1 minute read

Anvisa avalia pedido de registro da vacina contra Covid-19 da Moderna

A empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos submeteu um pedido de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna.

A solicitação contempla a vacina de RNA mensageiro da Moderna autorizada para uso em diversos países. Nos Estados Unidos e na Europa, foi aprovada a administração do imunizante em crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos, sob o nome comercial Spikevax.

Advertisement

De acordo com a Anvisa, o pedido foi protocolado na sexta-feira (20) e segue para análise da relação entre os benefícios e potenciais riscos do produto. A análise requer a apresentação de estudos clínicos e outros dados para comprovar comprovar a qualidade, segurança e eficácia do produto.

A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta, por três áreas distintas:

Produtos Biológicos, que avalia os aspectos de qualidade, segurança e eficácia

Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país

Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das Boas Práticas de Fabricação

Após a análise inicial, podem ser feitas exigências para esclarecimentos ou complementação de informações ao longo do processo.

Se aprovado, o registro é o sinal verde para que a vacina seja comercializada, distribuída e utilizada pela população, nos termos da indicação estabelecida em sua bula.

A festa de confraternização do projeto social Viva Mais Saúde (zumba), organizado pela vereadora por São Luís, Fátima Aráujo (PCdoB), no complexo de bairros do João de Deus, reuniu uma multidão de pessoas, na noite desta sexta-feira (13), na praça Dr. Jackson Lago, na Vila Conceição/João de Deus.

A festa de confraternização teve início por volta das 18h, com um grande zumbão, aula que contou com a participação dos professores Marleide Nascimento e Danielson Cardoso e dos alunos e alunas dos 3 polos do Viva Mais Saúde. Na sequência Fátima Araújo fez o sorteio de cestas básicas e pares de tênis aos integrantes do projeto. Para ser contemplado foi necessário fazer um cadastro antecipado nos próprios polos de zumba.

Para a confraterniza - ção do maior projeto social de São Luís, foi montada uma estrutura de palco, som e luz, onde todos os professores do Viva Mais Saúde se apresentaram. Na sequência do evento a programação contou ainda com shows do palhaço Mixirica Show, do DJ Jonatha Soares e do cantor Pablo Mix.

PROJETO VIVA MAIS

SAÚDE:

Fundado por Fátima Araújo há 7 anos, atualmente o projeto social Viva Mais Saúde, que oferta aulas gratuitas de zumba, funciona em três polos, localizados nos bairros João de Deus, Pirapora e Vila Conceição/João de Deus. Aproximadamente 1 mil pessoas participam das aulas ministradas por 3 instrutores, que se revezam em dias alternados nos três polos de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h30.

This article is from: