1 minute read

Desafios da educação no pós-pandemia são debatidos no programa ‘Contraplano’ da TV Assembleia

que é necessário pensar o ensino-aprendizagem de forma abrangente, desde a origem.

“É preciso debater a formação inicial e continuada dos nossos professores. Também é fundamental que os docentes estejam preparados para serem gestores”, argumentou Felipe Camarão, assegurando que os professores da rede estadual estão familiarizados com as novas tecnologias pedagógicas.

Advertisement

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO CNPJ nº 062142580001-77

Aviso De Licita O

paz e do cuidado com o próximo. “Precisamos pensar qual é a formação que queremos oferecer”, assinalou, ressaltando que 87% do ensino no Maranhão é ofertado pela rede pública.

Ensino superior

O programa ‘Contraplano’ estreou nesta terça-feira (4), na TV Assembleia, reunindo o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio; e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, para debater sobre os desafios da educação pública no Maranhão. A atração tem como âncora o jornalista Fábio Cabral.

O tema educação foi o primeiro enfocado pelo programa, que trará sempre um panorama sobre assuntos ligados à cidadania, políticas públicas e direitos humanos.

Na visão do secretário Felipe Camarão, os principais desafios da educação no estado, atualmente, são a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia; a readequação do calendário após o período de greve dos professores estaduais e as discussões em torno do chamado ‘novo ensino médio’. No programa, ele afirmou

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, destacou impactos da pandemia que podem ser apontados como positivos para o setor, citando o uso das tecnologias em aulas remotas, via internet; e da intensificação da participação familiar nas escolas.

Ela afirmou concordar com as discussões em torno do novo ensino médio, anunciado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Soraia Raquel também ressaltou que é preciso enxergar a educação dentro de um contexto social, da cultura da

O pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, enumerou que o Maranhão tem baixo percentual de pessoas no ensino superior. Segundo ele, são cerca de 190 mil universitários no estado.

Ele ressaltou ainda que qualquer mudança proposta impacta a educação como um todo. “O ensino superior enfrenta os mesmos desafios que os ensinos fundamental e médio”. E sentencia: “O governo federal acerta quando convida todos os atores envolvidos para fazer um novo debate acerca do ensino médio”.

Com produção da jornalista Ada Chagas, o programa “Contraplano” vai ao ar às terças-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

This article is from: