III Domingo do Advento | Basílica dos Congregados

Page 1

ANO A | 11 |DEZEMBRO |2016 ADVENTO | TERCEIRO DOMINGO Isaías 35, 1-6a.10 | Salmo 145 Tg 5, 7-10 | Mateus 11, 2-11

A ORAÇÃO CRISTÃ no catecismo da igreja católica

A oração na vida cristã A revelação da oração: Jesus ora [1]

ANO PASTORAL 2016+2017 FÉ CONTEMPLADA

As «casas» de Maria — Paróquia «A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade. Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora, se for capaz de se reformar e adaptar constantemente, continuará a ser ‘a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas’» (EG 28). «Para renovar a Arquidiocese é imprescindível renovar as paróquias e estas devem equacionar as opções fundamentais que as norteiam. Respira-se um espírito de evangelização ou contentamo-nos com a simples autopreservação [...]? Apostamos numa dinâmica de extroversão, de quem sai ao encontro dos necessitados de Deus ou de bens materiais [...]? Já nos consciencializamos da universalidade da missão com atitudes de verdadeira corresponsabilidade [...]? Gostaria de dizer a todos os cristãos: Maria convida-te para a missão e pede-te que apostes na formação para que te tornes um verdadeiro discípulo missionário no mundo e na tua comunidade» (D. Jorge Ortiga).

2598. O drama da oração é-nos plenamente revelado no Verbo que Se faz carne e habita entre nós. Procurar compreender a sua oração [...] é aproximar-nos do Senhor Jesus como da sarça ardente: primeiro, contemplando-o em oração; depois, escutando como Ele nos ensina a rezar, para conhecermos como é que Ele atende a nossa oração. 2599. O Filho de Deus, feito Filho da Virgem, aprendeu a orar segundo o seu coração humano. Aprendeu as fórmulas de oração com a sua Mãe, que conservava e meditava no seu coração todas as «maravilhas» feitas pelo Omnipotente. [...] Mas a sua oração brotava duma fonte muito mais secreta, como deixa pressentir: «Eu devo ocupar-me das coisas do meu Pai». Aqui começa a revelar-se a novidade da oração na plenitude dos tempos: a oração filial, que o Pai esperava dos seus filhos, vai finalmente ser vivida pelo próprio Filho Único [...]. 2600. O Evangelho segundo São Lucas sublinha a ação do Espírito Santo e o sentido da oração no ministério de Cristo. Jesus ora antes dos momentos decisivos da sua missão [...]. Reza também antes dos momentos decisivos que vão decidir a missão dos seus Apóstolos [...]. A oração de Jesus [...] é uma entrega humilde e confiante da sua vontade à vontade amorosa do Pai.

PALAVRA PARA HOJE Aquele que há de vir A alegria de Deus ilumina este domingo, alegria que nos oferece ao dar-se, alegria que exprime a sua vontade de comunhão. Então, o deserto enche-se de alegria e esse júbilo da natureza reflete a alegria dos redimidos. Utopia? Não. É olhar com esperança para o futuro que Deus nos prepara. Entretanto, o evangelho coloca-nos de novo diante da figura de João Batista. A partir da prisão, manda perguntar a Jesus Cristo: «És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?». Conhecemos a resposta: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres». Um belo resumo das obras de misericórdia!

PERGUNTA DA SEMANA Estou a viver o Advento com esperança e alegria?

DEZEMBRO: 11 A 17 O TERCEIRA SEMANA DE ADVENT

silêncio alegre www.laboratoriodafe.pt

www.arciprestadodebraga.pt

www.facebook.com/boletimfamiliasolidaria

www.facebook.com/arciprestadodebraga

BOLETIM INTERPAROQUIAL | NÚMERO 524


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
III Domingo do Advento | Basílica dos Congregados by Paulo Terroso - Issuu