
6 minute read
Sofia Duailibe conquista dois títulos na 6ª etapa da Copa Brasil
from 09.05.2023
16 de abril, a atleta da DM Aquatic garantiu dois títulos da categoria Infantil 1 e um vice-campeonato geral com ótimos desempenhos nas provas dos 2,5km e 5km.
Em março, Sofia Duailibe sagrou-se campeã geral feminino na prova de 1,5km e ficou com o vice-campeonato geral feminino nos 2,5km da etapa de Porto Alegre (RS) da Copa Brasil, além de faturar os títulos das categorias Geral e Infantil 1 nas provas de 1,5km e 2,5km da etapa de Petrolina (PE).
Advertisement
No retorno de cirurgia, Ana Marcela é bronze em etapa da Copa do Mundo
tegoria Geral nos 1,5km.
A nadadora maranhense Sofia Duailibe voltou a se destacar na Copa Brasil de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A atleta da DM Aquatic, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sagrou-se campeã da categoria Infantil I Feminino nas provas de 2,5km e 5km da sexta etapa do evento nacional, que ocorreu neste sábado (6) e domingo (7), em Maceió-AL.
Sofia Duailibe acumula resultados expressivos nas últimas etapas da Copa Brasil de Águas Abertas. Na etapa de Porto Seguro, realizada entre os dias 14 e
Os troféus conquistados nas três etapas da Copa Brasil em 2023 reforçam o excelente momento de Sofia Duailibe no cenário nacional da natação. No ano passado, ao disputar a etapa de Brasília da Copa Brasil de Águas Abertas, Sofia foi campeã da categoria Petiz 2 nas provas dos 1,5km e 2,5km e ficou na terceira posição da ca-
Coleção de medalhas na Copa Norte Além dos títulos na Copa Brasil de Águas Abertas, Sofia Duailibe brilhou na Copa Norte de Natação / Troféu Leônidas Marques, que foi realizada entre 27 e 30 de abril, em São Luís. A nadadora maranhense conquistou 10 medalhas na categoria Infantil 1 da competição regional: foram cinco ouros nas disputas dos 200m costas, 400m livre, 800m livre, 1.500m livre e 2,5km (águas abertas), quatro pratas nos 50m costas, 100m costas, 200m livre e 200m medley, e um bronze no revezamento 4x50m livre misto.
A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ela ainda conta com os apoios da DM Aquatic e do Colégio Literato.
Após mais de cinco meses se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo, a campeã olímpica Ana Marcela Cunha arrematou o bronze na etapa de Soma Bay (Egito) da Copa do Mundo de maratona aquática. Na primeira competição oficial, a atleta completou a prova dos 10 quilômetros em águas abertas em 2h04m11s0. A vencedora foi a alemã Leonie Beck (2h04m04s6) e a prata ficou com a holandesa Sharon van Rouwendaal (2h04min07s3).

Aranci – e a de Setúbal (Portugal), nos dias 27 e 28.
Outros resultados
Na maratona feminina, o Brasil foi representado ainda pela gaúcha Viviane Jungblut, que terminou a prova na quinta posição ( 2h04m12s).
Já na disputa masculina, Matheus Melecchi cruzou a linha de chegada em 18º lugar (1h57m18s60) e e Bernardo Gavioli 2h06m07).
De olho em Paris 2024
“Nada melhor do que comemorar com uma corrida, com todas as idades e com a inclusão de todos os segmentos da sociedade”, declarou o governador Carlos Brandão durante a 1ª Corrida Sedel, evento esportivo realizado neste domingo (7), no prolongamento da Avenida Litorânea, Praia do Calhau, em São Luís, encerrando as comemorações pelos 44 anos de trabalho da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) no Maranhão.
Aproximadamente 800 pessoas participaram da corrida. A concentração começou às 5h e a largada às 6h20 para pessoas com deficiência, e às 6h30 para os demais participantes. O percurso de 5 quilômetros para as categorias feminino e masculino teve início na “Praça Iemanjá” e foi finalizado no final do novo trecho da via.
Foram disponibilizadas 850 vagas ao total, sendo 50 destas, dedicadas às pessoas com deficiência, nas subcategorias: cadeirante, deficiente visual, amputado de membro(s) inferior(es), deficiente andante de membro(s) inferior(es), deficiente intelectual, deficiente de membro(s) superior(es), deficiente auditivo e Síndrome de Down.
Festa do esporte e da inclusão
A 1ª edição da Corrida Sedel foi marcada pela alegria de atletas, paratletas e esportistas amadores, além da confraternização entre servidores da Secretaria, que há mais de quatro décadas é o órgão referência na aplicação de políticas públicas para o setor esportivo estadual.
Todos os competidores receberam medalhas e houve entrega de troféus para os cinco primeiros colocados na categoria geral (masculino e feminino) e para o primeiro de cada categoria. Para o governador Carlos Brandão, o mais importante é celebrar a data elevando a prática esportiva, e com ampla participação da população.
