
8 minute read
Servidores e servidoras do TJMA recebem premiação pelo Programa Meritus
from 05.04.2023
abertura publicado (EDT-GP – 342022), o eixo de reconhecimento público e institucional geral é destinado a servidores efetivos e comissionados e servidoras efetivas e comissionadas do TJMA, a partir do sistema de acúmulo de créditos meritórios e posterior utilização desses créditos para a obtenção de benefícios institucionais.
Servidor do TJMA completa 45 anos de serviços prestados à Justiça maranhense
Advertisement
Parceria E Apoio
O evento foi promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com o apoio do Sindjus.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nesta sexta-feira (4), solenidade de premiação da 4ª edição do Programa Meritus, no auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). O evento foi transmitido pelo canal do TJMA no Youtube.
Durante a abertura da solenidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a premiação representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores e servidoras na Justiça junto à sociedade. “Esta premiação é uma demonstração de justiça. E a melhor forma é reconhecendo o empenho e a dedicação de nossos servidores e servidoras que têm desenvolvido um trabalho extraordinário há muito tempo. Não é por outra razão que o Tribunal tem obtido seguidamente o Prêmio de Qualidade Total do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De fato, temos um Poder Judiciário do Maranhão diferenciado. Temos trilhado o caminho certo, no sentido de construirmos instituições verdadeiramente eficazes, capazes de entregar a resposta que a sociedade tanto espera”, pontuou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, enfatizou a relevância da homenagem feita aos servidores e servidoras da Justiça maranhense.“São servidores e servidoras que evoluem em sua capacitação, melhorando o atendimento e prestando um serviço de qualidade à sociedade. Portanto, reconhecer esse trabalho é valorizar os serviços prestados à comunidade”, frisou.
A diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira, destacou a satisfação da Justiça em valorizar servidores e servidoras. “É uma satisfação muito grande pra mim e toda a equipe do programa Meritus estarmos oportunizando este momento de solenidade para entrega e premiação dos servidores e servidoras. É um reconhecimento da prestação jurisdicional que tão importante para a nossa sociedade. Temos muita satisfação em darmos continuidade a essas ações do Meritus”, disse.
O evento contou com a participação da vice-diretora da Escola
Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora
Sônia Amaral Ribeiro; dos juízes auxiliares da Presidência, José Nilo Ribeiro Filho e Anderson Sobral; do diretor do Fórum, juiz Raimundo Nonato Néris Ferreira; dos magistrados Marco Adriano Ramos Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade; do diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; do vice-presidente do Sindjus, Francisco Fagner Damasceno; de magistrados, magistradas, diretores, diretoras, servidores e servidoras da Justiça.
CULTURAL
Durante a solenidade, o servidor Raimundo Nonato Reis Mendonça, oficial de Justiça, declamou uma poesia de sua autoria, intitulada “Mérito e Poesia”.
Na ocasião, Nonato Reis recebeu o certificado de participação cultural do evento.
O evento também contou com a participação do 2º tenente PM, Orisvaldo de Sousa, como saxofonista.
PREMIAÇÃO
Durante o evento, nesta sexta (4), foram homenageados(as) e premiados(as) servidoras e servidores inscritos(as) no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral, além de Servidores e Servidoras Destaque. No total, 137 servidores e servidoras do Judiciário maranhense se inscreveram nesta 4ª edição do Meritus, no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Desse universo, 126 acumularam créditos meritórios e, destes, 67 converteram a pontuação obtida em benefícios, de acordo com a relação publicada no Edital EDT-GDG – 52023, recebendo, também, certificados de participação.
Receberam menção honrosa quatorze (14) servidores e servidoras, indicados preferencialmente pelo(a) gestor(a) e eleitos(a) pela equipe do setor, de acordo com a relação publicada na Portaria-GP nº 234/2023.
Em relação aos demais eixos de reconhecimento, a Comissão de Apuração e Desenvolvimento por Meritocracia (Cadem) divulgará posteriormente os resultados e as datas das solenidades.
A servidora Vanessa Gomes, analista judiciária-Bibliotecária, lotada na Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), conquistou o segundo lugar geral, na categoria de Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. “A premiação é um reconhecimento do trabalho que a gente realiza no dia a dia. Então, isso nos deixa bastante felizes e satisfeitos ao percebermos que a instituição está valorizando o nosso empenho”, disse a servidora que participa do projeto, desde a primeira edição, em 2018, quando conquistou o primeiro lugar geral. Desta vez, Vanessa Gomes ganhou uma vaga na garagem do Centro Administrativo.
O servidor Wilson Pinto de Carvalho Filho, lotado na 2ª Vara da Mulher de São Luís, alcançou o 3º lugar geral na categoria de Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Ele foi contemplado com participação em ações de treinamento, escolhidas pelo(a) servidor(a), em território nacional. “Estou muito feliz porque esta iniciativa é uma valorização dos servidores, da atividade que desenvolvemos durante todo o ano, com capacitações e qualificações. Foi um momento muito especial e gratificante. Espero participar mais vezes”, frisou.
SERVIDOR(A) DESTAQUE
O servidor Francisco Rodrigues da Silva, lotado na Divisão do Diário da Justiça eletrônico e Jurisprudência, da Diretoria Judiciária do TJMA, saiu bastante feliz e grato do evento, após receber duas premiações.
Ele foi indicado à categoria “Servidor Destaque”, após eleição realizada no setor. Além disso, Francisco Rodrigues também foi contemplado no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Esta é a primeira vez que o servidor se inscreveu na premiação. “Recebo esta homenagem com muita humildade e gratidão. Agradeço a Deus por estar aqui recebendo esta premiação que, na verdade, não é só minha, é de todo o setor, é dos servidores que nos inspiram diariamente na Diretoria Judiciária. Estou muito feliz e realizado. Sempre tentamos entregar o melhor para o nosso jurisdicionado”, expressou.
Sorteio
Durante a solenidade, foi realizado o sorteio da temática a ser trabalhada na próxima edição do Programa Meritus, na categoria “Servidor(a) Destaque”, prevista para este mês de abril: “Dedicação e comprometimento”.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, registrou um agradecimento especial ao Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus), pelo apoio concedido ao evento e pelo diálogo mantido com a instituição. “Importante também agradecermos ao presidente do Sindjus, George Ferreira, e aos demais membros da Diretoria do sindicato, tanto pela contribuição dada às ações do Programa Meritus, como também pela maturidade e nível elevado do diálogo que têm mantido com esta Administração, apresentando cobranças e sugestões que, em boa medida, têm resultado em efetivos benefícios para os servidores e servidoras do Judiciário maranhense”, frisou.
MERITUS
O Programa Meritus é um sistema de incentivos e de recompensas, com o intuito de estimular os servidores e as servidoras do Poder Judiciário a serem reconhecidos pelo mérito de suas ações no ambiente de trabalho, a partir do acúmulo de créditos meritórios para sua posterior utilização sob forma de benefícios institucionais.
O programa de reconhecimento é desenvolvido em quatro eixos distintos: reconhecimento público e institucional geral; reconhecimento público e institucional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; reconhecimento público e institucional por excelência em produtividade e reconhecimento público e institucional por excelência em atividade judicante.
Dentre as atividades consideradas no Programa para fins meritórios estão a autoria de projeto relacionado a boas práticas, eficiência no serviço público e/ou consecução de metas; instrutoria interna; autoria de projeto de inovação; criação de sistemas de processamento de dados; fiscalização de contratos; elaboração de legislação, entre outras.
Os servidores e servidoras que apresentaram as atividades consideradas meritórias de acordo com o Edital, foram contemplados(as) com prêmios e vantagens como ações de treinamento em território nacional; folga de até cinco dias; auxílio bolsa, dentre outros.
A implementação das ações decorrentes do Programa Meritus é acompanhada e supervisionada pela Comissão de Apuração e Desempenho por Meritocracia (CADEM), com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM).
