem demorar. Por enquanto sabe-se apenas que Justice League será filmado em 2013 e chegará aos cinemas em 2015.

Válvula Rock

por Anderson Davi de Oliveira www.valvularock.com.br • contato@valvularock.com.br

Delirium: a combinação entre música e surfe Delirium: A Trip of Madness não é só mais um filme de surfe. O foco está na performance de uma escalação de peso pegando onda em vários lugares do mundo (Austrália, Ilhas Fiji, Ilhas Mentawai, Bali, Fernando de Noronha, Califórnia, Nova Zelândia e Balneário Camboriú), mas também gira em torno de questões mais humanistas, como valorização da água e do planeta. Dirigido por Pablo Aguiar (Simples Olhar, de 2009, e Bon Jour, de 2010), um catarinense que fixou residência em Balneário Camboriú, o filme de 45 minutos traz na retaguarda outros novos e promissores nomes do audiovisual regional: Marcos Ribas, da Bulletree, como colorista; Guilherme Rosa, da Velvia, na arte gráfica; e Léo Motta, do Grupo RBS e trupe sonora Casa de Orates, como music supervisor. O filme sairá encartado na edição de dezembro da revista Hardcore, com circulação nas bancas de revistas de todo o país, mas uma mostra pode ser vista no trailer oficial da produção: http://vimeo.com/49075164. O vídeo também será exibido durante as várias festas de lançamento da película, em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Balneário Camboriú, Florianópolis e Vitória. Como o assunto principal da coluna é música, batemos um papo com o music supervisor do Delirium, parceiro de longa data do Válvula Rock e figura carimbada nos eventos roqueiros do Estado, Léo Telles Motta, para falar um pouco mais da trilha do filme e da experiência de lidar com artistas do mundo inteiro, como Uruguai, Inglaterra e Itália para compor o cenário musical e visual perfeito para o espectador. Qual é a função do music supervisor e como você desenvolveu esse trabalho junto ao diretor de Delirium? Um music supervisor tem várias possibilidades de atuação. Esse trabalho pode envolver composição, contato com compositores, briefing de trilhas, contato com músicos e bandas, licenciamento oficial ou informal e, claro, é papel dele trabalhar com a verba estabelecida e alinhado às expectativas do diretor. No caso do Delirium o que aconteceu foi que o Pablo entrou em contato comigo com uma ideia do que queria para o filme, e fomos conversando sobre o que complementaria bem a trilha. Ele tinha me comentado sobre o New Candys, da Itália, que por acaso chegou até ele por minha causa, e a partir daí prospectamos algumas bandas e fomos atrás das liberações. Quais os critérios e a linha musical utilizados na escolha da trilha sonora do filme?

‘O Hobbit’ deve estrear em janeiro no Brasil A primeira parte da trilogia cinematográfica “O hobbit - Uma jornada inesperada”, está pronta para sua estreia mundial. A primeira parte da trilogia começa a ser projetada a partir de meados de dezembro de 2012, enquanto “O hobbit: A desolação de Smaug” e “O hobbit: Lá e de volta outra vez”, estreiam em dezembro de 2013 e julho de 2014, respectivamente. A data prevista para a estreia do filme que seria uma espécie de prólogo de “O Senhor dos Anéis” é o dia 14 de janeiro de 2013.

Meias-entradas na mira do Senado A multiplicação desenfreada e ilegal de carteiras de estudantes poderá resultar na limitação da concessão de meia-entrada a alunos e idosos em eventos esportivos e culturais, caso o Projeto de Lei 4571/08, do Senado Federal, entre em vigor. A proposta, aprovada no ultimo dia 14 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, determina que a concessão da meia-entrada fique limitada a 40% do

Muito do que há de música no filme é repleto de guitarras arrastadas e sujas. O critério principal acaba sendo o quociente entre o gosto musical dos envolvidos na produção e o que se esperaria de um filme independente flertando com a vanguarda. Nesse caso temos uma linha meio stoner rock com toques de psicodelia, que contrasta bem com os neo-folks e hardcores comumente utilizados nesse tipo de filme. A trilha conta com nomes internacionais e nacionais, como foi a busca por essas atrações tão distantes e o contato com elas para liberar as músicas para o filme? Chegar até as bandas foi relativamente fácil. Como hoje em dia a maioria das bandas com algum tipo de pretensão de sucesso mantém duas ou três páginas online entre site, MySpace e Facebook, não demorou mais que algumas trocas de e-mail para conseguir todos os contatos. Com o Kings of Frog Island (Inglaterra), por exemplo, foi através do Marcos Ribas, da Bulletree Filmes, que já tinha trabalhado com eles e me passou o contato do Gavin (guitarrista). Com algumas tive que conversar com managers, outras o contato foi direto, mas num geral é mais o trabalho retórico de convencer que vale a pena se envolver. É importante ser humilde, honesto e saber bem com quem se está lidando. Quais novidades você indica ao leitor, que estarão no filme e que valem a pena buscar a discografia? Todas, pode? (risos). Temos no filme a Viringosh, de Balneário Camboriú, com pouco material gravado, mas que tem um show muito forte. Acho que minha preferida em toda a trilha é o New Candys, da Itália, que toca um tipo de stoner rock atemporal; ecos dos anos 60 se fundem a cítaras em meio a camadas e mais camadas de delay, fuzz e reverb. Encontrei o som deles, curiosamente, quando procurava no Google por Nibiru. É deles a música do trailer, Volunteer.

23

total de ingressos disponíveis para cada evento. Além do mais, o projeto concede exclusividade às entidades estudantis de emitirem o documento, o que permitirá a confecção com um padrão nacional único. Em 2001, uma Medida Provisória permitiu que qualquer escola, curso, agremiação ou entidade estudantil pudesse produzir a carteira, o que aumentou os casos de falsificação.


BRAVOSAMORES

24

Quinta-feira, 29 de novembro

BAZAR Esqueça tudo que você já viu, não existem canetas como a Montblanc 333 peças. Nada mais, nada menos do que isto. Se você quiser ter uma Montblanc Heritage Collection 1912 Limited Edition precisa ser um verdadeiro privilegiado. A caneta celebra o espírito pioneiro do início do século XX quando, graças às invenções europeias, o estilo de vida e as mudanças fundamentais da sociedade passaram a ser registrados com os instrumentos da escrita. Uma das primeiras canetas-tinteiro apresentada ao mundo foi a Simplo Safety Filler, com corpo feito em borracha e criada com o sistema retrátil da pena. Com o passar do tempo, novas tecnologias e instrumentos foram

implantados ao mercado da escrita pela marca, preservando seu padrão de qualidade e valorizando ainda mais a preciosidade do trabalho artesanal envolvido na confecção de cada nova coleção. A Montblanc, em tributo a seus artesãos mais experientes e suas técnicas centenárias de produção, lança ao mercado a Heritage Collection 1912 Limited Edition, esculpida em corpo de titânio, textura similar à borracha utilizada na Simplo Safety Filler, e um elegante emblema Montblanc lapidado em madrepérola em seu topo, um troféu aos colecionadores e amantes da escrita.

Novo Range Rover Vogue com um toque de Evoque A Land Rover resolveu antecipar o test-drive da nova geração do Range Rover Vogue, que ainda não tem data para estrear no Brasil. O SUV chegou às lojas do Reino Unido no começo deste mês e deve desembarcar por aqui somente em fevereiro. A Land Rover do Brasil ainda não definiu as configurações do Vogue que serão comercializadas no Brasil, nem seus preços. Mas já existem algumas informações a respeito: sabe-se que o modelo com motor V8 Supercharged (510 cv), a gasolina, será uma das opções. Outro V8, mas a diesel e com dois turbos, também já é certo (339 cv). A versão V6, a princípio, está descartada. A última variação restante, de motor V8 a gasolina

com 375 cv, também não deve chegar ao Brasil. Os pacotes de equipamentos também não foram escolhidos ainda. Apesar da indefinição quanto ao preço, uma coisa é certa: o Vogue não sairá por menos de R$ R$ 500 mil.

Nintendo anuncia Wii Mini, mais barato e sem Wi-Fi Após rumores circularem a rede, a Nintendo anunciou o Wii Mini, nova versão de seu antigo console, que vem com visual revisado e preço mais em conta – US$ 99 (cerca de R$ 200). Além de ser mais barato, o Wii Mini é menor que o modelo atual e conta com outras pequenas mudanças, como a ausência de Wi-Fi. O motivo não foi explicado, mas isso deixa o Wii Mini sem conexão com a loja online de jogos da Nintendo e também sem multiplayer via Internet. Entre as outras novidades confirmadas está o fato do novo modelo do videogame

não rodar mais jogos de GameCube, o console da Nintendo anterior ao Wii. A principal intenção da Nintendo é vender um modelo mais barato do Wii para aproveitar o período de festas natalinas, como mais uma opção de presente para quem busca agradar apaixonados por games.

“Wii Mini tem um minipreço, mas sua diversão é gigantesca”, diz o anúncio da Nintendo, que faz referência aos mais de 1,400 jogos disponíveis na plataforma.


Edição 112 29 de Novembro de 2012