Jornal Oficial da CCD Transporte Coletivo – Edição Nº 03 – Curitiba. Novembro de 2015.
Violência
FRENTE A FRENTE COM O BANDIDO: COMO AGIR? Foto: Reinaldo Penhalves
FIQUE ATENTO: Você já deve ter ouvido falar em “nunca reagir a um assalto”, mas o que realmente fazer em uma situação dessas? Confira as dicas do setor de segurança da CCD: - Nunca fazer movimentos bruscos (pode parecer que você vai reagir ao assalto). - Não encarar o suspeito. - Não arrumar ou contar dinheiro na frente de outras pessoas. - Manter as mãos próximas ao corpo. - Nunca deixar as mãos sobre a gaveta (para que o assaltante não quebre seus dedos com uma possível coronhada).
Após treinamento, cobradora diz estar tranquila Nas últimas semanas, três casos de roubo a ônibus foram registrados em Curitiba. E o pior: as ocorrências foram registradas em uma mesma semana. Pensando na segurança de funcionários e passageiros, a CCD Transporte orienta seus colaboradores com um treinamento de segurança. De acordo com o responsável, Maurício Schimdt, são trabalhados aspectos ligados ao comportamento necessário em casos de furtos e roubos dentro de ônibus e estações tubo. “Além das orientações básicas de nunca reagir a um assalto, sempre falamos que é importante não mostrar objetos de valor”.
Arlete Alves é cobradora há quase cinco anos na empresa e, nesse tempo, já sofreu três assaltos. “Quando acontecia um assalto, eu ficava sem reação na frente dos bandidos”. Após o treinamento, ela se sente mais segura durante suas jornadas de trabalho. O setor de segurança também alerta os funcionários de como proceder após um assalto. “O colaborador deve informar a situação para a empresa o mais rápido possível, em seguida deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190 e com a Guarda Municipal 153”, concluí Schmidt.
- Caso entre um policial no mesmo ônibus que o suspeito, mantenha a calma (lembre-se de que pode haver uma possível troca de tiros). - Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso. - Nunca ostente objetos de valor (tênis, celulares, óculos escuros e relógios). - E, ao final da sua jornada de trabalho, sempre troque o uniforme por uma roupa comum para evitar a identificação profissional. - Lembre-se: você não é covarde. Covarde é o ladrão, que apela para a violência contra pessoas de bem. Quer saber mais? Acesse nosso site: www.ccdt.com.br