
2 minute read
Temporada 2023 do circuito mundial de surfe começa domingo, no Havaí
from 24.01.2023
A Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês) definiu nesta segunda-feira (23) o calendário das 11 etapas da temporada 2023. A abertura será no Havaí, com o início da janela na praia de Pipeline, na Ilha de Oahu, no próximo domingo (29). O Brasil competirá com 10 atletas entre os 36 participantes na disputa masculina. Gabriel Medina volta a competir este ano, junto com Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, além de João Chianca e Michael Rodrigues, ambos classificados no Challenger Séries. Já no feminino, o Brasil conta apenas com a gaúcha Tatiana Weston-Webb entre as 18 competidoras.
A etapa brasileira ocorrerá em Saquarema (RJ), de 23 de junho a 1º de julho, após o corte de notas no meio da temporada. Assim como no ano passado, após cinco etapas do circuito avançarão os surfistas (homens e mulheres) com melhores médias. Entre os homens, dos 36 que iniciarem a disputa, seguirão apenas 24 na competição. Já no feminino, das 18 participantes, apenas 12 continuarão na busca pelo título mundial. Quem ficar pelo caminho, disputará a divisão de acesso à elite da modalidade, a Challenger Séries.
Advertisement

O término da temporada 2023 está previsto para o perío-
No clima para a premiação do Troféu Mirante Esporte, que acontece nesta quarta-feira, no Teatro Artur Azevedo, a organização do evento promove uma espécie de pré-jogo da noite de gala. Na tarde desta terça-feira, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, será realizado o Congresso Esportivo Troféu Mirante.
O encontro contará com três paineis que aborda temas como o patrocínio no esporte, as mulheres no esporte e dicas de como conciliar esporte com a carreira em outra profissão.
Confira abaixo a programação
Painel 1
16h30 – Patrocínio no esporte. Quais os caminhos para conseguir o seu!
Participantes:
- Joaquim Haickel (@ haickeljoaquim): ex-deputado, criador das leis de incentivo à cultura e ao esporte;
- Frederico Castro (@ fred.vcastro): 4 vezes medalhista em Copa do Mundo, 20 vezes medalhista em campeonatos nacionais absolutos
- Radamés Lattari (@ radameslattari): ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, ex-vice presidente do Flamengo e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol;
- Cássia Melo (@cassiamelo8): diretora da Oito Projetos Especializada em Marketing de Patrocínios Incentivados.
Mediador: Eurico Pacífico (@euricopacifico), Presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer
Painel 2
17h20 - Mulheres no esporte. Conquistas e desafios do de 7 a 15 de setembro, com as Finais da WSL na praia de Trestles, na Califórnia (Estados Unidos). A competição final, em formato de mata-mata, reunirá os cinco melhores do ano em cada gênero (feminino e masculino). izianebasquete): atuou no basquete americano por mais de uma década, foi campeã da Copa América e participou das Olimpíadas de Atenas em 2014.
- Sílvia Helena (@silviahelena15handebol): hexa-campeã Panamericana de handebol, tri-campeã do Torneio das Nações, eleita 2 vezes a melhor das Américas e esteve por 25 anos na Seleção Brasileira
Mediadora: Jana Fontenele (@fontenele_jana), locutora da Mirante FM e apresentadora do Globo Esporte TV Mirante.
Painel 3
18h10 – Como conciliar esporte e carreira
Participantes:
- Bruno Lobo (@brunolobo31): medico ortopedista, pentacampeão brasileiro, oito vezes Campeão Maranhense, Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, duas vezes Campeão das Américas 2020-2021. Em 2021, atingiu a liderança do Ranking Mundial. Atualmente, encontra-se em campanha Olímpica para Paris 2024.
- Márcio Barbosa (@ marciobarbosacardiologista): médico cardiologista, campeão mundial de judo no Veteran World Championships
Participantes:
- Adriele Rocha (@ adriele.bs07): eleita, pela Beach Soccer World Wide, a melhor atleta do mundo no futebol de areia
- Iziane Castro (@
- Nayany Dandara (@ dandaravolei): Atleta e profissional de educação física, treinadora nível 2 de vôlei de praia pela CBV, bi-campeã dos jogos universitários maranhense de vôlei de praia, dez vezes campeã em torneios de vôlei no ano de 2022, atleta do circuito brasileiro de vôlei de praia (OPEN), cinco vezes eleita melhor atleta da partida (Copa Primavera). Atualmente, encontra-se em preparação para a temporada 22/23 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Mediador: Tiago Bastos, apresentador e comentarista na Mirante AM e redator no Imirante.com