Pedro Quinellato
Portfólio de Arquitetura
2022—2024
Portfólio de Arquitetura
2022—2024
Quinellato
22.07.2000 Sinop, Brasil
(66) 98120-0820
pedroquinellato@gmail.com
Me chamo Pedro, sou formado em Arquitetura e Urbanismo há quase 2 anos pela Unifasipe e procuro uma oportunidade de trabalhar na elaboração de projetos e interesse no processo criativo de cada obra. Meu maior objetivo nesta etapa é aprender o processo de criação de projetos em grande escala, aprendendo todas as etapas necessárias para que ele se concretize. Acredito que arquitetura depende de um futuro desconhecido para sua evolução e, portanto, busco um plano de carreira dentro do escritório, que me permita crescer com o mesmo.
Projetista
Todeschini
Sinop, Mato Grosso
Julho 2021 – Presente
• Adquiri um conhecimento mais técnico sobre móveis planejados;
• Compreendi como uma empresa maior divide e controla seu fluxo de trabalho;
• Maior responsabilidade com prazos e qualidade de trabalho;
• Participando de atendimento para ser um apoio do consultor, anotando o comportando do cliente e alterações.
Estagiário
FCB Arquitetura
Sinop, Mato Grosso
Julho 2022 – Janeiro 2023
• Projeto de interiores tanto residenciais quanto comercial;
• Detalhamento de marcenaria;
• Tive a chance de colaborar na criação de um resort aquático.
Estagiário
Ana Lúcia Piaia
Sinop, Mato Grosso
Agosto 2020 – Março 2021
• Ajudando no levantamento de orçamentos;
• Criação de projetos de interiores com detalhamento;
• Contribuindo no desenvolvimento de projetos arquitetônicos.
Pós Graduação - Design Paramétrico PUC, Minas Gerais
Graduado: Junho 2024
• Foco em criação e estudo de projetos com ferramentas do design paramétrico
Arquitetura e Urbanismo
Unifasipe, Mato Grosso
Graduado: Janeiro 2023
• TCC: Pavilhão de lazer para estudantes universitários.
Autocad
Autodesk Revit Sketchup Rhinoceros
Grasshopper
Unreal - Cursando Promob
Português: Nativo
Inglês: Intermediário
01.
Projeto: Pavilhão de Lazer
Data: 2022
Neste projeto o protagonista é a arquitetura biofílica. Atualmente ela ainda é vista como novidade, mas nos últimos anos tem apresentado um crescimento significativo, embora pareça um termo novo, a biofilia foi usada pela primeira vez em 1964 pelo psicólogo Erich Fromm e propagado pelo biólogo Edward o. Wilson, a palavra de origem grega tem como definição ‘amor as coisas vivas’, tendo como intuito a reconexão do ser humano com a natureza.
O principal método de planejamento é integrar os elementos naturais aos espaços construídos, como ventilação cruzada, luz natural, água e vegetação. Espaços que possuem esses elementos, são aptos a proporcionar bem-estar aos indivíduos e também ajudar no tratamento de pacientes com doenças, reduzindo estresse, frequência cardíaca, além disso aguça a criatividade e produtividade. Os estudos da aplicação dela em ambientes corporativos, hospitalares e hoteleiros são encontrados em abundancia, mas há uma diminuição dos documentos sobre aplicação em ambientes universitários, assim tem como objetivo mostrar as aplicações da biofilia em um ambiente universitário.
Como público-alvo temos os estudantes universitários, pois, com a pesquisa feita pela COVIDPSIQ foi identificado que estudantes entre 18-29 anos possuem uma maior necessidade, já que foi mostrado que 59% dos participantes falaram que a graduação causou um aumento em doenças psicológicas.
Logo o projeto tem como objetivo criar um ambiente de lazer para os estudantes, promovendo um espaço de convivência e conexão com a natureza.
01.
Projeto: Pavilhão de Lazer
Data: 2022
Para o desenvolvimento do projeto pavilhão de lazer na Unifasipe Sinop-MT, o partido arquitetônico teve como inspiração a natureza, e seus componentes como a água utilizando sua forma orgânica na cobertura juntamente com o formato da escama de peixe, mantendo seu conceito voltado a biofilia, arquitetura paramétrica e algoritmo.
A forma orgânica das árvores teve como inspiração para o desenvolvimento dos pilares no projeto, interligando o projeto com suas áreas verdes, mantendo o conceito da natureza na construção.
Data: 2023
O objetivo desse bar era atender o festival de Sant Jordi em Barcelona, os critérios de execução para esse projeto eram: ser efêmero, possuir uma estrutura de cobertura feita em madeira e um bar que seguisse o plano de necessidade.
Foi usado como inspiração um edíficio próximo, o Metropol Parasol, com sua estrutura waffle marcante. Para criar um superficie de proteção sob essa estrutura foi escolhido usar a lona branca translúcida, mantendo uma certa transparência entre o externo e o interno.
Um bar efêmero onde sua estrutura principal teve como conceito um gazebo: Um espaço circular com as laterais parcialmente abertas, e um bar central, trazendo uma conexão com o festival das flores Sant Jordi e um espaço de interações sociais e proteção climáticas.
Date: 2023
03.
Project: João de Barro
Date: 2023
O projeto do stand de vendas para carros elétricos, foi uma proposta criada para a matéria de Projeto baseado em performance.
Tinha como objetivo criar um espaço efêmero que trouxesse uma conexão com a natureza e a tecnologia, trazendo como elemento central o objeto de exposição.
O conceito se inspirou na natureza e na integração do pássaro joão-de-barro com o ambiente, incorporando tecnologias e estratégias que garantem desempenho térmico, estrutural e ecológico. A ideia é harmonizar a estética rústica e natural, com soluções sustentáveis de construção.
Para alcançar esse conceito busquei trazer a união entre a tradição do uso do barro como material e a tecnologia da impressão 3D. A proposta visa explorar as características do barro, um material natural e abundante, criando um pavilão sustentável e eficiente que cumpra com os critérios de desenvolvimento.
Para garantir a eficiência energética, foi realizado um estudo de radiação solar no edifício, o que determinou a alocação das placas solares.