100% Corrida - Julho 2017

Page 7

AQUECIMENTO

CORREDORES ANÓNIMOS

RESISTÊNCIA AO CALOR

7

Há corredores que reagem bem a “quentura”. A verdade é que estes serão recompensados no Outono, já que, ao estarmos climatizados ao calor, o corpo produz mais sangue tendo em vista a redução da temperatura corporal durante o exercício, melhorando deste modo o fornecimento de nutrientes aos grupos musculares, mesmo quando a temperatura desce. No entanto, devemos salientar que há um limite corporal para treinar devido ao excesso de calor, que varia de pessoa para pessoa. Bolton salienta que os seus atletas trabalham numa passadeira quando sente que os treinos serão sacrificados pelo calor. Evidentemente que os exercícios exteriores, na maioria das vezes, não correspondem em termos de rendimento aos mesmos dos realizados durante o Outono/Primavera. Por isso, é essencial “baixar as expetativas”, é primordial muitas vezes reduzir o volume se o “osciloscópio” e o nosso esforço não estiverem em harmonia.

4

No Verão também é essencial procurar correr no início da manhã ou ao fim da tarde ou noite, sempre com roupas leves e de cores claras. Evidentemente que a hidratação também é essencial durante os treinos. Bolton sugere inclusive que os mesmos devem decorrer num raio relativamente médio da nossa casa para podermos assim hidratar do melhor modo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.