
4 minute read
Socorro Reis pronta para a disputa da Allianz Regatta, na Holanda
from 25.05.2023
para elevar a confiança antes dos principais desafios no ano: o Campeonato Mundial de Vela, entre os dias 10 e 20 de agosto, na cidade de Haia, na Holanda, e os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados entre 25 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile. Os dois eventos são classificatórios para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França.
Evoluir. Esta é a palavra-chave que tem norteado o surfista Kadu Pakinha na atual temporada. Considerado uma das principais revelações do esporte maranhense, Pakinha, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tem disputado cada vez mais competições importantes fora do Maranhão. Neste mês, por exemplo, o surfista marcou presença na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Base, que ocorreu na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE). Apesar de não ter conseguido chegar ao pódio no evento nacional, o maranhense demonstrou evolução e apresentou um surfe de bom nível.
Advertisement
busca de melhores resultados”, afirmou Kadu Pakinha.
Temporada 2023
Antes de iniciar a participação no Circuito Brasileiro, Kadu Pakinha teve um ótimo desempenho no Grumari Masters, que foi realizado nos dias 6 e 7 de maio, na Praia de Grumari, no Rio de Janeiro. Com muita habilidade e desenvoltura sobre a prancha, o atleta maranhense garantiu a quarta posição na categoria Sub-16 Masculino da competição em águas cariocas.
Principal atleta do kitesurf feminino do Brasil, a maranhense Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar, da Revista Kitley e do programa Bolsa Pódio, vai participar da Allianz Regatta, uma das competições mais importantes no cenário mundial da modalidade, que começa na próxima quarta-feira (31) e será realizada até 4 de junho, na cidade de Lelystad, na Holanda.
Antes da disputa na Holanda, Socorro Reis obteve grandes resultados nas primeiras competições que participou em 2023. Em fevereiro, a maranhense garantiu o segundo lugar das Américas e a nona posição na classificação geral do Clearwater US Open, que ocorreu em Clearwater, nos Estados Unidos. Pouco depois, em março, Socorro brilhou no Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, em Cabarete, na República Dominicana, onde conquistou o vice-campeonato continental e ficou na terceira colocação na classificação geral. Além disso, Socorro Reis representou o Maranhão e o Brasil na tradicional Semana Olímpica Francesa, disputada em abril, na cidade de Hyères.
Embalada pelo ótimo início de temporada, Socorro Reis mira uma posição de destaque na Allianz Regata
“A vaga olímpica é meu grande objetivo, estou me preparando, me ajustando e evoluindo para estar presente nesse evento que é o sonho de todo atleta. A cada campeonato que participo, volto para casa com ajustes que serão colocados em prática no evento seguinte. Estou bem feliz pela oportunidade de representar o Maranhão e o Brasil mundo afora, e busco sempre dar o meu melhor em busca de grandes resultados”, disse Socorro.
Últimas conquistas
Em novembro de 2022, Socorro Reis faturou pela primeira vez o título da categoria feminina do Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, em São Luís, e também garantiu o hexa- campeonato brasileiro de Fórmula Kite. Já em outubro, a maranhense foi campeã da Copa Brasil de Vela, que ocorreu em Ilhabela-SP e foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite.
Também na temporada de 2022, Socorro Reis foi a quarta melhor kitesurfista das Américas e 15ª colocada da Flotilha Silver do Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, conquistou a Copa Brasil de Vela de Praia, que ocorreu em agosto, na cidade de Fortaleza, e representou o Maranhão no Circuito Europeu de Fórmula Kite, no início de outubro, em Lepanto, na Grécia.

Além disso, Socorro Reis também garantiu a segunda posição no Campeonato Asiático, realizado em março, na Tailândia, esteve na disputa da Semana Olímpica Francesa, em abril, e ficou no Top 20 da Copa do Mundo de Vela, ocorrido em junho, na Holanda. Já em 2021, Socorro foi pentacampeã brasileira, vice-campeã pan-americana e terceira colocada na categoria Master Feminina do Campeonato Mundial.
Único atleta do Maranhão nesta etapa do Circuito Brasileiro de Base, Kadu adquiriu um grande aprendizado na disputa contra os principais nomes da modalidade na categoria Sub16. Em busca de experiência no cenário nacional do surf, o maranhense travou duelos bastante equilibrados, mas não conseguiu o resultado necessário para avançar à fase final da competição.
Mesmo não tendo obtido os resultados esperados, Kadu Pakinha ganhou confiança para melhorar seu desempenho na sequência do evento, que terá uma nova etapa entre os dias 10 e 13 de agosto, na cidade de Guarujá-SP. “Agradeço a todos que sempre estão na torcida por mim. Acabei ficando na primeira fase da competição e claro que não era o resultado que eu esperava, mas agora é manter o foco nos treinos e se preparar para as próximas etapas. Vamos com tudo para continuarmos evoluindo em www.atosefatos.jor.br
Em busca de novas experiências e de desenvolvimento no esporte, Kadu Pakinha está passando a temporada de 2023 no Rio de Janeiro, com uma intensa rotina de treinamentos no Recreio dos Bandeirante e competições no Estado. Em sua primeira competição no Rio, em fevereiro, o jovem maranhense atingiu as quartas de final nas categorias Sub-16 e Sub-18 do Quissamã Pro-Am 2023, na Praia Barra do Furado, em Quissamã.
Kadu Pakinha mira uma temporada repleta de títulos após um 2022 histórico, com destaque para a participação no Campeonato Maranhense de Surf, onde foi campeão na categoria Sub-16 e garantiu a terceira colocação na categoria Open.
Na última temporada, Kadu também chegou às quartas de final do Iguape Pró, do Maresia Ondas do Futuro e do Circuito Caucaia, além de representar o Maranhão nas categorias Sub14 e Sub-16 do Circuito Brasileiro de Surf de Base. Por causa dos grandes resultados durante todo o ano, Kadu Pakinha foi eleito o melhor atleta de surfe na 18ª edição do Troféu Mirante Esporte, maior premiação esportiva do Estado.