


Com os pés na terra construímos os nossos percursos e neles vamos levantando poeira e deixando o risco da poesia periférica. Foram dois anos pisando em uma terra batida por tantas outras que vieram antes de nós e assim ajudamos no assentamento da terra que outras irão pisar e levantar poeira.
O Curso Técnico em Dança, da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim é um terreno fértil, adubado e cuidado por décadas de luta de uma população que compreende que a cultura e as artes são espaços de vida. Por isso, ter a formatura da II Turma do CTD da ECA/CCBJ é motivo de muito alegria para nós que dançamos juntes, às vezes em passos e compassos diferentes, mas sempre buscando cuidar das sementes que ali estavam sendo semeadas.
Agora, o que eram sementes, passaram a ser árvores que dançam no vento da poesia periférica e lançam no ar novas possibilidades estéticas e poéticas que vão ocupar cada palmo de chão que houver nessa cidade.
Agradecemos imensamente a cada estudante que esteve com a Escola de Cultura e Artes, construindo, problematizando, tensionando e criando o Curso Técnico em Dança do Centro Cultural Bom Jardim.
Abraçamos e ofertamos o nosso afeto maior a cada professora, professore e professor que esteve compartilhando suas experiências.
Agradecemos e demonstramos todo o nosso respeito a equipe da ECA/CCBJ, representadas aqui por Silvana Marques, coordenadora do Programa de Dança, e Paloma Bezerra, assistente pedagógica da escola.
Compartilhamos e celebramos esse momento com toda a equipe do Centro Cultural Bom Jardim, que esteva nessa estrada com a gente.
Agora vamos apreciar a beleza e força da II Turma do Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim.
Mostra o Teu!
Gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ
Henrique GonzagaO Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é um equipamento de cultura do Governo do Estado do Ceará localizado na periferia de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM).
O equipamento cultural nasce da luta comunitária, das corporeidades periféricas que historicamente tiveram seu acesso negado às políticas de cultura e arte no estado do Ceará. Desde sua inauguração, em dezembro de 2006, este equipamento tem como diretriz o acesso, a democratização e a participação popular no campo das artes, culturas e direitos humanos.
A Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/
CCBJ) nasce em outubro de 2017 e se fortalece dos anseios do território por uma formação em Cultura e Artes realizada de forma qualificada. Resultante da atenção aos percursos formativos desenvolvidos nos territórios periféricos, a ECA inicia de forma efetiva a consolidação dos seus Programas de formação cultural e artística –no âmbito das múltiplas linguagens artísticas, artes integradas – sob o olhar dos direitos humanos e escolas de formação e criação. A Escola é pensada como um lugar de formação que não apenas elabora procedimentos de ensino-aprendizagem no campo das Artes, mas fortalece também os processos culturais não-hegemônicos que partem e vão além do território. Além disso, atua de forma alinhada a outras políticas de formação do Instituto Dragão do Mar – IDM, Conselho Estadual de Educação e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, valorizando a experiência, cultura e saberes locais, sempre em diálogo com demais agentes culturais do estado.
Em 2024 celebramos a formatura da segunda turma do Curso de
Técnico em Dança da ECA/CCBJ e a sólida parceria com o Conselho Estadual de Educação. Implementado em 2005, o Curso Técnico em Dança (CTD) é um marco na construção e fortalecimento da profissionalização da dança no Estado do Ceará. Foi realizado, inicialmente, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/CE, o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial – SENAC. A partir de 2013, passou a integrar a estrutura curricular da Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria de Cultura do Estado, com gestão do Instituto Dragão do Mar. Em 2019, o Instituto foi autorizado a oferecer uma segunda turma do Curso Técnico em Dança no Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, por meio do Parecer nº 0413/2019.
Em julho de 2022, iniciamos mais um importante processo formativo na Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Começamos a II Turma do CTD, política pública conquistada pela força e luta da comunidade da dança e endossada pela força
de quem experimenta o prazer de dançar na periferia. Hoje, após percurso formativo de mais de 1.500 horas, apresentamos “Mostra o Teu”, mostra que reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso da II Turma do CTD da Escola de Cultura e Artes do CCBJ.
Coordenadora pedagógica do Programa de Dança da ECA/CCBJ
Na licença pra entrar foi que tivemos a honra de estar na seleção da segunda turma do CTD do CCBJ. Nós, Dayana Ferreira e Rubéns Lopes. Nós, egressos do CTD. Nós, egressos das Graduações em Dança. Nós, professores da Formação Básica em Dança da Vila das Artes. Nós, pessoas periféricas. Nós, fazedores de cultura nas suas mais variadas formas de atuação.
Foram dias de euforia, de tensionamentos e de esperanças, afinal era mais uma turma que iniciava e nós estávamos ali para dar passagem a 25 pessoas nesta nova jornada. Ao longo dos dois anos de formação, retornamos. Partilhamos nossas espertices com a turma nos vários módulos que o curso tem e pudemos conhecer um pouco de cada pessoa que decidiu trocar conosco.
Agô para ficar!
Essa alegria se estendeu e estamos aqui novamente, finalizando esse ciclo com a galera. Ter a oportunidade de orientar os trabalhos de conclusão avivou em nós tempos em que também estávamos em conclusão de CTD, para lá retornamos e lá mostramos o nosso. Hoje Agô para entrar!
é tempo de renovação, é tempo de novas conclusões do Curso Técnico em Dança, é tempo de novos dançares. E para esse tempo, também nós damos passagem. Para essa nova turma que conclui é que nós indagamos:
E aí, MOSTRA O TEU.
Professores e orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso 2024
“Sempre que sou convocado a colaborar com as turmas de alguma forma, eu venho com uma vontade absurda, pois como ex aluno do CTD é quase que uma obrigação poder compartilhar os conhecimentos que ao longo da vida foi adquirido. Me sinto muito orgulhoso em ver cada participante segundo a vida com um outro olhar para o mundo.”
Professor, consultoria de figurino e elementos da cena
“A existência do CTD-CCBJ é de extrema importância para o Bom Jardim e para vida de muitos que frequentam o centro cultural, pois além de ser um espaço de formação que é localizado na periferia e produz arte com excelência, também muda vidas. Para além das dificuldades que nós passamos, principalmente aqueles que sempre se colocaram para resolver demandas que eram e ainda são de extrema importância, é um curso que eu vou levar para vida. No CTD pude me aprofundar e pensar criticamente nas danças que meu corpo carrega, pude formar amizades e parceiros de trabalhos, pude me interessar ainda mais em produção cultural, pude ter interesses em outras danças, só não pude não ser eu, mesmo quando não queriam. Me sinto orgulhosa de ter feito parte do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural Bom Jardim e saio sabendo o quão grande é essa formação. Agora sou técnica em dança.”
Nascimento
Estudante
Emanuelle“Ufa! Apesar de todos os pesares, das dificuldades, das discordâncias, o sentimento que mais prevalece hoje é o de dever cumprido, foram dois anos de muita correria, cansaço e renúncia. Foram 671 dias, 1.500 horas que passaram tão rápido que a pergunta que mais ressoa na minha cabeça é: E AGORA?
Um ciclo se fecha hoje para que outros se abram e assim seguimos para mais uma fase da vida enquanto cidadãos e principalmente enquanto artistas. Uma formação como o Curso Técnico em Dança é de grande valor e quando esse curso está inserido dentro de uma comunidade, aí que está para além.
Ser artista não é apenas uma tomada de decisão, é um tipo de chamamento e agora seguimos para novos rumos.
Um viva ao Curso Técnico em Dança do Centro Cultural Bom Jardim! Um viva a periferia!”
Estudante
“O CTD me levou para dois lugares, o do enriquecimento e o do limite. Estar inserida dentro de um universo tão amplo dentro da dança me realizou, me tirou do eixo e me trouxe de volta ao mesmo tempo, na busca do meu propósito como artista me encontrei. Entendi onde eu quero estar e onde é o meu lugar, foi um sair fora de mim para me reencontrar dentro do meu dançar. Que esses dois anos sejam reflexos do que quero carregar em meu ser dançante.”
Estudante
Em reconhecimento a sua significativa contribuição ao Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ.
A vida dá sempre mais uma oportunidade para aqueles que buscam fazer diariamente seu trabalho com dedicação e competência, e temos que aproveitar cada oportunidade. Por isso, sabemos que você teve que seguir para outras jornadas. Saiba que ficaremos aqui torcendo pelo seu sucesso hoje e sempre.
Que você faça mais histórias maravilhosas como as da Escola de Cultura e Artes do CCBJ.
Nossos agradecimentos pela sua inestimável dedicação e frutífero trabalho.
Camomila Costa
Dave Tavares
Emanuelle Nascimento
Fernanda Silva
Glória Dias
Ishmael Rodrigues
Jackline Marques
Jonh Vero
Júnior Dancy
Lacration
Laís Ilana
Lucas dos Santos
Maria Epinefrina
Mirela Costa
Nataly Assucena
Nataniele Freitas
Sâmia Alves
Victoria Moreira
Vitória Teixeira
Well Fonseca
Ana Carla de Souza
Andrea Bardawil
Angela Souza
Ciel Carvalho
Circe Macena
Clarissa Costa
Cláudio Bernardo
David Leão
Dayana Ferreira
Ernesto Gadelha
Fabiana Lima
Fauller
Graça Martins
Gyl Giffony
Indira Brígido
Isadora Ravena
Janaína Bento
João Paulo Lima
Jouber Arrais
Lenina
Loly (Jorge Luiz)
Lourdinha
Lucas DiLacerda
Manu Gomes
Netinhho
Nyl Vieira
Paulo Caldas
Raquel Vasconcelos
Rubéns Lopes
Silvia Moura
Thereza Rocha
Thiago Torres
Victor Hugo Portela
Wilfran Barrios
Wilemara Barros
William Monte
Yara Cantillo
Dança Clássica (I, II, III)
Dança Contemporânea (I, II, III)
Danças Urbanas (I, II)
Composição e Improvisação (I, II, III)
Abordagens Somáticas (I, II)
Jazz (I, II)
Anatomia Aplicada à Dança
Cinesiologia Aplicada à Dança (I e II)
Danças e Ancestralidades (I, II, III)
Histórias da Dança (I, II)
Introdução à História da Arte Elementos da Música (I, II)
Políticas Culturais e Gestão
Produção Cultural (I, II)
Dança e Acessibilidade
Estética (I, II)
Dramaturgia da Dança (I, II)
Estudos da Performance
Dança e Filosofia
Crítica de Dança
Elementos da Cena (I, II)
Dança e Interfaces Tecnológicas (I, II)
Dança, Ensino e Aprendizagem
Estágio Supervisionado
1. ENCARNADO
2. EXPURGO
3. FREAK
4. AINDA NÃO SOU EU
1. TRANSCÚTURALIDADE
2. REBULIÇO
3. ENSAIO SOBRE O FIM
05 de junho de 2024 às 19h no Teatro Marcus Miranda Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
07 de junho de 2024
às 19h no Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão)
06 de junho de 2024 às 19h no Teatro Marcus Miranda Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
08 de junho de 2024 às 19h no Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão)
Lucas dos Santos e Mirela Costa
Intérpretes-criadores
Lucas dos Santos, Mirela Costa, Jonh Vero e Vitória Teixeira
Trilha sonora: Chicco Salles
Figurino: Matias ateliê
Cenografia: Lucas dos Santos e Mirela Costa
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
Vidas negras e periféricos se entrelaçam, em um cenário vibrante, dançando com a força ancestral que pulsa em suas veias. “Encarnado” é um espetáculo que transcende o tempo, revisitando as histórias gravadas em cada músculo, respiração, e memória.
A palavra “encarnado” ecoa como um mantra, evocando lembranças, cicatrizes e triunfos. No palco, o corpo é mais do que um veículo físico; é um arquivo vivo. Cada passo é uma carta encarnada como um grito de (Re)Existencia, do território corpo!
Glória Dias
Intérpretes-criadores
Glória Dias, Emanuelle Nascimento, e Ishmael Rodrigues
Dramaturgia e coreografia: Glória Dias
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
Expurgo é composto por intérpretes criadores que investigam dentro de si inquietações de um corpo quebrado pela rotina a partir das intensidades, sentimentos e exaustão nos movimentos. A tecnologia digital e das máquinas estão nos consumindo. Como utilizar-se dela para denunciar e criar uma dança política e visceral?
Expurgo traz elementos tecnológicos modernos e ancestrais como ferramentas de denúncia das tantas atrocidades que estamos vivendo.
Na pesquisa exercitamos a transmutação do corpo quebrado, quente, rígido, explosivo, com excessos e sobrecargas mentais.
Jonh Vero
Intérpretes-criadores
Maria Epinefrina, Jonh Vero e Well Fonseca
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz:
Angelo William RELEASE:
Um nascimento de um novo corpo que resiste à queda, ao mesmo tempo que sua existência se configura de uma outra maneira, deixando seus rastros, trocando de pele, metamorfoseando em uma insistente devoração de si.
A maneira de perturbar a formatação de gestos, hábitos e percepções, se torna alternativa de transmutação de um corpo que persiste até onde ele se lembra.
