
6 minute read
ATOS E FATOS
from 28 e 29.05.2023
Juízes participam do 51º Fórum
Nacional de Juizados Especiais
Advertisement
PÁGINA 4
Bruno Lobo preparado para mais uma competição internacional de kitesurf PÁGINA
Assembleia homenageia os ministros Wellington
Dias, Sônia Guajajara e Cida Gonçalves
Na ocasião, a deputada Iracema Vale destacou a satisfação da Casa em fazer a entrega das honrarias a essas três personalidades que muito têm contribuído para as pautas prioritárias do Brasil. “Nós nos sentimos representados e o reflexo disso foi a aprovação pela Assembleia das homenagens ao ministro Wellington Dias e às ministras Cida Gonçalves e Sônia Guajajara, que muito têm feito por nosso país”, disse. Pag. 3
Fontes renováveis respondem por 91,4% da energia gerada até abril
Inscrições para segunda edição do Sisu
2023 começam em 19 de junho
TJMA entrega novas certidões de nascimento à população trans

PÁGINA 7
Preso homem suspeito de praticar três estupros no Maranhão
Governo anuncia expansão do diagnóstico da raiva no Maranhão durante celebração dos 104 anos do IOC/LACEN
Atos Fatos
www.atosefatos.jor.br
Governo anuncia expansão do diagnóstico da raiva no Maranhão durante celebração dos 104 anos do IOC/LACEN
diversas doenças, como a Monkeypox, Covid-19, HIV e Tuberculose. Orzinete Soares, coordenadora do Laboratório de Endemias do IOC/LACEN, se emocionou ao ser uma das profissionais homenageados na comemoração dos 104 anos do IOC/ LACEN-MA. “Para mim é uma honra prestar serviço ao povo do Maranhão através do que realizamos. Eu trabalho porque gosto e também para contribuir com um diagnóstico de qualidade de forma a desencadear tratamento às pessoas e outras medidas de controle”, compartilhou.
Mais de 500 mães participaram de atividades neste mês de maio no Shopping da Criança
O Governo do Estado celebrou, nesta sexta-feira (26), o aniversário de 104 anos do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/ LACEN-MA), e anunciou a implantação do Diagnóstico Molecular da Raiva Animal. Com a medida, o Maranhão é o quarto estado a realizar o serviço no país.
“É uma alegria sem medida poder participar da celebração dos 104 anos do Laboratório Central. Cada um dos profissionais e colaboradores que aqui atuam são os responsáveis por esta unidade ser a protagonista que hoje. É por meio do trabalho conjunto que continuaremos a desenvolver uma assistência à saúde do Maranhão de forma qualitativa para todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Atualmente, o IOC/LACEN-MA é o laboratório referência no Maranhão, com abrangência em todos os 217 municípios do estado. A unidade possui equipamentos de alta tecnologia, além de profissionais capacitados na realização de análises de média e alta complexidade.
O Laboratório Central é responsável por auxiliar no reconhecimento de doenças como a Dengue, Zika vírus, Chikungunya, Leptospirose, Leishmaniose Canina e Humana, Doença de Chagas, Coqueluche, Difteria, Tuberculose, Hanseníase, HIV, Herpes, Hepatites A, B e C, além da Influenza, Rotavírus, Sífilis e Rubéola congênita. Durante a pandemia, os investimentos no equipamento laboratorial da SES permitiram que o diagnóstico da Covid-19 passasse a ser realizado no
Maranhão.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destacou a expertise do LACEN na execução diária do SUS.
“Para além da realização de exames laboratoriais, o equipamento contribui para a elaboração e identificação de políticas públicas de saúde, através dos diagnósticos que aqui são possibilitados. Por isso é motivo de muita alegria estarmos à frente de uma instituição tão importante para a Saúde no Maranhão”, enfatizou.
Também presente à solenidade, o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), Cauê Aragão; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos; a diretora geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques; a diretora administrativa da Policlínica Diamante, Daniele Ramada; o diretor administrativo do IOC/LACEN-MA, Kaique Oliveira; representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), o deputado estadual Arnaldo Melo; o deputado federal, Duarte Júnior; e o médico Phill Camarão.
O Instituto Oswaldo Cruz/ Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/ LACEN-MA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Diagnóstico Molecular da Raiva Animal
A implantação do Diagnóstico Molecular da Raiva Animal é um marco importante tanto para o Maranhão, como para a Rede Nacional de Laboratórios em Saúde Pública (RNLSP). O serviço é resultado da celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a SES, IOC/ LACEN-MA e a AGED. Além do Maranhão, o diagnóstico é realizado no Ceará, São Paulo e Distrito Federal.

“A nossa missão é dar resposta conclusiva a algum caso que esteja em investigação no estado. Para além disso, a nossa função impacta em todas as estratégias e ações que são realizadas, seja na coordenação da rede laboratorial existente no Maranhão, bem como na capacitação das equipes técnicas e no controle de qualidade dos serviços”, pontuou o diretor geral do lOC/LACEN-MA, Lídio Gonçalves.
O diagnóstico molecular do vírus da raiva, do gênero Lyssavirus e da família Rabhdoviridae, é uma ferramenta essencial para identificar o vírus, monitorar sua evolução, acompanhar a circulação e determinar quais as áreas de maior incidência. Isso favorece o planejamento de políticas públicas e ações regionais, com vistas a controlar e prevenir a doença nos territórios.
Avanços
Fundado em 1919, o Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão conquistou diversos avanços e modernizações. O processo de automatização colocou a unidade entre os laboratórios mais eficientes, no que se refere ao diagnóstico de infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos, e ainda, mais ágil nas análises de amostras para
Maria do Socorro Santos Seixas, Lecia Maria Sousa Santos Cosme e Zilda Sousa de Brito também foram homenageadas durante a solenidade.
Entre os avanços do Laboratório, o Robô de Pipetagem, que automatizou o processo para diagnóstico de Covid, Monkeypox, Zica, Dengue e Chikungunya. A máquina tem capacidade para avaliar 90 amostras a cada 10 minutos. “Isso confere maior credibilidade, menos tempo de análise, além de ser um dos mais modernos equipamentos do mercado internacional”, explicou o diretor geral do LACEN, Lídio Gonçalves.
Outro equipamento adquirido pela gestão estadual foi o MGIT, responsável por tornar as análises das amostras de tuberculose mais eficiente, tornando possível a identificação da bactéria e definir a medicação que pode ser aplicada de forma mais rápida.
À época da pandemia, por exemplo, por conta deste aparelho, o IOC/LACEN-MA foi um dos primeiros centros a realizar testagem e exame da doença. Fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a unidade também conquistou equipamento que permite diagnóstico de HIV, Clamídia e Gonorreia.
Em setembro de 2022, o Governo do Maranhão entregou a primeira unidade regional do IOC/LACEN-MA, localizada na cidade de Imperatriz. Com isso, é fortalecida a atuação da Vigilância Epidemiológica do Estado ao dar garantia de acessibilidade aos municípios da Região Tocantina a exames de média e alta complexidade.
Cerca de 560 mães participaram das atividades promovidas pelo Shopping da Criança de São Luís, neste mês de maio. Nesta sexta-feira (26), último dia de programação, teve serviços da Carreta da Mulher, incentivo ao empreendedorismo, entre outras ações exclusivas para as mães.
“É uma iniciativa muito boa, pela valorização do Dia das Mães, porque incentiva as mães também a buscarem o acompanhamento aqui no Shopping da Criança, tem muitas que não conhecem ainda, e aí elas conhecem, trazem seus filhos.
É muito interessante”, avaliou Mariana Ramos, mãe da pequena Hadassa Emanuelle, de 2 anos. Mariana ainda comentou que viu o convite para a programação do mês pelo perfil da Unidade nas redes sociais.

Ana Gabriela Borges, adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social, e coordenadora do projeto Formando e Cozinhando, destacou os atendimentos realizados às mães neste mês de maio.
“Estamos trazendo para as mães atividades a fim de que, a partir da gastronomia, as mães que frequentam o shopping se tornem microempreendedoras. Já trouxemos curso de pipoca gourmet, preparação de ovos de chocolates na páscoa e, hoje, o curso da chef mãe pizzaiolo. É uma parceria que deu certo e ajudará muitas mães”, ressaltou.
“Tivemos várias ações, vários serviços voltados ao bem-estar dessas mães que frequentam o Shopping da Criança. Esse mês encerra com chave de ouro e muitos presentes para as mamães”, apontou a gestora da unidade, Brígida Santos.
A programação alusiva ao mês das mães teve início no dia 10, e aconteceu em 4 dias diferentes, envolvendo serviços de estética e beleza, atendimentos odontológicos com a carreta Sorrir Móvel, a carreta da Mulher (serviços de saúde para as mulheres), oficinas de culinária, dança, entre outros.
SES disponibiliza atendimento do Sorrir Móvel em ação de prevenção bucal no Hospital Aquiles Lisboa
„Ter o atendimento dentário perto do nosso local de trabalho é bom demais. Assim, a gente fica com sorriso novo de novo”, disse José Francisco Vale, de 79 anos, atendido na ação em saúde bucal realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Sorrir Móvel, no Hospital Aquiles Lisboa, no Bairro Anjo da Guarda, em São Luís, nesta quinta-feira (25).
Na oportunidade, foram realizados procedimentos de limpeza, raspagem, restauração, curativos, exodontias simples, além de encaminhamento para especialidades odontológicas. „De grande importância o Sorrir Móvel no Aquiles Lisboa. Fiquei muito satisfeita com o atendimento”, declarou Walbiene Melo, de 31 anos, que recebeu atendimento na unidade móvel no hospital. Sorrir
O Sorrir Móvel conta com duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológico, elevador para acessibilidade, além de equipes treinadas para atendimento.
O Sorrir Móvel, parte das Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O serviço é gerenciado pelo Instituto Acqua.