“Importante destacar a par- ticipação massiva nessa festa esportiva, onde todos os competidores participaram com entusiasmo e, no final, celebramos com a premiação. Isso aqui é apenas o começo, um primeiro incentivo de muitos que virão a seguir. Breve nós vamos lançar outra corrida envolvendo a saúde mental, para que a gente possa trabalhar ainda mais a inclusão social. Quero agradecer a participação de todos, mais de 800 pessoas nesta competição”, disse o governador do Maranhão.
A corrida teve ainda cunho social. Cada corredor doou um lata de leite para participar da competição. Os alimentos arrecadados serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem no Maranhão, mas o destino final das doações ainda será definido pela Sedel. O titular da pasta, Naldir Lopes, falou sobre o sucesso da atividade.
“Estamos comemorando o aniversário de 44 anos da Sedel, com o apoio total do governador Carlos Brandão, destacando a corrida do servidor. Além disso, o evento teve um cunho social e conseguimos arrecadar bastante donativos para pessoas necessitadas. É uma honra e um grande prazer realizar este tipo de atividade”, afirmou o secretário Naldir Lopes. Esporte para todos Paulo Nascimento é atleta de Basquetebol em Cadeira de Rodas e acha que esse tipo de evento abre espaço para que a sociedade conheça o trabalho de atletas e paratletas maranhenses, além de estimular a inclusão no esporte.

“É muito bom para a divulgação do trabalho de quem já é atleta e, também, para estimular quem é deficiente físico a praticar algum tipo de esporte”, avalia Paulo.
A representante da equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís, Daniele Batista, acredita que oportunidades, como a Corrida Sedel, ajudam pessoas com deficiência a mostrar seu verdadeiro potencial.
“É como se fosse uma oportunidade para a gente mostrar o trabalho que a gente desenvolve. É bom para mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência tem capacidade de participar de qualquer movimento, só faltam oportunidades”, disse Daniele.
Com 76 anos, o aposentado José Garcêz concluiu a prova com tranquilidade. O percurso de 5 quilômetros não intimidou o atleta septuagenário e ele já se sente preparado para a próxima edição da Corrida Sedel.
“Quero agradecer ao Governo do Estado pela organização do evento. Exercício físico é saúde e eu estou buscando isso. Chegar aos 76 anos não é para todo mundo. Costumo fazer 5 quilômetros com tranquilidade e vamos esperar que no próximo ano estejamos juntos mais uma vez com saúde”, declarou o aposentado.
“Hoje o mais importante não era o pódio, mas toda vez eu nado pra ganhar. Pra mim foi importante essa prova, eu passei três meses sem nadar e isso me deu muita confiança e que estamos bem. Temos muito o que trabalhar até o Campeonato Mundial”, disse a atleta em depoimento ao site Unisanta. "Este ano [2023] nós não temos como objetivo a Copa do Mundo, mas, sim, o Campeonato Mundial, por ser seletiva Olímpica. Temos muito o que trabalhar até lá”, completou a pentacampeã mundial nos 25 km.
As etapas da Copa do Mundos servem de preparação para o Campeonato Mundial em julho, em Fukuoka (Japão), onde Ana Marcela foi campeã nos Jogos de Tóquio. Antes do Mundial, a atleta ainda disputará em maio duas etapas: a da Itália – dias 20 e 21 de maio no Golfo
Os Jogos reunirão 44 atletas na maratona aquática – seis a menos que em Tóquio - igualmente divididos entre homens e mulheres. Cada país poderá ser representado por apenas dois atletas por gênero. A classificação ocorrerá no Mundial em julho Os nadadores terão apenas duas oportunidades para buscar uma vaga em Paris 2024: os Mundiais de Fukuoka (Japão) – a partir de julho – e o de Doha (Catar), em fevereiro do ano que vem. No Japão, os três melhores colocados na prova de 10 quilômetros estarão garantidos nominalmente em Paris.
Já o Mundial de Doha destina vagas ao Comitê Olímpico de cada país para os 13 melhores na competição, tanto na disputa feminina, quanto na masculina. Além disso, estarão em jogo cinco vagas, uma para cada continente, aos atletas mais bem colocados na prova de 10 km.
MATEUS SUPERMERCADOS S.A.
CNPJ: 03.995.515/0222-17
Torna público que RECEBEU, em abril de 2022, junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente - SEMA, a Outorga de Direito de Uso - ODU, e-processo 137739/2022, com finalidade de diluição de efluentes de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, Vazão Autorizada de 4,1 m³/h ou 32,8 m³/dia, período de bombeamento de 8,0 h/dia, sob a coordenada 05°7'28.30"S e 42°49'28.19"W, situada na Av. Presidente Medici, SN, Parque Alvorada, Timon/MA.