Camomila Costa, Laís Ilana, Sâmia Alves e Vitória Teixeira
Intérpretes-criadoras
Camomila Costa, Laís Ilana, Sâmia Alves e Vitória Teixeira
Dramaturgia: Nataniele Freitas
Sonoplastia: Camomila Costa e Sâmia Alves
Concepção de Figurino: Sâmia Alves e Netinho
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
Corpos que carregam um pulsar de identidades ancestrais em uma narrativa que propõe sinergicamente processos de encaixe e desencaixe, encontro e desencontro, contatos e distanciamentos, são memórias diluídas e histórias que ainda serão contadas.
Lacration
Intérpretes-criadores
Lacration, Dave Tavares, Emanuelle Nascimento, Jackeline Colorida, Glória Dias, Ishmael Rodrigues e Francórnio
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
Existe uma conexão profunda de significado entre a dança na cultura afrodescendente e as artes marciais na cultura oriental, que refletem aspectos fundamentais da sociedade, cultura, religião, política e família desses povos. Ao experimentar com um elenco diversificado, buscamos compreender esses conhecimentos envolvidos nessas práticas por meio de jogos cênicos. A obra se desenvolve por meio de composições que exploram a cultura desses povos, estabelecendo uma ligação direta com os conceitos de peso e contrapeso, estudo da gravidade e a coletividade dos corpos envolvidos.
Fernanda Silva
Intérpretes-criadores
Fernanda Silva, Júnior Dancy e Victoria Moreira
Produção: Camomila, Samia Alves, Vitoria Teixeira, Nataniele Freitas
Colaboração: Lucas Vaz
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
É uma obra onde as notas de contemporâneo e funk se entrelaçam. O corpo se torna um instrumento de expressão, onde o quadril é o epicentro do movimento e gerador de ritmo.
Intérpretes-criador@s
Dave Tavares, Glória Dias, Lacration, Emanuelle Nascimento, Jackeline
Colorida e Nataly Assucena
Produção: Fran Córnio
Colaboração: Luan Nunes
Orientação: Dayana Ferreira e Rubéns Lopes
Consultoria de figurino e elementos da cena: Netinho
Iluminação e operação de luz: Angelo William
RELEASE:
Em um mundo onde o fim é apenas o começo, "Ensaio Sobre o Fim" nos leva a uma jornada introspectiva e imaginativa. Levando a jogo o que entendemos por fim, entrelaçando o conhecido com o desconhecido.
Através da sutil arte de fabular, os artistas exploram o eterno questionamento humano: "O que vem depois do fim?" Com um olhar aguçado sobre as características presentes nas diversas narrativas que abordam o tema do fim do mundo, esta obra transcende o literal e mergulha no metafórico.
Cada cena é um convite para refletir sobre os ciclos da existência, inexistência e resiliência encontrada nas cinzas do que uma vez foi. "Ensaio Sobre o Fim" não é apenas uma reflexão; é um manifesto sobre a capacidade humana de reinventar e reimaginar outras temporalidades, mesmo quando confrontados com o abismo do desconhecido.
Elmano de Freitas da Costa
Governador do Estado do Ceará
Jade Afonso Romero
Vice-governadora do Estado do Ceará
Luisa Cela de Arruda Coelho
Secretária da Cultura do Estado do Ceará
Rafael Cordeiro Felismino
Secretário Executivo da Cultura do Estado do Ceará
Gecíola Torres Fonseca
Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará
Ernesto Gadelha
Coordenador de Conhecimento e Formação da Cultura do Ceará
Rachel Gadelha
Diretora-presidenta
Adriana Victorino
Diretora Administrativo-Financeira
Lenildo Gomes
Diretor de Ação Cultural
Elisabete Jaguaribe
Diretora de Formação
Marcos Levi Nunes Gestor Executivo
João Paulo Barros Supervisor de Operação
Fernanda Alcantara Analista de RH
Henrique Gonzaga Gerente de Formação
Rúbia Mércia de Oliveira Coordenadora do Programa de Audiovisual
Diêgo Barros Coordenador do Programa de Cultura Digital
Silvana Marques Coordenadora do Programa de Dança
Kelly Enne Saldanha Coordenadora do Programa de Teatro
Pedro Ernesto Coordenador do Programa de Música
Felipe Martins Coordenador do Ambiente Virtual de Aprendizagem
Vitória Sâmea Supervisora do Programa de Acessibilidade
Ana Carla de Souza Supervisora do Programa de Dança
Raiany Araujo Assistente Pedagógica do Programa de Acessibilidade
Nayana Santos Assistente Pedagógica do Programa de Audiovisual
Paloma Bezerra Assistente Pedagógica do Programa de Dança
Diego Furtado
Assistente Pedagógico do Programa de Música
Heitor Bantim
Assistente Pedagógico do Programa de Teatro
João Pedro Rabelo de Souza
Assistente Pedagógico do Laboratório de Pesquisa e Ateliê
Carlos Eduardo Menezes Moura
Assistente Pedagógico do Programa de Cultura Digital
Deinair Oliveira
Assistência Técnica Ambiente Virtual de Aprendizagem
Zilma Mineiro
Secretaria
Thifanny Lima
Auxiliar de Secretaria
Dayana Ferreira
Professora de Dança
Dorotéia Ferreira
Professora de Dança
Joca Mota
Professor de Dança
Flávia Soledade
Professora de Música
Gabura Professor de Cultura Digital
Karina das Oliveiras
Professora de Audiovisual
Edivaldo Batista
Professor de Teatro
Sara Martins
Intérprete de Libras
Emilly Magalhães
Intérprete de Libras
Carlos Henrique
Estagiário da Escola de Cultura e Artes
Miguel Angelo
Mediador da Ilha Digital
Isabel Mayara G. Fernandes Gerente de Comunicação
Renê Mendes Supervisão de Comunicação
Monalisa Monte Assistente de Comunicação
Paulo Félix
Designer
Flávia Karynne Morais Almeida Fotógrafa
Mar Pereira da Cunha Fotógrafa
Josilene Beserra Videomaker
Victor Hugo Videomaker
Bruna de Cássia Martins da Costa Intérprete de Libras
Vanessa Sousa Intérprete de Libras
Roberto Sousa Junior Intérprete de Libras
Gracielly Queiroz Intérprete de Libras
Rayssa Helana da Silva Martins Estagiária de Design
Julia Gomes Vasconcelos Estagiária de Jornalismo
Fernanda Matias Gerente da Ação Cultural
Fernanda Sobral
Produtora Cultural
Luciana Brilhante
Produtora Cultural
Tiago Nogueira
Produtor Cultural
Monique Sousa Assessora de projeto
Ana Paula Sales Assistente de produção
Iran Gomes Assistente de produção
Julie Valentine Assistente de produção
Jefferson Juan Técnico de estúdio
José Pereira Carlos (Júnior) Técnico de Sonorização
Vitor Paulo Ferreira Barbosa Técnico de Iluminação
Mayra Marcelino Técnico de Iluminação
Adrielly Rodrigues Bibliotecária
Raquel Gomes Auxiliar de biblioteca
Mainumy Estagiária de biblioteconomia
Isabela Souza Monitora Webrádio
Dom Zahari Monitora Webrádio
Silvana Marques
Coordenação Pedagógica e produção dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Dança
Ana Carla de Souza
Supervisão Pedagógica e produção dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Dança
Paloma Bezerra
Assistente Pedagógica e produção dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Dança
Dayana Ferreira
Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Dança
Rubéns Lopes
Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Dança
Netinho
Consultoria de figurino e elementos da cena do Curso Técnico em Dança
Angelo William
Iluminação e operação de luz do Curso Técnico em Dança
Fran Córneo
Monitoria Curso Técnico em Dança
Lucas Vaz
Monitoria Curso Técnico em Dança
Gilberlan Meneses
Monitor Sênior Curso Técnico em Dança
Emilly Magalhães
Intérprete de Libras
Sara Martins
Intérprete de Libras
Estudantes e Intérpretes-criadores da II turma do Curso Técnico em Dança
Camomila Costa; Dave Tavares; Emanuelle Nascimento; Fernanda Silva; Glória Dias; Ishmael Rodrigues; Jackline Marques; Jonh Vero; Júnior Dancy; Lacration; Laís Ilana; Lucas dos Santos; Maria Epinefrina: Mirela Costa; Nataly Assucena; Nataniele Freitas; Sâmia Alves; Victoria Moreira; Vitória Teixeira; Well Fonseca
Joaquim Araújo
Assessor de Direitos Humanos do Instituto Dragão do Mar - IDM
Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE)
Guaraciara Barros Leal
Orientadora responsável pela Cedup Célula de Educação Superior e Profissional
Escola Porto Iracema das Artes
Hub Cultural Porto Dragão