6 minute read

Vacina contra cocaína barra “circuito de recompensa” da droga, diz pesquisador

foi sintetizada.

“O que ela faz é que, quando injetada, passa a produzir anticorpos anticocaína, que se ligam à cocaína como quando consumida, e impede que ela passe por barreira encefálica.”

Advertisement

Dessa forma, a droga “não aciona o circuito de recompensa” no cérebro.

“A grande dificuldade do dependente são as recaídas, que acionam o recurso de compulsão”, completou.

Governo leva vacinação contra Covid-19 e Influenza para

O Maior São João do Mundo

ciente ideal é o que conseguiu interromper o uso da droga, em clínicas, por exemplo, e usa a vacina antes de retomar a vida, para maximizar o efeito.”

Agora, está sendo elaborado um dossiê para ser entregue à Anvisa, e, então, começar os testes em humanos.

A vacina Calixcoca, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais, “pode ser esperança” para dependentes de cocaína e crack.

É o que defende o pesquisador Frederico Garcia, que é professor da UFMG.

À CNN Rádio, ele ex - plicou que a vacina é terapêutica, como o tratamento contra alergias: “A intenção não é prevenir, mas tratar a dependência de cocaína e crack.”

O especialista disse que o funcionamento do imunizante acontece a partir de uma molécula inédita que

Agora, a vacina está na etapa pré-clínica, em que apresentou bons resultados de eficácia e segurança em animais.

O imunizante manteve os anticorpos em camundongos e macacos por até um ano.

Garcia avalia que “o pa-

“A pesquisa em saúde custa muito dinheiro, e a prefeitura de São Paulo finalizou a ajuda nesse processo, com o governo paulista também tendo entrado em contato.” anos. “Hoje ele recebeu a dose contra gripe e por ser uma pessoa idosa, portador de Parkinson e Alzheimer, é uma questão de proteção. Assim podemos nos divertir mais tranquilos”.

Frederico Garcia afirmou que ainda busca outros parceiros, mas que espera “avançar nos próximos dias, espero parceria também com o governo e o Instituto Butantan”.

Ações de saúde estão presentes n’O Maior São João do Mundo, do Governo do Maranhão. Neste domingo (4), no Arraial do Ipem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu o acesso a vacinas contra Influenza (Gripe) e Covid-19. No primeiro dia de atendimento do Arraial da Vacinação foram aplicadas 230 doses, sendo 152 contra Influenza e 78 doses contra Covid-19.

Cerca de 20 servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram durante todo o sábado (3) do curso de Media Training, primeira atividade formativa fruto do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom).

O curso foi ministrado na sede da EGMA, localizada na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, e teve como facilitadora a jornalista Adriana Vieira, CEO da InterMídia Comunicação Integrada.

O Acordo de Cooperação Técnica entre EGMA e Secom prevê que os dois órgãos do Governo do Maranhão atuarão de forma colaborativa para fornecer cursos e qualificação técnica em Comunicação e áreas correlatas a servidores da administração estadual.

Curso

Media training (ou treinamento de mídia, na tradução para o português) é um tipo de treinamento que prepara profissionais para o relacionamento com veículos de imprensa, como rádios, TVs, jornais, sites e revistas.

A primeira atividade foi destinada ao treinamento de porta-vozes e lideranças da SES, que entraram em contato com temas como “gestão da imagem”, “perfil do porta-voz” e “comunicação e emoção”.

De acordo com a secretária adjunta de imprensa da Secom, Mieko Wada, o objetivo é qualificar falas institucionais e dar mais qualidade à mensagem governamental que chega à população, por meio dos veículos de imprensa.

“Nós estamos preparando pastas estratégicas, como a Saúde, para em seguida, vir com todas as outras, para que a capacitação se dê da melhor forma possível e, assim, a gente fortaleça a atuação dos nossos porta-vozes e, consequentemente, o discurso institucional do Governo do Maranhão”, pontuou Mieko.

A diretora da EGMA, Leuzinete Pereira da Silva, ressaltou a importância institucional da parceria celebrada entre a Escola de Governo e a Secom para publicizar com mais qualidade e eficiência as ações de Estado.

