4 minute read

IEMA realiza colação de grau de mais de 500 estudantes em São Luís

são retratados e questionamos a semelhança entre essas pessoas, que são maioritariamente homens”, disse a professora Andrea Azevedo.

A pesquisadora Neuzeli Maria de Almeida, da UEMA, sempre se interessou pela pesquisa científica. De acordo com ela, todos os trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora, dentro da instituição, são sobre mulheres. Neuzeli ressalta, ainda, que a desigualdade de gênero é estruturante dentro da sociedade.

Advertisement

“É de suma importância a inserção das mulheres nesses espaços de construção de conhecimento, onde elas podem, de certa forma, estarem inseridas em um local que é predominantemente masculino. Nós vivemos em uma sociedade patriarcal onde existe desigualdade nas relações de gênero, e não é diferente dentro do meio acadêmico”, disse.

Neuzeli complementa, ainda, que seu interesse pela ciência se iniciou na graduação, como voluntária de uma pesquisa. Segundo ela, o maior incentivo veio por meio da sua irmã. “Uma mulher sempre vai incentivar outra mulher, a representatividade é muito importante em todas as áreas e na ciência não seria diferente”, disse.

Educação no Sistema Prisional: Maranhão tem crescimento

em número de reeducandos aprovados no Enem PPL 2022

O acesso à educação é pilar fundamental na ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Maranhão e graças aos investimentos do governo do Estado na educação prisional, os resultados positivos são expressivos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na quinta-feira (9), o resultado das provas do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2022.

Com a divulgação das notas, mais uma vez o Maranhão se destacou com o número de reeducandos aprovados no exame. No total, foram 705 pessoas privadas de liberdade que alcançaram a média, o que corresponde a um aumento de 96,1% de PPLs classificados, em relação ao exame de 2021.

Nesta edição do Enem, o Sistema Prisional Maranhense contou com o número de 2.479 inscritos na avaliação e aplicação da prova em todos os estabele- cimentos prisionais do estado. Diante disso, o aumento foi superior a 176,7% em relação a 2021.

Tal cenário evidencia os avanços alcançados pelo Maranhão no âmbito da educação prisional. A preparação para a prova é realizada pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), por meio da Supervisão de Educação, com professores cedidos pela gestão estadual, através da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

(Seap) com a Seduc.

“Temos, junto à Secretaria de Educação, investido forte na educação prisional no Maranhão. A proposta é aumentarmos, a cada ano, a inserção de presos no Ensino Superior e, consequentemente, contribuirmos de forma efetiva para o processo de reinserção social dessas Pessoas Privadas de Liberdade”, afirma o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

Frente a isso, o desejo de in- gressar no ensino superior nunca esteve tão perto para os que buscam o recomeço por meio da educação. Agora, a expectativa é para o início das inscrições do Sisu para concorrer às vagas dos cursos almejados. Vale destacar que, hoje, o Sistema Prisional Maranhense tem mais de 100 reeducandos cursando o ensino superior e, recentemente, realizou a colação de grau de 21 graduados.

Sobre o ENEM PPL

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (antigo Depen), com provas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam termo de adesão, responsabilidade e compromisso, por meio de um sistema online. O nível de dificuldade do exame é o mesmo do Enem regular.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou que o Ministério da Fazenda ainda não pautou a discussão sobre a mudança da meta de inflação. A declaração foi dada em um evento promovido pela Bradesco Asset Management nesta sexta-feira (10).

Mello afirmou também que existe um debate global sobre a meta de inflação e que os técnicos do ministério estão acompanhando essas discussões. “A secretaria de Política Econômica assessora o ministro em vários assuntos e esse é um deles.

O Ministério da Fazenda não pautou esse debate, que está acontecendo não só no Brasil, ele é um debate global, no sentido em que os choques inflacionários, desde o momento da Covid, passando pela guerra da Ucrânia e que, até o momento atual, tem se mostrado persistente”, disse o secretário.

A declaração ocorreu em meio a críticas do governo sobre a taxa de juros, que se encontra em 13,75% ao ano, maior nível desde 2017. Mello afirmou ser a maior taxa de juros real do mundo.

“Somos o que mais aumentamos a taxa de juros, mesmo assim não cumprimos a meta em 2021, 2022 e tudo indica que 2023 vai ser um ano que a inflação vai superar a meta”, complementou o

Secret Rio

Mello também disse que há uma previsão de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e acredita que é possível desinflacionar a economia mantendo um nível de crescimento sustentável que permita melhorias das políticas públicas. Sobre a reforma tributária, Mello afirmou que ela deve começar com a tributação indireta, que é o imposto embutido no valor final de um produto, que é repassado ao consumidor. “Não é apenas a simplificação é o ganho de competitividade e de produtividade que vai ser gerado a partir da aprovação de um imposto sobre valor agregado”.

Sobre a tributação direta, que é a taxação aplicada diretamente sobre a renda, patrimônio ou consumo, Mello disse que pretende pautar o tema após a possível aprovação da reforma tributária sobre os impostos indiretos.

Por fim, o secretário afirmou que a pasta está elaborando um novo arcabouço fiscal que devolva a credibilidade na gestão do orçamento, na gestão pública e que construa previsibilidade da política fiscal no futuro.

“Criamos um instrumento dentro da PEC de transição que prevê a possibilidade de aprovar um novo arcabouço fiscal a partir de uma lei complementar”, finalizou Mello.

ERCINIA GOMES DUAILIBE BARROS, CPF: 032.615.39348, torna público, que RECEBEU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental de Regularização - LUAR, conforme Processo n° 89707/2022, Fazenda Jardim I, Gleba I, localizada no município de Grajaú - MA.

This article is from: