
3 minute read
Câmara concede título de cidadão ludovicense a João Batista Soares Cabral Filho
from 21.03.2023
pela melhoria do piso salarial da Enfermagem, quando integrou a delegação de saúde do estado do Maranhão no Congresso Nacional, em Brasília, em busca da aprovação da PEC nº 2564, por três anos consecutivos – 2011, 2012 e 2013.
Em seu pronunciamento de abertura da solenidade, o vereador Álvaro Pires ressaltou a trajetória de João Batista, explicando que por isto resolveu lhe conceder o Título de Cidadão Ludovicense. “Nada mais justo a gente homenagear pessoas como ele, que presta um grande serviço na Saúde, no bairro do Sá Viana e na cidade”, pontuou o vereador.
Advertisement
do Maiobão
A Câmara Municipal de São Luís concedeu o título de cidadão ludovicense a João Batista Soares Cabral Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Álvaro Pires (PMN) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa.

Atualmente ocupando o cargo de coordenador Administrativo da retaguarda Socorrão Santa Casa Vascular, João Batista Soares Cabral Filho é natural do município de São Bento. Filho de lavradores, veio para capital maranhense em 1987, aos 11 anos de idade, junto com a família, que viu na mudança de cidade uma oportunidade de melhores condições de vida.
Desde então mora no bairro do Sá Viana, tendo desde a adolescência buscado seu sustento – primeiro vendendo suquinho e jornal, depois trabalhando como feirante no Mercado Central, no comércio informal na Praça Deodoro e, ainda, como garçom, até profissionalizar-se técnico em enfermagem, formação que o respaldou para atuar na área da Saúde, como acontece até hoje. Seu currículo traz experiências nos maiores hospitais da cidade, como Hospital Geral, UDI, Socorrão 1 e Socorrão 2, onde atua hoje, tendo ajudado a montar a equipe de neurocirurgia.
Líder comunitário no bairro do Sá Viana desde 2000, desenvolve grandes projetos sociais no bairro e em todo o município, tendo se candidatado em três oportunidades para o cargo de vereador. Também encampou a luta
A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Carol Duailibe, reuniu-se, neste sábado (18), com mães de alunos do programa ‘Sol Nascente’ e lideranças do bairro Maiobão, para apresentar o projeto “Mulher Empreendedora”. A iniciativa tem como objetivo incentivar ações de empreendedorismo voltadas a essas mulheres, a partir das demandas apresentadas pela própria comunidade.
Na roda de conversa, que aconteceu no Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa, as mulheres puderam falar um pouco sobre suas histórias de vida, atribuições do dia a dia e quais áreas lhes interessavam para empreender e, assim, proporcionar melhores condições às suas famílias.
Carol Duailibe afirmou que o objetivo do Gedema é propiciar à comunidade do Maiobão a oportunidade de participar das ações da Assembleia, oferecendo cursos e oficinas para que se tornem empreendedoras e independentes.
“Nós nos organizamos em um grupo de 15 mulheres, para que a gente possa ouvi-las e multiplicar esse projeto a outras mul- heres, líderes comunitárias, igrejas e mães dos alunos do Sol Nascente. Hoje é só um diálogo para que possamos entender o que elas precisam e desejam fazer, porque queremos fazer a diferença em suas vidas”, disse a presidente do Gedema.

Oportunidade
A coordenadora do programa Sol Nascente, Cynthia Vieira, destacou que o programa atende a crianças de adolescentes da comunidade desde 2012 e que, agora, estende as ações também para as mães. “A presidente Iracema Vale, juntamente com Dona Carol Duailibe, trouxeram essa possibilidade maior de expandir as ações que a Assembleia Legislativa e o Gedema já propõem para a comunidade do Maiobão e áreas adjacentes”, salientou.
A professora Creuza Maria Andrade Álvares participou do momento e falou da importância de iniciativas como essa para as mulheres da comunidade. “É de grande valia principalmente para nós, mães de crianças do programa Sol Nascente, pois é uma oportunidade de trabalhar a nossa autoestima e nos qualificarmos”, completou.
Bastante emocionado, João Batista Soares Cabral Filho agradeceu à Câmara de São Luís e, especialmente, ao vereador Álvaro Pires. “É uma alegria e uma satisfação imensa poder compartilhar este momento com cada um dos amigos, que ao longo destes anos, me ajudaram a chegar neste momento tão feliz. Este é o maior prêmio que o cidadão pode receber”, disse o homenageado, lembrando que é mais um passo que dá na sua trajetória de vida, agora com um cidadão ludovicense.
VALÉRIA MACEDO MAGALHÃES, CPF: 053.359.763-30, torna público, que REQUEREU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental de Regularização- LUAR, conforme Processo n° 57053/2022, Fazenda São Raimundo / Gleba B, localizada no município de Timbiras-MA.
ARLINDO LOPES DE SOUSA FILHO, CPF: 452.977.463-53, torna público, que REQUEREU junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, a Licença Única Ambiental de Regularização- LUAR, conforme Processo n° 140345/2022, Fazenda Unha De Gado Encravada, localizada no município de Nina Rodrigues-MA.