“Pactuamos o Acordo de Colaboração Técnica com a Secom justamente para propiciar aos servidores que atuam como porta-vozes de órgãos uma boa comunicação das políticas públicas do governador Carlos Brandão, porque não basta só fazer as ações e boas práticas, é importante comunicar à sociedade, manter essa interlocução, esse diálogo com a sociedade”, sintetizou Leuzinete Pereira.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos participou da formação e aprovou o conteúdo abordado. “O curso de Media Training veio para fortalecer os servidores, instruindo como os colaboradores podem passar, da maneira mais correta e adequada possível, todas as informações e ações que o Governo do Estado do Maranhão vem realizando”, apontou a servidora da SES.

A próxima atividade formativa prevista por meio da parceria entre EGMA e Secom terá como foco a qualificação em Comunicação Governamental, contemplando profissionais das assessorias de comunicação vinculadas ao Governo do Maranhão.

Exposição

As aulas do curso de Media Training tiveram como cenário obras do artista plástico Edmilson Costa. Servidor da EGMA, Edmilson aproveitou para expor uma coleção de obras em acrílico sobre tela que retratam com tema central a natureza. “A gente achou interessante colocar o movimento da arte para o público, com todas as telas trabalhando o tema específico da natureza”, observou o artista.

De acordo com o Acordo de Cooperação Técnica, os cursos poderão contemplar assessorias de comunicação de toda a estrutura do Governo do Estado, com a possibilidade de extensão para qualificação de porta-vozes de órgãos municipais, uma vez que a EGMA já havia celebrado, no último mês de março, parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para disponibilizar cursos de qualificação para servidores públicos dos municípios maranhenses.

“Nós convidamos a população para curtir a programação do Maior São João do Mundo, e também para aproveitar a oportunidade e atualizar o esquema de vacinação. Divertir-se com segurança e saúde é algo indispensável e é esse o nosso desejo enquanto governo para o povo maranhense”, afirmou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho.

O Arraial da Vacinação estará disponível à população, todas as quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 21h, até o final da programação junina, que será no dia 9 de julho. Para ter acesso a vacina, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, o objetivo é levar a vacina para mais próximo das pessoas. “Para além de simplesmente atingir as metas estabelecidas, o nosso intuito é proteger a população maranhense”, disse.

Isabela Nunes levou toda a família para curtir a programação e ao ver o Arraial da Vacinação, aproveitou para receber a dose contra gripe. “Eu achei perfeita a ideia de colocar um ponto de vacinação, pois eu vim para passear e ao chegar vi a barraquinha e não pensei duas vezes. Ou seja, uni o útil ao agradável”.

Com a família, Michele Rubim se divertiu na programação do Maior São João do Mundo, em especial o avô, o senhor João Pinto, de 82

O pernambucano Luigi Conte reside no Maranhão há mais de 10 anos e aprovou a iniciativa de aliar saúde à cultura. “Eu aproveitei e tomei a minha vacina contra gripe, porque contra Covid-19 eu já fechei o esquema todo. Acho que a ideia foi muito boa e sem sombra de dúvidas vai ajudar a difundir ainda mais a vacinação junto às pessoas”.

O paraibano Pedro Fernandes se mudou para o estado em decorrência do trabalho e assim que chegou ao IPEM foi logo se vacinar. “Achei ótimo, tanto que me vacinei contra gripe e fiz o reforço contra Covid-19 com a bivalente. Foi uma estratégia muito criativa, que alia manifestação cultural com a possibilidade de vacinar, protegendo a si e aos outros”.

Vacina

Para receber a dose contra gripe é preciso estar bem de saúde e não apresentar sinais e sintomas de síndromes gripais. Já contra a Covid-19 estarão sendo ofertadas as doses monovalentes, para quem precisava dar continuidade ao esquema básico, incluindo a Baby Pfizer e Pfizer Pediátrica, além da vacina Pfizer Bivalente a pessoas com 18 anos ou mais, que já receberam as duas primeiras doses, com pelo menos quatro meses desde a última dose.

São João

A programação d’O Maior São João do Mundo reunirá todos os tipos de manifestações culturais juninas maranhenses. Instalado no IPEM, bairro do Calhau, em São Luís, são dois palcos, Espaço do Forró, além da apresentação de grupos de bumba meu boi, tambores de crioula, quadrilhas juninas, shows musicais, grupos alternativos e danças típicas.

This article is from: