4 minute read

UEMASUL realiza cerimônias de outorgas de grau do semestre 2022.2

A Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) intensificou, nesta quinta-feira (20), a „Operação Escola Segura”, nas unidades de ensino onde as demandas de segurança requerem mais atenção. As visitas foram feitas pelas equipes do Grupamento de Segurança Escolar (GSE), que realizaram abordagens nas áreas externas e palestras aos alunos, professores e gestores, em um trabalho preventivo e de conscientização que está sendo realizado em toda a rede municipal de ensino. A operação foi reforçada há 15 dias, a partir da instauração, pelo prefeito Eduardo Braide, do Gabinete de Segurança Escolar.

Estas operações foram reforçadas após a criação do Gabinete de Segurança Escolar, instituído no último dia 10 de abril pelo prefeito Eduardo Braide, que também entregou dois veículos novos, que já estão sendo utilizados no reforço dos trabalhos. A iniciativa soma-se a outras ações que a Prefeitura de São Luís tem implementado na rede de ensino do Município e vai contribuir ainda mais com a construção da cultura da paz no ambiente escolar. O Batalhão Escolar da Polícia Militar do Maranhão, também trabalha em parceria com o Município e dá apoio às ações.

Advertisement

Ações

Nos dias 10, 11, 12, 13 e 20 de abril de 2023, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou cinco cerimônias de Outorga de Grau do semestre 2022.2, dos campi Imperatriz e Açailândia. Ao todo, foram formados 144 novos profissionais de diversos cursos dos Centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL).

Os eventos contaram com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da vice-reitora Lilian Castelo Branco e dos pró-reitores Allison Oliveira, Marcia Suany Dias, José

Sergio e Zilmar Timóteo; além de convidados e familiares. Ao parabenizar os formandos em seus discursos, a reitora desejou sucesso e ressaltou a importância da educação pública.

“Vocês foram fortes, venceram o ensino remoto e outras adversidades. Nunca esqueçam das pessoas que possibilitaram a vocês este ato solene: seus familiares, amigos, professores, a UEMASUL. Continuem firmes em seus sonhos, continuem seus estudos. E não esqueçam da UEMASUL, instituição pública que sempre agrega e acolhe a todos e todas. Desejo que essa formação possibilite sucesso profissional. Não tenham medo do futuro, lutem sempre por ele”, ressaltou Luciléa.

No campus Imperatriz, a primeira noite (dia 13) com 23 formandos, contemplou os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. A segunda reuniu 30 formandos dos cursos de Administração e Geografia, Física, Matemática e Química. A terceira e quarta reuniram 56 discentes dos cursos de Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas; Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Geografia; História e Pedagogia.

Paula de Cássia Sobreiro, recém-formada em Engenharia Florestal, curso do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Imperatriz, destacou a importância da UEMASUL para a sua formação. “A UEMASUL me acolheu de uma forma que eu nunca pensei que acolheria. Tive contato com pessoas muito importantes que me ajudaram no desenvolvimento dos meus projetos acadêmicos”, afirmou.

Já a quinta (20) à noite foi dedicada aos formandos do campus Açailândia, que teve sua primeira turma do curso de Engenharia Civil colando grau. Glamurosa e emocionante, a cerimônia foi marcante, sobretudo, para os 15 engenheiros que foram pioneiros e persistentes neste curso da UEMASUL na cidade.

“Finalizar a graduação é o início para construir uma carreira profissional, e ter conquistado esse objetivo é uma felicidade única, principalmente após vários obstáculos que a minha turma passou, por ser a primeira turma de Engenharia Civil, em que fomos determinantes para estruturar o curso. Só tenho a agradecer pelos envolvidos e por todos que de alguma forma influenciaram essa primeira turma de Engenharia Civil da UEMASUL, que venham novos desafios e novas conquistas”, ressaltou o recém-formado Mário Silva de Lucena.

Ao todo, 35 formandos e formandas dos cursos de Administração, Engenharia Civil, Letras, Língua Portuguesa e Gestão Ambiental receberam a outorga de grau em Açailândia.

“A operação está presente de forma ainda mais intensa nas escolas com maior índice de violência. O mapeamento realizado na rede garante que essas escolas sejam assistidas por rondas diárias e sempre que há necessidade ou fato que os gestores repassam para nossa coordenação, uma viatura da ronda escolar vai imediatamente atender à solicitação. Esse é um trabalho contínuo que vai permanecer garantindo a todos um ambiente escolar seguro e livre de violência”, explicou Bergson Rios, integrante do Grupamento de Segurança Escolar (GSE), da Guarda Municipal de São Luís.

A gestora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi, Lana Cardoso, disse que a sensação de segurança foi reforçada graças à presença, diálogo e apoio da Guarda Municipal. “A Guarda sempre está presente e aumentou o número de visitas na semana. Sempre que a gente precisa de alguma coisa entramos em contato e eles aparecem de imediato e isso tem feito com que as famílias e os professores se sintam mais seguros”, informou a gestora que lembrou, também, do desenvolvimento de todas as atividades com os 400 alunos da unidade que seguem normalmente.

Além das ações do Gabinete de Segurança Escolar, as escolas também têm autonomia para tomar decisões preventivas e que surtam efeito no dia a dia acadêmico. Foi o que a U.E.B. Professor Rubem Teixeira Goulart fez em diálogo direto com pais e responsáveis. Segundo o gestor da unidade, Júlio Braga, um protocolo de entrada na unidade foi instituído, para barrar qualquer objetivo que possa causar riscos à integridade física e à segurança dos alunos.

“Efetivamos um Comitê de Segurança e juntos com outros servidores e pais deliberamos algumas medidas como barrar a entrada de mochilas na escola, então foi uma decisão vinda dos responsáveis e apoiada por todos os membros do comitê. Essa não é uma medida permanente, mas será mantida para solucionarmos o problema, manter a segurança e conscientizar toda a comunidade escolar”, explicou o gestor da U.E.B. Professor Rubem Teixeira Goulart. Outros apoios são importantes nas ações que contemplam também o combate às notícias falsas e reforço aos protocolos de segurança, e, por isso, as secretarias de Educação (Semed), Segurança com Cidadania (Semusc), Informação e Tecnologia (Semit), e entes estadual e federal, também fazem desse trabalho preventivo e de combate à insegurança nas escolas.

This article is from: