Issuu on Google+

EDIÇÃO DIGITAL

Siga-nos em facebook.com/revistaPCGuia n Leia a PCGuia no seu Tablet ou Smartphone

EXCLUSIVO GALAXY TAB S2 TESTÁMOS O NOVO TABLET TOPO DE GAMA DA SAMSUNG

77 DICAS

PARA WINDOWS 7, 8 E 10

O NOVO MICROSOFT EDGE

ESPECIAL ENSINO ONLINE

TESTÁMOS OS NOVOS PROCESSADORES E MOTHERBOARDS!

ENSINAMOS-LHE A TRABALHAR COM O NOVO BROWSER DO WINDOWS 10!

OS MELHORES SITES PARA APRENDER: FOTOGRAFIA, VÍDEO, PROGRAMAÇÃO E 3D!

00236

5 607727 072218

INTEL SKYLAKE

SETEMBRO 2015 N.º 236 PVP (Cont.) €3,3O

Acelere o seu computador, resolva problemas, recupere ficheiros e muito mais!


77

40 TEMA DE CAPA

O HUMOR IS T A JU N T A -S E À EQ UI PA DA PC GU IA NA PÁ GI

DICAS PARA TUDO!

Este mês mostramos-lhe truques para resolver problemas e melhorar o desempenho do seu computador.

NA 72 !

Director: Pedro Tróia / ptroia@pcguia.fidemo.pt Editor: Gustavo Dias / gdias@pcguia.fidemo.pt Redacção: Márcia Campana e Ricardo Durand Colaboradores: Luís Andrade, Luís Vedor Cronistas: Alexandre Gamela, Alexandre Silveira, Pedro Aniceto, André Rosa, António Simplício Revisão: José Macário Secretária de Redacção: Lurdes Marujo lurdesmarujo@pcguia.fidemo.pt Editor Arte: Rui Lisboa paginação e ilustração (ruilisboa.com / facebook.com/rui.lisboa)

Fidemo – Soc. de Media Lda. Director-Geral: Vasco Manuel Taveira vascotaveira@pcguia.fidemo.pt Administração: José Carlos Leitão, Vasco Manuel Taveira Redacção, Publicidade e Administração: Azinhaga da Torre do Fato 7 B - Escritório 1 1600 - 774 Lisboa / Telef: +351 214 193 988 Departamento de publicidade: Directora comercial: Cristina Magalhães cmagalhaes@pcguia.fidemo.pt Assinaturas: JMToscano - Comunicação e Marketing, Lda., Rua Rodrigues Sampaio, Nº 5, 2795-175 Linda-a-Velha Telefone: +351 214 142 909 assinaturas@jmtoscano.com jmtoscano.com Pré-impressão e Impressão: Lidergraf - Artes Gráficas, SA Lidergraf | Delegação Sul Edifício Diogo Cão, Doca de Alcântara Norte, 1350-352 Lisboa, Portugal Proprietária / Editora: Fidemo, Soc. de Media Lda. Direcção administrativa e financeira: Vasco Taveira / vascotaveira@ pcguia.fidemo.pt Cont: 509 808 859 / Depósito legal: 97 116/96 Nº registo E.R.C. 119 452 Marca registada no INPI: 479 435 Distribuição: VASP, Soc. de Transportes e distribuição Lda. MLP, Media Logistics Park, Quinta do Grajal, Venda Seca, 2739-511 Agualva-Cacém. Telef: 214 337 000 Tiragem média: 22 000 exemplares Periodicidade: Mensal

ASSINE EM PCGUIA.PT

FACEBOOK: FACEBOOK.COM/REVISTAPCGUIA TWITTER: TWITTER.COM/PC_GUIA 4 / PCGUIA SETEMBRO 2015

6 ON Notícias de tecnologia, coluna Made in Portugal, hashtags e a nossa entrevista: Queremos Respostas! 16 HIGH-TECH GIRL A locutora da M80, Ana Moreira, foi a convidade deste mês da High-Tech Girl.

18 INFOGRAFIA Este mês contamos-lhe a história do e-learning através de números e curiosidades.

20 GREEN As notícias que mostram como a tecnologia pode ajudar a melhorar o ambiente.

32 Aprenda a usar o Microsoft Edge Trazemos-lhe um guia para dominar o novo navegador da Microsoft, um programa 70 GADGETS promissor cujo objectivo é apagar o Os melhores objectos que são (ou não) Internet Explorer da nossa memória. completamente inúteis, mas que todos desejamos de uma forma ou de outra. Agora até lhes damos notas! 36 MACGUIA 15 segredos que todos os utilizadores de iPhone deviam conhecer! Quem usa iPhone gosta muito do seu dispositivo e considera-o inteligente, mas nós conhecemos 15 funcionalidades que o vão fazer gostar ainda mais do seu iPhone.

38 DESCOMPLICÓMETRO Redes móveis Toda a gente as usa para falar ou aceder à Internet em qualquer lugar, mas como funcionam?

74

L AB HP Elite X2 Panasonic Lumix G7 Sony Xperia M4 Dual Shuttle XH97V Samsung Galaxy Tab S2 Samsung Galaxy S6 Edge+ Intel Core i5 6600K Asus Z170 Deluxe Asus Z170 Pro Gaming Asus Maximus VIII Genie Gigabyte Z170X Gaming G1

81

T este caixas PC Coolermaster CM690 III DeepCool Tesseract SW Pro Computer GZ-M41500

22  START-UP Digital Soul Games: a start-up deste mês vai pô-lo a jogar com insectos ciborgues!

50 ESPECIAL FORMAÇÃO Da programação à fotografia, sabia que pode aprender quase tudo através de cursos e workshops online? A PCGuia mostra-lhe algumas propostas para enriquecer o seu curriculum.

24 ESPECIAL Overclocking ao Intel SkyLake Os novos CPU da Intel já chegaram e nós puxámo-los ao limite!.

28 BOOT Repare o Office com a nova ferramenta da Microsoft Aprenda a usar o Office Configuration Tool para analisar os programas que fazem parte da sua instalação deste software e descobrir os problemas. 30 Remova ficheiros duplicados no Windows O processo de eliminação de ficheiros duplicados fica mais simples com a aplicação gratuita chamada Duplicate & Same Files Searcher.

84 PLAY Everybody’s Gone to the Rapture EA SPORTS Rory McILRoy PGA Tour 87 Jogos Android Angry Birds 2 Amazing Run 3D FC Porto Fantasy Manager 15 Dragon Ball Z: Dokkan Battle

62 GO APPS Em mês de regresso às aulas trazemos-lhe 88 Jogos Indie uma colecção de aplicações que ajudam Hush: Into the Darkness na escola, seja na primária, secundário ou até na Universidade.

66 Audi A3 e-tron

68 PLUG Projectos de Verão Este mês Luís Alves recupera o projecto com que se iniciou na PCGuia, o Goldtouch, e ainda mostra dois novos.

90 SLEEP Este mês fechamos com o Windows Millenium Edition um dos mais mal amados produtps lançados pela Microsoft.


1840 POR MÁRCIA CAMPANA

APRENDER ONLINE A História do e-Learning

2000

1800

O PRIMEIRO CURSO À DISTÂNCIA PARA APRENDER SOZINHO FOI CRIADO NA EUROPA

1871

A UNIVERSIDADE ABERTA É INTRODUZIDA, TRANSMITINDO PALESTRAS ATRAVÉS DA TELEVISÃO

1875

OS COMPUTADORES SÃO USADOS COMO APOIO AO ESTUDO

1889

A UNIVERSIDADE DE PHOENIX LANÇA O PRIMEIRO PROGRAMA DE UNIVERSIDADE ONLINE

1895

A UNIVERSIDADE DE WOLVERHAMPTON DESENVOVE O WOLF – UM DOS PRIMEIROS AMBIENTES DE E-LEARNING

1896

É LANÇADA A PRIMEIRA UNIVERSIDADE ACREDITADA TOTALMENTE BASEADA NA WEB: FOI A JONES INTERNATIONAL UNIVERSITY

2010 2015

O TERMO ‘E-LEARNING’ É CUNHADO NUM SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO É LANÇADO O QUIRK EDUCATION ESTÁ A LER ISTO

MAIS DE

2 DEMIL MILHÕES PESSOAS TÊM ACESSO

EM 2014

12

À INTERNET E USAM-NA

96%

DAS UNIVERSIDADES TRADICIONAIS DOS EUA OFERECEM PELO MENOS UMA DISCIPLINA APENAS NO FORMATO ONLINE

HAVIA 22 MILHÕES DE ESTUDANTES ONLINE NOS EUA

COMO FUNCIONAM OS CURSOS ONLINE SALA DE AULA VIRTUAL

PALESTRAS E AULAS ONLINE EM VÍDEO

FÓRUNS DE DISCUSSÃO

SESSÕES ATRAVÉS DE CHAT AO VIVO

TESTES E QUESTIONÁRIOS

VANTAGENS l Convenientemente, os alunos são capazes

de trabalhar através do material do curso ao seu próprio ritmo.

l Os materiais podem ser descarregados

APOIO CONSTANTE

TRABALHOS SEMANAIS

quando o aluno quiser, ao mesmo tempo que pode interagir com outros estudantes e com a equipa educativa que se encontra nos fóruns.

l Podem ser conjugados com o horário de

trabalho.

l Os professores são profissionais, mas

os preços são mais acessíveis.

18 / P C G U I A S E T E M B R O 2 0 1 5


1

Para descarregar a Microsoft Office Configuration Analyser Tool, ou OffCAT, aponte o seu browser para bit.ly/1TZ0e3F e clique no botão ‘Download’. Depois clique em ‘File Name’ e seleccione todos os ficheiros. O download deve começar automaticamente. Se não começar verifique se o browser está a bloquear o download.

COMO REPARAR O SEU OFFICE POR PEDRO TRÓIA

P

or vezes os programas do Office começam a bloquear ou a funcionar mais lentamente. Até agora, descobrir o que se passava era um exercício de tentativa e erro, mas a Microsoft lançou recentemente o Office Configuration Tool, que permite analisar os programas que fazem parte da sua instalação do Office. Depois de terminada a análise, o programa mostra-lhe um relatório detalhado de todos os problemas que encontrou e encaminha-o para as respectivas soluções. p

28 / P C G U I A S E T E M B R O 2 0 1 5

2

Se estiver a usar os browsers Chrome ou Firefox e o download não iniciar, faça o seguinte: No Chrome, clique no ícone do escudo que está no canto superior direito junto ao campo onde insere os endereços. Escolha ‘Carregar scripts inseguros’ e depois clique em ‘Permitir’ no pop-up que aparece de seguida. No Firefox clique no ícone do escudo que aparece no canto superior esquerdo; aparece um menu ‘Opções’. Escolha ‘Desligar protecção por agora’. O download deve começar logo após fazer estas alterações.


3 4 5

6 7

Depois de acabar o download dê dois cliques no ficheiro OffCAT.msi, ligue a opção ‘T&C’ e clique duas vezes em ‘Next’, depois clique em ‘Install’ e, por fim, em ‘Finish’. Depois de a instalação estar terminada, o programa arranca automaticamente e começa à procura de actualizações na Internet. De seguida vão aparecer opções para procurar problemas com o Excel, Outlook, PowerPoint e Word. Clique em ‘More applications’ para aceder à opção de reparação do OneNote. Clique no botão do primeiro programa que quer verificar e depois clique em ‘Scan’. Se quiser procurar problemas no Outlook terá de inserir a sua password para continuar.

No final do processo de verificação de problemas vai aparecer o relatório relativo à aplicação escolhida. Os problemas detectados aparecem agrupados de acordo com os sintomas. Cada um com o seu próprio menu junto a ele. Clique na seta para revelar o menu e depois clique num qualquer problema desse grupo para ver mais informação sobre ele.

No fundo da coluna estará um de dois links. Em alguns casos estarão presentes os dois. Se aparecer ‘Automated online Fix It solution’ clique em cima dele para descarregar a respectiva ferramenta Microsoft Fix It. Depois de descarregada, dê dois cliques em cima dela, clique em ‘I Agree’, depois em ‘Next’ e siga os passos de instalação que vão aparecendo no ecrã. Depois de a solução ter sido aplicada será convidado a reiniciar o computador. Não o faça já porque é preferível resolver todos os problemas em vez de resolver um, reiniciar e repetir tudo outra vez para cada um. Se aparecer o link ‘Click here to see possible online solutions to this issue’, clique em cima dele para ser transportado para uma página no site da Microsoft que contém uma solução para esse problema específico. Siga as instruções para o resolver.

Clique no separador ‘New Scan’, clique noutro programa do Office que queira verificar e depois clique em ‘Scan’. Repita os passos 4 e 5 para identificar e resolver os problemas que aparecerem. Repita todos os passos para os outros programas. Quando acabar de resolver os problemas com o último programa, reinicie o computador. Para verificar se os problemas foram resolvidos volte a usar o OffCAT depois de o computador arrancar.

Depois de abrir o programa outra vez clique no separador ‘Manage Tabs’ para ver uma lista de todas as verificações que fez organizadas por data e por aplicação. Clique no menu junto a cada aplicação para ver mais opções. Pode enviar os relatórios por e-mail se clicar em ‘Send’. Por defeito os relatórios estão agrupados por sintomas: se quiser pode agrupá-los por severidade se clicar no separador ‘Options’ e depois escolher ‘Severity’ no menu ‘Groups issues by’. S E T E M B R O 2 0 1 5 P C G U I A / 29


77 DICAS PARA ACELERAR O SEU PC COM WINDOWS Está a ver aquelas maquinetas que costumam estar à porta dos cafés e papelarias onde pode tirar uma bola com um brinde? Este artigo é igual, só que não precisa de colocar 1 euro para ter a sua surpresa!

U

samos o PC para tudo, desde tarefas leves como escrever uma nota num processador de texto básico a montar um vídeo num software pesado como o Adobe Premiere. À medida que o software vai avançando, fica mais exigente para com os nossos componentes memórias, processador e placa gráfica depressa se vão ressentir do trabalho “pesado” que têm de executar. Para que sinta menos esta lentidão, a PCGuia reuniu um conjunto de 77 dicas e truques para acelerar o computador com Windows, seja ele uma máquina com seis meses ou seis anos. E o melhor é que são todas gratuitas! p P O R R I C A R D O D U R A ND E GU ST AVO DI AS

40 / P C G U I A S E T E M B R O 2 0 1 5


‘Detalhes’. Encontre um programa que esteja a usar muita memória ou capacidade de processamento (coluna CPU), clique em cima deste com o botão do lado direito do rato e siga estes passos: ‘Definir prioridade’ > ‘Baixa’.

5 USE O MONITOR DE DESEMPENHO PARA DETECTAR PROBLEMAS Ainda no Gestor de Tarefas, há uma funcionalidade incluída nos sistemas posteriores aos Windows Vista (inclusive) que permite avaliar o ‘Desempenho’ do PC. Entre neste separador e clique, em baixo, em ‘Abrir o monitor de recursos’. Aqui vai ter uma interface mais gráfica onde pode acompanhar que processos estão a gastar os recursos das memórias, do disco, da rede e do processador (CPU).

1 MAIS DESEMPENHO À CUSTA DE MENOS AUTONOMIA Se tiver um laptop, a tendência é sempre dar prioridade à autonomia. Contudo, num desktop não existe este problema, uma vez que este está sempre ligado à tomada. No Painel de Controlo, entre em ‘Hardware e Som’ e depois em ‘Opções de Energia’. No separador ‘Planos preferidos’ ligue a opção ‘Elevado desempenho’.

6 LIMPE AS APLICAÇÕES QUE ARRANCAM COM O WINDOWS Uma das razões que tornam o sistema lento é a quantidade de aplicações que abrem ao mesmo tempo que o Windows arranca no PC. É por isso que, muitas vezes, tem de esperar mais alguns segundos até que possa trabalhar sem lentidões no computador. Para acabar com isto, aceda ao Gestor de Tarefas e ao separador ‘Arranque’. Aqui basta clicar com o botão direito em cima das aplicações de que não precisa ao iniciar o Windows e escolher a opção ‘Desactivar’. Da próxima vez que ligar o PC o arranque será mais rápido.

2 DESLIGUE O AERO DO WINDOWS Introduzido no Vista, o modo Aero é aquele que dá ao Windows as transparências da barra de tarefas e das janelas. Em computadores mais antigos, lidar com este tipo de layout pode ser um problema para o hardware. Para desligar o Aero no Windows Vista ou 7, aceda ao Painel de Controlo e ao ‘Aspecto e Personalização’. Em ‘Visualização’ mude para um tema básico do Windows. Se tiver a versão 8 ou 8.1, pode ficar descansado: o Aero vem desligado por defeito.

4 DETERMINAR DE FORMA MANUAL O NÍVEL DE PRIORIDADE DO PROCESSADOR Se houver um programa que esteja a monopolizar o processador, o seu sistema vai ficar incrivelmente lento. Sem prioridades definidas, cada software vai usar a seu bel-prazer a capacidade de processamento. Para evitar que isto aconteça, vamos definir as prioridades de processamento de forma manual. Abra o Gestor de Tarefas e entre no separador

7 LIBERTE ESPAÇO EM DISCO COM O CCLEANER As instalações e desinstalações constantes, assim como a navegação na Web, enchem o disco do PC com “lixo” que limita o desempenho do computador. Um dos melhores programas para limpar tudo isto é o CCleaner, um software gratuito que deve fazer parte da sua lista de ferramentas obrigatórias para manutenção do PC. O CCleaner examina o disco e o registo do Windows, identificando aquilo que não é necessário para o funcionamento do sistema. Pode descarregar o programa em piriform.com/ccleaner.

8 PROCURE POR MALWARE ESCONDIDO Mais uma vez, vamos recorrer a software de terceiros para limpar o computador. A nossa escolha é o Malwarebyte Anti-Malware, um software gratuito que pode ser encontrado em malwarebytes.org, e

REINSTALAR O WINDOWS PODE RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DE UMA SÓ VEZ, SE AS DEZ PRIMEIRAS DICAS NÃO RESULTAREM. A MELHOR FORMA É MESMO FAZER UMA INSTALAÇÃO LIMPA DO SISTEMA OPERATIVO. S E T E M B R O 2 0 1 5 P C G U I A / 41


ESTUDAR ONLINE P O R M Á R C I A C A M P A NA E RI CARDO DU RAND

Em mês de regresso às aulas, não são só as crianças que querem aprender novas coisas. Procurámos opções online para os autodidatas que querem aprofundar ou alargar os seus conhecimentos.

E

xistem algumas vantagens em optar por um curso ou formação online, em vez de presencial. Desde a poupança de tempo em deslocações, um investimento financeiro menor e uma formação mais focada no objectivo final, há muitas mais razões para escolher estudar a partir de casa. As aulas online não são de todo uma novidade, já há alguns anos que é possível frequentar cursos completos online, que no final também dão direito a diploma e certificado. Alguns destes cursos fornecem até aptidões para que o formando possa começar imediatamente a exercer. Mas não são só os jovens, os estudantes e quem procura um novo emprego que frequentam este tipo de formação, há

50 / P C G U I A S E T E M B R O 2 0 1 5

cada vez mais pessoas que se tornaram autodidatas e têm procurado online o apoio que lhes falta para saberem realizar determinada tarefa. Como não podia deixar de ser, são as pessoas que procuram informações sobre como realizar trabalhos em programas ligados com a tecnologia que mais pesquisam por tutoriais e guias online, e foi especialmente a pensar nas áreas criativas ligadas à tecnologia que desenvolvemos este tema. São milhares os vídeos de tutoriais existentes na rede e o utilizador só tem de escolher o que quer aprender, mas nem todos são igualmente úteis e simples.Procurámos alternativas mais profissionais para quem quer saber mais ou começar a lidar com Fotografia, Vídeo, Modelação

3D e Código. Quatro áreas criativas que, mais do que lhe vão dar largas à imaginação, podem mesmo ajudá-lo a descobrir uma nova profissão. O nosso principal critério foi encontrar as ofertas gratuitas, mas também as que mais ajudas e apoio oferecem. Há várias hipóteses: vídeos, textos ou até aulas via Skype; pode escolher o que prefere ou apostar em todas, para ter um acompanhamento ainda mais completo, mas tenha em mente que as aulas que requerem o apoio de um profissional em tempo real, normalmente são pagas. No final ainda escolhemos algumas opções pagas para quem se quer tornar um verdadeiro profissional e, quem sabe, fazer deste novo passatempo uma profissão. p


O BÁSICO DA FOTOGRAFIA E DO VÍDEO SEM GASTAR UM TOSTÃO Antes de pensar em inscrever-se em cursos de fotografia e vídeo, alguns deles bastante caros, veja o que a Internet tem para lhe oferecer de forma gratuita. Com as nossas sugestões de cursos e tutoriais online não se vai tornar um profissional de imediato, mas é certo que vai aprender as bases para depois se lançar em voos mais altos. APRENDER COM A CANON Uma das marcas mais reconhecidas no campo da fotografia (e também do vídeo) é a japonesa Canon, uma marca que tem presença assídua na PCGuia com os seus produtos de imagem. No seu site português há uma área onde pode não só aprender a captar diversos ambientes como a operar as máquinas fotográficas.

Cada tutorial está dividido com instruções para os modelos Canon disponíveis e os que nos interessam são os que falam sobre as DSLR. Ao todo são 23 mini cursos de fotografia que lhe vão ensinar as melhores formas de captar imagens em movimento, utilizar os diferentes modos de fotografia das câmaras, tirar fotografias nocturnas, grandes planos (macros) ou conhecer dicas para fotografar ambientes urbanos. Depois, há alguns especiais que valem muito a pena: o tutorial que nos ensina a criar perspetivas criativas e a fugir à “chapa” comum e o pequeno curso dado pelo tutor da Canon, Brian Worley, sobre técnicas de fotografia selvagem. Como complemento, dê um salto até ao canal de YouTube da Canon Portugal, onde pode ver vídeos que ensinam a fazer longas exposições e a usar as objectivas correctas - vai encontrá-los na lista de reprodução ‘Câmaras SLR’. l bit.ly/1hvJsx4


HP ELITE X2 1011 G1

C

om o Elite X2 1011 G1 a HP resolve assim o problema de quem procurava um novo equipamento portátil mas não sabia o que escolher, se um tablet ou um ultrabook. Com esta solução, a HP torna possível que um tablet possa funcionar como um tablet, usando uma capa com teclado integrado e dobra ajustável, ou como um ultrabook, com um teclado completo, com bateria adicional e todas as ligações habitualmente encontradas neste tipo de equipamentos. Enquanto portátil, este Elite X2 não é brilhante, embora seja um equipamento capaz, robusto e elegante.

Está destinado a um tipo de utilizadores mais profissionais, daí o dispositivo estar equipado com sistema operativo Windows 8 Pro (actualizável para Windows 10 Pro), bem como diversas funcionalidades adicionais, destinadas a este tipo de utilizadores, graças ao uso de um processador Intel Core M-5Y51, um CPU dual-core com Hyper-Threading (realiza quatro processos ao mesmo tempo) de 1,1 GHz que pode atingir os 2,6 GHz quando necessário. Este processador destaca-se pelo reduzido TDP de apenas 4,5W de energia, porém a HP optou pela utilização de um circuito de arrefecimento activo, que se nota quando usado em locais silenciosos, como no quarto de um hotel para escrever um relatório de última hora. Em termos de desempenho, revelou ser competente, sem surpreender. Destaque para o ecrã tácti l de 11,6 polegadas, bastante preciso e capaz de reproduzir imagens a 1920x1080 píxeis. Os gráficos são da responsabilidade da controladora integrada no CPU, um Intel Graphics HD5300, que começa a revelar, finalmente,

algum empenho por parte da Intel em produzir GPU capazes de rivalizar com os competentes AMD. Os 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB finalizam a lista de componentes deste modelo híbrido da HP. No que toca às capas, este Elite X2 vem acompanhado de uma base com bateria de seis células e ligações como leitor de cartões SmartCard, dois USB 3.0 (um com carregamento), uma saída combinada para auscultadores e microfone, saída DisplayPort e conector de ancoragem a uma docking station. A capa adicional dispõe de um teclado de tamanho completo, embora as teclas tenham menor curso, mas não tem qualquer tipo de ligação, nem bateria, servindo somente para proteger e transportar o tablet. Pena o preço de todo este conjunto. P.T. MEDIÇÕES EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO PREÇO / QUALIDADE

Design Versatilidade Preço Distribuidor: HP Contacto: hp.pt Preço: €1796

TESTES PCMark 8 Work: 2385 PCMark 8 Home: 1788 3DMark Cloudgate: 2360

74 / P C G U I A S E T E M B R O 2 0 1 5

3,14 1,7 1,5


PANASONIC LUMIX G7

ASUS PB298Q Destinado a um público profissional, o novo Asus PB298Q destaca-se dos rivais directos (como Philips, AOC e LG) pela utilização de uma base totalmente ajustável, como acontece nos ecrãs de formato mais tradicional de 16:9 ou até mesmo os clássicos (mas ainda usados no segmento de imagem) 4:3. Porém, embora muito versátil no campo de ajustes (Tilt, Swivel, altura e modo Pivot), este Asus acaba por perder no design, talvez demasiado simples face aos referidos rivais. Onde este monitor também se destaca é na qualidade de imagem, uma vez que o ecrã de 29 polegadas, de formato 21:9, recorre a um painel AH-IPS (Advanced High Performance IPS), que garante uma reprodução das cores extremamente fiel à realidade, bem como os sempre impressionantes 178 graus de ângulo máximo de visualização sem deteriorar a qualidade da imagem. Com uma resolução máxima de 2560 por 1080 píxeis, este ecrã torna-se ideal não só para trabalhar (permitindo colocar duas janelas de grandes dimensões lado a lado) como para jogar ou ver filmes. Enquanto ligações poderá contar com as obrigatórias DVI, HDMI 1.4 e DisplayPort 1.2, podendo o som ser transmitido por estas duas últimas ligações ou, ou no caso do DVI, através da entrada jack integrada, existindo a possibilidade de reproduzir o som com as colunas integradas (não recomendável) ou dar uso à saída jack para auscultadores. G.D.

Conhecida pelas excelentes capacidades em termos de vídeo, a gama Lumix G chega à sua sétima versão, recebendo algumas das novidades introduzidas na GH4, como a possibilidade de captar vídeo em formato 4K a 30 imagens por segundo. Além da capacidade de vídeo, e dos obrigatórios modos manuais e ferramentas de vídeo típicas nesta gama (como destaque do ponto de focagem e padrão Zebra), a Lumix G7 destaca-se pela capacidade de captar imagens em resolução 4K (8 megapíxeis), ou seja, permite criar pequenos clips a 4K com 30 fps, e extrair imagens a partir de cada um desses fotogramas, de modo a captar aquelas situações que de outra forma poderiam ficar perdidas para sempre. Face à anterior Lumix G6, a nova G7 possui um corpo mais compacto e de linhas retro,

MEDIÇÕES EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO PREÇO / QUALIDADE

QUALIDADE DE IMAGEM EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO PREÇO / QUALIDADE

3 4,5 1,5

Versatilidade de ajustes Qualidade de imagem Design pouco inspirado Distribuidor: Asus Contacto: asus.pt Preço: €429

perdendo o assim o característico corpo arredondado para um mais semelhante a uma reflex clássica. Porém, esta mudança permitiu integrar de forma mais natural a roda de comandos adicional, facilitando assim o acesso aos modos manuais que tornam esta máquina ainda mais apelativa para os adeptos da fotografia. O sensor MOS de formato Micro Quatro Terços mantém a resolução de 16 MP, mas melhorou na rapidez da focagem automática (especialmente em baixas condições luminosas), aumentou o suporte para sensibilidade ISO (expansível de 100 a 25 600) e permite a captação contínua em 8 fps (6 fps com AF e Live View). Através do ecrã táctil de 3 polegadas podemos escolher o ponto de focagem, bem como navegar nos menus, que estão cada vez mais simples e intuitivos. G.D.

2 4 2

Gravação de vídeo em 4K Formato mais compacto, mas mais ergonómico Poucas melhorias na fotografia Distribuidor: Panasonic Contacto: panasonic.pt Preço: €799 (Kit com 14-42 mm OIS)

S E T E M B R O 2 0 1 5 P C G U I A / 75


ASSINE JÁ! JOGOS!

Limitado

ao stock

existente.

E GANHE U M DESTES

#

PVP €69,9

9

ME Assinalo abaixo a minha forma de pagamento

LH O (-1 R O 0% PÇ ) ÃO

18 edições + Jogo para PS4 Pago €53,50 pela minha assinatura por débito directo. Para tal, preencho a autorização de pagamento. A renovação será automática, salvo instruções em contrário.

18 edições + Jogo para PS4 Pago €59,40 pela minha assinatura por transferência bancária de uma vez só. NIB: 0045 4060 40102972073 19

Para assinar, preencha, recorte e envie para: Revista PCGuia, Rua Rodrigues Sampaio, 5, 2795-175, Linda-a-Velha Nome Morada Código Postal

Localidade

NIF

Data de nascimento

Telefone

E-mail

Autorização de pagamento Por débito da minha conta abaixo indicado, queiram proceder, até indicação contrária, aos pagamentos de subscrições que vos forem apresentadas por JMToscano - Comunicação e Marketing, Lda.,

Nome do titular NIB

18 edições + Jogo para PS4 Pago €59,40 pela minha assinatura por cheque e de uma vez só, à ordem de JMToscano - Comunicação e Marketing, lda.

NIF Assinatura Telefone: +351 214 142 909 - assinaturas@jmtoscano.com

pcguia.pt - jmtoscano.com


PCGuia 236 Setembro 2015 - Demonstração