“Eu nunca imaginei trabalhar este tempo todo no Tribunal de Justiça. Nunca pensei que passaria tão rápido. Acho que ainda é o primeiro dia. Entro sempre com o mesmo vigor e com a mesma vontade”. A declaração do servidor Antônio Raimundo Moreira de Sousa Filho evidencia o seu grau de comprometimento, amor e entusiasmo, durante os 45 anos de serviços prestados à Justiça maranhense.
Atualmente, o analista judiciário - assistente técnico trabalha na Diretoria do Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), onde exerce suas funções desde o início da criação do órgão em 2001. Está lotado na Divisão do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais (FERC).
O servidor relembra, com orgulho, a época em que ingressou no Poder Judiciário do Maranhão, em 21 de março de 1978, além da sua missão no começo da história do FERJ, contribuindo para o aperfeiçoamento da atividade cartorial.
“Meu primeiro setor foi a Diretoria Financeira. Ali trabalhei por muitos anos. E acompanhei a criação do FERJ. Fiz parte da primeira equipe de fiscalização do FERJ quando tudo era novo para nós. Aceitei o desafio de sair do conforto da minha casa e família e viajar pelo interior do Maranhão, fiscalizando cartórios em busca de melhorias na atividade cartorial e receitas para o Tribunal”, contou.
Durante os seus 45 anos à frente da Justiça, Antônio já trabalhou nos setores: Gabinete do diretor-geral, Coordenadoria do FERJ e Coordenadoria de Finanças. O servidor é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Pública.
Quando indagado sobre aposentadoria, Antônio Raimundo responde que, por enquanto, pretende continuar na ativa e aprendendo coisas novas na Justiça. “Por enquanto ainda estou trabalhando, pois não quero ficar sem fazer nada. Não gosto da ideia de ficar em um setor sem produzir e aprender novas atividades e desafios. Hoje, o que mais pesa para eu sair em aposentadoria é a questão familiar, pois é necessário dar mais atenção”, frisou.
Reconhecimento
No último dia 31 de março, Antônio Raimundo foi homenageado por colegas da Diretoria do FERJ, com um café da manhã especial, por ter completado 45 anos de serviços prestados ao Judiciário estadual.
Segundo o servidor Adelvane Luiz Beline Silva Mendes, Antônio Raimundo, chamado carinhosamente por “Totó” ou “Totozinho”, é conhecido por sua dedicação ao trabalho, em todos os setores onde já atuou. “Totó é um ser humano incrível e, como profissional, um dos mais dedicados e assíduos que já conheci. Participou de toda a evolução do Tribunal nas últimas décadas, e este conceito é unânime por todos os setores por onde passou. Parabéns, meu amigo, você merece todas essas homenagens”, disse.
A servidora Kátia Rosana Sousa Costa elogia Antônio Raimundo por sua trajetória profissional e pessoal e comemora por fazer parte da história dele. “Totozinho, como é bom tê-lo como amigo. Você é pra mim um grande espelho de profissional, um servidor com uma estrada percorrida com muita sabedoria. Hoje só tenho que agradecer a Deus por fazer parte dessa história”, comemorou.
O servidor Rixarlyson Vieira dos Santos também parabenizou Antônio Raimundo pelo seu exemplo de dedicação à Justiça. “Totó, como gosta de ser chamado, é um exemplo de servidor e de pessoa com tantas qualidades, que fica difícil enumerar todas, pois inspira dedicação, respeito, zelo nas atividades que desempenha no Judiciário maranhense, além do dom da amizade que cultiva por onde passa. Parabéns, Antônio, pelos 45 anos de efetivo exercício no TJMA”, disse.
O servidor Antônio Raimundo Moreira de Sousa Filho expressou gratidão pelo reconhecimento prestado por colegas do trabalho. “Sou grato a Deus, pois durante a minha jornada sempre fui acompanhado por colegas que me ajudaram e me incentivaram a permanecer, mesmo com as dificuldades naturais decorrentes da idade. Quando chegar o tempo e eu não puder mais contribuir com os colegas e com o TJMA, aí sim, eu aposentarei”, disse.